Geral

De doces para família a festas de famosos: Confeiteira de Goiânia deixou emprego para empreender

Emili Ananias tem uma loja de doces e atua na área há 14 anos. Atualmente, o empreendedorismo lhe dá toda a sua renda. Ela saiu de um emprego de carteira assinada e seu marido largou um trabalhou em que estava há 13 anos para dedicar ao negócio

Modificado em 19/09/2024, 00:32

Emili Ananias, confeiteira há 14 anos: amor pelos doces

Emili Ananias, confeiteira há 14 anos: amor pelos doces (Arquivo pessoal/Emili Ananias)

"Vou meter a cara". Foram essas as palavras que a confeiteira Emili Ananias, de 36 anos, disse antes de deixar seu emprego de carteira assinada e investir na carreira de confeiteira. Ela faz bolos e doces de festas há 14 anos, e hoje, toda a sua família lhe ajuda no comércio. Além da venda dos doces, a confeiteira dá aulas para outras mulheres que também desejam empreender no ramo.

Emili tem uma confeitaria na região norte de Goiânia. Dentre seus clientes, além dos próprios moradores do bairro, a doceira atende famosos, como a influenciadora Virginia Fonseca e a família dela. Para empreender na área, Emili precisou arriscar e apostar na nova carreira: seu maior desafio é, segundo ela, sem dúvidas, na administração financeira do comércio.

O principal pilar é saber precificar e mexer com as questões financeiras da empresa. Não adianta fazer só o doce. Ele pode ser o melhor do mundo, mas se você não souber que preço pedir nele, sua empresa não vai para frente, ela vai falir. O amor vai virar ódio. É preciso ter um preço justo", disse. A confeiteira afirma que suas alunas passam pelo mesmo processo.

Seu amor pelo açúcar começou ainda criança, na época em que passeava na casa de sua madrinha, que também era confeiteira, e a admirava por horas. Eu tenho lembranças dela confeitando os bolos. Aquilo era o máximo para mim. Depois, já adulta, tive uma vizinha que também fazia doces e eu sempre a ajudava, pois eu amava isso. Sempre amei. Eu também sempre fiz para a minha família e meus próprios parentes acabavam indicando os doces para outras pessoas, até que as primeiras encomendas foram chegando", contou.

Emili é formada em administração e, antes de se dedicar exclusivamente aos doces, administrava três madeireiras. Na época, os bolos eram vendidos como uma forma de complementar a renda, até que eles atingiram grandes proporções.

Para a microempreendedora, a principal dificuldade em seu negócio são as finanças, pois além dos cálculos diários, Emili também é a própria mão-de-obra do negócio. Atualmente, o número de Microempreendedores Individuais (MEIs) em Goiás é de 437.812, o que representa 59% do total de pequenos negócios no estado, segundo apontamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Goiás (Sebrae Goiás).

Os municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Valparaíso e Luziânia possuem o maior número de MEIs. O maior quantitativo de empresas está registrado no setor de serviços (47%), seguido do setor de comércio (32%) e indústria (11%). O estudo mostra ainda que, em 55% dos casos, a principal fonte de renda da família também é o empreendimento, como é o caso de Emili.

Além da Emili, a filha dela, de 13 anos, e seu marido, lhe ajudam com os doces. O marido chegou a largar um emprego de 13 anos para cuidar dos negócios com a esposa, sobretudo, com as questões financeiras.

Propaganda boca a boca

No início da carreira, a família de Emili foi a responsável pela propaganda boca a boca de seus bolos e, suas primeiras encomendas, partiram daí. Em 2023, Emili foi chamada por uma amiga, que é decoradora de festas, para fazer os doces de aniversário da influenciadora digital Virginia Fonseca e, de lá para cá, ela fez todas as festas da família.

Em seguida, Emili produziu os doces da festa do marido da influenciadora, Zé Felipe, e da filha mais nova do casal, Maria Flor (foto abaixo). Outras festas da família também tiveram docinhos e bolos produzidos por Emili.

Segundo a confeiteira, a entrada da família da influencer em sua vida, também ajudou a aumentar as suas vendas.

As pessoas a veem postando meus doces e, então, me procura. É muita gente. As pessoas 'pegam confiança' depois que ela posta. Falam assim 'vi a Virginia postando e quero comer seus doces também'", diz.

Semana do MEI realizada pelo Sebrae

A importância do MEI para ajudar a roda da economia é tão grande, que o Sebrae Goiás realiza, dos dias 22 a 26 de maio, a Semana Especial para o MEI, um evento com várias palestras, oficinas cursos e workshops sobre o assunto, tudo de forma gratuita. A meta é realizar 9.600 atendimentos em 74 municípios. Dentre as ações, há pontos sobre como abrir o próprio MEI, gestão de tempo e produtividade, controle financeiro e publicidade nas redes sociais.

Emili disse que no início da carreira de confeiteira, quando decidiu profissionalizar o amor pelos doces, realizou cursos do Sebrae para a administração financeira. Além das questões econômicas, outra preocupação no negócio é com as redes sociais, visto que quase todas as vendas são feitas pela internet.

O diretor técnico do Sebrae, Marcelo Lessa, conversou com a reportagem e disse que a internet é uma importante aliada dos pequenos negócios. Segundo ele, antes da pandemia do coronavírus, mais de 70% destes empreendedores não estavam oferecendo seus produtos ou serviços na web. Durante a pandemia, houve uma remodelação de negócios e este número inverteu. Hoje, 74% já estão presente na internet, seja por meio de marketplaces, redes sociais ou algum outro.

As pessoas entenderam que a internet é um meio de você impulsionar seu negócio e ampliar as vendas. Ali você aumenta sua clientela e alcança diversas pessoas. Então, aqueles empreendedores que durante a pandemia começaram a apostar na web como canal de vendas, consguiram sair deste período com seus negócios fortalecidos, porque ao voltarem para as suas lojas físicas, eles também tinha a loja virtual como um outro canal de vendas", explica Lessa.

Já aqueles que, por ventura, não investiram na internet e que dependendiam exclusivamente das lojas físicas, viram seus negócios chegarem à falência durante a pandemia. "Boa parte entrou na taxa de mortalidade da empresa. Esses pequenos negócios dificilmente sobreviveram, pois ficaram mais de um ano com a empresa fechada e as contas chegando", diz o diretor técnico do Sebrae.

A busca pela modernidade no processo das vendas é algo que está cada vez mais fortalecido, de acordo com Lessa. "Estar antenado aos meios digitais e aos aspectos da inovação é algo que a gente vê dentro dos pequenos negócios e que ajuda a potencializar o mercado das vendas e estar cada vez mais fortalecido dentro das oportunidades que existem para expor seu produto".

Geral

Rio Verde abre as portas para novos empreendedores

O município gigante do agronegócio goiano tem se mostrado uma boa oportunidade para novos empreendedores, inclusive no ramo da estética corporal

Ana Beatriz Medeiros é a nova franqueada da Fast Massagens Rio Verde

Ana Beatriz Medeiros é a nova franqueada da Fast Massagens Rio Verde (Arquivo Pessoal)

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade de Rio Verde, no interior de Goiás, representa 4,6% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, se consolidando como uma das agroeconomias mais importantes do território goiano.

Com a agricultura como motor econômico, a cidade vem intensificando e diversificando seu consumo, atraindo novos serviços e atraindo empreendedores. É o caso da nova unidade Fast Massagem, primeira franquia de clínicas de massagem sem hora marcada do Brasil, que escolheu a cidade para sua expansão.

A unidade irá oferecer massagens estéticas e relaxantes, com técnicas próprias desenvolvidas pela enfermeira e massoterapeuta Mayra Moraes, uma das sócias da franqueadora.

Para Ana Beatriz Medeiros, nova franqueada da marca na cidade, a receptividade do público foi surpreendente. "A experiência da massagem sem hora marcada tem recebido muitos elogios, e a demanda na cidade foi muito maior do que esperávamos", diz a empresária.

Após sua primeira experiência com outro tipo de empresa em Acreúna, Ana agora aposta no potencial de Rio Verde, uma cidade que, apesar de sua forte ligação com o agronegócio, mostra-se aberta a inovações nos mais diversos setores.

Fundada em 2023, a franquia está passando por uma rápida expansão e já possui duas unidades na grande Goiânia, uma em Jataí, uma em Anápolis e agora em Rio Verde. Em um ano, chegou a 15 unidades contratadas, inclusive em cidades como Aparecida de Goiânia, Brasília, São Paulo e Santos.

Geral

Lives gratuitas para empreendedores de moda e artesanato acontecem neste mês

Com o objetivo de ensinar o caminho para alavancar vendas usando plataformas digitais, o Governo de Goiás promove lives que serão transmitidos ao vivo no canal oficial da Secretaria da Retomada no YouTube

Modificado em 17/09/2024, 17:23

Lives gratuitas para empreendedores de moda e artesanato acontecem neste mês

(Divulgação E-commerce)

A Secretaria da Retomada e o Goiás Social, em parceria com o Sebrae e a Shopee, promovem uma série de lives especialmente desenvolvidas para artesãos e empreendedores da moda que desejam expandir suas vendas online. Intitulada "Rompendo Fronteiras: Artesanato e Moda no E-commerce", a série de eventos ocorrerá nos dias 13, 20 e 27 de setembro, das 9h às 11h.

A lives serão transmitidas ao vivo no canal do YouTube da Secretaria da Retomada e contarão com especialistas renomados, que vão dar o passo para o sucesso no ambiente digital. O público vai aprender como iniciar um negócio no e-commerce, qual a fórmula para chegar no preço certo -- nem caro que espanta o consumidor, nem barato que se perde lucro -- e ainda as estratégias de marketing para chamar a atenção do comprador online.

"Essa é uma iniciativa voltada para o micro e pequeno empreendedor, muitos deles beneficiados pelo Crédito Social, que montaram o próprio negócio e agora precisa de ajuda para desvendar o mercado digital. São palestras riquíssimas de informações que podem multiplicar a venda de quem colocar em prática o que será ensinado pelos especialistas", afirma o secretário da Retomada, César Moura.

Na abertura da live, nesta sexta-feira (13), contará com a presença do palestrante Nelson M., que faz parte do Time de Educação e Eventos da Shopee. Ele é Mestre em Educação e já liderou mais de 50 treinamentos e eventos por todo o Brasil.

No dia 20, George Gustavo Toledo estará à frente do evento. Ele é formado em Administração e atualmente é Gestor Estadual do Programa Conexão Financeira do Sebrae Goiás. No último dia de live, dia 27, o palestrante do Sebrae abordará estratégias avançadas de marketing digital, incluindo SEO, publicidade paga e criação de conteúdo. O objetivo é equipar os participantes com ferramentas e técnicas para ampliar sua presença online e impulsionar suas vendas.
Serviço: Lives Rompendo Fronteiras: Artesanato e Moda no E-commerce • Seu Produto na Shopee: Oportunidade para Expandir Suas Vendas
Palestrante: Nelson M.
Data: 13 de setembro
Horário: 9h às 11h
Local: Canal do Youtube da Secretaria da Retomada
• Preço Certo: Aprenda Como Chegar no Valor Que Vai Bombar Seu Produto
Palestrante: George Gustavo Toledo, Coordenador Estadual de Conexões Financeiras do Sebrae
Data: 20 de setembro
Horário: 9h às 11h
Local: Canal do Youtube da Secretaria da Retomada
• Marketing Digital: Estratégias para Alavancar Suas Vendas Online
Palestrante: Sebrae
Data: 27 de setembro
Horário: 9h às 11h
Local: Canal do Youtube da Secretaria da Retomada

Geral

Instituo oferece curso gratuito de marketing digital para as vendas na Páscoa

Modificado em 17/09/2024, 15:43

Instituo oferece curso gratuito de marketing digital para as vendas na Páscoa

(Freepik)

Com a Páscoa chegando, fazer ovos de chocolate para vender pode ser uma boa alternativa para garantir renda extra, além de ser a data mais esperada do ano para quem já produz chocolate artesanal e trabalha com diversos tipos de doces, como: bombons, bolos, tortas, brigadeiros, entre outros.

De acordo com a Associação Paulista de Supermercados (Apas), este é o segundo período comemorativo com maior movimento, ficando à frente da Black Friday e perdendo apenas para o Natal.

Com o intuito de promover caminhos de prosperidade aos pequenos negócios de alimentação, o Instituto Assaí, por meio do programa Academia Assaí, em parceria com o Sebrae, realizará no dia 12 de março, o curso online e gratuito "Marketing Digital na Páscoa: estratégias para vender mais".

A aula, que terá conteúdo prático, abordará técnicas de comunicação, divulgação e promoção de vendas para que empreendedores(as) aumentem suas vendas no período da Páscoa, além de apresentar ferramentas existentes para este tipo de divulgação.

A capacitação tem duração de duas horas e acontecerá de forma online e ao vivo, no dia 12 de março, a partir das 18h. As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de março, por meio do link .

Serviço: Curso: Marketing Digital na Páscoa: estratégias para vender mais
Data : 12 de março de 2024
Horário : das 18h às 20h
Plataforma : Youtube
Inscrições: até 11 de março - Link

Geral

Mulheres com ideias inovadoras podem ter consultoria gratuita do programa Goianas S.A

As inscrições estão abertas até 30 de dezembro e selecionadas passarão por treinamento para alavancar seu negócio

Modificado em 19/09/2024, 01:12

Mulheres com ideias inovadoras podem ter consultoria gratuita do programa Goianas S.A

(Freepik)

Mulheres donas do seu próprio negócio, ou com uma ideia inovadora que pode virar negócio, podem se candidatar a uma consultoria gratuita fornecida pelo programa Goianas S.A. Durante três meses, as selecionadas vão aprender a estruturar seus modelos de negócios e aprender a usar ferramentas práticas voltadas, por exemplo, para o design gráfico, marketing digital e networking.

Todas as atividades de consultoria e o uso dos ambientes de inovação serão realizadas de forma presencial nas Escolas do Futuro de Goiás (EFGs) em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Santo Antônio do Descoberto, Mineiros e Valparaíso. Serão selecionados até 20 projetos por EFG e o resultado final será divulgado em 10 de janeiro.

Para se inscrever, é preciso ser mulher cis ou trans e ter 18 anos completos. As equipes compostas exclusivamente por mulheres terão um acréscimo de 20% na pontuação na avaliação dos projetos. As inscrições estão abertas até 30 de dezembro pelo link: bit.ly/3N5CBeZ .

O edital é fruto do programa Goianas na Ciência e Inovação, lançado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (Secti), e que abriga uma série de iniciativas para fomentar o empreendedorismo feminino e a liderança no mercado em Goiás.