Geral

Jardim América vai ter novas alterações no trânsito; veja o que muda

Segunda etapa do projeto de mudanças no tráfego de veículos automotores no bairro da região Sul, o mais populoso de Goiânia, começa a valer já nesta quarta-feira (1º)

Modificado em 19/09/2024, 00:11

Jardim América vai ter novas alterações no trânsito; veja o que muda

Os motoristas que trafegam em toda a região do Setor Jardim América devem ficar atentos a modificações nos sentidos das ruas, proibição de estacionamento e instalação de semáforos que já passam a valer nesta quarta-feira (1º). O anúncio foi feito na terça-feira (31) pela Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), mas os detalhes e explicações dos motivos que levaram às alterações no tráfego só serão repassadas ao longo da manhã desta quarta. Essa é a segunda etapa do projeto de remodelação de tráfego no bairro realizado pela gestão municipal.

A primeira etapa tornaram como sentido único as ruas C-148 (norte-sul) e C-149 (sul-norte, que ainda recebeu uma ciclofaixa em toda sua extensão e a proibição de estacionamento para a passagem dos ciclistas). No começo deste mês, a reportagem esteve no local e verificou, junto a moradores e comerciantes, que a ciclovia era pouco utilizada pela população, o que leva a reclamações pela retirada das vagas para que os carros parassem, especialmente dos lojistas. Com relação à mobilidade, o sentido único foi percebido como uma melhoria pela maior parte dos cidadãos.

Para esta segunda etapa, a princípio, dez ruas ou avenidas sofrerão mudanças, como a Avenida C-233, que passa a ser de sentido único da Praça Wilson Sales (Nova Suíça) para a Avenida T-9. No projeto, não está inclusa a construção de uma nova via para ciclistas, mas haverá proibição de estacionamento em algumas destas ruas. A SMM ainda não divulgou em quais locais serão proibidas as paradas dos veículos. Ressalta-se que entre as ruas que sofrerão alterações há locais com escolas, igrejas, supermercados e outros comércios, o que pode resultar em reclamações de motoristas no caso de não ter onde estacionar.

Aumento da capacidade de fluxo

Sobre a Avenida C-233, a intenção é aumentar a capacidade de fluxo de veículos na via, que até então era de sentido duplo. Com isso, a Avenida C-233 servirá como ligação dos motoristas que estão na Avenida T-63 e desejam chegar até a T-9. Este percurso será feito com a organização de três cruzamentos semaforizados, sendo um já logo após a Praça Wilson Sales, que já existe atualmente, assim como com a própria T-9. O terceiro será com a Rua C-238, que é onde fica a praça do Ginásio de Esportes do bairro. Quem quiser fazer o sentido inverso nessa região, ou seja, da Avenida T-9 para a T-63, terá como opção a Avenida C-182.

Essa via também está na lista daquelas que terão alteração de sentido, com o fim da mão dupla. A diferença é que ela servirá como binário da Avenida C-233, ou seja, como esta serve a quem sai da T-63 para chegar na T-9 (sul-norte), a C-182 funciona para levar o tráfego da T-9 para a T-63 (norte-sul). O acesso ocorre para quem está na T-9 no sentido oeste-leste ou para quem está na Avenida C-233 abaixo da T-9, passando pelo Ginásio de Esportes até chegar na C-182. Neste caso, haverá cruzamentos semaforizados com as ruas C-137 e C-138 até chegar na Avenida T-63.

A avenida, porém, vai seguir neste sentido único até o seu final, já na divisa com o Setor Parque Amazônia. Para tal, vão ser eliminadas as rotatórias com a Avenida C-171 e as ruas C-180 e C-181, que serão substituídas por semáforos. Este binário, que é o nome dado para o conjunto de duas ruas paralelas em que possuem mão única de sentido contrário, também vai ocorrer entre a C-180 e C-181, em que a primeira vai do Setor Bueno para o Córrego Cascavel e a segunda no inverso. Ambas também terão cruzamentos semaforizados, que serão com as ruas C-104 e C-255, além da C-182 já citada anteriormente.

A SMM também vai tornar como sentido único a Rua C-137, que se trata da continuação da Avenida T-10 no Jardim América. Agora, a via continua como mão única até a rotatória no cruzamento com a Avenida C-233, e passa a ter a única possibilidade de tráfego o sentido leste-oeste, ou seja, do Setor Nova Suíça para o Jardim América. Esta mudança fará com que seja formado o binário com a C-139, que já funciona no sentido oeste-leste há alguns anos. O projeto altera ainda o sentido da Rua C-136, que também é paralela à C-137, e passará a ser como a C-139, aliviando o fluxo desta rua.

De acordo com a SMM, o secretário Horácio Mello afirma que "essas artérias e as ruas secundárias precisavam dessa atualização com a retirada de estacionamentos, implantação de sentido único das vias, semaforização no lugar de rotatórias que não correspondem mais à capacidade de circulação daquele local". Ele complementa que a Prefeitura atua na região do Jardim América "para dar qualidade de vida não só para os moradores, mas para todos que circulam na região". O bairro sofre as intervenções porque os técnicos entendem que a organização das ruas já não suportam a capacidade, sendo necessária a redução dos sentidos para dar fluxo.

Geral

Câmera de segurança mostra BMW em alta velocidade antes de atingir e matar motociclista na BR-153

Acidente aconteceu na BR-153, em Araguaína. Motorista foi preso por homicídio doloso, sem fiança, por batida que resultou na morte de Maria Alice Guimarães Silva, de 25 anos

Modificado em 23/03/2025, 16:37

undefined / Reprodução

Uma câmera de segurança às margens da BR-153 registrou o momento em que o carro de luxo que atingiu e matou a motocilista Maria Alice Guimarães Silva passa pelo trecho em alta velocidade. O motorista dirigia a cerca de 200 km/h no perímetro urbano de Araguaína, segundo a Polícia Civil. A velocidade permitida no local é 60 km/h.

Nas imagens é possível ver quando a jovem de 25 anos passa de moto e, em seguida, uma BMW preta surge atrás dela. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o carro atingiu a traseira da moto na manhã de sábado (22), no km 144 da rodovia.

Segundo as informações apuradas pela Polícia Civil, o carro era conduzido por Vitor Gomes Alves de Paula, de 21 anos. Ele foi preso em flagrante por homicídio doloso, com dolo eventual e sem fiança, por ter assumido o risco de produzir o resultado.

De acordo com o Ministério Público do Tocantins, a Justiça converteu prisão dele em preventiva. A redação tenta contato com a defesa do motorista por telefone, mas não teve retorno até a publicação desta reportagem.

'Motorista assumiu risco'

Motorista do carro (de branco) foi preso após o acidente (Reprodução/Alta Tensão)

Motorista do carro (de branco) foi preso após o acidente (Reprodução/Alta Tensão)

Vitor Gomes dirigia o veículo da mãe de um amigo. Outras duas pessoas estavam no carro com ele no momento do acidente, após saírem de uma festa.

De acordo com a PRF, que fez o atendimento da ocorrência no local, a motociclista foi atingida por trás. "O condutor do veículo, uma BMW preta, estava no local juntamente com o passageiro e proprietário. De pronto ele já recusou realizar o teste de etilômetro. Aparentemente houve aqui uma colisão traseira. O veículo BMW colheu a moto e posteriormente arrastou a condutora por alguns metros", disse o PRF Sued, em entrevista ao portal Alta Tensão.

Segundo o delegado Charles Macedo, Vitor assumiu o risco de eventual acidente ao dirigir a BMW em velocidade acima da permitida. "Ele foi autuado por homicídio doloso porque nesse caso ele assumiu o risco dirigindo em alta velocidade numa via pública com alta circulação de pessoas e não era habilitado", comentou.

O motorista passou pela delegacia e depois foi encaminhado à Unidade Penal de Araguaína, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.

Família pede justiça

Maria Alice Guimarães Silva, de 25 anos, morreu em um acidente na BR-153 (Arquivo Pessoal)

Maria Alice Guimarães Silva, de 25 anos, morreu em um acidente na BR-153 (Arquivo Pessoal)

Fabiola Guimarães, irmã de Maria Alice informou que a jovem estava a caminho do trabalho quando foi atropelada. A família espera que os envolvidos na morte da jovem sejam responsabilizados.

"Esperamos que a justiça seja feita. Justiça pela família, justiça pelos dois filhos que agora estão sem mãe, justiça por Alice que teve sua vida ceifada de tal maneira enquanto ia atrás do sustento da sua família por pessoas irresponsáveis, e agora esperamos que essas pessoas sejam responsabilizadas", afirmou Fabiola.

Maria Alice deixou dois filhos, de seis e nove anos. Ela foi velada na noite de sábado (22) e seu enterro está marcado para este domingo (23).

Geral

Novo acesso da Avenida Castelo Branco à Marginal Cascavel começa a ser construído neste sábado, diz Prefeitura

A requalificação do corredor viário faz parte do Plano Nova Mobilidade, que envolve intervenções em diferentes avenidas da cidade, informou a administração municipal

Novo acesso da Avenida Castelo Branco à Marginal Cascavel começa a ser construído neste sábado, diz Prefeitura

(Reprodução / Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET))

Começa neste sábado (22) a construção de um novo acesso da Avenida Castelo Branco à Marginal Cascavel. A obra realizada pela Prefeitura de Goiânia faz parte da segunda etapa de requalificação do corredor viário e pretende melhorar o fluxo de veículos na região. A expectativa é de que a obra dure uma semana.

A intervenção prevê a remoção parcial de uma ilha existente e a criação de quatro faixas de rolamento: duas para conversão à esquerda e duas para tráfego contínuo. Com a mudança, o semáforo atual, que hoje opera em três tempos, passará a funcionar com apenas dois, reduzindo o tempo de espera para motoristas.

Motoristas e pedestres ainda têm dificuldades com faixa da Direita Livre
Radares só voltam a funcionar em abril
Comerciantes temem perder clientes com mudanças no trânsito

Segundo a Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET) em entrevista ao Popular, a obra não demandará interdições durante o período previsto.

Não haverá desvios de tráfego, apenas um estreitamento temporário de faixas durante a execução dos serviços. Por isso, pede-se atenção redobrada aos motoristas para a sinalização no local e, sempre que possível, a opção por rotas alternativas para evitar transtornos", afirma assessoria do órgão.

Atualmente, os motoristas que trafegam pela Avenida Castelo Branco enfrentam congestionamentos causados pela necessidade de conversão à esquerda no cruzamento com a Rua Jaraguá. A nova estrutura visa eliminar essa conversão e os condutores deverão acessar a Marginal Cascavel, onde haverá um novo trecho com semáforo exclusivo.

Além da obra física, a prefeitura diz que está modernizando o sistema semafórico ao longo do corredor viário Castelo Branco-Mutirão. Hoje, os semáforos operam de forma independente, sem comunicação com a central de trânsito. Com a atualização, será implementada a chamada "onda verde", permitindo que os veículos enfrentem menos paradas ao longo do percurso.

Um estudo realizado na região identificou que aproximadamente 45 mil veículos trafegam diariamente na Avenida Castelo Branco, entre 6h e 20h. Para minimizar os impactos da obra, a Prefeitura realizou reuniões com comerciantes locais para discutir possíveis ajustes. Uma das medidas em análise é a autorização de carga e descarga em horários específicos, entre 9h e 15h.

Geral

Motorista morre no hospital após carro ser esmagado por semirreboque de carreta que tombou na TO-030

Dois filhos da vítima que estavam no veículo tiveram ferimentos e estão internados. Acidente aconteceu próximo ao distrito de Taquaruçu, em Palmas

Modificado em 18/03/2025, 15:50

Benvindo Tavares Rocha morreu em acidente de trânsito na TO-030 (Arquivo Pessoal/Reprodução/TV Anhanguera)

Benvindo Tavares Rocha morreu em acidente de trânsito na TO-030 (Arquivo Pessoal/Reprodução/TV Anhanguera)

O motorista do veículo atingido por um dos semirreboques da carreta que tombou na TO-030 morreu no Hospital Geral de Palmas (HGP). O acidente aconteceu próximo ao distrito de Taquaruçu, em Palmas. O filho da vítima, de 16 anos, passou por cirurgia e está em estado grave.

A vítima que morreu foi identificada como Benvindo Tavares Rocha, de 53 anos. Além do adolescente, a outra filha dele, de 20 anos, também se feriu, mas não corre risco de morte. Os três viajavam no mesmo carro.

O acidente aconteceu no km 10 da rodovia, por volta das 19h desta segunda-feira (17). Segundo a Polícia Militar o carro de outra mulher, de 60 anos, também foi atingido, mas houve apenas danos materiais e ela não precisou de atendimento médico.

Equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestaram apoio às vítimas. Segundo os bombeiros, pai e filho foram encontrados com lesões graves e apresentavam sintomas de traumatismo craniano.

O motorista do caminhão disse para a polícia que perdeu o controle do veículo em uma curva sinuosa e tombou um dos semirreboques carregado com soja sobre o carro das vítimas, que vinha no sentido contrário.

Conforme a PM, o condutor fez o teste do bafômetro no local e o resultado deu negativo. Ele foi levado para a Central de Polícia Civil de Taquaralto para procedimentos legais.

O local do acidente foi periciado e os veículos foram liberados aos familiares. Benvindo será velado em Aparecida do Rio Negro nesta terça-feira (18) e sepultado no Cemitério Jardim da Paz na tarde de quarta-feira (19).

Acidente aconteceu na T0-030 (Kaliton Mota/TV Anhanguera)

Acidente aconteceu na T0-030 (Kaliton Mota/TV Anhanguera)

Geral

Motorista envolvido em acidente que matou pioneira de Palmas dirigia com o dobro da velocidade permitida, diz SSP

Acidente aconteceu em novembro de 2024, na região central de Palmas. Motorista vai responder pelo crime de homicídio culposo no trânsito e pode pegar até quatro anos de prisão

Modificado em 17/03/2025, 17:29

Enite Cordeiro Naves morreu em acidente no centro de Palmas (Redes Sociais/Matheus Dias/TV Anhanguera)

Enite Cordeiro Naves morreu em acidente no centro de Palmas (Redes Sociais/Matheus Dias/TV Anhanguera)

Um homem de 32 anos foi indiciado pelo crime de homicídio culposo no trânsito devido à morte de Enite Cordeiro Naves. O acidente aconteceu em novembro de 2024 na região central de Palmas. A idosa era pioneira na capital e mãe do cantor e apresentador Diomar Naves, do jornalista Beto Naves e do servidor público Ricardo Naves.

O acidente foi registrado na avenida LO-03, entre as quadras Arse 12 (106 Sul) e Arse 22 (206 Sul). O nome do motorista não foi divulgado, por isso o g1 não conseguiu contato com a defesa dele.

Segundo a polícia, as investigações apontaram que no momento do acidente o motorista trafegava com uma picape a aproximadamente 82 km/h, em um local onde a velocidade limite é de 40 km/h.

Enite estava dirigindo pela avenida e foi atingida pelo motorista. O carro dela capotou e ficou preso em um coqueiro, no meio do canteiro central.

A Secretaria de Segurança Pública informou que o motorista irá responder por homicídio culposo no trânsito. A pena do crime varia de 2 a 4 anos de prisão. O inquérito foi encaminhado ao Ministério Público e Poder Judiciário.

Relembre o caso

Acidente deixou idosa morta (Djavan Barbosa/Jornal do Tocantins)

Acidente deixou idosa morta (Djavan Barbosa/Jornal do Tocantins)

O acidente que tirou a vida de Enite Cordeiro Naves, de 81 anos, aconteceu por volta das 12h do dia 28 de novembro de 2024. No momento da colisão, a vítima dirigia um carro e estava entrando na quadra 106 Sul, quando foi atingida por uma picape.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local, mas a idosa não resistiu aos ferimentos.

Na época, o morador Rodrigo Santana Ramos presenciou a batida. "Ele [motorista da picape], passou por todo mundo em alta velocidade, quando colidiu com o carro da senhora. E ela [vítima] foi arremessada para fora e acabou vindo a óbito. Foi um susto, em que as pessoas se assustaram e o carro quase bateu em outro carro", disse.