Geral

Funcionamento do Vapt Vupt será alterado nos dias de jogos do Brasil; confira

Cidadão que realizou agendamento de serviços para os horários das partidas precisa remarcar o atendimento

Modificado em 20/09/2024, 05:18

Quando as partidas forem às 13h, o expediente do Vapt Vupt será encerrado às 12h

Quando as partidas forem às 13h, o expediente do Vapt Vupt será encerrado às 12h (Sead)

As unidades do Vapt Vupt vão funcionar em horário especial nos dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo Fifa 2022, no Catar. A Secretaria de Administração informa que o cidadão que realizou agendamentos para os horários das partidas precisa remarcar o atendimento.

De acordo com a pasta, quando as partidas forem às 13h, o expediente do Vapt Vupt será encerrado às 12h. Já nas datas em que a seleção entra em campo às 16h, o funcionamento das agências será até às 14h. "Não haverá alteração no expediente quando a competição ocorrer às 12h", destacou.

A medida passa a valer a partir desta quinta-feira (24) e os usuários que agendaram serviços antes da publicação do decreto com a definição das regras para o funcionamento dos órgãos públicos devem buscar a agência escolhida, na mesma semana da marcação, para remanejamento do atendimento.

Por fim, a secretaria destaca que, além dos atendimentos presenciais, o Governo de Goiás oferta mais de 110 serviços totalmente digitais, por meio do programa Expresso. Os usuários podem acessar o portal em qualquer horário, dia ou local e realizar o serviço.

IcEsporte

Esporte

Vila Nova x Paysandu: final da Copa Verde muda para o estádio Olímpico

Jogo de volta da decisão originalmente seria no OBA, mas CBF confirmou a mudança após solicitação do clube goiano

Modificado em 17/09/2024, 16:14

Estádio Olímpico, no Centro de Goiânia, será palco do segundo jogo da final

Estádio Olímpico, no Centro de Goiânia, será palco do segundo jogo da final

++LUIZ FELIPE MENDES++

O segundo confronto entre Vila Nova e Paysandu, pela final da Copa Verde, teve o local alterado para o Estádio Olímpico. Originalmente, o duelo seria disputado no OBA, mas a mudança ocorreu após solicitação do clube goiano. A data e horário seguem mantidos: quarta-feira (29), às 20 horas.

No jogo de ida, o Vila Nova perdeu para o Paysandu por 6 a 0.

Na última sexta-feira (24), o presidente do Vila Nova, Hugo Jorge Bravo, informou que o clube havia solicitado a mudança de local do jogo de volta da final da Copa Verde.

A alteração demorou um pouco a ser confirmada devido à partida entre Goiás e Ceará, pela 9ª rodada do Brasileiro Sub-20, marcada para a mesma data, às 15h30, no Olímpico. Na noite desta segunda-feira (27), a CBF confirmou a alteração do local da partida de volta da final da Copa Verde, mantendo a data e horário.

Time de aspirantes

Além da mudança de local, Hugo Jorge Bravo adiantou na semana passada que o Vila Nova não atuará com a equipe principal na final da Copa Verde, pois o presidente acredita que não há chances da equipe reverter uma desvantagem de 6 a 0 no agregado, após a goleada do Paysandu em Belém.

O time que entrará em campo será de aspirantes (sub-23), sob o comando do auxiliar técnico fixo do clube, Raphael Miranda, e o treinador do sub-20, Tutti Mendes.

Geral

Unidades de Goiânia passam a oferecer assistência pediátrica

Após o início da atuação de empresas que fornecem serviços médicos, Ciams Urias Magalhães e Cais Vila Nova já contam com a especialidade, que deve chegar a todas unidades de urgência em 2 meses

Modificado em 17/09/2024, 15:50

UPA Maria Pires Perillo, no Jardim Curitiba I, oferece atendimento pediátrico no período diurno e noturno

UPA Maria Pires Perillo, no Jardim Curitiba I, oferece atendimento pediátrico no período diurno e noturno
 (Wildes Barbosa)

Um mês após o início das atividades das empresas que fornecem serviços médicos para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), duas unidades de urgência da capital já oferecem atendimento pediátrico: Centro Integrado de Atenção Médico Sanitária (Ciams) Urias Magalhães e Centro de Atenção Integrada à Saúde (Cais) Vila Nova. A expectativa da administração municipal é de que o Ciams Jardim América comece o atendimento nos próximos dez dias e que o serviço esteja disponível em todas as 13 unidades de urgência em até dois meses.

Antes da ampliação para o Ciams Urias Magalhães e Cais Vila Nova, o atendimento pediátrico acontecia em apenas quatro unidades: Cais Campinas; na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Paulo de Siqueira Garcia, no setor Chácara do Governador, na região Leste; na UPA do Jardim Itaipú, na região Sudoeste da capital; e na UPA Maria Pires Perillo, no Jardim Curitiba I, Noroeste de Goiânia.

Os contratos com as empresas que fornecem serviços médicos para a SMS foram publicados no Diário Oficial do Município (DOM) do dia 14 de março. Eles têm custo total de R$ 154 milhões, por um período de 12 meses. Cada empresa ficou responsável por um distrito sanitário da capital: Campinas-Centro, Norte, Noroeste, Sudoeste, Sul, Oeste e Leste. São 30 especialidades requisitadas, para atendimento nas unidades de urgência, que englobam os Cais, UPAs, Ciams e a Atenção Primária.

Com exceção do Cais Campinas, da UPA Dr. Paulo de Siqueira Garcia e da UPA Maria Pires Perillo, cada uma das outras dez unidades de saúde deverão contar com um pediatra de plantão durante o dia e outro durante a noite. Na UPA Dr. Paulo de Siqueira Garcia e UPA Maria Pires Perillo são dois pediatras no período diurno e um no noturno. No Cais Campinas, são quatro pediatras durante o dia e três durante a noite, número que pode aumentar para cinco no período diurno e quatro no noturno. "De acordo com a necessidade, vamos colocando mais médicos", explica Cynara Mathias, superintendente de Gestão de Redes de Atenção à Saúde.

Cynara esclarece que a oferta do atendimento pediátrico precisa ser acompanhada de uma organização da infraestrutura das unidades de saúde. "O atendimento médico de crianças tem impacto nos leitos de retaguarda. É preciso, por exemplo, por berços e itens específicos", exemplifica. Ela ainda destaca que no edital de chamamento foram colocados critérios para que os médicos assumam os plantões pediátricos. "Precisa ser um especialista, um profissional terminando a residência ou alguém que tenha feito uma pós-graduação na área", detalha.

Empresas

Antes da entrada das empresas que fornecem serviços médicos para a SMS, a pasta contava com o serviço de médicos concursados e de médicos que eram contratados como pessoas jurídicas. Inicialmente, as empresas seriam usadas para suprir o déficit estimado de 250 profissionais na rede. Depois, para cobrir os contratos dos médicos pelos processos de chamamento anteriores conforme forem se encerrando.

A SMS argumentou que havia um desinteresse elevado pela modalidade de credenciamento de profissionais individuais e que esse novo formato seria mais benéfico para os médicos, do ponto de vista financeiro, e para a população, já que o problema de plantões descobertos iriam cessar. O Sindicato dos Médicos no Estado de Goiás (Simego) criticou a medida tomada pela secretaria e cobrou melhorias nas condições de trabalho dos profissionais.

Cynara confirma que as empresas já assumiram os distritos sanitários, mas pondera que cada um deles tem uma especificidade diferente. Por isso, a pasta pediu para as empresas darem prioridade para as unidades de urgência e para a Atenção Primária, o que tem sido feito de forma concomitante. "No Campinas-Centro (distrito sanitário) tínhamos um déficit de oito médicos. Já conseguimos zerar. Estamos ofertando 920 consultas por semana", diz Cynara. Segundo ela, situação semelhante ocorreu no distrito sanitário Noroeste.

O jornal conversou com médicos que atuam na rede por contrato e eles reclamaram que a mudança foi feita de forma desorganizada. Segundo eles, inicialmente, a falta de conhecimento do fluxo de atendimento por parte dos novos médicos acabou atrasando vários processos. Eles também reclamaram da falta de atuação das empresas em unidades específicas, como a UPA Dr. Paulo de Siqueira Garcia e a UPA Jardim Novo Mundo.

"São unidades onde temos contratos (diretos com médicos). Conforme eles forem findando, as empresas vão entrando. Por enquanto, as empresas estão trabalhando para cobrir os déficits (dessas unidades)", pontua Cynara. Segundo ela, a expectativa é de que até o final do ano as empresas já estejam com controle total do quadro de médicos. "Temos contratos (diretos com médicos) que foram renovados em dezembro do ano passado e ainda tem a duração de um ano", frisa.

Suspensão

No final de março, o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO) mandou suspender o processo de chamamento das empresas que fornecem serviços médicos para a SMS. O conselheiro relator Fabrício Macedo Motta acatou pedido feito pelo Ministério Público de Contas (MPC), que encontrou algumas irregularidades no edital de convocação lançado no começo do ano.

Um dos pontos questionados pelo MPC é a falta de regulamentação no processo de credenciamento dentro da secretaria, conforme definido em acórdão publicado pelo TCM em 2022 e em instrução normativa de 2023. Os outros apontamentos feitos pelo MPC dizem respeito a questões de período de inscrições para interessados e a sistemática de contratação. Também afirma que faltam critérios para hierarquizar quais os selecionados quando não for possível chamar todos.

Dias depois da suspensão, a Prefeitura entrou com um agravo de efeito suspensivo junto ao TCM-GO. De acordo com o tribunal, o processo está em tramitação para receber manifestação da secretaria especializada sobre o agravo. Uma vez que se pronunciem, o processo irá para o MPC. Depois, retorna para confecção do voto do relator. Por conta disso, não há data definida para o novo julgamento, mas segundo o TCM-GO há pedido de celeridade para o desfecho.

Geral

Shopping oferece oficina de confeitaria de ovos de Páscoa para crianças

A atividade faz parte da programação especial e gratuita que será realizada no Shopping Estação Goiânia, no Setor Central, a partir das 14h

Modificado em 17/09/2024, 16:08

Tia Hindira ministrando oficina de ovos de Páscoa

Tia Hindira ministrando oficina de ovos de Páscoa (Divulgação)

O Shopping Estação Goiânia, no Setor Central, tem horário de funcionamento especial nesta Semana Santa, e no sábado (30), o centro de compras irá oferecer uma programação especial e gratuita para a criançada, que inclui uma oficina de confeitaria de ovos de chocolate.

Na sexta-feira (29), o shopping estará com suas lojas e quiosques funcionando das 8h às 13h; no sábado (30), o horário será das 8h às 17h; no domingo, das 8h às 13h. Já a praça de alimentação, nesses três dias de feriado prolongado, funcionará normalmente das 10h às 22h.

Entre os estabelecimentos que estarão abertos no dia da Páscoa e às vésperas, estão a loja da Cacau Show, uma das maiores franquias do país de chocolates finos; e a unidade do hipermercado Costa Atacadão, que estará com várias ofertas de produtos voltados para essa época.

Para o sábado, véspera do Domingo de Páscoa, das 14h às 18h, o Shopping Estação Goiânia preparou a sua "Páscoa Animada", que irá trazer uma extensa programação para a criançada o que inclui: customização de orelhas de pelúcia, pinturinha de rosto, gincanas e brincadeiras e uma oficina de confeitaria de ovos de chocolate.

"A ideia é dar espaço ao lado chef da menina, que irá rechear os ovos e usar sua criatividade para confeitá-los", explica Hindiara Machado, monitora e organizadora do evento. A ação contará ainda com a participação do personagem do Coelho da Páscoa, que estará presente para brincar e tirar fotos com as crianças e os pais.

Serviço: Páscoa Animada Estação Goiânia
Data : 30 de março (sábado)
Horário : das 14 às 18h
Local: Shopping Estação Goiânia, Av. Goiás, 2151 - Centro
Entrada gratuita

Geral

Confira o que abre e o que fecha no carnaval na Grande Goiânia

Festa popular não é oficialmente um feriado, mas trás alterações no funcionamento de órgãos públicos e opções de lazer

Modificado em 17/09/2024, 15:53

Confira o que abre e o que fecha no carnaval na Grande Goiânia

(Pixabay)

Uma das festas mais aguardadas do ano, o carnaval vai além da folia e alegria, e para muitos é a primeira chance do ano para fugir da rotina com uma folga prolongada. Porém, muitas pessoas buscam lazer longe dos bloquinhos ou precisam de outros serviços.

As repartições do governo terão ponto facultativo na segunda-feira (12), por período integral, e na Quarta-feira de Cinzas (14), até as 14h.

As atividades consideradas essenciais, como as unidades de saúde, policiamento civil e militar, bombeiros, arrecadação e de fiscalização, vão funcionar normalmente durante o carnaval.

Vapt Vupt
As unidades terão funcionamento alterado nestes dias. No sábado (10), as unidades instaladas em Goiânia (com exceção da Praça Cívica e Shopping Bougainville), e de Aparecida de Goiânia terão expediente das 8h às 13h. As outras unidades do estado não terão expediente.

Na segunda-feira (12) e na terça-feira (13) todas as agências estarão fechadas. Na Quarta-feira de Cinzas (14), as unidades de todo o estado devem iniciar o atendimento às 14 horas e fecharão em seus horários habituais.

Procon
O Procon anunciou que vai seguir o decreto do governo estadual e não terá atendimento presencial na segunda (12), terça (13) e quarta-feira (14) até às 14h. O consumidor poderá registrar reclamações usando a plataforma Procon Web .

Prefeitura de Goiânia
O decreto nº 447, da Prefeitura de Goiânia, determina que os os servidores que estarão de plantão de sábado (10) a terça-feira (13). Os titulares dos órgãos e entidades deverão informar ao Gabinete do Prefeito, até o dia 7 de fevereiro.

O funcionamento de todos os órgãos e entidades deve ser retomado na Quarta-feira de Cinzas (14) a partir das 14h. Em Goiás, o carnaval não é considerado feriado e, por isso, são decretados pontos facultativos.

Prefeitura de Aparecida:
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, determinou por meio do decreto, ponto facultativo na próxima segunda (12) e terça-feira (13) em virtude das comemorações de carnaval. Na Quarta-feira de Cinzas os serviços serão retomados a partir das 14h.

De acordo com o documento, os órgãos da administração pública municipal que desempenham atividades consideradas essenciais como serviços de segurança, emergência em saúde com atendimento 24h e limpeza urbana não serão interrompidos.

Tribunal de Justiça
O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO) informou que não haverá expediente no judiciário na segunda-feira (12) e na terça-feira (13). Já na Quarta-feira de Cinzas (14), as atividades começam depois de meio-dia.

Ainda segundo o TJ-GO, o feriado não altera os plantões para atendimento de questões judiciais urgentes que derem entrada na Justiça e não se aplica a servidores com atividades consideradas indispensáveis.

CMTC
A Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) informou que na segunda-feira (12), os ônibus vão operar com a planilha especial e reforço no pico da tarde em linhas com maior demanda. Ao todo são 4.503 viagens previstas.

Na terça-feira (13), a companhia deve operar com planilha de horário de feriado e estão previstas 2.974 viagens. Na Quarta-feira de Cinzas (14), os ônibus vão operar com planilha de férias, com 7.122 viagens.

A CMTC recomenda aos passageiros da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) que utilizem o aplicativo SiMRmtc para conferir os horários disponibilizados e a previsão da chegada dos ônibus.

Correios
No sábado (10) as agências funcionam normalmente. Na segunda-feira (12) e terça-feira (13) não haverá atendimento nas agências. O atendimento e as entregas serão retomados na Quarta-feira de Cinzas (14), com agências abertas a partir das 12h.

Nos dias 12 e 13, o atendimento automatizado da Central de Atendimento dos Correios (CAC) será pelos seguintes canais:

Site dos Correios
Telefones: 0800 725 7282, 0800 725 0100 e 3003 0100
Chat

Bancos
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que não haverá atendimento nas agências bancárias na segunda-feira (12) e na terça-feira (13). Na Quarta-Feira de Cinzas (14) o início do expediente será às 12h.

A Febraban orienta que os clientes utilizem preferencialmente os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente bancário nas agências.

As contas de água, energia, telefone e carnês com vencimento nos dias do feriado poderão ser pagas, sem acréscimo, no dia útil seguinte. Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.

Outra sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

Shoppings:

-Flamboyant:

Sábado (10):
Todas as lojas funcionam das 10h às 22h

Domingo (11):
Lojas: das 14h às 20h
Alimentação e lazer: das 12h às 22h

Segunda-feira (12), terça-feira (13) e Quarta-feira de Cinzas (14):
Lojas, alimentação e lazer: das 10h às 22h

-Goiânia Shopping:

Terá funcionamento normal de segunda-feira (12) até quarta-feira (14):

Lojas, quiosques, alimentação e lazer: das 10h às 22h.

Restaurantes: das 11h30 às 23h.

-Araguaia Shopping:

Segunda-feira (12):

Lojas e quiosques: das 08h30 às 20h30

Alimentação e Lazer: das 10h às 22h

Terça-feira (13):

Lojas e quiosques: das 08h30 às 16h30

Alimentação e lazer: das 10h às 22h

Quarta-feira (14):

Lojas e quiosques: das 08h30 às 20h30

Alimentação e lazer: das 10h às 22h

-Bougainville:

Sábado (10):

Lojas, quiosques e praça de alimentação: das 10h às 22h

Segunda-feira (12):

Lojas e quiosques: funcionamento facultativo

Praça de alimentação: das 10h às 22h

Terça-feira (13) e Quarta-feira (14):

Lojas, quiosques e praça de alimentação: das 10h às 22h

Domingo (11):

Lojas e quiosques: das 14h às 20h

Praça de alimentação: das 12h às 22h.

-Cerrado:

Sábado (10):

Lojas, praça de alimentação e lazer: das 10h às 22h

Domingo (11):

Praça de alimentação e lazer: das 11h às 22h

Lojas: das 14h às 20h

Segunda-feira (12), terça-feira (13) e quarta-feira (14):

Lojas, praça de alimentação e lazer: das 10h às 22h

-Passeio das Águas:

Segunda-feira (12), terça-feira (13) e Quarta-feira de Cinzas (14)

Lojas e quiosques - das 10h às 22h

Praça de alimentação - das 10h às 22h

- Estação Goiânia

Sábado (10)
Lojas e quiosques: das 9h às 17h
Domingo (11)
Lojas e quiosques: das 8h às 13h.

Segunda-feira (12)
Lojas e quiosques: das 9h às 17h
Terça-feira (13)
O funcionamento das lojas será facultativo

Durante todos os dias, a praça de alimentação estará aberta entre 10h e 22h.

-Plaza D'oro:

Sábado (10):

Lojas e quiosques: das 9h às 21h

Praça de alimentação: das 11h às 22h

Supermercado: das 7h às 22h

Domingo (11):

Lojas e quiosques: das 14h às 20h

Praça de alimentação: das 11h às 20h

Supermercado: das 8h às 22h

Segunda-feira (12):

Lojas e quiosques: das 9h às 21h

Praça de alimentação: das 11h às 22h

Supermercado: das 7h às 22h

Terça-feira (13):

Lojas e quiosques: das 9h às 21h (facultativo)

Praça de alimentação: das 11h às 22h

Supermercado: das 7h às 22h

-Buriti:

Sábado (10):

Lojas e quiosques: das 10h às 22h

Alimentação: das 10h às 22h

Domingo (11):

Lojas e quiosques: das 14h às 20h

Alimentação: das 11h às 22h

Segunda-feira (12):

Lojas e quiosques: das 10h às 22h (facultativo)

Alimentação: das 10h às 22h

Terça-feira (13):

Lojas e quiosques: das 10h às 22h

Alimentação: das 10h às 22h

Quarta-feira (14):

Lojas e quiosques: das 10h às 22h

Alimentação: das 10h às 22h

-Aparecida Shopping:

Sexta-feira (9) e sábado (10):
Lojas, quiosques, alimentação e lazer: das 10h às 22h

Domingo (11):
Lojas e quiosques: das 14h às 20h
Alimentação e lazer: das 11h às 22h

Segunda-feira (12):
Lojas e quiosques: Facultativo
Alimentação e lazer: das 11h às 22h

Terça-feia (13):
Lojas e quiosques: das 14h às 20h
Alimentação e lazer: das 11h às 22h

Quarta-feira de Cinzas (14):
Lojas, quiosques, alimentação e lazer: das 10h às 22h

Região da 44:
Os shoppings e galerias da região vão funcionar normalmente na sexta-feira (9) e no sábado (10), das 7h às 18h.

De domingo (11) até terça-feira (13), as lojas estarão fechadas. A Região da 44 volta ao funcionamento normal na Quarta-feira de Cinzas, das 8h às 18h.

Mega Moda:
O Grupo Mega Moda, formado pelo Mega Moda Shopping, Mega Moda Park e Mini Moda, informou que as atividades seguem normalmente no sábado (10), das 7h às 18h. As atividades estão previstas para retornar na quarta-feira (14).

Sábado (10): das 7h às 18h.
Segunda-feira (12): Fechado.
Terça-feira (13): Fechado.
Quarta-feira de Cinzas: das 8h às 18h

Supermercados:
A Associação Goiana dos Supermercados (Agos) informou que na segunda-feira (12) e Quarta-feira de Cinzas (14), o funcionamento será normal. Na terça-feira (13) alguns estabelecimentos vão funcionar até as 13h e outros funcionarão das 8h às 20h.