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Depois de Ariana Grande, Drake e Childish Gambino também recusam se apresentar no Grammy

Produtor do evento ofereceu performances para os artistas, que recusaram o convite

Modificado em 25/09/2024, 01:43

Ariana Grande

Ariana Grande (Reprodução Facebook)

Além de Ariana Grande cancelar sua participação no Grammy devido a desentendimentos com produtores, outros três artistas recusaram o convite para se apresentar no evento que ocorre neste domingo, 10.

Segundo o produtor Ken Ehrlich, com quem aparentemente Ariana discutiu, ele ofereceu apresentações de performances para Drake, Kendrick Lamar e Childish Gambino, mas toso declinaram.

Os representantes dos três artistas não quiseram comentar sobre se eles irão assistir à premiação, conforme noticiou o jornal The New York Times.

Drake e Lamar disputam na categoria de melhor álbum do ano enquanto Gambino está na concorrência em quatro categorias com a música This Is America, entre elas melhor disco e música do ano.

Segundo a revista Variety, Ariana Grande sentiu-se insultada após os produtores do Grammy recusarem que ela cantasse 7 Rings, seu sucesso mais recente.

Durante as negociações, os produtores chegaram a sugerir que a cantora fizesse um medley com uma segunda música escolhida por eles, mas ela negou. Além disso, fontes disseram que tais imposições não foram feitas a nenhum outro artista que irá se apresentar. Ariana também não deve comparecer à cerimônica de premiação.

Após a desistência de Ariana, a cantora Lady Gaga foi anunciada como uma das atrações do Grammy. Ela foi indicada para cinco prêmios na competição, sendo quatro deles com a música Shallow, do filme Nasce Uma Estrela.

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Famosos

Drake mentiu sobre cancelamento de show no Lollapalooza

Modificado em 19/09/2024, 00:20

Drake mentiu sobre cancelamento de show no Lollapalooza

(Divulgação)

Um dos artistas mais ouvidos do planeta, o rapper canadense Drake enfureceu o público do Lollapalooza ao cancelar sua apresentação em São Paulo, prevista para a noite de domingo, dia 26, na manhã do mesmo dia.

O festival, que começou na sexta-feira, dia 24, compartilhou via redes sociais um comunicado do artista para justificar o cancelamento.

"Devido a circunstâncias imprevistas, Drake está sem membros de sua equipe de som e produção, essenciais para a realização do show do Lollapalooza em São Paulo", afirmava a nota. "Infelizmente, isso está fora de seu controle. Desculpas."

No entanto, sob condição de anonimato, pessoas envolvidas com a produção do festival afirmaram à reportagem que parte da equipe contratada pelo rapper não só já estava no Brasil trabalhando como havia passado a madrugada anterior ao cancelamento fazendo a montagem de cenário, equipamento de áudio, painel de LED e outras estruturas ao lado de funcionários do Lollpalooza no Autódromo de Interlagos.

Segundo essas pessoas, a equipe de Drake, que estava hospedada no hotel Hilton, ficou sabendo que ele não viria mais ao Brasil durante a montagem. Eles descobriram junto com a equipe da T4F -empresa que organizava o Lolla até esta última edição.

A equipe do cantor e sua gravadora não foram localizadas pela reportagem. Ele não comentou o cancelamento do show em suas redes sociais até a conclusão desta edição, às 19h desta sexta-feira, dia 31.

A assessoria da Universal Music, que já distribuiu no Brasil alguns de seus discos, disse que o posicionamento de Drake é o que foi divulgado pelo festival.

Uma foto publicada pelo apresentador da Multishow Guilherme Guedes na tarde de domingo mostra o painel montado no palco onde Drake se apresentaria.

O Lollapalooza já havia reservado quase 30 quartos para Drake e sua equipe no hotel Tangará, que receberia empresários, gerente de turnê, membros da gravadora do rapper e parte de seus seguranças.

As reservas custaram cerca de R$ 500 mil. Só a suíte em que Drake ficaria hospedado saiu por cerca de R$ 108 mil -a diária custa R$ 27 mil, de acordo com o site do hotel.

Até a véspera do show, apesar da comunicação truncada e da falta de flexibilidade do rapper, a organização continuou trabalhando como se ele fosse cantar normalmente.

O comunicado foi o ápice de um processo que envolveu a justificativa falsa, um chá de cadeira e quebra de contrato.

Antes do Lollapalooza, a empresa DL7 Pagamentos desembolsou pouco mais de R$ 1 milhão para ter a presença de Drake em uma after party. O evento, que aconteceria em São Paulo, chegou a anunciar a venda de ingressos a partir de R$ 550, mas foi cancelado.

Segundo Leonardo D'Lucca, da DL7, o contrato firmado entre sua equipe e a de Drake previa a presença do cantor por 90 minutos no evento, em um camarote em cima do palco. O rapper deveria, ainda, publicar dois chamados divulgando a festa para seus 134 milhões de seguidores no Instagram.

Conforme a data do evento se aproximava e as postagens não eram feitas, D'Lucca cobrou a equipe do artista, que afirmou que ele faria a divulgação apenas na quinta-feira anterior ao Lollapalooza. O brasileiro, então, decidiu cancelar a festa alegando quebra de contrato e pedindo a devolução do dinheiro, o que não aconteceu até a conclusão desta edição.

Outras pessoas que trabalharam na produção da festa contaram à reportagem que a equipe de Drake sumia e retornava os contatos com novas exigências ou postergando pedidos.

Drake destoou dos outros artistas que cancelaram suas participações no festival. Eles avisaram com antecedência e deram justificativas com provas aos fãs.

O mesmo time que cuidou dos outros shows de Drake na América do Sul veio ao Brasil direto da Colômbia, onde ele cantou no festival Estéreo Picnic.

Essas cerca de 50 pessoas, que não sabiam que ele não viria, foram os únicos ligados ao rapper que pediram desculpas à fatia brasileira da produção e aos funcionários da T4F.

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Famosos

Samara Joy, que derrotou Anitta no Grammy, diz que vai encontrar cantora no país

Vitória da americana sobre a brasileira, numa das categorias principais da premiação, marca o ápice de sua trajetória improvável

Modificado em 19/09/2024, 00:18

Samara Joy não sabia quem era Anitta até ganhar dela o prêmio de artista revelação no Grammy. "Mas ela é uma mulher muito legal e foi interessante vê-la cantar na festa depois da cerimônia."

A vitória da americana sobre a brasileira, numa das categorias principais da premiação, marca o ápice de sua trajetória improvável. Aos 23 anos, ela é uma rara jovem estrela do jazz, que despontou com uma abordagem clássica e retrô do gênero, uma expressiva habilidade vocal e alguns vídeos virais no TikTok.

Com um show marcado no Brasil --no festival C6, que acontece entre 19 e 21 de maio, com Kraftwerk e Weyes Blood, entre outros, em São Paulo--, a cantora tem a oportunidade de se apresentar melhor ao público do país. Isso porque alguns fãs mais furiosos de Anitta foram até suas redes sociais atacá-la depois de sua vitória no Grammy.

"No começo, foi bem surpreendente", ela diz, economizando as palavras, sobre as reações dos brasileiros enfurecidos. "Mas, assim, eu entendo. Então, desculpa aí. Espero que vocês se divirtam no Carnaval. Continuo amando e respeitando todos os artistas. Não me afetou muito. As pessoas só a amam."

A animosidade é um reflexo da frustração dos fãs de Anitta, especialmente devido à surpresa geral com a vitória de Joy. Nos anos anteriores, o prêmio de artista revelação no Grammy foi entregue a Billie Eilish, Olivia Rodrigo e Megan Thee Stallion, estrelas do pop ou do hip-hop que contam aos milhões as reproduções que suas músicas conquistam no streaming.

Em comparação com esses nomes, e até mesmo com Anitta, Joy é praticamente de outro planeta. Seu segundo e mais importante álbum, "Linger Awhile", lançado no ano passado e que também venceu o Grammy de melhor álbum de jazz vocal, dispensa qualquer produção ou textura eletrônica e é inteiramente orgânico, com instrumentos tradicionais, além de ter algumas composições antigas de jazz no repertório.

No Spotify, a plataforma de streaming de música mais acessada do planeta, apenas duas faixas do disco ultrapassam a marca de um milhão de plays --"Can't Get Out of This Mood" e "Sweet Pumpkin". Em comparação, a música menos acessada do único álbum de Olivia Rodrigo, "Hope ur Ok", do ano retrasado, tem mais de 240 milhões de reproduções.

Para Joy, sua vitória no Grammy de fato não é algo comum. "Talvez represente uma mudança na maneira como as pessoas veem a música e os artistas --de não ser necessariamente baseado na popularidade, mas na arte que é apresentada", ela diz. "Muitas vezes, você vê artistas que fazem trabalhos incríveis, mas não são reconhecidos."

Mas Joy não é totalmente alheia ao mundo da busca por cliques. Seu sucesso veio depois de ela começar a gravar vídeos no TikTok, impressionando pela voz, tanto ao cantar quanto ao falar sobre a sua carreira e a sua vida.

Trata-se de um movimento também pouco comum, já que o estilo de jazz mais tradicional que Joy segue costuma ser consumido por um público mais velho. Em dezembro do ano passado, quando ela já tinha sido indicada ao Grammy, o jornal The New York Times afirmou que a cantora, também graças à rede social, estava ajudando o gênero a conquistar novos ouvintes.

"Acho que ajudou muito a construir um público que gosta das músicas que eu também gosto e que me apoiam e apoiam o que faço", diz ela. "Sou muito grata por ter esse público que, de outra maneira, não teria. Posso conhecer várias pessoas pessoalmente --e isso é legal. Mas na rede social você se conecta com milhares e milhares de pessoas --o que é incrível."

Um vídeo seu reagindo a uma mensagem que recebeu do ator Lakeith Stanfield, que a encorajou a continuar fazendo música, foi um dos que fizeram sucesso no começo. Mas o que realmente viralizou foi um vídeo em que Joy reage, emocionada, à atriz Regina King a elogiando numa chamada de vídeo com os atores Spike Lee e George Clooney.

"Se fechar os olhos, você acha que está ouvindo Sarah Vaughan", ela diz, se derretendo e pedindo aos companheiros para que anotem o nome de Joy. Com cerca de 1,4 milhão de visualizações, o vídeo curto tem mais ou menos a mesma audiência das músicas mais famosas da cantora nas plataformas de streaming.

Regina King de fato tinha um ponto. Com um alcance abrangente, indo de graves profundos aos falsetes mais estridentes, Joy administra os vibratos com naturalidade e soa não só como Vaughan, mas como Ella Fitzgerald --suas duas principais referências.

Criada numa família de músicos, ela começou cedo a cantar, fã do programa "Soul Train", assim como de soul e R&B. Seus avós são o casal de cantores gospel Elder Goldwire e Ruth McLendon, do coral The Savettes, e seu pai, Antonio McLendon, viajou os Estados Unidos como baixista da banda do também gospel Andraé Crouch, além de ter um estúdio dentro de casa.

Nascida e criada no Bronx, em Nova York, Joy diz que o bairro é sua casa, mas conta que teve pouca convivência na rua, pois costumava passar seus dias em casa. Seus ídolos vêm do passado, como Stevie Wonder, o cantor com quem ela mais tem vontade de colaborar em um trabalho.

"Há muitas presunções, assim como há em relação ao Brasil, do tipo, 'não vá ao Bronx porque é perigoso', mas era uma comunidade tranquila onde fui criada", ela diz. "Não me deixavam sair muito quando pequena, então a cultura que tenho é a da escola e de casa. O resto era proibido."

Joy estudava em escola pública e morava na casa da avó. Essa experiência, de viver no Bronx com a família, ela diz, foi o que a formou. Mas a paixão pelo jazz veio há uns seis anos, quando ela estava terminando o ensino médio e o professor da banda da escola a chamou para cantar.

Mesmo com nenhum conhecimento de jazz, segundo ela mesma, Joy acabou sendo aprovada num programa de estudantes do gênero musical da Universidade do Estado de Nova York --e a partir daí só se aprofundou no estilo. "Tinha toda a música que cresci ouvindo e, de repente, há um novo jeito de se cantar que era clássico, mas algo que eu não estava familiarizada", diz.

Sua técnica de voz, ela diz, foi adquirida conforme se esforçava para colocar dentro do contexto de uma música os exercícios de canto que aprendia. "Foi ficando gradativamente mais fácil de equalizar meu cérebro e minha voz", diz. "Ouvia Sarah Vaughan e Ella Fitzgerald e tentava copiar, mas precisei de um tempo para processar antes de realmente conseguir cantar tão agilmente ou com a mesma precisão."

Tratada por críticos, após o Grammy, como uma artista que pouco acrescenta à música, apenas reproduzindo uma estética já há muito estabelecida, Joy diz que tem formação sólida para desenvolver seu trabalho. "Acho que tem muita gente cantando ou tocando jazz, mas que não sabe como ele soa", diz. "Ainda estou aprendendo sobre os sons e emergindo nessa música, mas acho que é o melhor lugar para se desenvolver."

Destacando como a liberdade de improvisação a ajudou a desenvolver o canto, Joy diz que, para fazer jazz, é necessário conhecer a história e saber como inserir sua individualidade. "Acho que foi isso o que todos os mestres fizeram --aprenderam dos mentores para depois criar, inovar, sem forçar, sendo orgânico, e é isso que espero fazer."

A voz de Joy é seu maior triunfo, e ela pretende usá-la para enaltecer a música brasileira. Diz que não conhece muito a produção artística do Brasil, mas admira Tom Jobim e Djavan e até aprendeu a cantar "Flor de Lis", sucesso do cantor e compositor alagoano, em português mesmo, para apresentá-la em seu show em São Paulo.

Quanto a Anitta, as duas ainda não se conheceram, mas já trocam até mensagens. "No Grammy, eu estava sentada em outra mesa, e os intervalos são muito curtos", diz Joy. "Mas nos mandamos mensagens no Instagram. Disse que ia ao Brasil. Ela disse 'me avise quando você for [ao Brasil] e vamos nos encontrar!'."

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Rihanna afirma que não há melhor momento para voltar aos palcos do que no Super Bowl

Modificado em 19/09/2024, 00:16

Rihanna afirma que não há melhor momento para voltar aos palcos do que no Super Bowl

(Divulgação)

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Rihanna, 34, que não se apresenta desde 2016, quando lançou "Anti", marcou para este domingo (12) o retorno aos palcos. A cantora se apresenta nesta noite no intervalo do Super Bowl, liga de futebol americano, com início previsto para às 20h30.

Ela afirmou que, quando recebeu o convite, ficou em dúvida, especialmente por ter se tornado mãe há alguns meses, e também por fazer sete anos que não subia nos palcos. Mas foi pensando justamente no filho que a cantora resolveu aceitar a proposta.

"Parece que só poderia ter sido agora. Quando recebi a ligação para fazer isso, pensei: 'Tem certeza? Faz três meses que tive meu filho devo tomar decisões importantes como essa agora? Tipo, eu posso me arrepender disso'", lembrou ela, em entrevista coletiva para a imprensa dos Estados Unidos na semana passada.

"Por mais assustador que tenha sido, porque não subo no palco há sete anos, há algo estimulante sobre o desafio de tudo isso. E é importante para mim fazer isso este ano. É importante para a representação e é importante que meu filho veja isso", completou. Rihanna afirmou ainda que, após se tornar mãe, sentiu que poderia conquistar qualquer coisa.

"Mas quando você se torna mãe, algo acontece onde você sente que pode conquistar o mundo, pode fazer qualquer coisa. E o Super Bowl é um dos maiores palcos do mundo", explicou.

A intérprete de "Work" disse que trabalhou por meses na apresentação e que a parte mais difícil durante o período foi restringir as músicas em 13 minutos. E comentou que esteve tão focada nos ensaios que esqueceu de seu próprio aniversário --20 de fevereiro.

"Estamos trabalhando nisso há algum tempo. Essa foi a parte mais difícil, decidir como maximizar 13 minutos. Mas esse show vai ser uma celebração", completou.

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Liniker é a primeira artista trans brasileira a ganhar um Grammy

A cantora venceu a categoria de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira no Grammy latino com o álbum "Borboleta Anil"

Modificado em 20/09/2024, 06:20

A cantora venceu a categoria de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira no Grammy latino com o álbum "Borboleta Anil".

A cantora venceu a categoria de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira no Grammy latino com o álbum "Borboleta Anil". (Redes Sociais/Divulgação)

Liniker, de 27 anos, se tornou nesta quinta-feira (17) a primeira artista transgênero brasileira a ganhar um Grammy e se emocionou ao receber o gramofone.

A cantora venceu a categoria de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira no Grammy latino com o álbum "Borboleta Anil".

Em seu discurso, Liniker agradeceu: "Olá. Eu sou a Liniker, sou uma cantora, compositora e atriz brasileira e hoje algo histórico acontece na história do meu país. É a primeira vez que um artista transgênero ganha um Grammy".

"Muito obrigada a toda a minha equipe, que está comigo desde o início, sonhando comigo. Obrigada a meus produtores, a todas as compositoras que trabalharam comigo nesse álbum. Estou muito feliz. Muito obrigada", finalizou.