Geral

Biometria facial começa a ser utilizada no passe livre estudantil em Goiânia

Câmera vai tirar uma foto do estudante e se a imagem não for à do o titular do benefício, o cartão será bloqueado

Modificado em 21/09/2024, 00:53

Biometria facial começa a ser utilizada no passe livre estudantil em Goiânia

(Reprodução RedMob)

A biometria facial em alunos beneficiados pelo Passe Livre Estudantil começou a ser utilizada, nesta terça-feira (5), na grande Goiânia. Segundo a RedeMob Consórcio, o registro acontece de forma automática nos ônibus, nos terminais ou nas estações.

De acordo com a empresa, mesmo com a biometria facial, o estudante deve seguir usando normalmente seu cartão Sitpass. A biometria é composta de recursos tecnológicos que tem como objetivo assegurar o uso correto pelo titular do cartão Sitpass.

A auditoria é realizada através da captura de fotos do usuário no momento da validação em ônibus, terminal ou estação. Posteriormente, o sistema compara as fotos de quem utilizou o serviço com a foto armazenada no cadastro. Caso as fotos não coincidam, o cartão é automaticamente bloqueado.

Geral

Tentativa de ataque hacker impede recarga de cartões Fácil e de Estudante na Grande Goiânia

Modificado em 17/09/2024, 15:47

Tentativa de ataque hacker impede recarga de cartões Fácil e de Estudante na Grande Goiânia

(Divulgação)

A compra de crédito e a recarga dos cartões utilizados no transporte público de Goiânia ficou instével depois que os sistemas da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) sofreram uma tentativa de ataque hacker, na segunda-feira (29). Segundo a RMTC, o sistema passou por reparos e voltou há normalização no fim da tarde desta terça-feira (30).

O site, o contato por WhatsApp e a compra on-line chegaram a ser suspensos temporariamente. A RMTC informou, em nota, que continuava aceitando cartão de crédito e débito nos ônibus, terminais e estações.

Nas redes sociais, os usuários do transporte reclamaram sobre a impossibilidade de usar os cartões. "O cartão sitpass está fora do ar. Desde cedo pagando para o motorista, não temos dinheiro para colocar crédito no cartão e ainda pagar para o motorista. Arruma aí para a gente por que a situação está difícil", disse um dos comentários.

Outro comentário falava sobre uma recarga realizada que não teria caído no cartão. "Tive que pegar três ônibus hoje e pagar tudo no cartão de crédito do meu namorado, pois o dinheiro que tinha, utilizei para recarregar", disse.

Em nota, a RMTC disse que "os servidores onde estão os dados dos sistemas estão protegidos" e que técnicos trabalharam para "trazer o sistema para a normalidade". O retorno foi divulgado pela própria RMTC pelas redes sociais.

Nota na íntegra antes da normalização

" Os dados e sistemas estão salvos e os pequenos impactos recaíram sobre o site que ficou instável e o RedeMob Consórcio decidiu retirá-lo do ar temporariamente e a rede de vendas. As compras de créditos e recarregas de cartões também estão temporariamente instáveis, assim como o contato pelo WhatsApp, que foram suspensos para que os técnicos pudessem fazer os reparos.

A RMTC continua aceitando normalmente cartão de crédito e débito nos ônibus, terminais e estações.

A equipe técnica do RedeMob Consórcio reagiu com agilidade e os servidores onde estão os dados dos sistemas estão protegidos. As ferramentas de proteção e os técnicos agiram com precisão e trabalham agora para, brevemente, trazer o sistema para a normalidade."

Geral

Período de cadastro e recadastro para o Passe Livre Estudantil começa nesta quarta-feira (27)

Pedidos de inclusão ou renovação do benefício serão aceitos pela internet até o dia 31 de março

Modificado em 19/09/2024, 01:16

Estudantes que ja possuem o benefício devem fazer o recadastro para atualizar as informações

Estudantes que ja possuem o benefício devem fazer o recadastro para atualizar as informações (Carol Costa/Seds)

O período de cadastro e recadastro para o Passe Livre Estudantil (PLE) começou nesta quarta-feira (27). Os pedidos de inclusão ou renovação do benefício serão feitos pela internet até o dia 31 de março.

O passe livre permite o deslocamento de maneira gratuita para estudantes com cadastro regular, sendo disponibilizadas até 48 viagens por mês. O objetivo do benefício é diminuir a evasão escolar e garantir a mobilidade dos alunos até as instituições de ensino.

Os interessados devem realizar um cadastro por meio do site e fornecer dados e documentos pessoais. Os estudantes que já possuem o cadastro devem realizar o recadastro para atualizar as informações no sistema.

Em caso de alguma irregularidade ou pendência o estudante tem até dia 30 de abril de 2024 para apresentar a documentação solicitada para aprovação.

Cadastro para Região Metropolitana de Goiânia
O cadastro deve ser realizado pela internet, o estudante deve preencher um formulário e anexar os documentos solicitados (RG, CPF, comprovantes de endereço e de matrícula e ensino regular e foto 3x4).

Após o envio, a solicitação passará por uma análise. Logo após a aprovação, o cartão do beneficiário estará disponível para retirada no Vapt-Vupt escolhido pelo estudante, no momento do cadastro, em até 10 dias a contar da data de inscrição. A retirada do cartão deve ser agendada pelo site .

Cadastro em Anápolis
Para os estudantes de Anápolis, o cadastro será realizado presencialmente na sala de atendimento do Passe Livre da Urban, que fica na sede da Secretaria Municipal de Integração Social, Cultura e Esportes em Anápolis, localizada na rua General Joaquim Inácio, nº 206.

Neste caso os estudantes deverão levar documentos originais e cópias (CPF, RG, comprovante de endereço e de matrícula e foto 3x4). Após a aprovação da solicitação, o cartão poderá ser retirado no prazo de 7 (sete) dias, a contar da data do pedido. A entrega do cartão será feita na unidade de referência do terminal urbano de Anápolis, na rua Tonico de Pina, no Setor Central.

Veja os municípios atendidos pelo benefício

Abadia de Goiás
Anápolis
Aparecida de Goiânia
Aragoiânia
Bela Vista de Goiás
Bonfinópolis
Brazabrantes
Caldazinha
Goianápolis
Goiânia
Goianira
Guapó
Hidrolândia
Nerópolis
Nova Veneza
Santo Antônio de Goiás
Senador Canedo
Terezópolis de Goiás
Trindade

Geral

Passe Livre Estudantil: cadastro e recadastro começa nesta segunda-feira

Interessados devem realizar a solicitação até o dia 30 de setembro. O benefício dá direito a 48 passagens por mês no transporte coletivo urbano

Modificado em 19/09/2024, 00:37

Os estudantes que se recadastraram neste ano não precisam fazer o procedimento novamente.

Os estudantes que se recadastraram neste ano não precisam fazer o procedimento novamente. (Wagnas Cabral/Seds)

O prazo para cadastro e recadastro do Passe Livre Estudantil (PLE) da Região Metropolitana de Goiânia e Anápolis começa nesta segunda-feira (10). Os interessados devem realizar o procedimento até o dia 30 de setembro, mas caso a solicitação seja reprovada por causa de erros na documentação, o estudante poderá corrigir e reenviar os documentos até o dia 31 de outubro.

O benefício dá direito a 48 passagens por mês no transporte coletivo urbano. Os estudantes que se recadastraram neste ano não precisam fazer o procedimento novamente. Somente os que não fizeram em 2023 precisam realizar o recadastro para, posteriormente, retirar os cartões.

Como fazer
Para alunos de Goiânia e região Metropolitana, o cadastro e o recadastro são realizados pelo site do governo . O estudante pode acompanhar a sua solicitação, e caso aprovado, o usuário também será informado por e-mail e o cartão estará à sua disposição em até 15 dias, contados a partir da data em que fez a adesão, na unidade do Vapt Vupt escolhida no ato da inscrição.

Em Anápolis, os recadastramentos serão efetivados de maneira automática, por meio de declarações enviadas pelas instituições de ensino cadastradas no PLE, conforme a demanda do estudante. Os que ainda não têm o benefício deverão realizar o cadastro, presencialmente, na sede da Secretaria Municipal de Emprego e Renda, localizada na Rua General Joaquim Inácio, nº 206, Setor Central, em Anápolis (sala da Urban).

Sendo aprovado, o cartão deverá ser retirado na unidade de referência do terminal Urbano de Anápolis, situada na Rua Tonico de Pina, no centro da cidade. Todos os contemplados com o PLE no município devem fazer a ativação do benefício junto ao Governo de Goiás na unidade de referência do Vapt Vupt.

Prazos

10/07: Início do período de cadastramento e recadastramento
30/09: Último dia para cadastramento e recadastramento
31/10: Último dia para sanar pendências de documentação

Geral

Prazo para cadastro e recadastro do Passe Livre Estudantil termina neste domingo

Com 48 viagens por mês no total, o cartão pode ser utilizado no transporte coletivo de Goiânia, Região Metropolitana e Anápolis

Modificado em 19/09/2024, 00:24

Cartão que dá direito a 48 viagens gratuitas por mês

Cartão que dá direito a 48 viagens gratuitas por mês (Seds)

O cadastro e recadastro para o Passe Livre Estudantil termina neste domingo (30). Cartão que dá direito a 48 viagens gratuitas por mês tem até o momento, 88.734 inscrições com 79.244 já aprovados. O cartão pode ser usado no transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia e de Anápolis. Quem teve o cadastro negado por falta de documentação tem até 31 de maio para informar os dados faltantes.

O início do cadastramento foi em janeiro, e a Superintendência da Criança, Adolescente e Juventude vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), estima que o número de cartões chega a 90 mil no final das inscrições.

De acordo com a Seds o sistema foi modernizado e todos os cartões trocados para melhorar a entrega dos créditos de passagens. Com 48 viagens por mês no total, o cartão pode ser utilizado no transporte coletivo de Goiânia, Região Metropolitana e Anápolis. O saldo do cartão não é cumulativo. Caso o aluno não usar todas as passagens, no mês seguinte é depositada apenas a diferença.

Quem teve o cadastro negado por falta de documentos como comprovante de matrícula, CPF e RG pode regularizar as informações e documentação até o dia 31 de maio. Em Anápolis, os estudantes que já tinham o cartão só precisam atualizar os dados.

Para fazer o cadastro ou recadastro, quem mora na Região Metropolitana deve acessar o site juventude.go.gov.br. Já os estudantes de Anápolis devem ir na sede da Urban, na Secretaria Municipal de Integração Social, Cultura e Esportes, localizada na Rua General Joaquim Inácio, n° 206.

Para mais informações foram disponibilizados os seguintes telefones:

(62) 3201-9788
WhatsApp
(62) 3201-9748
(62) 98306-0294
Redemob
0800.648.2222

Veja abaixo a lista de municípios assistidos pelo benefício:

Abadia de Goiás
Anápolis, Aparecida de Goiânia
Aragoiânia
Bela Vista de Goiás
Bonfinópolis
Brazabrantes
Caldazinha
Goianápolis
Goiânia
Goianira
Guapó
Hidrolândia
Nerópolis
Nova Veneza
Santo Antônio de Goiás
Senador Canedo
Terezópolis
Trindade