Geral

Equatorial Goiás reforça dicas de segurança com energia elétrica e as crianças

Distribuidora enfatiza cuidados que os pais ou responsáveis devem ter para prevenção de acidentes com as crianças

Modificado em 04/11/2024, 08:47

Equatorial Goiás reforça dicas de segurança com energia elétrica e as crianças

(Divulgação Equatorial)

Neste sábado (12) é celebrado o Dia das Crianças e famílias de todo Brasil se preparam para presentear e vivenciar momentos de lazer com os seus filhos. Neste cenário, a Equatorial Goiás traz informações para que essa comemoração seja segura, com dicas de prevenção de acidentes elétricos com os pequenos.
<br />

Uma das principais recomendações é o uso de protetores nas tomadas. Isso evita que as crianças coloquem as mãos ou introduzam objetos metálicos nos plugues. Os pais e responsáveis também precisam ficar atentos com os equipamentos comuns do dia a dia e orientar os filhos para não abrirem geladeiras e freezers com os pés descalços ou com o corpo molhado.
<br />

De acordo com o executivo de Segurança da Equatorial Goiás, Alex Fernandes, com o aumento do uso de brinquedos e equipamentos eletrônicos, como computadores, videogames e tablets, os cuidados devem começar na escolha do produto, avaliando a faixa etária indicada e a voltagem. "É importante que estes brinquedos tenham o selo do Inmetro, com instruções de uso de forma segura e em português, além da garantia de checagem do órgão", reforça.
<br />

Segundo Alex, deve-se lembrar de desconectar esses aparelhos das tomadas quando não estiverem em uso. "Essa ação evita desperdício e minimiza possíveis riscos de acidentes, mas o ideal é que esta ação seja realizada por um adulto ou sob sua supervisão, pois os fios jamais devem ser puxados", explica.

Outra questão, é que estes equipamentos, incluindo celulares, não devem ser usados enquanto conectados à fonte de energia e é indicado que sejam desconectados ao atingirem 100% de carga.
<br />

Outro ponto importante, destacado pelo Alex, é utilizar carregadores certificados e aprovados pela ANATEL e, antes do uso, verificar se há dano no produto, prevenindo situações que podem causar choque elétrico.
<br />

Em caso de acidentes envolvendo energia elétrica dentro de casa, desligue o disjuntor elétrico ou a chave geral e providencie socorro ligando para o Corpo de Bombeiros (193) ou para o Samu (192). Ocorrências com a rede de distribuição de energia devem ser comunicadas imediatamente à Equatorial Goiás, por meio do 0800 062 0196.

Geral

Saiba como alterar o vencimento da fatura de energia

Escolher a melhor data para acompanhar o orçamento ajuda a evitar corte do serviço; Equatorial Goiás oferece seis opções de dias para escolha do cliente

Pedido de mudança do vencimento da fatura pode ser feito virtualmente

Pedido de mudança do vencimento da fatura pode ser feito virtualmente (Divulgação Equatorial Goiás)

Pagar uma conta com atraso devido incompatibilidade da data de vencimento da fatura com a programação financeira mensal gera, além de dor de cabeça, impacto no orçamento. No entanto, quando o assunto é fatura de energia elétrica, adequar isso com o vencimento alternativo é bem simples.

Caso a data de vencimento da sua conta de luz não atenda a sua necessidade, basta solicitar a mudança para a Equatorial Goiás. A Distribuidora oferece seis opções de data, conforme estabelece a pela Resolução Normativa ANEEL nº 1000/2021 (Art. 338).

A conta de energia deve chegar no endereço cadastrado no sistema da concessionária até cinco dias antes da data de vencimento e o consumidor tem o direito de escolher a melhor data de vencimento para a fatura, evitando a cobrança de encargos por possíveis atrasos (multa, juros e correção monetária).

"Importante ressaltar que, ao escolher uma nova data, o vencimento será alterado a partir do próximo ciclo de faturamento. Se o cliente já tinha uma data de vencimento alternativa e faz a mudança, pode acumular duas faturas para o vencimento no mesmo mês posterior ao pedido, mas cada fatura equivalente à um período de consumo diferente", explica o executivo de Faturamento da Equatorial Goiás, Marcos Aurélio Silva.
<br />

Para maior comodidade, o cliente pode realizar a solicitação da mudança da data de vencimento sem sair de casa, por meio dos canais oficiais da concessionaria:
<br />

  • Agência virtual no site www.equatorialenergia.com.br;
  • Call Center 0800 062 0196; <br />
  • Basta fazer o login com a Unidade Consumidora, CPF e data de nascimento e preencher o formulário para alterar a data no link: Conta - Vencimento Alternativo da Conta.

    Geral

    Torta na Cara, queimada e oficina de slime são atrações do Dia das Crianças no Estação Goiânia

    Modificado em 04/11/2024, 08:52

    Torta na Cara, queimada e oficina de slime são atrações do Dia das Crianças no Estação Goiânia

    (Divulgação)

    O Dia das Crianças, no próximo sábado (12), terá várias atrações no shopping Estação Goiânia, que fica na Avenida Goiás, em frente à rodoviária. O dia será recheado de atividades em uma programação especial em parceria com o Space Jump.

    Estão previstas competição de basquete, Space Ninja, Escalada, Slackline e queimada na Arena Trampolins, e pintura de rosto, pintura em telas, oficina de massinha, oficina de slime e mesa de ping-pong, além da famosa competição Torta na Cara. Para comer, o centro de compras e o Space Jump prepararam pipoca e algodão doce.

    Pela manhã, as crianças poderão acompanhar apresentações do Michey e Minnie, a partir das 10h, e à tarde, às 15h, a alegria vai ficar por conta de palhaços.

    Para os grandinhos, o Estação vai oferecer um estande de degustação de Chopp Ster e aula de Parkour na arena com os professores do Fly Parkour. Todas as atividades serão gratuitas, com exceção ao acesso aos trampolins. Os ingressos, que estão com preço promocional neste mês, são vendidos no local. O Estação funciona das 10h às 22h no sábado e das 10h às 20h no domingo.

    Geral

    Sesc Goiás oferece programação especial para o Dia das Crianças em Goiânia e Anápolis

    Espetáculos, shows, cinema e oficinas são algumas das atrações

    Modificado em 04/11/2024, 08:59

    Chapeuzinho vermelho

    Chapeuzinho vermelho (Divulgação)

    A comemoração mais especial do mês de outubro está chegando e para deixar a data ainda mais alegre o Sesc Goiás preparou uma programação especial para as unidades do Sesc Centro, Faiçalville e Universitário, em Goiânia, e em Anápolis (GO). São atividades que incluem música, teatro, oficina e cinema, em sua maioria com entrada gratuita e algumas com valores acessíveis.

    O presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac, Marcelo Baiocchi, explica que "a programação tanto em Goiânia, quanto em Anápolis, é uma alegria para todas as famílias, pois além de proporcionar um momento de interação, cultura e lazer, também promove os talentos dedicados ao público infantil", diz.

    Segundo o diretor regional do Sesc e Senac, Leopoldo Veiga Jardim, a programação foi preparada com muito carinho para tornar o dia inesquecível não só para as crianças, mas para toda a família. "O Dia das Crianças é uma data marcante na infância de qualquer pessoa e nada melhor que promover um momento ímpar na vida dos pequenos junto aos seus familiares", destaca.
    Confira a programação completa: Anápolis
    Contação de Histórias com Luís Eduardo Ferreira (AC)
    Data: 10/10/24 (quinta-feira)
    Horário: 16h
    Local: Sesc Anápolis
    Classificação indicativa: livre
    Gratuito
    Show Casquinha, com a Banda Cascavelvet (GO)
    Data: 11/10/24
    Horário: 20h
    Local: Sesc Anápolis
    Classificação: livre
    Ingressos a partir de R$11 no Sympla
    Espetáculo: "O Mágico de Oz", com Ilumini (GO)
    Data: 12/10/24
    Horário: 15h
    Local: Sesc Anápolis
    Classificação indicativa: livre
    Ingressos a partir de R$11 no Sympla
    Espetáculo: Luas e Luas
    Data: 12/10/24 (sábado)
    Horário: 20h
    Local: Teatro Municipal de Anápolis
    Classificação indicativa: livre
    Entrada:
    1kg de alimento não perecível para trabalhadores do comércio e dependentes
    2kg de alimento não perecível para o público em geral
    Oficina: Composição e improvisação para criação cênica e sua relação com a primeira infância, com Andrea Jabor (RJ)
    Data: 13/10/24
    Horário: das 9h às 12h
    Local: Sesc Anápolis
    Classificação indicativa: a partir de 16 anos
    Contação de Histórias com Zé do Conto (GO)
    Data: 13/10/24 (domingo)
    Horário: 15h
    Local: Sesc Anápolis
    Classificação indicativa: livre
    Gratuito
    Espetáculo: "É o Bicho!"
    Data: 13/10/24 (domingo)
    Horário: 19h
    Local: Teatro Municipal de Anápolis
    Classificação indicativa: a partir de 4 anos
    Entrada:
    1kg de alimento não perecível para trabalhadores do comércio e dependentes
    2kg de alimento não perecível para o público em geral
    Goiânia Sesc Centro Espetáculo: Contos, cantos e otras cositas mas
    Projeto: Otras Cositas Mas
    Dia: 12/10/24 (sábado)
    Horário: 10h
    Local: Biblioteca Sesc Centro
    Gênero: Teatro
    Classificação Indicativa: Espetáculo para crianças
    Apresentação de números circenses
    Oficinas de perna de pau, tecido acrobático, lira, malabares, equilibrismo, acrobacias de solo e acrobacias com cama elástica.
    Grupo: Circo Laheto
    Dia: 12/10/24 (sábado)
    Horário: 10h30 às 13h30
    Local: Rua 15 Setor Central
    Oficina de carimbo com Maria Angélica
    Dia: 12/10/24 (sábado)
    Horário: 11h às 13h
    Local: Sesc Centro
    Classificação Indicativa: A partir de 6 anos de idade
    Oficina de culinária
    Dia: 12/10/24 (sábado)
    Horário: 10h30, 11h30, 13h e 14h
    Local: Sesc Centro
    Classificação Indicativa: A partir de 6 anos de idade
    As inscrições serão feitas na unidade 1 hora antes do início da oficina. É importante levar documentação das crianças.
    Oficina de dedoche com Kate Flor
    Dia: 12/10/24 (sábado)
    Horário: 13h às 15h
    Local: Sesc Centro
    Classificação Indicativa: A partir de 5 anos
    Mostra de Cinema -- Curtas
    • Geração Alpha (11 min)
    • Todos os inscritos de Ness (18 min)
    Dia: 12/10/24 (sábado)
    Horário: 13h às 13h40
    Local: Biblioteca Sesc Centro
    Gênero: Cinema
    Classificação Indicativa: Livre
    Espetáculo: Chapeuzinho Vermelho
    Grupo: Ilumini Personagens Vivos
    Dia: 12/10/24 (sábado)
    Horário: 15h
    Local: Teatro Sesc Centro
    Gênero: Teatro
    Classificação Indicativa: Espetáculo para crianças
    A entrada é gratuita, porém é necessário retirar os ingressos um dia antes do evento no Sympla. Clique aqui
    Show: Beatles para crianças... O primeiro show de rock
    Banda: BPC (SP)
    Dia: 12/10/24 (sábado)
    Horário: 16h
    Local: Rua 15 - Centro
    Gênero: Música
    Classificação Indicativa: Show para crianças
    Sesc Universitário Dia 12 de outubro (sábado)
    10h -- Jogos de tabuleiro
    11h -- Oficina: brinquedos de tampinhas
    13h - Apresentação artística: Grupo Taquitá - Música e Arte-Educação para o público infantil e toda a família, com shows, oficinas e aulas
    14h -- Escorregador inflável na piscina
    15h -- Gincanas em equipe
    16h - Caça ao tesouro no parquinho
    Dia 13 de outubro (domingo)
    9h -- Vestindo personagens
    10h -- Desafio "Mestre Mandou"
    11h -- Escorregador inflável
    14h -- Gincanas em equipe
    Sesc Faiçalville Dia 12 de Outubro (Sábado)
    10h - Oficina criativa
    13h - Show na piscina com Jaqueline Leal
    14h - Polo aquático
    16h30 - Karaokê
    Dia 13 de outubro (domingo)
    10h - Oficina de pintura
    13h - Show na piscina com o grupo Taquitá Música e Arte-Educação para o público infantil e toda a família, com shows, oficinas e aulas
    15h - Caça ao tesouro
    16h30 - Basquete aquático

    IcMagazine

    Famosos

    Orum Aiyê Quilombo Cultural apresenta espetáculos de palhaçaria em Goiânia

    Modificado em 04/11/2024, 08:47

    Orum Aiyê Quilombo Cultural apresenta espetáculos de palhaçaria em Goiânia

    (Layza Vasconcelos)

    Neste mês de outubro, a infância ocupa o palco do Orum Aiyê Quilombo Cultural. Para celebrar o dia das crianças, serão apresentados três espetáculos de palhaçaria cujo protagonismo é de artistas pretos.

    Nesta sexta-feira (11), o espetáculo "Minha Vida de Palhaço" abre a programação. Na sequência é a vez, da peça "O bambolero", no sábado (12). Fechando as atrações está o espetáculo "Mocotó Ooohhh!!!", no domingo (13).

    As apresentações acontecerão às 19h30 na sede do Orum, localizado na Rua 10, quadra L, lote 10, no Residencial Nossa Morada. Os ingressos para o evento custam R$15 inteira e R$7 a meia (para todas aquelas garantidas por leis, além de pessoas negras). Ainda há possibilidade do ingresso social, de R$10 mais um quilo de alimento ou um kit higiene.

    O evento faz parte do projeto de manutenção de dinamização de empresas e espaços culturais do edital 19/2023 aprovado pela lei Paulo Gustavo.

    O objetivo deste evento é levar a palhaçaria, arte da insubordinação, da insurreição e do erro para as crianças. "O palhaço representa uma mistura de ingenuidade e, em contraponto, de esperteza, trazendo a naturalidade no erro do ser humano com o ar da comicidade. Ele traz, assim, a possibilidade de ser leve diante de uma sociedade que constantemente cobra uma perfeição no mercado de trabalho, estética, social, algo que é inalcançável simplesmente por sermos humanos", compartilha Raquel Rocha, produtora do projeto. Ela compartilha a produção deste trabalho com Marcelo Marques, Rafaela Rocha e Matheus Alcântara. Bruce Perrez Kpade está na assistência de produção.

    Sobre Orum Aiyê Quilombo Cultural

    Fundado por Raquel Rocha e Marcelo Marques, nessa encruzilhada de valores e ideologias afro centradas, o Orum Aiyê segue o caminho da resistência, do afro afeto, do sorriso surgido a partir do compartilhar da memória preta e da força que se sente em estarmos todos em estado de Ubuntu - 'uma pessoa é uma pessoa por meio de outras pessoas'.

    Trata-se do Quilombo Cultural que surge de forma inovadora na região Norte de Goiânia visando ações que vão de encontro à luta anti-racista, pensando ações afirmativas que potencializam o protagonismo, formação e produção assim como empoderamento artístico preto

    Sobre Marcelo Marques

    Palhaço, ator, circense , diretor mestre em Educação transdisciplinar em goiânia desde 2004 é co-fundador do Orum Aiyê Quilombo. Viajou o mundo com a Arte Circense levando espetáculos em diversos locais culturais como o Sibio, Festival Internacional de Teatro, na Romênia em 1998, Festival de Almada em Portugal em 1999, no Theater Der Welt em Berlim, EXPO Hannover na Alemanha, assim como outros festivais em Itália e na França.

    Seu caminhar artístico o levou a participar, para além dos palcos teatrais e de rua, de programas de TV como o quadro Circo do Faustão, além de apresentações em outros programas como Xuxa no Mundo da Imaginação , Turma do Didi e participações em novelas como Desejos de Mulher, Coração de Estudante, entre outras.

    Serviço:

    Orum Aiyê Quilombo Cultural apresenta três espetáculos de palhaçaria no fim de semana das crianças

    11/10 - "Minha Vida de Palhaço", com Marcelo Marques

    12/10 - "O bambolero", com Saracura do Brejo

    13/10 - "Mocotó Ooohhh!!!", com Marcelo Marques

    Horário: 19h30

    Ingressos: R$15 inteira; R$7 meia (pessoas garantidas por lei e pessoas negras) e ingressos sociais a R$10 reais mais um quilo de alimento ou kit higiene. Os itens arrecadados serão doados para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

    Local: Orum Aiyê Quilombo Cultural, (Rua 10, Qd L, Lt. 10, Residencial Nossa Morada - Goiânia/GO)