Geral

Fotografia de alimentos para empreendedores é tema de curso gratuito

Em parceria com o Sebrae, a aula apresenta técnicas e dicas para ampliar o apelo visual, atrair clientes e aumentar suas vendas

Modificado em 17/09/2024, 17:26

Fotografia de alimentos para empreendedores é tema de curso gratuito

(Divulgação)

Com o objetivo de auxiliar os(as) microempreendedores(as) de todo o Brasil no aprimoramento da comunicação de seus negócios, o Instituto Assaí, por meio do programa Academia Assaí, em parceria com o Sebrae, realizará no dia 20 de agosto o curso online e gratuito "Fotografia de alimentos para empreendedores".

Sabemos que o audiovisual é um forte aliado dos negócios do ramo alimentício, pois as fotografias e vídeos são ferramentas cruciais para atração de clientes e uma boa estratégia de marketing digital. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 19 de agosto, por meio deste link .

A aula trará as principais informações para a produção de fotos e vídeos, desde dicas para a construção de imagens, a forma como se posicionar, o tipo de fotografia tirada ou do cenário que inspira. Ainda, durante o curso os(as) participantes aprenderão sobre a importância da embalagem do produto nas cenas e pontos mais técnicos para a sua construção, como iluminação, brilho, ângulos, entre outros.

SERVIÇO: Curso Fotografia de alimentos para empreendedores
Data e horário : 20 de agosto de 2024, das 18h às 20h
Plataforma : Youtube
Inscrições : até as 23h59 do dia 19 de agosto, por meio deste link .

Geral

Inflação leva a novos hábitos e reativa dispensa

Alta de preços obriga a adotar estratégias para reduzir impacto no orçamento; planejar, procurar descontos e evitar desperdício são dicas

Modificado em 22/03/2025, 08:09

Nilza Bonfim, presidente do Movimento das Donas de Casa e Consumidores do Estado: é possível se organizar e fazer o dinheiro render um pouco mais

Nilza Bonfim, presidente do Movimento das Donas de Casa e Consumidores do Estado: é possível se organizar e fazer o dinheiro render um pouco mais (Fábio Lima / O Popular)

As sucessivas altas de preços trouxeram o fantasma da inflação de volta para a rotina das famílias. Apesar de alguns produtos terem reajustes mais expressivos e comentados nos últimos meses, como café, azeite e ovos, especialistas alertam que os aumentos são generalizados, exigem uma atenção extra ao orçamento e contribuem até para o aumento da inadimplência. Para tentar reduzir o impacto das altas, consumidores têm adotado novos e antigos hábitos de consumo, como buscar mais promoções, substituir itens e até armazenar produtos que estejam em promoção.

A inflação acumulada nos últimos 12 meses em Goiânia, segundo o Índice de Preços aos Consumidor Amplo (IPCA), chegou aos 5,28%. Mas, se considerarmos só o café moído, por exemplo, no mesmo período, a alta já chega a assustadores 86,4% na capital. Só nos dois primeiros meses deste ano, a bebida subiu mais de 20% e o ovo de galinha ficou 15% mais caro para os goianienses.

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O Movimento das Donas de Casa e Consumidores do Estado (MDC-GO) tenta orientar as famílias cujo orçamento ficou mais apertado com cursos onde são oferecidas dicas de economia doméstica e finanças pessoais. "Controlar o orçamento está mais difícil, pois o salário não consegue acompanhar os preços. Mas ainda temos donas de casa que sabem se organizar e fazer o dinheiro render um pouco mais", garante a presidente do MDC-GO, Nilza Bonfim. Ela lembra que o valor do salário já deveria ser de mais de R$ 3 mil para cobrir os gastos básicos das famílias, mas os governos nada têm feito a respeito.

Para a dona de casa, um saco de 5 quilos de arroz por mais de R$ 30 é inviável no orçamento das famílias mais carentes. Por isso, uma das principais dicas do MDC-GO, que serão colocadas nas redes sociais do Movimento nos próximos dias, é a substituição de produtos mais caros por outros mais baratos. "As pessoas ficam muito ligadas a marcas nobres. Mas é preciso conhecer e testar novos produtos com preços melhores e que podem ser tão bons como as marcas premium", alerta.

Para Nilza Bonfim, a compra semanal em busca de promoções ainda é a mais recomendada para conseguir descontos. "Cada supermercado faz promoções de produtos específicos em determinados dias, quando é possível encontrar preços menores, principalmente nos setores de carnes e verduras", adverte. Outra dica é comprar o básico que será consumido na semana para evitar desperdícios. "Precisamos aprender a reaproveitar e a comprar frutas e verduras de época e na quantidade certa que vamos consumir na semana", orienta.

Ela lembra que é possível substituir carnes de primeira por vários cortes mais baratos de segunda para fazer uma carne de panela ou um ensopado, por exemplo, além de consumir mais frango e suínos, que estão com preços mais em conta. "As pessoas não costumam ter uma regra de compra e vão às compras muito por impulso. Enchem a geladeira, não consomem e acabam jogando muita coisa fora", alerta.

Outra sugestão do MDC para evitar desperdícios é fazer um cardápio prévio para a semana. "Você faz quatro variedades de cardápios semanais. Um para cada semana do mês. Com planejamento, a família acaba comprando só o que precisa mesmo. A economia é doméstica e 80% dela é controlada em casa", adverte Nilza Bonfim.

Promoções
Para o presidente da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Sirlei do Couto, os reajustes têm acometido mais produtos pontuais, como café, ovos, arroz e azeite. Para ajudar os clientes a reduzirem o impacto da inflação no orçamento e manter as vendas, os supermercados têm feito mais promoções diárias, com ofertas de produtos específicos para cada dia da semana, a fim de incentivar o cliente a economizar.

Couto ressalta que preços altos também são ruins para os supermercados, que precisam reduzir a margem de lucro para manter as vendas num patamar aceitável. Por isso, a saída tem sido comprar volumes maiores de produtos não-perecíveis em busca de maiores descontos, como o café, que todo dia tem subido. "Compramos um volume maior para ter estoque e uma margem melhor para trabalhar", destaca o presidente da Agos.

Em um cenário de inflação elevada, Sirlei do Couto acredita que o consumidor está mais atento às promoções no varejo, como as que os supermercados fazem diariamente em cada seção de produtos, para tentar economizar. Segundo ele, muitos clientes já optam por levar uma quantidade maior destes itens com preço mais em conta.

"As pessoas perderam o hábito de estocar e vão muitas vezes ao supermercado ao longo do mês. Mas, hoje, quando há uma promoção de verdade, o melhor é comprar mais destes itens com preço mais em conta para estocar e evitar um novo aumento, apesar dos estabelecimentos limitarem o número de unidades por cliente nestas ações", ressalta Couto.

IcEconomia

Emprego

Jovens entre 18 e 30 anos podem fazer curso de marketing digital gratuito

As aulas serão online e os participantes receberão certificado digital. As inscrições podem ser realizadas até o dia 28 de agosto

Modificado em 17/09/2024, 17:21

Jovens entre 18 e 30 anos podem fazer curso de marketing digital gratuito

(Freepik)

A Descomplica Empresas e a MRV, construtora do grupo MRV&CO, se uniram para promover o desenvolvimento profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social. A parceria vai oferecer um curso gratuito de marketing digital, com foco no desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais para quem deseja se profissionalizar na área.

A formação é destinada a pessoas entre 18 e 30 anos que concluíram o ensino médio na rede pública e que estão fora do mercado de trabalho. As inscrições podem ser realizadas no site da Descomplica Empresas até o dia 28 de agosto. Os estudantes selecionados terão que realizar as matrículas entre 29 de agosto a 2 de setembro, e o início das aulas está marcado para o dia 4 de setembro.

De acordo com a gerente de Operações B2B da Descomplica Empresas, Jeanine Águia, a iniciativa busca contemplar o público que se encontra em situação de vulnerabilidade social e buscam uma nova oportunidade a partir de capacitação profissional, e desta forma, contribuir com um impacto social positivo na vida dessas pessoas.

"É um projeto de impacto social, que tem como base a educação e formação profissional capacitando os alunos para que eles tenham conhecimentos como alternativa para geração/complemento de renda. Além disso, o curso oferece também disciplina sobre habilidades socioemocionais, que são muito importantes para a formação do ser humano, tornando-o mais capaz de lidar com situações diversas, seja na rotina do trabalho ou no dia a dia da sua vida pessoal", explica Jeanine Águia.

"A MRV busca, com essa parceria, não apenas auxiliar essas pessoas a ingressarem no mercado de trabalho, mas também promover a inclusão social através da educação. Esse projeto fortalece a responsabilidade social da MRV e contribui para a construção de comunidades mais fortes e resilientes", afirma José Luiz Esteves da Fonseca, Gestor Executivo de Sustentabilidade e Relações Institucionais da MRV&CO.

"As duas organizações trabalharam juntas para difundir o acesso à educação profissionalizante, ajudando, assim, a construir um futuro mais inclusivo no Brasil, oferecendo ferramentas para que cada participante possa trilhar novos caminhos, expandir seu horizonte e transformar o futuro", completa ele.

Os selecionados para participar do curso se tornarão alunos da Descomplica e ganham acesso gratuito por seis meses à plataforma educacional, onde irão realizar o curso. Além disso, eles poderão integrar a comunidade de alunos no WhatsApp, acesso ao suporte especializado e receberão o certificado digital de conclusão do curso. A capacitação tem duração de dois meses e carga horária de 90 horas aulas.

O conteúdo gravado poderá ser assistido quando o aluno estiver disponibilidade. Além disso, através do curso também serão oferecidos cinco encontros ao vivo, que abordarão técnicas de estratégia de marketing e carreira aliada aos com projetos de vida, que é uma das disciplinas de competências socioemocionais. O aluno poderá assistir às aulas no tempo que tiver disponível.

Serviço: Curso de marketing digital
Datas: Inscrições até 28 de agosto
Início das aulas: 4 de setembro
Mais informações : Site

Geral

Exposição em shopping celebra amor com histórias reais de pais e filhos

Modificado em 17/09/2024, 17:24

Exposição em shopping celebra amor com histórias reais de pais e filhos

(Rafael Brant)

Com o convite "Aproveite o Tempo!", a semana inicia repleta de memórias e emoções no Shopping Bougainville. A exposição do fotógrafo Rafael Brant, que começa nesta segunda (12), e segue até o dia 31 de agosto, é uma oportunidade para apreciar as histórias reais de pais e filhos e se conectar com outros apaixonados por fotografia e família. A entrada é franca e as fotos estão no Espaço D-LUX, piso 2.

"Com a mostra de um fotógrafo como o Rafael Brant, que é extremamente sensível e realmente transforma sentimentos em belas imagens, poderemos continuar a celebrar, com muito bom gosto, o amor e a dedicação neste mês do pais", comenta Luciana Maciel, coordenadora de marketing do Bougainville. São 24 telas que envolveram oito famílias com histórias diferentes.

Sobre o Bougainville
Segundo shopping inaugurado em Goiânia, o Bougainville reúne atualmente cerca de 100 operações. Com localização privilegiada no Marista, oferece cinema com sala Vips, espaço de coworking com internet livre, loteria e uma agência Vapt Vupt.

Possui forte atuação na promoção de ações sociais e artísticas, tais como o Circuito Arte com artistas locais, atividades no Bouga Kids, além de ser pet friendly. O estacionamento conta com vagas especiais para TEA e gestantes, além das dedicadas ao carregamento de veículos elétricos.

Serviço: Exposição "Aproveite o Tempo!" de Rafael Brant
Quando : 12 a 31 de agosto
Horário: Durante o funcionamento do shopping
Local: Piso 2, Espaço D-LUX.
Entrada franca

IcEconomia

Emprego

Votorantim Cimentos abre inscrições para curso gratuito de operador(a) de empilhadeira em Goiás

Modificado em 17/09/2024, 16:36

Votorantim Cimentos abre inscrições para curso gratuito de operador(a) de empilhadeira em Goiás

(Votorantim Cimentos/Divulgação)

A Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis, está com inscrições abertas até o dia 31 de julho para o curso de Operador e Operadora de Empilhadeira, que será oferecido gratuitamente para moradores dos municípios de Edealina, Edéia e Indiara, em Goiás.

O objetivo é viabilizar à comunidade a oportunidade de obter qualificação profissional para auxiliar a melhorar as condições de empregabilidade e ingresso no mercado de trabalho local. A formação será ministrada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) na Escola Municipal José Esteves Rodrigues, de Edéia (GO).

Ao todo, serão oferecidas 20 vagas, sendo que seis serão destinadas exclusivamente para as mulheres. Para participar do processo seletivo, os candidatos e as candidatas devem ter idade mínima de 18 anos, Ensino Médio incompleto e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B. As inscrições são pela internet .

Mais informações estão no site da Votorantim Cimentos . O curso terá duração de seis dias e as aulas estão previstas para iniciar a partir do dia 19 de agosto. Durante a formação, os participantes irão adquirir conhecimentos sobre o funcionamento e a manutenção de empilhadeiras.

Nas indústrias e empresas, essas máquinas são essenciais para apoiar o processo logístico de movimentação e transporte de materiais, proporcionando praticidade para efetuar a carga e descarga de produtos e insumos, de forma ágil e segura.

Além da capacitação prática para operar empilhadeiras, o curso oferecido pela Votorantim Cimentos também irá orientar os alunos a atuar de acordo com as normas de segurança que regulam a operação de máquinas industriais e transportadoras.

"Ao promovermos esse curso para os moradores da região de Edealina, com vagas exclusivas para as mulheres, contribuímos para qualificar mais pessoas para o mercado de trabalho. Desse modo, estimulamos a construção de uma sociedade mais inclusiva, além de reforçamos o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, gerando um impacto positivo que beneficiará a comunidade região por muitos anos", afirma o gerente de fábrica da Votorantim Cimentos de Edealina, Mateus Henrique Lino Tarabal.