Geral

Goiás pode chegar a 42°C na terceira onda de calor

Estado enfrenta novo evento extremo no ano de temperaturas acima da média que devem persistir ao menos até dia 15

Modificado em 19/09/2024, 01:22

Trabalhador da construção civil em obra na Avenida T-4, em Goiânia: estado enfrenta a 3ª onda de calor seguida

Trabalhador da construção civil em obra na Avenida T-4, em Goiânia: estado enfrenta a 3ª onda de calor seguida
 (Fábio Lima)

Uma terceira onda de calor pelo terceiro mês seguido começou em grande parte da América do Sul, com cinco estados brasileiros, incluindo Goiás. Desde setembro, por pelo menos cinco dias, a população goiana tem passado por temperaturas que chegam a pelo menos 5°C acima do que a média para o mesmo período. A nova onda de calor em território goiano iniciou nesta sexta-feira (10) e deve durar, pelo menos até o dia 15, mas já há análises de meteorologistas que apontam a continuidade da situação até o dia 20 deste mês. Desta vez, as temperaturas devem chegar a mais de 39°C, com destaque para Aragarças, na região Oeste, onde a previsão é que se tenha até 42°C.

A ocorrência da onda de calor já estava sendo prevista em razão da dificuldade da chegada das frentes frias no centro do continente, já que um sistema de alta pressão se estabeleceu na região. Esse sistema força as massas de ar quente a permanecerem no local, como se tivesse criado um domo. Além disso, cada vez que as correntes sobem da superfície para a atmosfera elas são forçadas a descerem, de modo comprimido e mais quentes, o que eleva a temperatura. A situação atípica é a continuidade e a recorrência dos eventos climáticos considerados extremos.

Meteorologista do Centro de Excelência em Estudos, Monitoramento e Previsões Ambientais do Cerrado (Cempa), da Universidade Federal de Goiás (UFG), Angel Domínguez Chovert explica que o aumento de eventos extremos é resultado das mudanças climáticas. "Isso era previsto. São estudos feitos já há muitos anos, mas a sociedade só percebe quando acontece. Que haveria o aumento de eventos extremos era previsto, só não sabia quais seriam e quais intensidades", diz. Ele afirma que os pesquisadores em todo o mundo ainda tentam entender o novo padrão das massas de ar na atmosfera, que foram alteradas ao longo dos anos com as mudanças climáticas.

Porém, ele diz ainda que não é possível dizer que a existência de três ondas de calor em seguida seja algo inédito, mas que, de fato, não é algo de fácil acontecimento. "Existe sim a probabilidade de uma onda de calor, mas três seguidas e tão intensas não é algo que acontece normalmente", avalia. Coordenadora do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Goiás, Elizabete Alves Ferreira corrobora que a existência das ondas de calor são mais esporádicas. "O que vivenciamos normalmente é o veranico até janeiro, mas agora o que aconteceu foi essa onda de calor. Até tivemos chuvas, mas foram poucas e não foram persistentes", afirma.

Elizabete não descarta que as chuvas ocorram até mesmo durante a onda de calor, com possibilidade de que isso possa acontecer neste domingo (12), especialmente após o pico da temperatura, por volta das 15h. "A alta pressão fica 10 quilômetros acima da superfície, ocorre a chuva dentro disso, mas ela afasta as frentes frias e as temperaturas continuam altas", diz. Isso se refere à sensação das pessoas de que nem mesmo as chuvas destes períodos conseguem refrescar o ambiente. Chovert lembra que as chuvas foram irregulares e localizadas, diferente do que era o esperado para o período do ano.

Para a coordenadora do Inmet, o que traz a gravidade da onda de calor aos seres humanos e animais é a persistência das altas temperaturas que chegam a ficar por mais de 7 dias. Os estudos do Inmet apontam que a onda de calor deve prevalecer até o dia 20 deste mês, enquanto que os modelos do Cempa resultam em um prazo até o dia 15. A diferença ocorre pelo tipo de modelo utilizado para realizar os estudos que apontam a previsão do tempo de acordo com cada órgão.

De toda forma, no geral, os meteorologistas explicam que para findar com a onda de calor é necessária uma frente fria forte o suficiente para dissipar a alta pressão e o que tem ocorrido é que os sistemas frontais têm sido fracos. Isso não quer dizer, no entanto, que haverá uma onda de frio após a forte onda de calor. "Não, é só uma frente fria que vá abaixar a temperatura mesmo. Até porque ela passa pela Argentina, Uruguai, região Sul do Brasil até chegar aqui, já sem força. Não é estabelecido que se tenha essa onda depois", diz Chovert.

Verão pode frear aquecimento

O gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, conta que as ondas de calor são diagnosticadas a partir da previsão do tempo, de modo que não é possível identificar se elas vão ocorrer em longo prazo. No entanto, para dezembro, já está previsto que as temperaturas continuem elevadas e acima da média. Porém, em teoria, aposta-se que a mudança da estação do ano de primavera para verão, especialmente com a chegada das chuvas mais prolongadas características dessa época, possa evitar a formação de outro sistema de alta pressão e, logo, uma nova onda de calor.

"Na semana passada é que começamos a ver que haveria uma parada nas chuvas. Tivemos muitas tempestades de outubro a novembro, até com cidades em estado de calamidade, como em São Simão. E aí vimos que daria essa parada e percebemos que poderia ter uma onda de calor", diz Amorim. Ele confirma que a previsão para dezembro se mantém com temperaturas elevadas e, então, vai depender que a teoria se torne prática com a mudança da estação para evitar uma quarta onda de calor seguida na América do Sul, incluindo Goiás.

Dessa forma, não é possível dizer também que as ondas de calor vão ser um padrão a se perpetuar para os próximos anos. "É algo bem atípico. Tinha aumento de temperatura todo ano, com o veranico, mas não assim. É atípico", diz Amorim. Ele ainda explica que o surgimento desse evento extremo se dá como consequência ainda do El Niño, que é o fenômeno natural, caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico. "Ele já é um passo, aí vem o sistema com alta pressão, com bloqueio atmosférico, com baixa chance de chuva e sol direto na superfície e complementa", diz.

Em Goiás, Amorim informa que as regiões Oeste e Norte são aquelas que deverão chegar às maiores temperaturas previstas para o estado, em torno de 42ºC. Na capital, a tendência é que a temperatura mais alta chegue à 39ºC. "Tem estudos apontando aí que pode passar dos 40ºC, 41ºC, mas eu estou mais conservador com essa onda de novembro", diz. Ele argumenta que para configurar que se trata da onda de calor é necessário acompanhar os cenários e ir confirmando se de fato a temperatura foi ao menos 5ºC acima da média daquele período e se isso ocorreu por mais de cinco dias. "Mas fazem isso por modelo numérico e aí podem apontar cenários", explica.

A onda de calor mais forte até o momento em Goiás foi a de setembro onde o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) verificou que os termômetros chegaram a 39,6ºC na segunda quinzena do mês. Na onda de calor de outubro a média foi de 38,7ºC, e a tendência é que a onda iniciada nesta sexta-feira (10) chegue ao mesmo patamar verificado em setembro passado. O Inmet emitiu um alerta sobre a chegada da onda de calor, informando se tratar de grande perigo. Ao todo, 203 municípios goianos foram citados no relatório do instituto como inseridos dentro da doma de calor, ou seja, que passarão por temperaturas mais elevadas.

IcEconomia

Emprego

Empresas oferecem mais de 70 vagas de emprego em Goiás

Há oportunidades para operador de empilhadeira, auxiliar de produção, jovem aprendiz, motorista de caminhão, assistente financeiro, técnico em automação e muito mais. Confira os prazos e como se candidatar

Carteira de trabalho digital e física

Carteira de trabalho digital e física (Reprodução)

Veja as vagas de emprego disponíveis em Goiás nesta segunda-feira (31). Há oportunidades para operador de empilhadeira, auxiliar de produção, jovem aprendiz, motorista de caminnhão, assistente financeiro, técnico em automação e muito mais. Confira os prazos e como se candidatar.

Veja as vagas disponíveis:

Goiânia

Lex Service

Total de vagas oferecidas: 13 vagas
Cargos oferecidos:

10 vagas para auxiliar de carga e descarga
3 vagas para operador de empilhadeira

Prazo para se inscrever: indeterminado
Salário: a combinar
Como se candidatar: enviar currículo para o Whatsapp (62) 98219-5189 ou e-mail rh@arbnutricaoanimal.com.br
Contato: (62) 98219-5189

Poligyn Embalagens

Total de vagas oferecidas: 3 vagas
Cargo oferecido:

03 vagas para inspetor de qualidade

Prazo para se inscrever: indeterminado
Salário: a combinar
Como se candidatar: enviar currículo para o Whatsapp (62) 3272-6909 ou e-mail rh@poligyn.com.br
Contato: (62) 3272-6909

La Selva RH

Total de vagas oferecidas: 8 vagas
Cargo oferecido:

02 vagas para cuidador de idosos
01 vaga para técnico em automação
01 vaga para serviços gerais
01 vaga para vendedor interno
01 vaga para vendedor técnico
01 vaga para encarregado (a) de limpeza
01 vaga para zelador

Prazo para se inscrever: indeterminado
Salário: de R$ 2.000,00 a R$ 3.250,00, a depender do cargo
Como se candidatar: enviar currículo para o e-mail vagas@laselvarh.com.br
Contato: vagas@laselvarh.com.br

Aparecida de Goiânia

Imperador Alimentos

Vagas oferecidas: 32 vagas
Cargos oferecidos:

10 vagas para auxiliar de produção
07 vagas para jovem aprendiz
05 vagas para ajudante de motorista
05 vagas para motorista de caminhão (CNH D)
01 vaga para auxiliar de estoque
01 vaga para assistente financeiro
01 vaga para auxiliar de manutenção predial
01 vaga para analista de PCP
01 vaga para lavador de automóveis

Prazo para se inscrever: indeterminado
Salário: a combinar
Como se candidatar: encaminhar o currículo para o WhatsApp (62) 98144-1010 ou e-mail selecao@produtosimperador.com.br
Contato: (62) 98144-1010

Fábrica de Luz

Vagas oferecidas: 16 vagas
Cargos oferecidos:

10 vagas para auxiliar de produção
02 vagas para serralheiro
02 vagas para tapeceiro
01 vaga para assistente de orçamentos
01 vaga para analista de projetos

Prazo para se inscrever: até 03/04
Salário: a combinar
Como se candidatar: encaminhar o currículo para o WhatsApp (62) 99421-2796 ou e-mail rh@fabricadeluz.com.br.
Contato: (62) 99421-2796

Geral

Motorista de aplicativo que morreu após ser atingido por peça de caminhão que se soltou deixa filhos e enteadas

Acidente aconteceu na BR-153, no perímetro urbano de Goiânia

Modificado em 29/03/2025, 20:23

Motorista por aplicativo Eder Lopes, de 39 anos, morreu após ser atingido por uma peça de um caminhão, em Goiânia

Motorista por aplicativo Eder Lopes, de 39 anos, morreu após ser atingido por uma peça de um caminhão, em Goiânia (Reprodução/TV Anhanguera e Reprodução/Redes Sociais)

O motorista de aplicativo Eder Lopes, de 39 anos, que morreu após ser atingido por uma peça de caminhão que se soltou , era casado e deixa um casal de filhos e duas enteadas, que cuidou desde os primeiros anos de vida, segundo a cunhada Lorena Souza. O acidente aconteceu na BR-153, no perímetro urbano de Goiânia. A Polícia Civil investiga o caso.

Uma família destruída", conforme contou Lorena Souza.

As duas filhas mais velhas são do relacionamentos anterior da minha irmã. Ele as criou como filhas. O filho mais novo dele é autista", segundo Lorena. As idades não foram divulgadas.

Nas redes sociais, Lorena também lamentou a morte do cunhado. "Que pesadelo, meu Deus, saber que meu cunhado não está mais com a gente. Que Deus o tenha em um bom lugar. Você sempre será lembrado, meu cunhado", lamentou na postagem.

Ainda segundo a cunhada, o motorista de aplicativo era um homem dedicado à família. "Ele era um homem muito trabalhador, tudo que fazia era pela família. Ele era provedor, muito triste o que aconteceu", contou Lorena em entrevista ao POPULAR .

Acidente

O acidente ocorreu na quinta-feira (27), no km 493, sentido Goiânia-Anápolis. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista estava transportando uma passageira no banco traseiro que sofreu apenas ferimentos leves, enquanto Eder não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Como o nome da passageira não foi divulgado, O POPULAR não conseguiu atualizar seu estado de saúde.

A Polícia Científica realizou a perícia para apurar as circunstâncias do acidente. A Triunfo Concebra, concessionária responsável pelo trecho, informou que o cubo de freio se desprendeu do caminhão e atravessou o para-brisa do lado do motorista.

IcEconomia

Emprego

Empresas oferecem mais de 100 vagas de emprego em Goiás

Há oportunidades para auxiliar de logística, motorista de ônibus, fiscal de tráfego, borracheiro, serviços gerais, auxiliar industrial, jovem aprendiz, auxiliar de efeitos especiais e muito mais. Confira os prazos e como se candidatar

Pessoa preenchendo uma carteira de trabalho.

Pessoa preenchendo uma carteira de trabalho. (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Veja as vagas de emprego disponíveis em Goiás nesta sexta-feira (28). Há oportunidades para auxiliar de logística, motorista de ônibus, fiscal de tráfego, borracheiro, serviços gerais, auxiliar industrial, jovem aprendiz, auxiliar de efeitos especiais e muito mais. Confira os prazos e como se candidatar.

Veja as vagas disponíveis:

Goiânia

Global Effects Brasil

Total de vagas oferecidas: 05 vagas
Cargo oferecido:

05 vagas para auxiliar de efeitos especiais

Prazo para se inscrever: até 26/04
Salário: a combinar
Como se candidatar: enviar currículo para o e-mail rhefeitosespeciais@outlook.com
Contato: (62) 992147950 - Lucas

Expresso Maia

Total de vagas oferecidas: 25 vagas
Cargos oferecidos:

05 vagas para motorista de ônibus
04 vagas para mecânico de ônibus
03 vagas para eletricista de ônibus
02 vagas para auxiliar de mecânico
02 vagas para técnico de ar-condicionado de ônibus
02 vagas para fiscal de tráfego
02 vagas para almoxarife
02 vagas para borracheiro
02 vagas para serviços gerais
01 vaga para pedreiro

Prazo para se inscrever: indeterminado
Salário: a combinar
Como se candidatar: enviar currículo para o Whatsapp (65) 98153-0222
Contato: (65) 98153-0222

Aparecida de Goiânia

H Egidio Group

Total de vagas oferecidas: 39 vagas
Cargo oferecido:

15 vagas para auxiliar industrial
10 vagas para consultor comercial (experiência em distribuição de medicamentos)
04 vagas para auxiliar de serviços gerais
03 vagas para auxiliar de logística
03 vagas para ajudante de cozinha
03 vagas para jovem aprendiz
01 vaga para motorista de caminhão (cnh d)

Prazo para se inscrever: indeterminado
Salário: a combinar
Como se candidatar: enviar currículo para o e-mail curriculos@hegidiogroup.com
Contato: curriculos@hegidiogroup.com

Real Distribuidora

Total de vagas oferecidas: 21 vagas
Cargos oferecidos:

20 vagas para movimentador de mercadorias (noturno)
01 vaga para motorista (CNH C/D)

Prazo para se inscrever: indeterminado
Como se candidatar: enviar currículo para o Whatsapp (62) 3250-0567 ou e-mail selecao@realdec.com.br
Contato: (62) 3250-0567

Hidrolândia

Gi Group

Vagas oferecidas: 30 vagas
Cargo oferecido:

30 vagas para auxiliar de logística

Prazo para se inscrever: indeterminado
Salário: a combinar
Como se candidatar: encaminhar o currículo para o WhatsApp (11) 97725-0476 ou e-mail rafaela.santos@gigroup.com
Contato: (11) 97725-0476

Geral

Arquiteta e ex-secretária de turismo morre ao cair de escada em casa, em Rio Verde

Segundo a polícia, Maria Luiza de Moraes se desequilibou e caiu da escada ao tentar entregar um pano a uma pessoa no telhado da casa

Maria Luiza de Moraes morreu após cair do telhado de casa, em Rio Verde (Reprodução/Redes sociais)

Maria Luiza de Moraes morreu após cair do telhado de casa, em Rio Verde (Reprodução/Redes sociais)

A arquiteta e ex-secretária de Turismo, Maria Luiza de Moraes, de 62 anos, morreu após cair de escada em sua casa, em Rio Verde, no sudoeste de Goiás. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas a morte foi constatada no local. A queda, que teria sido de aproximadamente 7 metros, está sendo investigada pela Polícia Civil.

O incidente ocorreu na manhã de quarta-feira (26). Segundo a Polícia Militar, Maria Luiza teria subido na escada para entregar um pano a uma pessoa que realizava a limpeza de placas de energia solar no telhado, quando perdeu o equilíbrio e caiu. O Samu informou que a vítima apresentava trauma na cabeça, embora a causa exata da morte ainda será apurada pela Polícia Científica.

O velório foi realizado na noite de quarta-feira (26) até a manhã de quinta-feira (27) em Rio Verde. O sepultamento ocorrerá às 11h desta quinta-feira, no Cemitério São Sebastião.

A Prefeitura de Rio Verde publicou uma nota nas redes sociais lamentando a morte da ex-servidora e expressou solidariedade à família.

Neste momento de dor, a gestão municipal se solidariza com familiares e amigos", escreveu a prefeitura.

Maria Luiza assumiu a Secretaria Municipal de Turismo em maio de 2014. Anteriormente, em 1988, quando ainda era recém-formada, iniciou sua carreira como arquiteta na Secretaria de Obras da Prefeitura de Rio Verde.Também foi artista plástica, com 25 exposições coletivas e 5 individuais em seu currículo.

Maria Luiza assumiu a Secretaria Municipal de Turismo em maio de 2014 (Reprodução/Redes Socias)

Maria Luiza assumiu a Secretaria Municipal de Turismo em maio de 2014 (Reprodução/Redes Socias)

Nota da Prefeitura de Rio Verde na íntegra:

A Prefeitura de Rio Verde manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento da ex-servidora municipal Maria Luiza Moraes. Neste momento de dor, a gestão municipal se solidariza com familiares e amigos, expressando as mais sinceras condolências por esta perda.

(Colaborou Rodrigo Melo)