Geral

Mãe adolescente abandona recém-nascido em vaso sanitário de centro de saúde

Câmera flagraram a jovem fugindo com a ajuda de duas mulheres

Modificado em 27/09/2024, 00:47

Imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa (Pixabay)

Um bebê recém-nascido foi resgatado depois de ser jogado em um vaso sanitário por sua mãe adolescente. Ainda não há informação se a jovem deu à luz no banheiro ou se ela levou a criança para o local, com poucos minutos de vida. O caso foi registrado no Peru.
<br />

As imagens de câmeras de segurança do centro de saúde mostraram que duas mulheres ajudaram a mãe, que estava dentro do banheiro. Uma das mulheres dá à garota um xale de cor amarela que ela amarra sua cintura como uma saia, possivelmente, porque suas roupas estavam cobertas de sangue. Em seguida, as três mulheres deixam a unidade de saúde.

Felizmente, médicos foram alertados e correram para salvar o pequeno bebê abandonado. A criança foi transferida para um hospital, onde apresenta quadro de saúde estável.
<br />

Horas depois, a mãe adolescente que fugiu, deu entrada no mesmo hospital, apresentando um forte sangramento causado pelo parto. Tanto a mãe como o bebê ainda estão sendo tratados, mas não se sabe se a garota vai enfrentar acusações criminais.

Geral

Adolescente morre afogada em córrego de Aparecida de Goiânia

Segundo bombeiros, ela foi encontrada em poço natural a cerca de dois metros de profundidade. Irmã da vítima contou que foram ao local com mais dois colegas após suspensão de aulas

Modificado em 12/03/2025, 12:02

Equipes de resgate fizeram atendimento da menina, que não resistiu

Equipes de resgate fizeram atendimento da menina, que não resistiu (Divulgação/CBM-GO)

Uma adolescente de 12 anos morreu afogada no Córrego Santo Antônio, no Residencial Alvaluz, em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital, na tarde de terça-feira (11). Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), a vítima foi encontrada a cerca de dois metros de profundidade em um poço natural.

À polícia, a irmã de 15 anos da adolescente disse que elas tinham ido para um colégio na Vila Alzira, porém ao chegaram para estudarem foram informadas que não haveria aula. Assim, com mais dois colegas resolveram ir para o córrego para banharem, quando ocorreu a fatalidade.

Leia Também

Jovem morre após se afogar no Rio Paranaíba, em Itumbiara
Dançarino de festa junina morre afogado no Lago das Brisas

Catamarã afunda com mais de 20 pessoas em rio após bater em pedra; vídeo mostra resgate

Secretaria Estadual de Educação de Goiás (Seduc) confirmou que a vítima era aluna da rede estadual de ensino, mas não respondeu qual é o protocolo sobre aviso de suspensão de aulas nos colégios. 

Uma equipe da Polícia Militar de Goiás (PM-GO) foi ao local e contou que funcionários de uma empresa, que fica próximo ao local, relataram que dois adolescentes chegaram pedindo socorro, pois a colega deles do colégio estava se afogando no córrego.

Segundo a testemunha, ele e um colega de trabalho foram até ao poço, pularam na água com intenção de salvar a adolescente, mas não conseguiram encontrá-la. Ela apenas foi localizada pelos bombeiros após buscas aquáticas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, depois de ser retirada do poço, a vítima passou por reanimação cardiopulmonar por cerca de 20 minutos, "com o uso de equipamentos especializados e apoio das equipes presentes".

A equipe médica da Unidade de Suporte Avançado (USA) do Samu chegou ao local e continuou os procedimentos de ressuscitação por mais 20 minutos. No entanto, apesar dos esforços conjuntos, o óbito foi constatado pela equipe médica no local", registraram os bombeiros.

A PM ressaltou que durante a ocorrência, enquanto era aguardada a chegada da equipe do Instituto Médico Legal (IML), iniciou-se uma forte chuva e para evitar que a correnteza do córrego levasse o corpo da adolescente, foi preciso transportá-lo para um local seguro.

O POPULAR tentou contato com a direção do colégio, por telefone, mas a chamada não foi atendida.

Geral

Adolescente suspeito de assassinar idosa em escola abandonada é achado morto dentro de centro socioeducativo

Suspeito de 16 anos, apreendido pela morte de Adonilia Custódio de Souza, estava no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Palmas

Modificado em 19/02/2025, 18:47

Corpo de Adonilia estava em uma sala de escola abandonada no Aureny IV (Ana Paula Rehbein/ TV Anhanguera/ Divulgação)

Corpo de Adonilia estava em uma sala de escola abandonada no Aureny IV (Ana Paula Rehbein/ TV Anhanguera/ Divulgação)

O adolescente de 16 anos suspeito de assassinar a idosa Adonilia Custódio de Souza, de 71 anos, foi encontrado morto em uma cela do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Palmas. A informação sobre a morte do jovem foi confirmada pela Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju) e aconteceu na noite de segunda-feira (17).

O jovem, que não teve o nome divulgado, foi apreendido em agosto de 2024. A idosa desapareceu no dia 19 daquele mês e o corpo dela foi encontrado no dia seguinte, dentro de uma construção do antigo Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic), no Jardim Aureny IV. Com sinais de violência, ​a vítima sofreu, conforme laudo, uma hemorragia e fraturas no crânio e face, além de traumatismo crânio-encefálico.

De acordo com a Seciju, a suspeita é que o adolescente tenha tirado a própria vida. Ele estava desacordado quando a equipe de saúde da unidade chegou à cela por volta das 20h40. Ele chegou a receber os primeiros socorros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que constatou a morte do jovem.

Antes da morte, ele estava sendo acompanhado pela equipe de saúde do Case e recebia tratamento psiquiátrico pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps I). Desde a apreensão ele não havia apresentado indícios de que tentaria algo contra sua própria integridade física. A pasta ressaltou ainda que recebeu tratamento durante todo tempo que esteve internado no Case.

A Polícia Militar foi chamada e foi registrado um boletim de ocorrência para investigação da morte do adolescente. A perícia também esteve na unidade o corpo foi levado para o Instituto Médico Legal de Palmas para para passar por exames de necropsia. A liberação aconteceu por volta das 16h20 desta terça-feira (18).

Relembre o caso

Câmeras de segurança do setor onde Adonilia morava e desapareceu registraram o adolescente no dia do crime. As imagens mostraram ambos caminhando em direção à escola. O corpo da idosa foi encontrado no dia 20 de agosto de 2024 pelos filhos dela, que faziam buscas para encontrar a mãe. Eles disseram que ela tinha o costume de fazer caminhada na região.

Uma das filhas da vítima também contou que a mãe era lúcida, aposentada, e catava latinhas por hobby.

Centro de Atenção Integral à Criança está abandonado há cinco anos ( Reprodução/TV Anhanguera)

Centro de Atenção Integral à Criança está abandonado há cinco anos ( Reprodução/TV Anhanguera)

Adonilia foi encontrada no prédio onde funcionava o Caic, um lugar que estaria servindo como ponto de encontros sexuais e de criminalidade. Isso era motivo de reclamação da população pelo abandono.

Após ser apreendido, o delegado responsável pela investigação, Israel Andrade, informou que ele teria confessado o crime, mas negado que teve relações sexuais com a vítima. Porém, exames apontados no laudo detectaram a presença de espermatozóides no corpo da idosa, "indicando prática de conjunção carnal e ato libidinoso".

Após os procedimentos da apreensão, o jovem foi levado para o Case, onde foi encontrado morto após quase seis meses do assassinato da idosa.

Sala em obras tinha preservativos, roupas íntimas e muito lixo (Ana Paula Rehbein/ TV Anhanguera)

Sala em obras tinha preservativos, roupas íntimas e muito lixo (Ana Paula Rehbein/ TV Anhanguera)

Geral

Além de filhos, ex-marido também é investigado por morte de idosa que ficou dias sem comer, diz delegado

Segundo a polícia, a idosa chegou a ser resgatada, ficou internada na UTI em um hospital de Goiânia e recebeu alta. Ela voltou para casa, teve uma piora e não resistiu

Idosa sofria maus-tratos e vivia em condições precárias

Idosa sofria maus-tratos e vivia em condições precárias (Divulgação/Polícia Civil)

Além dos três filhos, o ex-marido da idosa que morreu após ficar dias sem comer também é investigado pela polícia, segundo o delegado do caso, Alexandre Bruno. Ela chegou a ser resgatada, ficou internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Goiânia, ganhou alta, mas não resistiu.

Ela foi internada na UTI, ficou por alguns dias ali, recebeu alta, voltou para casa e para os cuidados do filho. Ela voltou para o mesmo local onde ela ficou doente. Em dois dias ela morreu", contou o delegado.

A reportagem não localizou a defesa dos investigados para um posicionamento até a última atualização desta reportagem.

O delegado contou que pediu ao Instituto Médico Legal (IML) o exame que determina a causa da morte da idosa. "Os médicos que a atenderam desconfiam que ela tenha morrido por inanição, sem se alimentar", disse Alexandre.

A Polícia Civil disse que um dos filhos, que morava com ela, é investigado por maus-tratos, abandono, exploração financeira e agora por homicídio. Ele estava preso, mas foi solto pela Justiça durante uma audiência de custódia.

Conforme a polícia, os outros dois filhos que não moravam com a idosa são investigados e podem responder pela morte devido a omissão. O crime de exploração financeira é devido ao uso do cartão de proventos da idosa para benefício próprio e assim a deixavam sem alimentação e sem atendimento médico.

Provavelmente devo representar pela prisão não só desse filho dela, mas dos outros dois, além do ex-marido que ficava com o cartão dela. Os filhos podem ser indiciados por homicídio e o ex-marido por exploração financeira", disse o delegado.

A polícia disse que, ao ser preso, um dos filhos dela tentou minimizar os fatos: "Foi frio em dizer que pra ele aquilo era normal", detalhou o delegado.

Crime

A polícia disse que começou a investigar o caso após uma denúncia anônima. Na denúncia, foi informado que vizinhos não escutaram resposta ao chamarem por ela, por isso, arrombaram a porta, encontrando a mulher com a saúde debilitada e sem acesso a cuidados básicos.

Um vídeo divulgado pela Polícia Civil mostra o atendimento médico à idosa na casa em que ela foi encontrada (assista abaixo). Ela morreu na noite do dia 12 de de fevereiro.

O filho empregava sofrimento a idosa a ponto de torturá-la. [A Polícia Civil] se deparou com a idosa em estado quase cadavérico, magra, verdadeiramente em pele e osso", disse o delegado.

Antes de ser internada, a idosa foi resgatada no dia 28 de janeiro. Segundo a polícia, ela foi encontrada sem água potável, sem higiene pessoal e cercada por sujeira, vivendo em um ambiente insalubre, com forte odor, sem iluminação e ventilação adequada.

undefined / Reprodução

Geral

Mãe se emociona ao rever filha de 16 anos que foi de SP a GO por jovem que conheceu online

Segundo a Polícia Civil, menina foi achada após família rastrear o celular dela. Namorado foi levado à delegacia, prestou depoimento e foi liberado

Mãe se emociona ao reencontrar filha de 16 anos achada em Goiás após sair de São Paulo para se encontrar com jovem que conheceu em jogo na internet

Mãe se emociona ao reencontrar filha de 16 anos achada em Goiás após sair de São Paulo para se encontrar com jovem que conheceu em jogo na internet (Reprodução / TV Anhanguera)

A mãe de uma adolescente de 16 anos que estava desaparecida se emocionou ao rever a filha, encontrada em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital, após ter o celular rastreado. Segundo a Polícia Civil, a menina saiu de casa, em São Paulo, para se encontrar com um rapaz de 18 anos que conheceu em um jogo online.

🔔Siga o canal de O POPULAR no WhatsApp

O encontro foi maravilhoso e quero voltar para casa com ela. Acho que não é o momento [ de questionar], nem é isso que eu quero. É acolher, trazer para perto. Estar perto da minha filha é só o que eu preciso", declarou a mãe para TV Anhanguera.

Segundo a investigação da Polícia Civil, a jovem saiu de casa em São Paulo no último sábado (14), quando a família registrou o desaparecimento dela. A adolescente relatou para a TV Anhanguera que pegou um ônibus para Goiás para encontrar o rapaz que, segundo ela, sabia que ela estava saindo de casa fugida. "Peguei um ônibus, fiquei 22 horas na estrada, vim para Goiânia", relatou.

Durante o percurso da viagem, de mais de 800 km, a adolescente postou nas redes sociais uma imagem da estrada com a legenda: "Novos começos e a maior loucura da minha vida".

Ainda segundo a Polícia Civil, a adolescente deixou uma carta de despedida endereçada à mãe, afirmando que estava bem e que saiu de casa para buscar independência e não sobrecarregar financeiramente a família.

Localização em Aparecida

A família conseguiu rastrear a localização do aparelho celular da adolescente e encontrou próximo à rodoviária de Aparecida de Goiânia. Segundo a conselheira tutelar Elita Arantes, a jovem foi localizada na terça-feira (17) pela Polícia Militar, que levou a adolescente e o jovem que estava com ela para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente de Aparecida de Goiânia.

A Polícia Civil informou que o rapaz prestou depoimento na delegacia e esclareceu que conheceu a adolescente há três meses por meio de um jogo online. Ao g1 , delegada responsável pelo caso, Sayonara Lemgruber, informou que o rapaz não responderá por nenhum crime.

A conselheira tutelar informou que, após ser localizada, a menor foi levada para a Unidade de Acolhimento no mesmo dia. "A mãe chegou na madrugada do dia 18. Às 13h30, teve a audiência e a decisão judicial da entrega para a mãe", afirmou a conselheira.