Geral

Estudantes do 9º ano de escolas públicas podem concorrer a bolsas para o ensino médio

Instituto Ser Tão Grande abre inscrições para o Processo Seletivo 2025, oferecendo financiamento educacional e programas de desenvolvimento pessoal

Modificado em 17/09/2024, 17:26

Estudantes do 9º ano de escolas públicas podem concorrer a bolsas para o ensino médio

(Divulgação)

Estudantes da rede pública que cursam o 9º ano do ensino fundamental podem se inscrever para a seleção do Instituto Ser Tão Grande até o dia 13 de setembro. Os jovens selecionados terão acesso a financiamento educacional durante todo o ensino médio, curso de inglês, além de mentoria na área de interesse.

O Instituto Ser Tão Grande atua em duas frentes: o financiamento integral do ensino médio nas melhores escolas particulares de Goiânia, como COPE, ARENA, ÁTRIO e SIMBIOS; ou, para os alunos que optarem por continuar na escola pública, o financiamento de cursos de reforço no contraturno.

Todos os estudantes, independentemente da escolha, terão acesso a aulas de inglês, garantindo uma formação completa e preparada para os desafios futuros.

Além dos benefícios acadêmicos, os Jovens Ser Tão Grande contarão com uma rede de mentoria formada por profissionais de destaque em suas áreas e com experiências em universidades de referência mundial, como Harvard e Columbia. Esta mentoria visa não apenas apoiar o desenvolvimento acadêmico, mas também preparar os jovens para se destacarem em suas futuras carreiras.
Inscrições e Critérios
As inscrições estão abertas até 13 de setembro de 2024 e devem ser realizadas exclusivamente neste site . Podem participar alunos que estudem em escolas públicas, que tenham renda bruta familiar de até 1,5 vezes o salário mínimo per capita (atualmente R$ 2.118,00) e que tenham entre 12 e 15 anos.

Para mais informações sobre o processo seletivo, acesse o site https://institutosertaogrande.org/ ou siga o Instituto no Instagram (@institutosertaogrande).

IcEconomia

Emprego

Idtech abre processo seletivo para unidades de saúde em Goiânia, Ceres e Iporá

Modificado em 04/11/2024, 08:58

Idtech abre processo seletivo para unidades de saúde em Goiânia, Ceres e Iporá

(Divulgação)

O Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) abre Processo Seletivo para contratação imediata e formação de cadastro de reserva. Os interessados devem se inscrever até segunda-feira (23), pelo site http://idtech.org.br, na seção "Trabalhe Conosco", e acessar o edital onde está disponível o link para inscrição, que é gratuita.

Os profissionais poderão atuar em Goiânia, no Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) ou no Hemocentro Coordenador Estadual de Goiás Prof. Nion Albernaz, da Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos -- Rede Hemo, unidades geridas pelo Idtech, em Ceres, no Hemocentro Regional e em Iporá, na Unidade de Coleta e Transfusão -- UCT.

A avaliação dos candidatos será realizada por meio de Avaliação de Conhecimentos Gerais e/ou Específicos (On-line) e Avaliação Curricular, Avaliação Psicológica e/ou Dinâmica em Grupo e Entrevista por Competência (Presencial ou On-line).

Os salários vão de 1.788,60 a 11.589,59. Os selecionados serão contratados em regime da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e terão benefícios específicos de acordo com a carga horária e local de trabalho, relativos à alimentação, além de seguro de vida e convênio com o Serviço Social do Comércio (Sesc).

Os candidatos devem acompanhar os resultados e as convocações do processo seletivo, exclusivamente, pelo site. O cronograma completo, com datas das etapas do processo seletivo, está disponível no edital no mesmo endereço eletrônico. No interior, as vagas são para os cargos de biomédico, farmacêutico e enfermeiro (a). Veja abaixo as oportunidades disponíveis em Goiânia.
Confira os cargos
Analista em Saúde - Assistente Social
Analista em Saúde - Enfermeiro/Transplante de Medula Óssea
Analista em Saúde - Enfermeiro/Transplante e Hemodiálise
Analista em Saúde - Enfermeiro/Qualidade
Analista em Saúde - Fisioterapeuta
Analista em Saúde - Fonoaudiólogo
Analista em Saúde -- Médico Hematologista
Analista em Saúde - Médico Intensivista
Analista em Saúde - Psicólogo/Hospitalar
Assistente em Biblioteconomia Júnior
Auxiliar Administrativo Júnior/Farmácia
Auxiliar Administrativo Junior/Recepção
Auxiliar Administrativo Pleno/Dpto Pessoal
Técnico em Saúde - Enfermagem/Transplante de Medula Óssea
Técnico em Saúde - Enfermagem/Clínicas
Técnico em Segurança do Trabalho

Geral

Doação de órgãos é tema de palestra da Liga Doa Goiás em parceria com o Sesc

Modificado em 04/11/2024, 08:48

Doação de órgãos é tema de palestra da Liga Doa Goiás em parceria com o Sesc

(Divulgação)

No próximo dia 30, às 18h30, no Teatro Sesc Centro, a Liga Acadêmica de Doação e Captação de Órgãos para Transplante, o Sesc Goiás e o CDI Goiânia realizam a palestra sobre "Panorama nacional de doação de órgãos -- mitos e verdades".

Objetivo dos realizadores é levar mais informações e desmistificar a prática solidária de doação de órgãos. Conscientizar sobre o processo de captação, transplante e doação de órgãos, informar os fatores que determinam a doação, compatibilidade entre doador e receptor e sanar possíveis dúvidas dos participantes completam o propósito do evento. Alunos do curso de Enfermagem que participarem da palestra receberão certificado de horas extracurriculares.

A Liga Doa Goiás é a primeira Liga Acadêmica da Faculdade de Enfermagem (FEN) da Universidade Federal de Goiás (UFG), fundada em 2018, é formada por professores e alunos externos, que se dedicam ao tripé ensino, pesquisa e extensão.

A organização promove eventos dos mais variados sobre a temática da doação e captação de órgãos para transplante e tem por premissas a conscientização e disseminação de informações ao público, sensibilização e promoção de uma educação permanente de profissionais de saúde.

Estimular a comunidade acadêmica e profissionais de saúde a produzir conhecimento científico sobre as doações e prestar auxílio às comissões intra-hospitalares de doação de órgãos e tecidos para transplantes (CIHDOTTs), além dos hospitais e unidades de saúde públicos ou privados fazem parte do escopo de atuação da organização.

De acordo com o diretor regional do Sesc e Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social dos trabalhadores, seus familiares e comunidade é parte da missão do Sesc. Ter uma parceria com a Liga Doa Goiás, da Faculdade de Enfermagem da UFG e o Grupo CDI contribui para expandirmos o raio de atuação do nosso programa Sesc Saúde e faz com que temas como a doação de órgãos e tecidos sejam amplamente divulgados e que ganhem novos adeptos", ressalta.

SERVIÇO: Palestra "Panorama nacional de doação de órgãos -- mitos e verdades"
Data: 30 de setembro
Horário: 18h30
Local: Teatro Sesc Centro -- Goiânia (GO)
Inscrições gratuitas pelo Sympla: Panorama atual da Doação de Órgãos no Brasil em Goiânia

Geral

Escola de Artes Visuais está com inscrições abertas para oficina de Xilogravura

Interessados podem se inscrever até o dia 15 de setembro. Estão sendo ofertadas 31 vagas para maiores de 16 anos

Modificado em 17/09/2024, 17:23

Escola de Artes Visuais está com inscrições abertas para oficina de Xilogravura

(Divulgação)

A Escola de Artes Visuais (EAV), unidade da Secretaria de Estado da Cultura, está com inscrições abertas até o dia 15 de setembro, para oficina de Xilogravura Tradicional, a ser ministrada pelo artista plástico Antunis Arantes. As aulas serão realizadas de 16 a 30 de setembro, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 16h30, na sede da escola que funciona no Centro Cultural Octo Marques.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail: ccom@goias.gov.br, com as seguintes informações: nome, CPF, endereço, e-mail e telefone. Menores de 18 anos devem encaminhar uma declaração de autorização do (a) responsável legal assinada pelo mesmo (a). O aluno deverá providenciar o material que será utilizado no curso.

Estão sendo ofertadas 31 vagas, para maiores de 16 anos. Como as vagas são limitadas, as inscrições se encerrarão assim que atingir o quantitativo disponível. A metodologia da oficina é a introdução à Xilogravura e sua técnica, praticando o uso de ferramentas específicas, suportes, gravação da matriz e impressão manual.

Além de apresentar propostas para desenvolver a linguagem da gravura com tiragens numeradas, prova de artista, matriz perdida e livre criação. O público alvo são artistas interessados nesta linguagem artística e suas técnicas. Não é necessário ter feito curso de desenho.
Serviço: Oficina de Xilogravura Tradicional
Inscrições : Até 15/09
Aulas: De 16 a 30/09 (segunda, quarta e sexta-feira: 14h às 16h30)
Local: Escola de Artes Visuais, localizado no Centro Cultural Octo Marques - Centro

IcEconomia

Emprego

Últimos dias para se inscrever nos cursos gratuitos do Qualifica Goiás

São 1.250 vagas distribuídas em oito cidades do estado para atender jovens de 16 a 29 anos de idade. As primeiras turmas iniciam as aulas no princípio de outubro

Modificado em 17/09/2024, 17:25

Últimos dias para se inscrever nos cursos gratuitos do Qualifica Goiás

(Divulgação)

O Qualifica Goiás recebe inscrições até domingo (15) para as 1.250 vagas de cursos de qualificação profissional gratuitos, que serão administrados pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), em 16 municípios - Anápolis, Aparecida de Goiânia, Catalão, Cidade de Goiás, Cristalina, Formosa, Goianésia, Goiânia, Goiatuba, Jaraguá, Piranhas, Porangatu, Santa Helena de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, Uruana e Valparaíso de Goiás.

A ação é destinada a jovens de 16 a 29 anos que moram no estado e desejam ingressar no mercado de trabalho. Os cursos de qualificação têm carga horária de 200 horas e serão oferecidos nos turnos matutino, vespertino e noturno, de forma presencial, exigindo do candidato o ensino fundamental completo, o médio completo ou em processo de conclusão.

Tem prioridade no programa, os jovens cadastrados no Sistema Nacional de Emprego (Sine) e no CadÚnico. O candidato que atender aos requisitos do CadÚnico poderá receber auxílio de até R$ 220 para ajudar nas despesas de alimentação e transporte durante os três meses (aproximadamente) de execução da qualificação profissional.

O Qualifica Goiás representa uma janela de oportunidades para jovens que estão nessa faixa etária, que não estudam nem possuem ocupação profissional. De acordo com dados do Ministério do Trabalho, o primeiro trimestre de 2024 registrou 4,6 milhões de jovens nessa situação.

Todos os cursos do Qualifica Goiás foram desenvolvidos para atender às demandas atuais do mercado de trabalho com foco em ocupações demandadas pelos setores produtivos locais ou relacionadas à vocação econômica das regiões, com impactos positivos na redução da vulnerabilidade socioeconômica.

Atendendo a requisitos do Qualifica Goiás, o CETT-UFG poderá utilizar as estruturas das Escolas do Futuro (EFG) e dos Colégios Tecnológicos (Cotec), sediados nas localidades mencionadas. O objetivo é contribuir com a formação geral, com o acesso e permanência das pessoas nos cursos, visando a chegada ao mercado de trabalho, garantindo, assim, a geração de renda, inclusão e redução de desigualdades.

O início das aulas está previsto para o princípio de outubro, quando o CETT e a UFG receberão em Goiânia representantes do Ministério do Trabalho para oficializar a abertura das aulas, em cerimônia a ser agendada.

O Qualifica Goiás é uma ação do Governo Federal em parceria com a Universidade Federal de Goiás, por meio do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG). A iniciativa está no âmbito do Programa Brasileiro Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional.

As inscrições são feitas nesta página , onde os editais estão disponíveis para leitura e conhecimento dos interessados. Confira as opções de cursos, nas áreas de saúde, agricultura, informática, beleza, turismo, culinária, modelagem:

  • Suporte e Manutenção de Computadores
  • Instalação e Manutenção de Redes de Computadores
  • Segurança de Computadores
  • Gastronomia Brasileira e Regional
  • Corte e Costurado Básico ao Avançado
  • Enfermagem no Atendimento a Áreas Hospitalares Específicas
  • Assistente em Manejo e Adubação do Solo
  • Sistemas Agroflorestais
  • Auxiliar de Modelagem
  • Assistente de Modelagem
  • Serviços de Beleza
  • Auxiliar em Higiene e Saúde Ocupacional