Geral

Casos de zika já são metade dos registrados em todo 2023

Notificações já somam 59 no estado, o que representa 46,8% do total verificado em 2023. Preocupação para gestantes aumenta e especialistas recomendam uso de repelente

Modificado em 17/09/2024, 15:42

Pedro com a mãe, Eliane: garoto desenvolveu microcefalia após ela ter zika

Pedro com a mãe, Eliane: garoto desenvolveu microcefalia após ela ter zika (Wildes Barbosa)

Nas primeiras quatro semanas deste ano Goiás contabilizou 59 casos confirmados de zika. O número já representa 46,8% de todos os registros do tipo em 2023, quando o estado teve 126 apontamentos, a maioria deles no fim do ano. Ao todo, já são 120 casos notificados em 2024. Considerando as quatro primeiras semanas deste ano com o mesmo período de 2023, houve um crescimento de 380% das notificações. A doença representa um risco para as gestantes, já que os bebês de mulheres infectadas podem desenvolver microcefalia.

Os casos registrados até agora se concentram em Águas Lindas de Goiás, na região do Entorno do Distrito Federal (confira quadro). Todos os quatro casos de gestantes com zika em Goiás estão no município. Duas delas têm 35 anos e as demais 20 e 44 anos. Elas estão no primeiro e no terceiro trimestre de gestação. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO), os casos foram fechados por teste rápido e a pasta já entrou em contato com o município para fazer uma nova coleta e encaminhar ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-GO). É necessário fazer um novo exame, pois o teste rápido não confirma caso de zika devido à reação cruzada com dengue.

Ainda de acordo com o governo estadual, as gestantes estão sendo acompanhadas pelo município. A SES-GO destacou que todos os casos de zika estão sendo monitorados pela coordenação estadual, mas que a pasta também tem reforçado junto às secretarias municipais a importância dos registros dos casos no sistema oficial de notificação. O número de casos da zika começou a crescer no fim de 2023. Na penúltima semana do ano foram 79 casos notificados, o que representa 16,5% do total de registros.

O aumento coincide com o crescimento dos casos de dengue e chicungunha em Goiás. A infectologista Juliana Barreto, que atua no Hospital Albert Einstein Goiânia, explica que a época do ano é propícia para o aparecimento da arboviroses. "Acabamos vendo um aumento de todas, mas claro que a dengue em maior proporção", esclarece. A zika pode apresentar sintomas oculares, coceira acentuada e irritações na pele semelhantes à alergias. Já a dengue tem como um dos principais sintomas a dor muscular. No caso da chicungunha, prevalece a dor nas articulações.

A zika costuma ser benigna para a maioria das pessoas. O último óbito em Goiás foi registrado em 2022. Entretanto, a doença é um risco para as gestantes, especialmente para aquelas no primeiro trimestre de gestação. "A fase em que está sendo formado o sistema nervoso do bebê. A zika tem um 'imã' para essas células que ainda estão em formação e impede o desenvolvimento delas", explica Thais Alarcon, infectologista da Maternidade Dona Íris. Na prática, isso significa que as grávidas podem passar a zika para os bebês, o que pode comprometer o desenvolvimento do cérebro deles. A gravidade do comprometimento vai depender de uma combinação de virulência e idade gestacional.

No caso das quatro gestantes de Águas Lindas, a SES-GO comunicou que assim que os bebês nascerem, os casos irão passar pela avaliação do comitê de investigação de casos e óbitos por Síndrome Congênita associada à infecção pelo vírus Zika (SCZ) e as crianças serão acompanhadas de acordo com o fluxo de atendimento pelos municípios e se necessário avaliação estadual.

Em 2016, o número de casos de zika explodiu em todo o Brasil. Somente em Goiás, foram 8 mil casos confirmados. Um deles foi o de Eliane Alves, de 44 anos. No segundo semestre daquele ano ela estava grávida de Pedro, que hoje tem 6 anos, quando teve o diagnóstico de zika. "Com aquele tanto de casos, eu morria de medo de pegar. Usava repelente. Porém, ainda assim aconteceu", conta a morada de Goiânia.

Pedro nasceu em 2017, depois de uma gestação complicada por uma pré-eclâmpsia, o que levou a um parto prematuro. "Mesmo assim, ele saiu do hospital bem. Abaixo do peso, mas bem", diz. Quando Pedro tinha por volta de sete meses de vida, Eliane começou a perceber que o desenvolvimento dele não estava de acordo com o esperado. Então, veio o diagnóstico da SCZ.

Atualmente, a criança faz acompanhamento no Centro Estadual De Reabilitação e Readaptação. O maior acometimento de Pedro foi motor. Ele não anda, mas consegue movimentar os braços e adora conversar. "Agora ele está na escola", orgulha-se a mãe. Eliane deixou de trabalhar para se dedicar integralmente aos cuidados do filho. "É difícil, porque fazemos tudo de ônibus. Porém, não me arrependo. Vivo 100% para ele", finaliza.

Grávidas devem usar repelente

O uso do repelente é a forma mais eficaz das gestantes se protegerem do mosquito Aedes aegypti, que transmite a zika. "É a prevenção possível", destaca Juliana Barreto, infectologista que atua no Hospital Albert Einstein Goiânia. Atualmente, não existe vacina contra a zika, nem nenhum tipo de medicação que evite que uma gestante passe o vírus para o bebê. "O que conseguimos é tratar os sintomas, como febre e dor no corpo. Entretanto, não existem medidas específicas", esclarece a especialista.

A infectologista da Maternidade Dona Íris, Thais Alarcon, também recomenda que as gestantes usem repelente e ainda alerta que aquelas que forem infectadas precisam dar seguimento em um pré-natal de alto risco. Juliana detalha que os bebês de mulheres infectadas precisam ter o desenvolvimento e acompanhamento por meio de ultrassom durante toda a gestação.

IcEconomia

Emprego

Empresas oferecem mais de 50 vagas de emprego em Goiás

Há oportunidades para montador industrial, meio oficial de produção, corretor de imóveis, auxiliar de serviços gerais e muito mais. Confira os prazos e como se candidatar

Carteira de trabalho

Carteira de trabalho

Veja as vagas de emprego disponíveis em Goiás nesta terça-feira (25). Há oportunidades para montador industrial, meio oficial de produção, corretor de imóveis, auxiliar de serviços gerais e muito mais. Confira os prazos e como se candidatar.

Veja as vagas disponíveis:

Goiânia

BM Máquinas

Total de vagas oferecidas: 4 vagas
Cargos oferecidos:

Soldador - 1 vaga
Montador industrial - 1 vaga
Meio oficial de produção - 1 vaga
Assistente administrativo - 1 vaga

Prazo para se inscrever: não divulgado
Salário: a combinar
Como se candidatar: enviar currículo pelo Whatsapp (62) 9 9866-0050
Contato: (62) 9 9866-0050

My Broker Eldorado

Total de vagas oferecidas: 10 vagas
Cargos oferecidos:

Corretor de imóveis - 10 vagas

Prazo para se inscrever: indeterminado
Salário: a combinar
Como se candidatar: enviar currículo para o Whatsapp (62) 99866-0050
Contato: (62) 99866-0050

Empório Prime Supermercado

Total de vagas oferecidas: 9 vagas
Cargos oferecidos:

Auxiliar de serviços gerais - 1 vaga
Auxiliar de depósito - 2 vagas
Auxiliar de padaria - 1 vaga
Repositor de loja - 3 vagas
Fiscal de loja - 1 vaga
Atendente de loja - 1 vaga

Prazo para se inscrever: 30/03/2025
Salário: a combinar
Como se candidatar: enviar currículo para o e-mail selecao@emporioprime.net ou WhatsApp (62) 99617-1214
Contato: (62) 99617-1214

Aparecida de Goiânia

Imperador Alimentos

Total de vagas oferecidas: 26 vagas
Cargo oferecido:

Ajudante de motorista - 5 vagas
Auxiliar de produção 2° turno - 10 vagas
Auxiliar de estoque 2° turno - 1 vaga
Assistente financeiro - 1 vaga
Jovem aprendiz - 7 vagas
Auxiliar de manutenção predial - 1 vaga
Analista de PCP - 1 vaga

Prazo para se inscrever: indeterminado
Como se candidatar: enviando o currículo para o e-mail selecao@realdec.com.br
Contato: (62) 3250-0567

Piracanjuba

Grão Dourado Industrial e Comercio

Vagas oferecidas: 2 vagas
Cargos oferecidos:

Representante comercial - 2 vagas

Prazo para se inscrever: até 20/04/2025
Salário: a combinar
Como se candidatar: encaminhar o currículo para o WhatsApp (64) 99226-1001
Contato: (64) 99226-1001 ou (64) 99968-0025

Geral

Empresária morre e filha fica ferida após acidente na GO-139

Criança está internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Goiânia. O estado de saúde dela é grave, segundo o hospital

Modificado em 24/03/2025, 15:54

A empresária Amanda Nunes Magalhães, de 29 anos, morreu após um acidente na GO-139, no trecho entre Cristianópolis e São Miguel do Passa Quatro. No momento do acidente, ela estava acompanhada da filha, uma criança de 6 anos que ficou gravemente ferida, segundo o Corpo de Bombeiros.

Conforme os militares, o acidente ocorreu na noite de sábado (22). Na ocasião, o carro em que mãe e filha estavam bateu de frente com outro veículo. Amanda ficou presa às ferragens e teve a morte confirmada ainda no local.

Já a filha dela, foi encaminhada para o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, onde está internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica. Na manhã desta segunda-feira (24), a unidade informou que o estado de saúde da menina é grave e que ela respira com ajuda de aparelhos (veja o boletim na íntegra ao final do texto).

Motorista invade acostamento, atropela ciclista e foge sem prestar socorro, diz PM
Jovens morrem em acidente após carro bater em caminhonete e sair da pista na GO-060
Câmera de segurança mostra BMW em alta velocidade antes de atingir e matar motociclista na BR-153

Outros envolvidos

O outro carro envolvido no acidente era ocupado por um casal. Segundo os bombeiros, eles receberam atendimento no local e, em seguida, encaminhados ao Hospital Municipal de Cristianópolis e, posteriormente, Goiânia. Como as identidades das vítimas não foram reveladas, a reportagem não conseguiu atualizar o estado de saúde delas até a última atualização deste texto.

Local do acidente na GO-139 (Reprodução/ Corpo de Bombeiros)

Local do acidente na GO-139 (Reprodução/ Corpo de Bombeiros)

Homenagens

Natural de Cristianópolis e moradora de São Miguel do Passa Quatro, Amanda era empresária no ramo de distribuição de gás, negócio que administrava ao lado do marido. Segundo amigos e familiares, ela era conhecida por sua dedicação ao trabalho e sua alegria contagiante.

"Amanda sempre foi alegre. Não tinha um dia que não estivesse com seu sorriso de orelha a orelha no rosto. Ia atender seus clientes sempre transmitindo amor pela profissão", disse uma amiga da família.

Nas redes sociais, inúmeras homenagens foram prestadas à empresária. Em nota, a prefeita de Cristianópolis, Juliana Costa, lamentou a perda. "Nossas condolências aos familiares e amigos por essa perda irreparável", declarou.

Prefeita da cidade lamentou a morte da empresária (Reprodução/Redes Sociais)

Prefeita da cidade lamentou a morte da empresária (Reprodução/Redes Sociais)

Amanda foi sepultada na manhã de domingo (23), em Cristianópolis.

Nota Hugol:

NOTA HUGOL

"Em resposta à solicitação, o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) informa que a paciente está internada na UTI Pediátrica da unidade, possui estado geral grave e respira com ajuda de aparelhos.

Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol/SES-GO)"

Colaborou com o texto: Yanca Cristina

Geral

Mulher que extorquiu quase R$ 50 mil de amigo para não revelar traição trocou de número para continuar ameaças, diz PC

De acordo com a polícia, a jovem mudava de linha telefônica sempre que era bloqueada pela vítima. Ela foi presa e responderá pelo crime de extorsão

Mulher ameaça revelar traição caso não receba dinheiro da vítima, em Goiás (Divulgação/Polícia Civil)

Mulher ameaça revelar traição caso não receba dinheiro da vítima, em Goiás (Divulgação/Polícia Civil)

Uma jovem de 22 anos, que foi presa suspeita de extorquir quase R$ 50 mil de um amigo casado para não revelar sua traição, trocou de número de telefone para continuar fazendo ameaças. Nas mensagens enviadas, ela exigia dinheiro para apagar arquivos que comprovavam a relação extraconjugal.

Estou te dando a oportunidade de eu apagar tudo. Mas se não tiver, vou enviando aos poucos. Tenho muitos números", escreveu a suspeita em uma das mensagens.

Como os nomes dos envolvidos não foram divulgados, a reportagem não obteve contato com a defesa deles até a última atualização desta reportagem.

As investigações apontam que as ameaças começaram em setembro de 2024. De acordo com o delegado responsável pelo caso, Daniel Oliveira, a jovem mudava de linha telefônica sempre que era bloqueada pela vítima. Apesar de pagar as quantias solicitadas pela mulher, as ameaças não cessaram, levando a vítima a registrar um boletim de ocorrência por chantagem.

Durante o avanço das investigações, a polícia também decretou a prisão do irmão da suspeita. Um amigo dela foi preso, mas recebeu liberdade provisória. O pai da jovem ainda é considerado foragido pela Justiça. De acordo com o delegado, parte dos valores extorquidos foi enviada aos outros envolvidos.

Além das ameaças de divulgar os arquivos, a jovem também tentou intimidar a vítima com a ameaça de criar um grupo com seus familiares para revelar o caso.

Se realmente quer que conte tudo, vou fazer um grupo às 9h45 com todos eles se não me mandar o dinheiro", enviou.

Mulher ameaça revelar traição para família de amigo (Divulgação/Polícia Civil)

Mulher ameaça revelar traição para família de amigo (Divulgação/Polícia Civil)

Durante a abordagem, ela confessou o crime aos policiais, mas segundo o delegado, a mulher optou por ficar em silêncio durante seu depoimento.

A jovem foi presa em flagrante pelo crime de extorsão no dia 13 de março, em Goiânia. Durante a abordagem, a suspeita confessou o crime aos policiais, mas optou por permanecer em silêncio durante seu depoimento. Após audiência de custódia, sua prisão foi mantida. Ela responderá pelo crime de extorsão, cuja pena pode variar de quatro a dez anos de reclusão, além de multa.

(Colaborou Yanca Cristina)

Mulher dizia que iria contar sobre traição para a esposa e outros parentes da vítima (Reprodução/ Polícia Civil)

Mulher dizia que iria contar sobre traição para a esposa e outros parentes da vítima (Reprodução/ Polícia Civil)

IcEconomia

Emprego

Empresas oferecem mais de 100 vagas de emprego em Goiás

Há oportunidades para jovem aprendiz, auxiliar de serviços gerais, técnico de segurança do trabalho, assistente administrativo e muito mais. Confira os prazos e como se candidatar

Modificado em 24/03/2025, 06:15

Carteira de trabalho

Carteira de trabalho

Veja as vagas de emprego disponíveis em Goiás nesta segunda-feira (24). Há oportunidades para jovem aprendiz, auxiliar de serviços gerais, técnico de segurança do trabalho, assistente administrativo e muito mais. Confira os prazos e como se candidatar.

Veja as vagas disponíveis:

Goiânia

Grupo Trigobel Indústria de Alimentos

Total de vagas oferecidas: 39 vagas
Cargos oferecidos:

01 vaga para serviços gerais
02 vagas para auxiliar de limpeza
01 vaga para estágio em processos (engenharia de produção, química ou engenharia de alimentos)
01 vaga para técnico de segurança do trabalho
26 vagas para auxiliar de produção
01 vaga para jovem aprendiz
01 vaga para analista de manutenção
01 vaga para operador de moagem
02 vagas para auxiliar de carregamento
01 vaga para operado de máquina
01 vaga para operador de carregamento
01 vaga para serviços gerais

Prazo para se inscrever: imediato
Salário: compatível com o mercado + assiduidade + refeição na empresa + vale transporte + plano de saúde + plano odontológico + cesta com produtos da empresa
Como se candidatar: enviar currículo pelo Whatsapp (62) 99813-8544 ou e-mail vagas.grupotrigobel@gmail.com
Contato: (62) 99813-8544

BM Máquinas

Total de vagas oferecidas: 4 vagas
Cargos oferecidos:

01 vaga para soldador
01 vaga para montador industrial
01 vaga para meio oficial de produção
01 vaga para assistente administrativo

Prazo para se inscrever: até 22/03/2025
Salário: a combinar + benefícios: ticket alimentação e seguro de vida
Como se candidatar: enviar currículo para o Whatsapp (62) 99866-0050
Contato: (62) 99866-0050

Aparecida de Goiânia

Evólum Embalagens Flexíveis

Total de vagas oferecidas: 2 vagas
Cargos oferecidos:

01 vaga para técnico de segurança do trabalho
01 vaga para extrusor

Prazo para se inscrever: até o dia 28/03/2025
Salário: a combinar
Como se candidatar: enviar currículo para o e-mail rh03@evolum.com.br
Contato: (62) 999298-2617

Real Distribuidora

Total de vagas oferecidas: 20 vagas
Cargo oferecido:

20 vagas para movimentador de mercadorias de noite

Prazo para se inscrever: indeterminado
Como se candidatar: enviando o currículo para o e-mail selecao@realdec.com.br
Contato: (62) 3250-0567

Anápolis

Rio Vermelho Distribuição LTDA

Vagas oferecidas: 47 vagas
Cargos oferecidos:

15 vagas para separador de mercadorias
10 vagas para movimentador de mercadorias
04 vagas para jovem aprendiz para atuação em horário matutino
03 vagas para auxiliar de serviços gerais
01 vaga para auxiliar de departamento de pessoal
01 vaga para técnico de CFTV
01 vaga para técnico em segurança do trabalho
03 vagas para manobristas
02 vagas para motorista entregador
04 vagas para vendedora interna
01 vaga para consultor tributário
01 vaga para estagiária de recursos humanos
01 vaga para auxiliar de compras

Prazo para se inscrever: indeterminado
Salário: a combinar
Como se candidatar: encaminhar o currículo para o e-mail selecao@riovermelho.net
Contato: (62) 99961-2750