Geral

Atendimento virtual com IAs já é realidade e impacta mercado de trabalho

Colaboradores virtuais criados por startup goiana vão além dos tradicionais chatbots, fornecendo respostas complexas, sugestões e até detecção do humor do cliente

Loryane Lanne

Loryane Lanne (Arquivo Pessoal)

O mercado de trabalho vem passando por uma transformação em diferentes âmbitos. Enquanto o Brasil discute o futuro da jornada de trabalho humana, a tecnologia está disponibilizando alternativas para otimizar o desempenho das pessoas no mundo do trabalho.

Já existe tecnologia para que as empresas mantenham um atendimento digital ativo sem interrupção, folga ou férias, oferecendo uma experiência aos consumidores modernos, sem tempo e paciência para esperar um retorno de um profissional que esteja de folga.

"A inteligência artificial vai possibilitar que as pessoas trabalhem menos. Certamente, alguns empregos deixarão de existir, aqueles ligados a rotinas repetitivas, mas certamente surgirão outras funções mais analíticas", avalia Marcus Ferreira, founder da startup goiana Acelérion Hub de Inovação. Um recente estudo do Goldman Sachs projeta que a ascensão da IA poderá afetar diretamente cerca de 300 milhões de empregos ao redor do mundo.

Ele exemplifica com os colaboradores virtuais criados pela sua startup, focados em venda ou agendamento de reuniões de negócios, que já estão rodando em todo país e que estão diminuindo a necessidade de contratação e treinamento constantes de mão-de-obra.

A startup se consolidou como uma das mais promissoras do Brasil ao desenvolver soluções baseadas em IA para otimizar o atendimento com foco na venda ou no agendamento de reuniões ou visitas de negócios.

Foco na criatividade
Apesar dos temores quanto ao nível de empregos que podem ser perdidos nos próximos anos, a especialista em IA Loryane Lanne, sócia e CEO da Acelérion, avalia que a tecnologia surge para fazer com que as pessoas se esgotem menos nos seus trabalhos operacionais repetitivos. "O ser humano foi feito para ser criativo. A IA está aí justamente para fazer o processo repetitivo e deixar com que as pessoas, os trabalhadores, não se esgotem mentalmente, gerando como consequência um burnout ou algum tipo de depressão por ficarem fazendo algo que não é tão prazeroso", diz.

A especialista destaca que mesmo as IAs precisam de um especialista para conduzi-las, o que se reflete na necessidade de profissionais cada vez mais especializados e preparados para o mercado de trabalho que vem se desenhando. "No caso do atendimento, a IA precisa de um excelente vendedor do lado dela, observando o comportamento humano e melhorando o seu atendimento para que ela também seja excelente na sua função. Esse vendedor vai dominar a sua área cada vez mais e vai passar a não se desgastar tanto com processos e respostas repetitivos, focando no que é realmente importante", afirma.

Dois funcionários a menos
Renato Soriani Vieira, proprietário da LR Imóveis, em São Paulo, começou a utilizar o Corretora.AI há cerca de dois meses e descreve a ferramenta como uma verdadeira "secretária de vendas". Entre suas funções, ele destaca a qualificação de leads e o agendamento de visitas, o que permitiu à empresa eliminar a necessidade de dois funcionários que antes realizavam essas tarefas.

"Com o Corretora.AI, já conseguimos atender 413 clientes de forma contínua, 24 horas por dia, e estou muito próximo de fechar vendas graças ao agendamento rápido e assertivo", compartilha Renato.

Entusiasta das tecnologias digitais, Renato não hesitou em adotar a IA em sua empresa e vê a inovação como essencial para escalar seu negócio. "Zero processos trabalhistas e mais agilidade nos atendimentos", resume ele.

Segundo Renato, a Corretora.AI permitiu uma melhor distribuição dos recursos humanos, deixando a equipe livre para focar em aspectos mais estratégicos da venda e no relacionamento com o cliente.

Atendimento 24h com humanização e agilidade
Pabline Mello Nogueira, proprietária da SOU Imobiliária, de Florianópolis, também relata grandes avanços desde a implementação da Corretora.AI. Com dois meses de uso, a IA está encarregada do primeiro atendimento aos clientes, filtrando informações e agendando visitas antes de encaminhá-los para o corretor responsável.

"O atendimento é ágil e 24 horas por dia, mas sem parecer um robô. A IA da Acelérion nos trouxe liberdade e uma personalização que antes só era possível com uma equipe completa", comenta Pabline.

Ela também reforça a importância da inovação para a sobrevivência no mercado. "A inovação é 100% essencial para o nosso crescimento. O cliente busca cada vez mais rapidez e eficiência, e a tecnologia nos permite oferecer exatamente isso", diz Pabline.

Além de aumentar a quantidade de agendamentos e centralizar as informações, a ferramenta também padroniza o atendimento, permitindo que a SOU Imobiliária atenda um maior número de clientes sem comprometer a qualidade do serviço.

IcMagazine

Famosos

Referência digital na América Latina, Martha Gabriel realiza palestra gratuita em Goiânia

Modificado em 04/11/2024, 08:52

Referência digital na América Latina, Martha Gabriel realiza palestra gratuita em Goiânia

(Divulgação)

Considerada um ícone nas áreas de negócios, tendências e inovação, Martha Gabriel desembarca em Goiânia dia 9 de outubro para realizar a abertura do 11º Encontro Internacional de Comércio Exterior (EICE), no Centro de Convenções da PUC-GO. Esta edição da EICE ocorrerá paralelamente à 1ª Expoind - Feira de Fornecedores de Tecnologias e Soluções para a Indústria de Goiás, ambos promovidos pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg).

Martha vai palestrar sobre Inteligência Artificial (IA) em negócios, com ênfase em indústria e comércio exterior. Ela é engenheira formada na Universidade de Campinas (Unicamp), futurista pelo Institute For The Future (IFTF), com pós-graduações em Marketing na ESPM e design na Belas Artes, além de ser mestre e PhD em artes pela ECA/USP e ter formação executiva pelo MIT Sloan. A palestra será aberta ao público e gratuita, com vagas limitadas, pelo link https://www.sympla.com.br/11-eice----encontro-internacional-de-comercio-exterior__2549542.

"A inteligência artificial hoje é um dos assuntos mais falados e menos compreendidos. Assim, a palestra tem como objetivo o letramento em IA, focando nos impactos em negócios, mais especificamente indústria e comércio exterior", diz Martha, que também é professora de IA da PUC-SP e na pós-graduação do TIDD, embaixadora no Brasil da ONG de Educação Geek Girls LatAm e palestrante em oito edições do TEDx speaker.

Martha Gabriel explica que a IA é uma das tecnologias mais poderosas já inventadas pela humanidade, que evolui em um ritmo acelerado sem precedentes, e que deve ser usada a favor da economia. "Pensando na indústria, ela pode, por exemplo, auxiliar na predição de manutenção preventiva, predição de demanda de mercado, na otimização da cadeia logística, automação de processos e operações, etc. Combinada com a robótica, a IA pode avançar no mundo físico da indústria, otimizando a performance dos tradicionais robôs industriais. Em relação ao mercado externo, a IA pode facilitar a conciliação de protocolos para atender a leis e procedimentos nos processos de transação entre países distintos, traduções, compreensão de legislação, rotas, etc. Ou seja, a IA é uma tecnologia horizontal que tende a impactar virtualmente qualquer setor da existência humana, inclusive negócios, indústria e comércio exterior".

Para a analista de comércio exterior do Centro Internacional de Negócios (CIN) da Fieg, Juliana Souza Tormin, a participação de Martha na abertura do 11º EICE e da 1ª Expoind é de extrema importância pela urgência do tema IA nas relações comerciais. "O rápido avanço da inteligência artificial em suas várias modalidades tem transformado profunda e aceleradamente o mundo, trazendo oportunidades espetaculares para os negócios. No entanto, para podermos nos beneficiar disso, é necessário conhecer e saber utilizar essa tecnologia. A palestra apresenta a IA e seus impactos nos negócios, discutindo a seguir sua aplicação na área da indústria e do comércio exterior", diz a analista.

SERVIÇO Palestra de abertura do 11º EICE e 1ª EXPOIND com Martha Gabriel
Dia e horário: 9 de outubro, quarta-feira, às 19h
Local: Centro de Convenções da PUC-GO.
Entrada e inscrições - gratuitas, pelo link https://www.sympla.com.br/11-eice----encontro-internacional-de-comercio-exterior__2549542.

Geral

Hospital de Goiás usa nova técnica de parto e IA contra mortalidade

Anestesia peridural walking alivia sofrimento sem reduzir a força muscular da gestante. Procedimento faz parte de projeto para avanço dos partos humanizados na rede estadual de saúde

Modificado em 19/09/2024, 01:10

Tecnologia de cruzamento de dados avalia cuidado com recém-nascido

Tecnologia de cruzamento de dados avalia cuidado com recém-nascido
 (Wesley Costa)

As gestantes que vivenciarem o parto no Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), localizado em Uruaçu, poderão se beneficiar de uma técnica de analgesia peridural que permite que a mulher em trabalho de parto tenha a dor amenizada sem diminuir a força muscular, facilitando a viabilização dos partos normais. O uso da técnica faz parte do projeto Parto Adequado, adotado pela unidade, que tem como intuito promover o avanço dos partos humanizados.

A peridural walking, conhecida também como "walking epidural" ou "peri walking", é uma forma de administração de anestésicos na medula espinhal, que proporciona o alívio da dor ao mesmo tempo que permite que a paciente mantenha a mobilidade e a sensibilidade. "Mesmo com a analgesia, a mulher permanece ativa. Ela vai conseguir andar, ter tônus muscular para fazer força e sentir o bebê nascendo. O intuito é promover um parto ainda mais seguro e mais confortável para a mãe e para o bebê", explica Luciano Dias, médico anestesiologista e diretor técnico do HCN.

O Parto Adequado, desenvolvido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) e o Institute for Healthcare Improvement (IHI), com o apoio do Ministério da Saúde, foi lançado em 2014 e tem o objetivo de identificar modelos inovadores e viáveis de atenção ao parto e nascimento, que valorizem o parto normal e reduzam o percentual de cesarianas sem indicação clínica. "Na rede pública de Goiás, nós estamos dando o passo inicial", destaca Dias. Segundo a Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas (Fundahc), nas maternidades públicas municipais de Goiânia a peridural walking é uma técnica usual, mas a prioridade é para o parto normal com atendimento humanizado.

Em Goiás, de acordo com monitor do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) ligado ao Pacto da Primeira Infância, em 2021, 67,50% dos partos foram cesáreas, fazendo o estado despontar como o vice-líder brasileiro, perdendo apenas para Rondônia (68%). Desde 2013, a porcentagem tem variado entre 65% e 68%, se mantendo sempre acima da proporção nacional. O ideal é que o número permaneça abaixo dos 30%, sendo que o preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é que seja menor que 15%.

Caso a mãe esteja saudável, a primeira opção para abrandar as dores do trabalho de parto é por meios não farmacológicos. "São estratégias variadas, como o caminhar, que auxilia no progresso do parto, a presença de um familiar ou da doula para acalmar a gestante, técnicas de respiração, o uso da água quente ou fria e até a aromaterapia. Na grande parte das vezes, esse conjunto de estratégias faz com que o parto natural seja bem sucedido", explica o diretor técnico do HCN.

Entretanto, para algumas mulheres, a dor do parto é limitante. Nesses casos, entram os meios farmacológicos. "Nesse sentido, o peri walking é uma vanguarda", aponta Dias. Apesar das vantagens da peridural walking, fatores individuais, como a condição de saúde e a natureza do procedimento, devem ser considerados. Por isso, as pacientes precisam ser avaliadas por um médico anestesiologista que domina a técnica. A peridural walking se diferencia das anestesias utilizadas nas cesarianas pois, nesses casos, além da dor, a mulher também perde a sensibilidade e força motora.

A técnica da peridural walking já é feita na unidade há mais ou menos um mês. A moradora de Santa Terezinha de Goiás, Thauanne Xavier de Abreu, de 23 anos, foi uma das mulheres que usou a técnica. Ela deu à luz ao primogênito Henrique na última quarta-feira (23). "Assim que (eles) aplicam a analgesia, ficamos totalmente sem dor. Ficamos bem mais confortáveis. Eu não conhecia. Eu pensava que todo parto normal era com dor", relata a jovem.

Avanço

Inicialmente, o projeto vai ocorrer apenas no HCN, que costuma realizar de 100 a 120 partos por mês. O Centro Obstétrico do hospital possui equipe multiprofissional especializada para atendimento de gestantes e recém-nascidos de alto risco e conta com um pronto-socorro dedicado à assistência de gestantes e puérperas. Entretanto, Dias destaca que o HCN é um hospital escola e que o intuito é capacitar a maior quantidade possível de profissionais, já que eles poderão se aproveitar das técnicas aprendidas em outras unidades de saúde. "Somente na Região de Saúde Serra da Mesa (que inclui Uruaçu) são feitos cerca de 673 partos por mês", destaca.

O secretário estadual de Saúde, Sérgio Vencio, explica que a pandemia da Covid-19 fez com que a regionalização da Saúde avançasse mais rapidamente e que, posteriormente, a SES-GO buscou manter unidades de alta complexidade no interior do estado. "Buscamos sanar um vazio assistencial da obstetrícia, para aquelas gestantes que precisavam buscar atendimento na capital. É o caso do HCN, que atende o Norte goiano", destaca. Atualmente, os hospitais estaduais de Luziânia, Jataí e Formosa também oferecem atendimento obstétrico e todas as 17 policlínicas de Goiás ofertam consultas e exames para gestantes.

Geral

Google anuncia recurso educacional com uso da inteligência artificial, parcerias e investimentos

Novidades apresentadas durante o Google for Brasil contemplam setores distintos do conhecimento, da cultura e da tecnologia

Modificado em 19/09/2024, 00:27

Google anuncia recurso educacional com uso da inteligência artificial, parcerias e investimentos

(Divulgação/Google)

Imagine uma ferramenta utilizando Inteligência Artificial (IA) que possibilite aos professores um apoio no ensino de conteúdos com suporte personalizado para cada aluno? A Série de Exercícios, no Google Sala de Aula, foi das 20 novidades e iniciativas anunciadas pelo presidente do Google Brasil e vice-presidente da Google Inc., Fábio Coelho, durante o Google for Brasil, realizado em São Paulo na terça-feira (27).

A previsão é que esse recurso educacional esteja disponível no segundo semestre deste ano, e segundo Rodrigo Pimentel, head de Google for Education para a América Latina, e, Alessandro Leal, head de Google for Education para a Amércia do Sul, a empresa está trabalhando em parceria com as secretarias de educação estaduais e municipais para que o conhecimento e a tecnologia alcancem a todos.

Além da Série de Exercícios, o Google também apresentou uma nova forma de pagamentos utilizando QR Codes. Este recurso, deverá ser lançado nos próximos meses e torna qualquer smarthphone com sistema operacional Android capaz de fazer pagamentos digitais utilizando cartões de crédito e ou débito.

Para usar os recursos da Carteira do Google, o usuário precisa fazer o download do aplicativo, cadastrar um cartão de crédito e ou débito e validar o cadastro no aplicativo do banco. Concluído esse processo, o pagamento por aproximação ou por meio da leitura de QR Codes estará disponível.

Visualização imersiva

Que tal uma experiência imersiva, intuitiva e com acesso a imagens em 3D em uma visão em 360º? O recurso Visualização Imersiva para pontos turísticos e culturais no Brasil já é realidade e permite a "visitação" de dezenas de locais turísticos como o Cristo Redentor (RJ), Catedral de Brasília (BSB), Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) e Centro do Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza.

Para acessar esse recurso, também anunciado no Google for Brasil, o usuário deve procurar pelos pontos turísticos no Google Maps, clicar na primeira imagem disponível e assim viajar virtualmente pelo local desejado. A imersão permite ainda que o visitante escolha horário, dia da semana e condição climática para o tour.

Outro recurso anunciado foi o "Google Indoor View" que possibilita a orientação dentro de locais fechados e movimentados como aeroportos e estações de metrô em São Paulo A novidade começará a funcionar pelo aeroporto de Cumbica, mas ainda sem uma data específica. Em seguida, serão as estações de metrô de Paraíso e Palmeiras-Barra Funda.

Novos recursos na Busca

A Busca do Google também está com novidades. Ao realizar uma consulta e receber o resultado da Busca com a indicação dos sites, o internauta pode acessar a origem da informação e como ela foi projetada na lista de resultados. Para isso, o usuário basta clicar nos três pontinhos que aparecem lateralmente ao lado do link. Esse recurso informa a origem da informação oferecida. "Com esse recurso, esperamos que os brasileiros tenham novas formas de entender as fontes que desejam visitar e possam navegar com segurança", pontua Bruno Pôssas, vice-presidente de engenharia de Buscas.

Pontos de vacinação também receberam uma atenção diferenciada do Google. Os usuários que fizerem buscas pelos termos "Postos de saúde perto de mim", "Postos de Vacinação" ou "Onde posso me vacinar" receberão como resultado uma lista com mais de 40 mil postos de saúde e Unidades Básicas de Saúde (UBS) existentes no país.

Ao clicar no posto de sua preferência, será oferecido informações atualizadas como horários de funcionamento, site, telefone e localização. "Queremos ajudar o trabalho das autoridades, especialmente, em função do momento em que vivemos, com a queda na cobertura vacinal no Brasil", reforça Pôssas.

R$ 153 bilhões em 2022

O Google movimentou R$ 153 bilhões durante o último ano por meio da Busca, do Google Ads, do Google AdSense, do Google Cloud, do Google Play e do Youtube. Os dados constam no Relatório de Impacto Econômico de 2022.

O documento apresentando nesta terça, pela primeira vez, traz dados detalhados das soluções oferecidas pelo Google, um exemplo é o Google Cloud que gerou R$ 883 milhões em ganhos de eficiência gerados pelo uso da nuvem.

Já o Google Workspace, que engloba o Drive, o Fotos, o Docs o Apresentações e o Planilhas, gerou para os usuários brasileiros R$ 31 bilhões e economizou 264 horas por ano ao otimizar as tarefas.

A loja de aplicativos também apresentou receita de R$ 4 bilhões para os desenvolvedores. Além do valor expressivo, mais de 238 mil vagas de emprego foram criadas para atender esse mercado.

A quinta edição do Google for Brasil também marcou a inauguração do novo escritório do Google, que será a nova casa do Google Cloud no Brasil e do time de Engenharia do Google. O espaço com 6.7 mil metros distribuídos em três andares visa estimular a cocriação e a sinergia dos times. A cidade de São Paulo foi a inspiração para o projeto arquitetônico e para a temática dos espaços.

Geral

Inteligência Artificial é a ferramenta que dará origem a "Inteligência Aumentada" segundo estudioso

Inteligência Artificial é a ferramenta que, aliada às capacidades humanas, dará origem ao que o pesquisador chama de “Inteligência Aumentada”

Modificado em 19/09/2024, 00:32

Inteligência Artificial é a ferramenta que dará origem a "Inteligência Aumentada" segundo estudioso

(Reprodução)

O 'Chega Pra Cá' desta semana conversou com o professor Anderson da Silva Soares, especialista em Inteligência Artificial (IA). A jornalista Cileide Alves entrevistou o doutor em Ciência da Computação, que afirma que a humanidade está caminhando para a era da "Inteligência Aumentada". O desafio aqui, de acordo com o especialista em aprendizado de máquina, é a adaptação a essa nova realidade, tanto no meio profissional como também no pessoal.

"A gente, como sociedade, vai ter que se adaptar nas próximas décadas para isso (desenvolvimento tecnológico da IA), e entender que, como qualquer outra ferramenta que surgiu na história da humanidade, ela vem para potencializar seu trabalho, mas não para fazer seu trabalho por você", resumiu o professor.

Logo no início da entrevista, na manhã desta terça-feira (23), Anderson tranquilizou aqueles que temem um desenvolvimento desmedido dessas tecnologias, muitas vezes com base em filmes de ficção científica. "O ciclo natural das coisas é que a gente se acostume, mas ainda não é aquela coisa apocalíptica", disse o especialista.

Nos últimos meses, dois grandes pioneiros da tecnologia da IA, Sam Altman e Geoffrey Hinton, deram declarações que acenderam o alerta para muitos. De acordo com as falas dos pesquisadores, o desenvolvimento dessa tecnologia marcha em ritmo acelerado e assusta.

Pensando nisso, Cileide questiona o professor Anderson. "Os avanços são realmente muito impressionantes", concorda o especialista, que logo em seguida tranquiliza. O pesquisador garante que as máquinas não têm capacidade por si só de ameaçar quaisquer espaços ocupados por humanos. "O ser humano, ele vai se preocupar com aquilo que ele é realmente insubstituível", explica.

O professor faz uso de uma analogia para explicar melhor. Ele garante que o que nós vivemos agora é uma novidade com grande poder de mudança: "Nós, como sociedade, a gente está diante de uma nova revolução industrial". Entretanto, o professor lembra que no início deste milênio o mundo também encarou o surgimento de uma nova tecnologia com certa estranheza, a internet.

Durante o bate-papo, Cileide e Anderson lembram alguns anseios que existiram no momento da popularização da internet. Alguns objetos e práticas desapareceram e sua ausência não foi tão sentida quanto se esperava à época. Fichas telefônicas, faxes, máquina de datilografar ... esses são alguns exemplos de tecnologias que antes eram tidas como essenciais, mas que foram gradualmente substituídas sem maiores danos.

O especialista garante que mudanças haverão. O principal desafio da sociedade como um todo é adaptar a realidade a essas novas tecnologias. Como toda ferramenta que surgiu, a IA veio para facilitar e aprimorar o trabalho, e não tomá-lo para si. "Temos que estimular para que isso seja uma ferramenta, e não nos estimule a uma cultura da preguiça", alerta.

A formação

Pensando no curso de Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás, o pesquisador destaca a meta do grupo: "Colocar Goiás na rota dessa nova revolução industrial capitaneada pela inteligência artificial".

A primeira turma da graduação tem formação prevista para este ano, e o professor destaca que os alunos já estão sendo inseridos no mercado de trabalho antes mesmo da formatura. Anderson destaca ainda que os laboratórios de IA da UFG trabalham com cerca de 55 empresas de todo o país.

Um dos objetivos da formação, segundo o especialista, é "trazer essa formação para uma atuação mais imediata e um contato mais próximo do que é efetivamente a profissão, ainda durante a fase de aprendizagem".

Finalizando a entrevista, Anderson garante que o desenvolvimento das tecnologias de IA vai afetar sim o mercado profissional, mas assegura ao dizer que nossa atuação face à nova tecnologia também tem poder de moldar essa nova era. O desafio é, resumiu, "preparar as profissões para as tecnologias digitais" e não o contrário.