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Construção do viaduto da GO-060 começa após a Romaria do Divino Pai Eterno

Obra licitada pelo governo vai ter custo de R$ 14,3 milhões e prazo estimado de 18 meses para conclusão. Intenção é melhorar tráfego na entrada do município

Modificado em 19/09/2024, 00:31

Retorno na GO-060, que dá acesso ao município de Trindade, será eliminado com o Viaduto Portal da Fé

Retorno na GO-060, que dá acesso ao município de Trindade, será eliminado com o Viaduto Portal da Fé (Wildes Barbosa)

A construção do segundo viaduto na Rodovia dos Romeiros, GO-060, deve ser iniciada a partir do dia 3 de julho, com o encerramento da Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade. A obra, que vem sendo chamada de Viaduto Portal da Fé, será no entroncamento da GO-060 com a GO-469, na entrada do município vizinho da capital Goiânia, onde existe um pórtico característico do município.

A previsão é que a construção seja finalizada em 18 meses, ou seja, no final de 2024 e, consequentemente, depois da próxima Festa do Divino, que aumenta consideravelmente o movimento na rodovia e em Trindade.

De acordo com a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), toda a estrutura do Viaduto Portal da Fé terá extensão de 278,29 metros. A obra contará com acréscimo de uma rotatória no entroncamento com a GO-469, que dá acesso ao pórtico da Capital da Fé.

Logo, o viaduto será de dois níveis, com a rotatória no patamar já existente e acessos à GO-469, Trindade e retorno à Goiânia, e uma plataforma em nível superior, de oito metros de altura na parte mais elevada e 15,8 metros de largura, concedendo maior fluidez para o tráfego de quem quiser seguir pela rodovia GO-060.

"O plano é eliminar os retornos presentes no cruzamento das rodovias atualmente para construção da referida rotatória, que permitirá conversões mais céleres entre as vias. O viaduto, por sua vez, será edificado sobre ela, para dar vazão ao intenso fluxo de veículos na GO-060, visto que a rodovia liga Goiânia a Trindade e a municípios da região Oeste do estado", esclarece a Goinfra.

A agência afirma ainda que foi realizado um estudo e, a partir dele, foi definido o local ideal para a obra.

O estudo verificou que naquele ponto há uma intercessão entre uma rodovia radial de alto fluxo, que é a GO-060, com outra rodovia estadual, a GO-469, próximo ao perímetro já urbanizado de Trindade, "sendo necessário melhoria à segurança viária local em função do alto trânsito durante todo o ano e que se intensifica demasiadamente nos períodos da tradicional romaria".

Além da Festa do Divino, a GO-060 também recebe a encenação da Paixão de Cristo, que também prejudica o tráfego natural de quem quer seguir para a região Oeste de Goiás e, com o viaduto, esse tráfego terá menor interferência. "Assim, o viaduto e rotatória darão vazão ao intenso fluxo de veículos presente no entroncamento das GOs 060 e 469, na entrada da Capital da Fé", informa a Goinfra.

A obra será de responsabilidade da empresa Planex Engenharia Ltda ao custo de R$ 14.356.361,72. A construtora realiza o serviço de sinalização das ruas em Goiânia, em licitação de 2020, cujo objetivo era ordenar as vias que receberam a reconstrução asfáltica na cidade, dentro do Projeto 630 km da Prefeitura.

Na época, a Planex ficou responsável por atuar em dois lotes dos cinco que foram licitados, em contrato de R$ 17,5 milhões, que foi aditivado em março deste ano até 2025 e com valor de R$ 26 milhões. Além disso, também na capital, atua em consórcio com a construtora Ingá na obra do prolongamento da Marginal Botafogo, da Avenida Jamel Cecílio até a Avenida 2ª Radial.

Trecho deve ter outra construção

A GO-060 ainda deverá receber outro viaduto no trecho entre Goiânia e Trindade, conforme o prometido pelo governo estadual em 2021. A intenção é que a nova obra ocorra em frente a fábrica da Coca-Cola, a Refrescos Bandeirantes, situada na rodovia, que inclusive contribuiu para a realização do projeto básico da construção. O local, no lado oposto da indústria, recebe tradicionalmente a tenda da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) durante a Romaria do Divino, que é um ponto de apoio para os romeiros, e se torna um ponto de problema para o tráfego na via.

A previsão, em 2021, era que a licitação deste novo viaduto ocorresse logo depois que o projeto ficasse pronto, mas ainda não há previsão de quando isso deverá ocorrer. O primeiro viaduto da GO-060, no trecho de Goiânia até Trindade, é justamente na saída da capital, na confluência da rodovia com as avenidas Castelo Branco e Anhanguera, que foi denominado de Leôncio Barbosa.

A obra foi inaugurada em junho de 2014, de responsabilidade do governo Marconi Perillo (PSDB), e na época teve um custo de R$ 12,8 milhões. Ela tinha sido iniciada em maio de 2013 e a inauguração se deu junto com o viaduto José Alves Fernandes, localizado na confluência da Avenida Perimetral Norte com a rodovia GO-070, na saída para Goianira. Na época, a ideia também foi de solucionar o problema da trafegabilidade no local, já que a saída de Goiânia para os dois municípios da região metropolitana passava por problemas de congestionamentos.

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Viaduto terá novo trajeto

Estrutura será erguida por construtora, mas obra tem início indefinido após reclamações e pedido para revisão de projeto

Local na GO-020 onde inicialmente seria construído novo viaduto: novo projeto fica pronto em 3 meses

Local na GO-020 onde inicialmente seria construído novo viaduto: novo projeto fica pronto em 3 meses (Wildes Barbosa / O Popular)

Um viaduto deve ser erguido nas proximidades do Autódromo de Goiânia, com recursos da FGR Urbanismo, para acesso ao Residencial Jardins Amsterdã que está sendo construído às margens da GO-020. A obra que já havia sido autorizada pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) foi suspensa em acordo feito junto ao Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) após reclamações no início do ano realizadas por uma associação de moradores e por representantes de um posto de combustível local. Um novo projeto deve ser apresentado em três meses.

A aprovação para o loteamento do Jardins Amsterdã, situado ao lado leste do autódromo, foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) em novembro de 2021. O viaduto que será de acesso ao condomínio teve a aprovação condicionada a um termo de doação firmado em março de 2023 entre a Prefeitura e a incorporadora para que a empresa privada fique responsável pela doação do projeto e execução da obra. No documento, é considerado que "estima-se para região um aumento demográfico significativo" com os loteamentos implementados.

A expansão no número de condomínios horizontais nas proximidades da rodovia que liga a capital a Senador Canedo e que já conta com grandes empreendimentos, como Alphaville, Portal do Sol e Jardins -- Atenas, Milão, Muni que, Paris, Valência -- tem feito com que a região tenha um aumento significativo no fluxo de automóveis. A reportagem já havia mostrado em agosto de 2022 que a região da GO-020 receberia 30 novos condomínios horizontais entre aquele e os próximos anos, que se somariam aos grandes já instalados.

Somente o novo condomínio Jardins Amsterdã dispõe de 255 lotes em uma área de 295 mil metros quadrados (m²). A construção do viaduto, aprovada pela Goinfra ainda em março de 2021, está prevista no projeto apresentado pela incorporadora com uma alça de acesso ao condomínio, saindo da GO-020 à Alameda Contorno Sul, via que será implementada entre o empreendimento e o autódromo. Para isso, contudo, seria preciso fazer a desapropriação de 5,1 mil m² de uma área pertencente à Flamboyant Urbanismo Ltda.

A área a ser desapropriada, situada ao lado de um posto de combustível e do Jardins Munique, teve o processo autorizado por parte da Prefeitura e da proprietária. Conforme o projeto inicial, a alça de acesso sairia da GO-020 (sentido leste), até a Avenida Gyn 2, que ainda deve ser implementada entre o condomínio já em funcionamento e o posto. O viaduto, portanto, teria a parte elevada acima da rodovia até a Alameda Contorno Sul. Mas é justamente estes dois impactados que têm feito reclamações sobre a nova estrutura a ser erguida no local.

Em janeiro deste ano, a Associação Jardins Munique e o Auto Posto Millenium Pit Stop Ltda encaminharam um requerimento conjunto solicitando a suspensão e revisão do projeto viário à Procuradoria-Geral do Município (PGM), ao MP-GO e à Goinfra. Conforme o documento, ambos foram surpreendidos no fim de 2024 "com a notícia de que a FGR estaria dando início à construção de uma alça de acesso e um viaduto na GO-020", e alegam que tomaram ciência apenas por meio de uma empresa de engenharia que teria solicitado acesso às casas para avaliação do estado dos imóveis.

Ao fazerem uma visita ao local onde seria erguida a estrutura, a associação e dono do posto teriam constatado que "o viaduto está projetado para passar entre os muros de ambos, em um espaço que não chega a 15 metros". "A obra encontra-se lado a lado, encostada, dividindo muro com à associação e com o posto, em acintosa afronta à segurança de todos. (...) chama-se atenção aos riscos de explosões e contaminações ambientais, ruído excessivo aos moradores, poluição do ar, impactos à segurança viária e riscos de desmoronamento do muro e de casas."

O requerimento aponta ainda que o projeto inicial previa que o viaduto tivesse "mãos de ida e vinda, o que se tornou impossível pela existência do posto e da associação, não cabendo sua alocação". "Segundo informações obtidas junto à municipalidade e o Estado, existem inúmeras vias a serem implantadas em locais com amplo espaço, que podem dar vazão ao trânsito que se quer alocar em local onde nitidamente não existem condições técnicas para tanto."

Após a manifestação da associação e do posto, o MP-GO realizou uma reunião no dia 10 de março uma reunião com as partes. Mediante a discussão, o promotor Juliano de Barros Araújo teria questionado a aprovação do projeto apenas com uma via de direção no viaduto. "Como vai resolver a questão do tráfego em uma pista só? Não resolve o problema, vai desaguar no viaduto (do Alphaville). Tem que ser duas pistas", cita, à reportagem. Ele pondera que a Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET), presente na reunião, apontou não haver estudo de impacto de trânsito na região.

Após as considerações do MP-GO, dos reclamantes, da Prefeitura e da Goinfra, se chegou a uma definição de que a FGR apresentaria novos projetos alternativos para avaliação e aprovação dos órgãos competentes. "Foi feito um acordo para não começar as obras antes de um novo estudo. A construtora irá apresentar em três meses alternativas para o projeto", complementa o promotor.

Conforme a Goinfra, em nota, a autorização "após a análise do projeto de engenharia à luz de aspectos técnicos que estão dentro de sua atribuição institucional, levando em conta a segurança viária na rodovia e a ocupação regular da faixa de domínio da via". "A construção do viaduto está suspensa até que seja apresentada pela FGR alternativa de localização. Atualmente está autorizada apenas a implantação na rodovia de uma alça, uma via de acesso ao condomínio", explica.

A SET diz, também em nota, que durante o período de três meses para o novo projeto a realização de "estudos de impacto de trânsito poderão ser avaliados, caso necessário". "No entanto, como o local anteriormente definido está em revisão e a construção do viaduto ainda não é uma certeza, não há necessidade de realização de estudo de impacto de trânsito neste momento." Já a FGR alega apenas que, com a revisão do projeto, "ainda não há data definida para o início da obra."

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Veja quem são as quatro vítimas de acidente entre dois carros na GO-060

Um dos veículos bateu na lateral do outro carro. Uma jovem, de 21 anos, sobreviveu ao acidente e continua internada no Hugol, em Goiânia

Modificado em 02/01/2025, 11:29

Gilvani Barcelos Alves e Roselania Martins Lima estavam no Fiat Uno e Cláudio César Ribeiro Filho e Luciene Ribeiro Freitas, no Chevrolet Onix (Arquivo pessoal e Reprodução/Redes sociais)

Gilvani Barcelos Alves e Roselania Martins Lima estavam no Fiat Uno e Cláudio César Ribeiro Filho e Luciene Ribeiro Freitas, no Chevrolet Onix (Arquivo pessoal e Reprodução/Redes sociais)

O casal Gilvani Barcelos Alves, de 54 anos e Roselania Martins Lima, de 46, além de uma mãe e o filho dela, identificados como Luciene Ribeiro Freitas, de 49, e Cláudio César Ribeiro Filho, de 25 anos, são as vítimas que morreram no acidente envolvendo dois carros na GO-060, em Israelândia, região oeste de Goiás. Uma jovem, de 21 anos, sobreviveu e continua internada em Goiânia.

O acidente aconteceu na tarde de terça-feira (31), no KM 170, distrito de Piloândia, que fica entre Israelândia e São Luiz de Montes Belos. Segundo os Bombeiros, o veículo Fiat Uno bateu na lateral do Chevrolet Onix.

O carro Fiat Uno bateu na lateral do Chevrolet Onix, segundo o Corpo de Bombeiros (Divulgação/Corpo de Bombeiros)

O carro Fiat Uno bateu na lateral do Chevrolet Onix, segundo o Corpo de Bombeiros (Divulgação/Corpo de Bombeiros)

O casal Gilvani e Roselania estava no Fiat Uno junto com a filha do motorista, de 21 anos. Segundo os militares, foi preciso o uso do desencarcerador para ter acesso aos passageiros. O veículo que seguia em direção a São Luiz Montes Belos, conforme os socorristas.

Já a filha de Gilvani foi socorrida e encaminhada para o Hospital Vital de São Luiz de Montes Belos e depois transferida para o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, conforme a corporação.

A família informou ao POPULAR que a jovem sofreu diversas fraturas pelo corpo e realizará cirurgia. A reportagem não conseguiu informações do estado de saúde dela com o Hugol.

No outro carro estavam Cláudio e Luciene que também morreram no local. As duas vítimas foram retiradas pela porta do motorista.

Os bombeiros não souberam informar a causa do acidente. Na pista, houve derramamento de óleo e os militares tiveram que interditá-la até a limpeza.

A Polícia Científica e o Instituto Médico Legal (IML) estiveram no local e liberaram os corpos para as famílias nesta quarta-feira (1º). A reportagem não conseguiu informações sobre o velório e sepultamento das vítimas. A Polícia Civil investiga a causa do acidente.

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Conclusão de pavimentação em trecho da Perimetral Norte é adiada

Entrega de obra no cruzamento da via com a Avenida Goiás Norte ficou para a próxima semana. Motoristas e pedestres reclamam de transtornos

Modificado em 17/09/2024, 16:25

Máquinas no cruzamento das avenidas Perimetral Norte e Goiás Norte: identificação de umidade no subleito do trecho fez conclusão de obra atrasar

Máquinas no cruzamento das avenidas Perimetral Norte e Goiás Norte: identificação de umidade no subleito do trecho fez conclusão de obra atrasar
 (Wildes Barbosa)

++JOÃO GABRIEL PALHARES++

A entrega da obra no cruzamento das avenidas Perimetral Norte e Goiás Norte foi adiada para a próxima semana. A conclusão estava prevista para esta terça-feira (18). O trecho faz parte do pacote de seis obras para recapeamento asfáltico da Avenida Perimetral. Lançado no Programa 630 km, em 2020, na gestão de Iris Rezende (MDB), o serviço começou em junho de 2023, com previsão para finalização em novembro do mesmo ano.

Motoristas e pedestres que passam diariamente pelo local, na altura do Jardim Diamantina, foram consultados pelo jornal e reclamam da falta de fiscalização e arranjos causados no trânsito. Durante a passagem da reportagem pela obra na tarde desta segunda-feira (17), foram identificados carros e motocicletas que realizaram conversões irregulares em sentido ao viaduto da GO-070 e dificuldades entre os pedestres para atravessar a via.

De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), o adiamento da obra se deu pela identificação de umidade no subleito do trecho, o que culminou na necessidade do "trabalho de estabilização das camadas inferiores para dar prosseguimento à colocação da capa asfáltica". A situação, identificada com a retirada da pavimentação, pode ter ocorrido em decorrência da característica do solo que está bem próximo do Córrego Caveirinha.

Conforme anunciado pelo jornal em abril, na época em que foi anunciado a retomada da pavimentação do trecho entre a GO-080 e a Avenida Cunha Gago, a obra na Perimetral Norte chegou a ficar parada por cerca de dois meses. A pausa, entre os meses de dezembro a fevereiro, teria como justificativas a proximidade das festas de final de ano e o fluxo maior de pessoas até um shopping próximo ao local, e o período chuvoso.

A obra de recapeamento asfáltico da avenida já está com 43% dos serviços feitos, a porcentagem corresponde a três trechos já finalizados entre a Praça do Expedicionário, no Setor Santa Genoveva, e o Viaduto Iris Rezende Machado. Após a finalização do trabalho atual, entre o viaduto e a Avenida Eurico Viana, no Jardim Diamantina, a Seinfra confirmou que as obras seguirão até a Avenida Hermínio Perné Filho, na Vila Maria Dilce. A obra, licitada no valor de R$ 24,4 milhões, deve ser totalmente concluída quando chegar na GO-070, no Bairro Capuava.

Trânsito

Em conversa com a reportagem na tarde desta segunda-feira, o motorista de aplicativo Galenno Ungarelli, de 41 anos, diz estar evitando passar pelo local para não ter que lidar com longos períodos de espera no e desgastes no seu veículo. Ainda assim, diz passar pelo local diariamente entre uma corrida e outra. Nos momentos que percorre a via, ele diz identificar outros motoristas fazendo conversões irregulares entre as pistas, além de irregularidades no asfalto.

Com a obra sob o Viaduto Iris Rezende Machado, uma das vias está interditada, ficando o tráfego todo, em mão dupla, em uma das pistas. A diminuição de espaço para trafegabilidade acabou afetando também a vida dos pedestres que passam pelo local. Transeuntes chegam a esperar até 10 minutos para conseguir passar pela via entre um carro e outro que passa. Trabalhadores da região disseram que a sinalização semafórica no local está desativada há dias.

Segundo a Seinfra, o local está sinalizado sobre a mudança no trânsito e que a pista reversa se manterá até que o serviço seja finalizado. O fluxo no local, segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), por um movimento "natural", deve continuar sendo impactado pelo recapeamento asfáltico. No entanto, para dinamizar a situação, a pasta diz estar deslocando agentes de trânsito para monitoramento viário durante os horários de grande deslocamento.

Diante do fluxo livre de veículo sem a intervenção semafórica, a SMM disse que o modelo deve permanecer até a conclusão do trecho "justamente porque não há acesso da Goiás Norte à Perimetral Norte". Sobre a situação dos pedestres, na disputa da via com os automóveis e maquinários, a pasta pontuou apenas que "quanto mais distante o pedestre ficar de máquinas de grande porte e pouca visibilidade, maior segurança ele terá".

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Avenida Castelo Branco será novamente interditada nesta quarta-feira (15)

Com a retirada das vigas dos andaimes, começa processo para a liberação total das pistas da via em até 10 dias

Modificado em 17/09/2024, 15:45

Obra no viaduto da Avenida Castelo Branco com a Leste-Oeste, em Goiânia

Obra no viaduto da Avenida Castelo Branco com a Leste-Oeste, em Goiânia
 (viaduto)

A Avenida Castelo Branco será de novo interditada para obras do viaduto, a partir das 10h desta quarta-feira (15), no cruzamento com a Avenida Leste-Oeste, no Setor Esplanada dos Anicuns. A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) informa que o bloqueio será total nos dois sentidos e a liberação do tráfego está prevista para às 16h. Na ocasião, serão retiradas as vigas metálicas utilizadas nos andaimes da obra.

Esta é a terceira vez que a Avenida Castelo Branco é interditada totalmente. Na primeira vez, o bloqueio aconteceu para a construção da caixa do tabuleiro do viaduto; depois para a concretagem do tabuleiro; e mais recentemente, para a concretagem do guarda-rodas do elevado na confluência com a Avenida Leste-Oeste.

Com a interdição, o trânsito sentido Centro-GO-060 será desviado na altura da Avenida Consolação-Avenida Anhanguera-Avenida Pirineus, voltando para a Avenida Castelo Branco.

No sentido contrário, GO-060-Centro, o desvio começa na Rua Itororó (sentido único)-Avenida Macambira-Avenida Consolação, retornando para a Avenida Castelo Branco. Todo trecho permanece com a sinalização vertical para orientação dos motoristas que passam regularmente pelo local.

A boa notícia para os motoristas é que, com a retirada das vigas metálicas dos andaimes, começa a desmontagem dos mesmos para a liberação total das pistas da Avenida Castelo Branco, em até 10 dias. Até então, o tráfego tem sido feito em uma pista nos dois sentidos.

De acordo com a Seinfra, a próxima etapa da obra será a execução das rampas em terra armada, do lado leste e oeste, que formarão as pistas do elevado nos dois sentidos da Avenida Leste-Oeste. A pasta informa que a previsão é que a obra esteja concluída até o final de junho deste ano.