Geral

Goiás tem novo alerta para tempestade, e Goiânia pode registrar maior volume de chuvas

"Começou a chover, é melhor procurar um lugar seguro e os motoristas evitar locais de alagamento”, diz Cimehgo

Modificado em 19/09/2024, 00:10

Cimehgo diz que chuvas fortes geralmente estão caindo no fim da tarde.

Cimehgo diz que chuvas fortes geralmente estão caindo no fim da tarde. (Wesley Costa/O Popular )

Um novo alerta para o risco de tempestades em Goiás foi emitido nesta segunda-feira (30) pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado (Cimehgo). A previsão do tempo mostra uma maior concentração de volume de chuvas em Goiânia.

De acordo com o gerente do Cimehgo, André Amorim, as chuvas fortes que atigiram a capital no último domingo podem continuar durante essa semana. "Nós sabemos que vão ter raios, tempestades, árvores vão cair e vai ter alagamentos. O que precisamos é alertar as pessoas sobre os cuidados durante a chuva", explica.

Segundo André, essas tempestades são provocadas pelas áreas de instabilidade formadas pela combinação do calor com a umidade. Além disso, ele explica que essas chuvas fortes geralmente estão caindo no fim da tarde e à noite. "Começou a chover, é melhor procurar um lugar seguro e os motoristas devem evitar locais de alagamento", destaca.

O boletim divulgado nesta segunda-feira (30), mostra que as regiões que podem ter um maior volume de chuva são Sudoeste, Central e Sul de Goiás. Em alguns municípios pode cair 40mm de chuva. Além disso, as rajadas de vento podem chegar até 60 km/h em Goiás.

Cimehgo diz que chuvas fortes geralmente estão caindo no fim da tarde.

Cimehgo diz que chuvas fortes geralmente estão caindo no fim da tarde. (Wesley Costa/O Popular )

Geral

Fim da onda de calor deve trazer tempestades para Goiás, prevê Cimehgo

Com fortes previsões de chuva, frente fria pode causar queda de temperatura

Modificado em 11/03/2025, 13:08

Chuva/Temporal

Chuva/Temporal (Wildes Barbosa/O Popular)

Uma frente fria avança em Goiás, segundo André Amorim, gerente do Centro de Informações Hidrológicas e Meteorológicas de Goiás (Cimehgo). Com o fim da segunda onda de calor do ano,a previsão para os próximos dias é de possível formação de tempestades acompanhadas de rajadas de vento, raio e granizo.

Segundo André Amorim grande parte dos municípios do estado terão quedas de temperatura e o calor intenso está sendo substituído por pancadas de chuva isoladas. Além de Goiás, outras regiões do país também enfrentam o calor extremo, São Paulo e Minas Gerais que passam por queda de temperatura. Em grande parte do estado, o sol predomina ainda, mas com uma maior chances de chuva.

De acordo com Andrea Ramos, metereologista do Instituto Nacional de Metereologia, a frente fria segue ocêanica e a chuvas em apenas algumas regiões do país, como em Santa Cantarina e no Paraná.

A região centro-oeste ainda se mantém principalmente no Distrito Federal e em parte de Goiás, formando uma tendência de tempo com nebulosidade e um certo calor, ainda assim as temperaturas vão ficar em 31°C e 32°C"

Em Goiás, de acordo com o Cimehgo, as rajadas de chuva devem se estender a partir da madrugada de quinta-feira (13) para sexta-feira (14), onde há fortes chances de tempestade na região metropolitana.

André Amorim destaca que a onda de calor ainda se mantém com menor proporção, aliviando a sensação térmica e se desconfigurando com a chegada da frente fria.

Ao mesmo tempo que a frente fria está subindo, ela vai chocar com esse calor. E nessa virada do tempo, vai começar a diminuir a temperatura aos poucos, aumentando os riscos de tempestade ."

Nova onda de calor chega a Goiás; veja cidades mais afetadas Aragarças registra maior temperatura do país, diz Inmet

Desde segunda-feira (10), já é possível sentir a queda de temperatura, conforme André Amorim. Na região central de Goiânia, os termômetros registraram 19°C. O calor deu uma pausa e a previsão é de temperatura máxima de 35°C e umidade do ar variando entre 35% e 90%.

Onda de calor

Em Goiás segundo André Amorim, a onda de calor foi a responsável pelo aumento de temperatura que chegou sabádo (19). As fortes temperaturas permaceram até a chegada da frente fria na segunda-feira (10).

Segundo o Cimehgo, as cidades mais afetadas estão localizadas no norte e no oeste goiano. Já região central de Goiânia, os termômetros registraram 34,2°C quarta-feira (5), e o calor intenso continuou até sexta-feira (7).

Geral

Onda de calor: Cimehgo lança alerta de altas temperaturas para Goiás nos próximos dias

Boletim meteorológico mostra previsão de temperaturas máximas de até 35ºC e chuvas isoladas; confira

Onda de calor: Cimehgo lança alerta de altas temperaturas para Goiás nos próximos dias

A onda de calor deve continuar em Goiás com as altas temperaturas para os próximos dias, alerta o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). Nesta terça-feira (18), conforme informado pelo boletim meteorológico, existe a possibilidade de manutenção das temperaturas máximas em razão da ocorrência da onda de calor sobre a região central do país.

A previsão para todo o estado é de sol com variação de nebulosidade, devido a um bloqueio atmosférico que garante a estabilidade do tempo estável. A onda de calor começou no último final de semana. De acordo com o Cimehgo, a ocorrência de chuvas fica menor e deve ocorrer de forma isolada em alguns municípios, inclusive para Goiânia.

O gerente do Cimehgo, André Amorim, pontua que o fenômeno da onda de calor está posicionado entre o nordeste e o centro-oeste do Brasil, causando o bloqueio. Mas, segundo ele, esse sistema não é 100%, o que permitirá algumas regiões com chuvas.

Nós temos um bloqueio atmosférico que vai estar atuando e dificultando a formação de nuvens de chuvas. Hoje até final de semana há uma tendência de temperaturas mais elevadas, especialmente no período da tarde", explica Amorim.

A chuva, de acordo com Amorim, deve voltar somente a partir do próximo dia 26 de fevereiro, com a previsão de passagem de uma frente fria avançando do sudoeste para o centro do país.

Qual a nossa preocupação, depois de um calorão, quando vem uma frente fria, este choque pode favorecer tempestades", prevê o Cimehgo.

Na região norte, a temperatura mínima é de 22ºC e máxima de 35ºC, com até 10 mm de chuva; no leste, a mínima é de 17ºC e máxima de 34ºC; no oeste, mínima de 22ºC e máxima de 35ºC, ; no centro goiano, mínima de 19ºC e máxima de 34ºC; no sudoeste, 19ºC e máxima de 33ºC; e no sul, mínima de 19ºC e máxima de 33ºC. Nessas cinco regiões, a previsão é de até 8 mm de chuvas.

Risco de tempestades

Embora seja previsto temperaturas altas, o Cimehgo faz um prognóstico de tempestades isoladas para os seguintes municípios goianos: Aporé, Aragarças, Arenópolis, Baliza, Bom Jardim de Goiás, Britânia, Cachoeira Alta, Caçu, Caiapônia, Chapadão do Céu, Doverlândia, Gouvelândia, Iporá, Itajá, Itarumã, Jataí, Lagoa Santa, Mineiros, Montividiu, Mundo Novo, Palestina de Goiás, Paranaiguara, Perolândia, Piranhas, Portelândia, Quirinópolis, Santa Rita do Araguaia, São Simão, Serranópolis.

Goiânia

Na capital, a previsão do Cimehgo é de sol, com possibilidade de pancadas de chuvas isoladas. A temperatura máxima é de até 32ºC e umidade relativa do ar entre 40% (no período mais quente) e 90%.

Geral

Chuva deve dar trégua em Goiás nesta semana, prevê Cimehgo

Previsão aponta mais horas de sol e calor por alguns dias. No final de semana, uma frente fria deve trazer de volta as chuvas para o estado

Modificado em 21/01/2025, 12:12

Pôr-do-sol em Goiânia

Pôr-do-sol em Goiânia (Wildes Barbosa/O Popular)

A chuva deve dar uma trégua por alguns dias nesta semana em Goiás, abrindo espaço para dias de sol e temperaturas mais altas. De acordo com André Amorim, gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), um bloqueio atmosférico está dificultando a formação de nuvens de chuvas no estado. No entanto, esse bloqueio deve se desfazer gradualmente até o final de semana, quando a chegada de uma frente fria pode mudar o cenário.

"Estamos começando a semana com mais horas de sol, temperaturas elevadas em várias regiões do estado e noites de calor. Ao longo dos próximos dias, o bloqueio que impede as chuvas deve perder força. Por volta de sexta-feira, esperamos o avanço de uma frente fria pelo Brasil, o que pode trazer chuvas no final de semana", explicou Amorim.

André Amorim destaca que essa pausa nas chuvas é uma oportunidade importante para que as pessoas realizem reparos, como consertar telhados com vazamentos, ou adotem outras medidas preventivas, já que as chuvas não cessarão por completo. Segundo ele, a tendência é que, no início de fevereiro, as chuvas retornem com mais intensidade, persistindo até meados de abril.

"No decorrer desta semana estes sistemas que vão perdendo intensidade e as chuvas retornam", esclarece André Amorim.

Em Goiânia, a previsão para esta terça-feira (21) é de temperatura acima dos 30°C, com mais horas de sol e possibilidade de chuva passageira em regiões isoladas da capital. Nas regiões norte e oeste de Goiás, as temperaturas podem chegar aos 34°C e a mínima deve ficar em 22°C.

Balanço das chuvas

Goiânia foi a capital que mais choveu em janeiro, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com a meteorologista Elizabete Alves Ferreira, até a primeira quinzena, o volume de chuva foi 30% acima do que o esperado para o primeiro mês do ano. A segunda capital com maior registro de chuva foi Palmas, no Tocantins.

Além disso, entre os dias 12 e 13 deste mês, a capital também registrou o maior volume de chuva em 24h em quase 20 anos. O último janeiro mais chuvoso em Goiânia foi em 2016, que fechou com 484.8 milímetros, segundo o Inmet.

Geral

Equatorial Goiás alerta população sobre tempestades

Previsão de fortes chuvas para o Estado acompanhada de raios e ventos de até 100km/h, provocam danos à rede elétrica

Modificado em 17/09/2024, 15:37

Equatorial Goiás alerta população sobre tempestades

(Divulgação)

O Instituto Nacional de Meteorologia colocou Goiás em alerta laranja para o risco de temporais até domingo (7). Esse alerta representa um grau de perigo para chuvas intensas. A previsão é de um volume de chuvas entre 30 e 60 milímetros (mm) por hora ou entre 50 e 100 mm por dia. Os ventos intensos podem provocar a queda de galhos de árvores e descargas elétricas.

Diante desse cenário, a Equatorial Goiás também chama a atenção da população sobre as consequências dos eventos climáticos dentro e fora de casa. Já que essas tempestades afetam severamente a rede de energia que está em processo de recuperação. Com grandes pontos de fragilidade e comprometimento, os temporais, afetam o trabalho em campo e danificam ainda mais a estrutura da concessionária.

Nessas situações climáticas extremas há risco de interrupção do fornecimento de energia elétrica, visto que os ventos fortes lançam objetos sobre a rede e árvores caem sobre a fiação, provocando estragos na rede elétrica, que precisa ser reconstruída pelas equipes em campo.

Outro agravante das tempestades são as descargas elétricas. De janeiro a outubro de 2023, a Equatorial Goiás identificou cerca de 10 milhões de raios na área de concessão. Além de causar interrupções no fornecimento de energia, as descargas atmosféricas podem provocar curto-circuito, queima de equipamentos e acidentes fatais.

Para evitar danos materiais e físicos, seguem os cuidados que os clientes devem manter dentro e fora de casa durante tempestades:
Cuidados dentro de casa:
• Evite o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada;
• Evite o uso de chuveiro ou torneira elétrica;
• Evite consertos de instalações elétricas;
• Se possível, permaneça dentro de casa enquanto estiver chovendo e retire os equipamentos elétricos da tomada.
**Cuidados fora de casa:  **
• Não encoste em objetos metálicos como postes, cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
• Não toque em aparelhos elétricos com as mãos ou pés úmidos;
• Nunca tente desligar ou religar energia da rede elétrica por conta própria;
• Evite estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.
• Em caso de cabo de energia caído, não se aproxime e entre em contato imediatamente com a Equatorial Goiás pelos canais de atendimento:

  • Aplicativo Equatorial Goiás, disponível para download no Android e iOS;
  • Agência virtual no site www.equatorialenergia.com.br ;
  • Call Center 0800 062 0196;
  • Agência de atendimento;