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Consumidores poderão cancelar serviços de empresas pelo WhatsApp

Decreto estabelece mudanças nas regras do SAC que passam a valer em outubro; entre as alterações, está exigência de cancelamento no mesmo canal de contratação

Modificado em 20/09/2024, 00:13

Decreto obriga empresas a disponibilizar opção de cancelamento no mesmo canal em que ocorre a contratação

Decreto obriga empresas a disponibilizar opção de cancelamento no mesmo canal em que ocorre a contratação (Pixabay)

Os consumidores que quiserem cancelar serviços contratados vão poder utilizar o WhatsApp para esse fim a partir de outubro. Isso porque decreto publicado pelo governo federal neste mês alterou as regras do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Uma das principais mudanças está na obrigação das empresas em disponibilizar a opção de desistência no mesmo canal em que ocorre a contratação, o que inclui os aplicativos de mensagem.

Entre os serviços regulados pelo SAC estão o bancário, elétrico, imobiliário, de telecomunicações e aviação. A advogada especialista em direito do consumidor Denise Costa explica que a pandemia de Covid-19 impulsionou as contratações pela internet e muitos clientes relatam dificuldade com empresas fechadas. "Essa mudança vem para proteger o consumidor inclusive de práticas abusivas", pontua sobre a diversificação.

Para a jornalista Patrícia Figuerêdo Rodrigues, de 29 anos, a novidade é animadora, pois ela faz parte do grupo de consumidores que encontra muitas dificuldades para cancelar serviços. "Eu tinha um estúdio de dança e, depois que ele fechou, não consegui cancelar o sistema de geração de boleto, tamanha a burocracia, com necessidade de encaminhar e-mail, com resposta específica e não consegui em nenhum canal."

Assim, desde julho do ano passado, ela enfrenta problemas com o serviço e mantém a pendência. O cancelamento de cartão bancário, que envolveu horas no telefone, também é outra experiência que relata que seria diferente se pudesse contratar e cancelar por aplicativo de mensagem. "Vai ser bem mais fácil, porque eu faço tudo pelo WhatsApp. Se puder resolver por lá, pode ficar mais prático para todos", defende.

Regras
Diante das mudanças nas opções para o consumidor, a advogada Denise Costa alerta que é preciso lembrar que o processo de desistência está relacionado com a via de contratação. "Mas há entendimento dos tribunais e do Código de Defesa do Consumidor que dá prerrogativa para efetuar cancelamento pela via que o cliente escolher. A mera vontade de cancelar já impõe o direito."

Para ter maior segurança nesse processo, ela indica anotar o número de protocolo e informações para comprovar que o pedido foi realizado, assim como ocorre por telefone ou presencialmente. "É importante ter o dia e o horário que fez o cancelamento, printar as telas para ter as comprovações da solicitação."

Do lado das empresas, a especialista pontua que é preciso adaptações até outubro. "Elas serão cobradas e podem sofrer penalidades. Por isso, muitas se organizam para efetuar contratação de mais pessoas para atender a demanda do consumidor." Com o decreto, há obrigação de que a mensagem encaminhada seja respondida em até cinco dias corridos e a resposta tem de ser clara, objetiva e para o que foi solicitado.

O decreto ainda determina que, no atendimento por aplicativo, um número de protocolo deve ser informado ao cliente e a disponibilidade do contato por mensagens não altera a obrigatoriedade de se ter o atendimento por ligação.

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WhatsApp lança compartilhamento de tela durante chamada de vídeo

Recurso está em testes na versão beta desde maio

Modificado em 19/09/2024, 00:40

WhatsApp lança compartilhamento de tela durante chamada de vídeo

(Reprodução)

O WhatsApp lançou, nesta terça-feira (8), uma ferramenta de compartilhamento de tela durante chamadas de vídeo. O recurso está em testes na versão beta desde maio.

Para ativar o compartilhamento, basta clicar no ícone compartilhar na parte inferior da tela, no correr da ligação de vídeo. O usuário precisa escolher se quer compartilhar todas as imagens da tela ou apenas um aplicativo específico, como funciona em Google Meets, Teams, Zoom e outras plataformas de videoconferência.

O recurso está disponível para celulares Android, iPhones e Windows. O WhatsApp Web faz chamadas desde 23 de março. O compartilhamento de tela é útil para apresentar documentos, mostrar fotos, ou fazer planos coletivos, de acordo com comunicado da Meta, dona do WhatsApp.

Avatares animados
Em 6 de agosto, o site especializado WABetaInfo anunciou que testadores do WhatsApp também passaram a ter acesso a versões animadas de seus avatares ---bonecos que representam a pessoa em figurinhas disponíveis no aplicativo. O recurso, entretanto, ainda não está disponível para os usuários do WhatsApp comum.

Para criar um avatar, é necessário abrir a seção de emojis e figurinhas no teclado, dentro do WhatsApp, e clicar no ícone de "+". A primeira opção na página seguinte será a criação do boneco.

O WhatsApp pede, então, uma foto do usuário e a seleção de um tom de pele. O avatar é criado com auxílio de inteligência artificial.

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WhatsApp deixará de funcionar em celulares Android 4.1 a 4.4

Modificado em 19/09/2024, 00:42

WhatsApp deixará de funcionar em celulares Android 4.1 a 4.4

(Reprodução)

O WhatsApp poderá parar de funcionar a qualquer momento, a partir de 24 de outubro, em celulares com sistemas operacionais anteriores aos Android 5.0. Isso porque o aplicativo vai deixar de prestar suporte nessa data a versões anteriores, de acordo com atualização no site do aplicativo de mensagens.

O aplicativo deixará de receber atualizações nestes aparelhos com versões mais antigas.

Hoje, o mensageiro é recomendado para aparelhos Android 4.1 ou superiores e em dispositivos com iOS 12 --incompatível, por exemplo, com o iPhone 5-- ou posterior.

Em 24 de outubro do ano passado, o aplicativo deixou de receber suporte em iPhones equipados com iOS 10 e iOS 11.

Os smartphones sem suporte também deixam de receber recursos incrementados pelo WhatsApp, como o envio de vídeos em tempo real, anunciado na última quinta-feira (27).

O Android 4.1 foi lançado em 2012 e era equipado nos Samsungs Galaxy S3 Mini VE e Galaxy Ace. O Android 4.4 é de 2013 e equipa os Galaxy A7 e A5, da Samsung, e o Vibe Z2, da Lenovo.

Procurado pela reportagem, o WhatsApp preferiu não comentar o assunto.

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Veja como editar mensagens no WhatsApp

Modificado em 19/09/2024, 00:27

Veja como editar mensagens no WhatsApp

(Anton/Pexels)

Pessoas de todo mundo passaram a ter a opção de editar mensagens no WhatsApp nesta semana. A novidade foi anunciada na segunda (22) e deve estar disponível para todos os usuários em breve.

As pessoas com a atualização têm até 15 minutos para alterar o conteúdo dos textos.

Para retificar as mensagens, os usuários precisam pressionar o balão com o trecho incorreto, até aparecerem as opções. No iPhone, basta clicar em "Editar", alterar o texto e confirmar, como mostra a arte divulgada pela Meta, holding que controla o WhatsApp.

Para aparelhos Android, o processo de edição de mensagens tem um passo a mais.

O usuário ainda precisa segurar o balão com o trecho incorreto até aparecerem as opções, que, na versão do aplicativo para Android, ficam na parte superior da tela.

Entre as opções, selecione o botão de reticências ("..."), referente a outros recursos.

Selecione, então, a função "Editar".

Na caixa de texto, altere o texto como julgar necessário. Confirme, na sequência, a edição no botão verde à direita.

Um aviso de edição no rodapé acompanha a mensagem, para indicar que o conteúdo foi alterado.

No WhatsApp, não é possível consultar o histórico de edições, como no Facebook e no Instagram, redes sociais controladas pela mesma holding do aplicativo de mensagens, a Meta.

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WhatsApp lança proteção de conversas com senha

Modificado em 19/09/2024, 00:26

WhatsApp lança proteção de conversas com senha

(Reuters/Dado Ruvic/Direitos Reservados/Agência Brasil)

O WhatsApp anunciou nesta segunda-feira (15) o lançamento do recurso proteção de conversas, que permite guardar um bate-papo em uma pasta separada e resguardada por senha. Além de remover a troca de mensagens da caixa de entrada, a ferramenta bloqueia notificações do contato ou grupo escolhido.

A palavra-chave ou dados biométricos para acessar as conversas protegidas são os mesmos usados para desbloquear o celular. A pessoa que queira proteger uma conversa precisa clicar no nome do interlocutor ou grupo (não nos três pontinhos) e, depois, em "bloqueio de conversa".

A atualização, no entanto, ainda não está disponível em todos os aparelhos, e a opção "bloquear" disponível (que aparece ao clicar sobre os três pontinhos) leva a impedir que o contato mande mensagens para o usuário.

Para acessar os bate-papos bloqueados, o usuário precisa deslizar a caixa de entrada para baixo. Assim, aparece a opção "conversas bloqueadas." Esse botão responde ao clique com um pedido de senha ou dados biométricos.

A versão mais recente do WhatsApp lançada nesta segunda já conta com o recurso. A Meta diz que a ferramenta estará disponível em 100% dos celulares com o aplicativo de mensagens "nas próximas semanas."

"Mesmo que outras pessoas tenham acesso ao seu telefone, todos têm direito à privacidade", afirma a holding dona do WhatsApp, Meta.

A empresa diz que pretende adicionar mais opções de privacidade, como a criação de uma senha personalizada para o WhatsApp, a fim de que o usuário possa usar uma senha diferente da que usa para o telefone.