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Empresas de ônibus são autuadas por má prestação de serviço na Rodoviária de Goiânia

Passageiros que estavam na rodoviária denunciaram que “tiveram seus direitos desrespeitados”

Modificado em 20/09/2024, 06:17

Empresas de ônibus são autuadas por má prestação de serviço na Rodoviária de Goiânia

(Galtiery Rodrigues)

O Procon Goiás autuou, nesta quarta-feira (2), Dia de Finados, três empresas de ônibus por má prestação de serviços. O órgão informou que as autuações vieram após uma fiscalização na Rodoviária de Goiânia verificar que as empresas não prestaram a devida assistência aos passageiros que, em razão dos bloqueios em rodovias promovidos por bolsonaristas, tiveram suas viagens canceladas.

Conforme o superintendente do Procon, Levy Rafael Cornélio, passageiros que estavam na rodoviária denunciaram que "tiveram seus direitos desrespeitados".

"Essas empresas não prestaram a assistência devida e necessária aos passageiros que esperavam a remarcação da passagem ou ainda tiveram dificuldade para fazer o cancelamento da passagem", afirmou Cornélio.

Como ainda cabe defesa das empresas, os nomes delas não foram divulgados. A reportagem entrou em contato com a assessoria da Rodoviária de Goiânia sobre o atual fluxo de cancelamentos de viagens e aguarda um retorno.

Direitos dos passageiros

O Procon destacou que a resolução de nº 4282 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) define que, em caso de atraso de mais de uma hora, o passageiro tem direito de ser acomodado em outro ônibus de outra empresa que ofereça serviço semelhante para o mesmo destino ou restituição imediata do valor do bilhete.

Caso seja um veículo em condições inferiores, deve receber a diferença do preço da passagem. Já em caso de atraso superior a três horas, a empresa é obrigada a oferecer alimentação aos passageiros.

Se a viagem não for remarcada para o mesmo dia, deverá ainda providenciar a hospedagem ao consumidor.

Bloqueios em rodovias

De acordo com um boletim da Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgado às 14h52 desta quarta-feira, haviam interdições parciais na BR-364, em São Simão; na 050, em Catalão; e na BR-060, em Rio Verde.

Em nota, a PRF informou que não existe nenhum ponto de bloqueio total em BRs que passam pelo estado. "As rodovias federais são locais de maior visibilidade, com maior concentração de pessoas gerando uma situação de maior complexidade para desmobilização", diz o texto.

Os bloqueios são promovidos por militantes bolsonaristas insatisfeitos com o resultado da eleição para presidente. Eles exigem, entre outras coisas, "intervenção federal" por parte das Forças Armadas.

Nesta quarta, o presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou a gravar um vídeo pedindo a desobstrução das rodovias.

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Procon autua Triunfo Concebra após encontrar buracos e ondulações em trecho da BR-153 em Goiás

Órgão ainda aplicou uma segunda autuação à concessionária pela falta de informações no pagamento de pedágio. A Triunfo Concebra tem até 20 dias para apresentar esclarecimentos

Registros da fiscalização do Procon-GO feita em um trecho da BR-153. (Divulgação/Procon-GO)

Registros da fiscalização do Procon-GO feita em um trecho da BR-153. (Divulgação/Procon-GO)

A Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon) em Goiás autuou a Triunfo Concebra, concessionária que administra a BR-153, por má conservação da rodovia. Em uma fiscalização feita no trecho da via que liga os municípios goianos de Hidrolândia e Professor Jamil, o órgão encontrou buracos e ondulações. Segundo o Procon-GO, essas irregularidades comprometem a segurança dos motoristas que passam pelo local.

A ação, realizada com o apoio da Polícia Rodoviária Federal em Goiás (PRF-GO), ocorreu na última terça-feira (21). O Procon-GO ainda aplicou uma segunda autuação à Triunfo Concebra pela falta de esclarecimentos no pagamento de pedágio. Segundo o órgão, a informação de que a empresa não aceita cartão de crédito não está disponível ao longo da estrada, o que gera constrangimento ao consumidor.

Em nota, a Triunfo Concebra disse que as necessidades no pavimento são maiores no período chuvoso e que, por isso, ampliou o número de equipes em todo o trecho de concessão. A empresa também explicou que as informações sobre as formas de pagamento são amplamente divulgadas em seus canais oficiais, como site, revista, placas nas rodovias e redes sociais (leia na íntegra ao final do texto) .

A Triunfo Concebra tem o prazo de até 20 dias para prestar esclarecimentos ao Procon-GO, contados a partir da data de autuação. À reportagem, o órgão de proteção ao consumidor informou também que iniciou essa fiscalização na BR-153 após receber denúncias. Caso deseje, a pessoa pode registrar uma reclamação no Procon Goiás pelo número 151 e pelo site .

Nota da Triunfo Concebra

A Triunfo Concebra informa que terça-feira (21), às 16h35min, recebeu a notificação do Procon e esclarecerá dentro do prazo todos os pontos ao órgão competente.

A Triunfo Concebra informa que no período chuvoso são maiores as necessidades no pavimento, por isso, em todo o trecho de concessão ampliou o número de equipes para 23, as programações diárias dos serviços estão disponíveis nas redes sociais @triunfoconcebra no Instagram, Threads e X.

Em específico no trecho de Professor Jamil/GO, a Concessionária adicionou uma equipe de manutenção do pavimento, inclusive no trajeto de deslocamento do Procon, foi confirmado que havia equipe atuando no pavimento.

A Concessionária adiciona que informações sobre as formas de pagamento são amplamente divulgadas em seus canais oficiais, como o site, revista, placas nas rodovias e redes sociais. A sinalização da praça de pedágio segue a previsão contratual junto à agência reguladora.

A Triunfo Concebra reafirma seu compromisso com a segurança dos usuários que trafegam nas rodovias sob sua concessão, mantendo equipes de pavimentação e conservação em regime contínuo, para manter as estradas em condições de trafegabilidade.

Registros da fiscalização do Procon-GO feita em um trecho da BR-153. (Divulgação/Procon-GO)

Registros da fiscalização do Procon-GO feita em um trecho da BR-153. (Divulgação/Procon-GO)

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Procon-GO quer explicações do Facebook por anúncios de venda de cigarro eletrônico

Empresa é notificada a interromper a divulgação de cigarro eletrônico e acessórios após identificar anúncios em violação às normas da Anvisa

Modificado em 12/12/2024, 11:45

Procon Goiás notifica Meta sobre publicidade de cigarros eletrônicos em suas plataformas (Divulgação/Procon-GO)

Procon Goiás notifica Meta sobre publicidade de cigarros eletrônicos em suas plataformas (Divulgação/Procon-GO)

O Procon Goiás notificou a Meta (empresa responsável pelo Facebook e Instagram) a respeito de publicidade irregular de aparelhos para consumo de tabaco aquecido, os chamados vapes e pods (cigarros eletrônicos), no Facebook. A reportagem entrou em contato com a Meta, solicitando um posicionamento, mas não teve retorno.

A Meta foi notificada pelo Procon Goiás, após o órgão realizar um monitoramento do marketplace da plataforma e constatar diversas propagandas de estabelecimentos que comercializam estes produtos em Goiás.

O Procon Goiás notificou e autuou a empresa Meta pela divulgação e exposição desses produtos através das redes sociais. Começamos a verificar a exposição desse produto (nas redes sociais) que infringe algumas regras do Código do Consumidor de comercialização de produtos nocivos à saúde e em desacordo com a própria Anvisa", disse o superintendente do Procon Goiás, Marco Palmerston, em entrevista à TV Anhanguera.

Desde 2009, por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a comercialização, importação e propaganda de todos os tipos de dispositivos eletrônicos para fumar são proibidas no Brasil.

Segundo o Procon Goiás, a Meta também foi notificado para interromper imediatamente toda e qualquer forma de divulgação da comercialização de cigarros eletrônicos e acessórios.

"Essa propaganda é uma prática abusiva, pois você está vendendo um produto que faz mal à saúde. Eles foram autuados e têm 10 dias para estarem respondendo a nossa notificação. A Meta ainda não respondeu e estamos aguardando o que vai vir de resposta. Com certeza, haverá uma sanção administrativa e uma multa por essa prática abusiva", afirmou o superintendente do Procon Goiás à TV Anhanguera.

Fiscalização

O Procon Goiás apreendeu quase 13 mil unidades de cigarros eletrônicos e acessórios entre 2021 e 2024 (Divulgação/Procon-GO)

O Procon Goiás apreendeu quase 13 mil unidades de cigarros eletrônicos e acessórios entre 2021 e 2024 (Divulgação/Procon-GO)

Em Goiás, o Procon realiza operações mirando tabacarias e outras empresas que vendam vapes e cigarros eletrônicos. Entre os anos de 2021 a 2024, o órgão fiscalizou 61 estabelecimentos comerciais, resultando em 48 autos de infração. Nesse período, foram apreendidas quase 13 mil unidades de itens entre cigarros eletrônicos, vapes, acessórios, essências e pods, totalizando mais de 650 quilos de produtos.

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Procon divulga pesquisa de preço de produtos pré-Black Friday; Veja lista

Procon divulga pesquisa de preço de produtos pré-Black Friday; Veja lista

(Divulgação/Procon Goiás)

A Black Friday chegou e o Procon Goiás divulgou uma pesquisa de preços pré-Black Friday, um monitoramento de preços de uma amostra de produtos como eletroeletrônicos, vestuário, calçados e eletrodomésticos para orientar o consumidor se as ofertas têm realmente o desconto anunciado. O levantamento foi feito de 1 a 8 de novembro com cerca de 123 produtos.

De acordo com o Procon, a pesquisa vai permitir combater práticas abusivas, como as falsas promoções tradicionalmente conhecidas como "metade do dobro". Nesta sexta-feira (29), os pesquisadores do Procon Goiás voltarão às ruas, verificando os preços no dia da Black Friday. As empresas que praticarem publicidade enganosa ou descumprirem a oferta poderão ser autuadas.

Orientações
-- Realize um planejamento e faça definição de um orçamento do quanto pode gastar.
-- Pesquise os preços com antecedência.
-- Compare o valor das promoções dos produtos em diferentes lojas, inclusive nas virtuais.
-- Verifique a reputação das empresas e lojas em que deseja comprar.
-- Se atente a política de trocas e devolução das lojas, já que a obrigação de troca é somente em caso de vícios.
-- Cuidado redobrado nas ofertas muito abaixo do mercado.

Veja a lista de preços pré-Black Friday para comparação.

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Procon apreende quase 510kg de carne imprópria para consumo em supermercado de Aparecida de Goiânia

Produto estava em um único supermercado na Vila Brasília

Carne imprópria para o consumo foi apreendida num supermercado na Vila Brasília, em Aparecida de Goiânia

Carne imprópria para o consumo foi apreendida num supermercado na Vila Brasília, em Aparecida de Goiânia (Procon-GO)

Uma operação de fiscalização do Procon Goiás apreendeu e descartou quase 510 quilos de carnes impróprias para consumo no açougue de em um único supermercado, localizado na Vila Brasília, em Aparecida de Goiânia, na terça-feira (19). Os agentes chegaram até ao supermercado após denúncia anônima. O nome do estabelecimento não foi divulgado.

No local, os fiscais encontraram mais de 460 quilos de carnes, principalmente bovina, sem informações como corte ou data de vencimento, algumas com cor escurecida, aspecto deteriorado e indícios de putrefação. Além disso, havia peixe sem informação sobre origem e sem selo de conformidade dos órgãos competentes.

Os agentes também flagraram nos balcão do açougue peças de frango que deveriam ser vendidas congeladas, mas estavam descongeladas e sem data de quando esse descongelamento foi feito. Em diversos espaços do supermercado, os fiscais relatam que havia muitas moscas juntamente com as carnes.

Segundo o Procon, a venda no açougue foi suspensa temporariamente para devida higienização do local. O supermercado foi autuado por colocar à venda produtos impróprios, que podem comprometer a saúde dos consumidores. O estabelecimento tem 20 dias para apresentar defesa.

Como dennciar

O Procon Goiás recomenda aos consumidores que sempre estejam atentos ao prazo de validade dos produtos que forem adquirir em supermercados, observando as condições de armazenamento e higiene do local. No caso de compras de carnes, é necessário verificar se os itens têm selos de inspeção e também reparar no aspecto da carne, que precisa ter consistência firme, sem escurecimento ou manchas esverdeadas.

O consumidor pode fazer denúncias pelos telefones 151 (Goiânia) ou (62) 3201-7124 (interior). A reclamação pode ser feita também pela plataforma Procon Web .