Geral

Morre idosa que tinha sido resgatada após ter ficado dias sem comer e sem remédios

Filho é o principal suspeito e segue em liberdade, segundo delegado

Idosa sofria maus-tratos e vivia em condições precárias (Divulgação/Polícia Civil)

Idosa sofria maus-tratos e vivia em condições precárias (Divulgação/Polícia Civil)

Uma idosa de 73 anos, resgatada pela Polícia Civil de Goiás (PCGO) após dias sem alimentação e medicação, morreu em Goiânia. Segundo o delegado Alexandre Bruno Barros, o filho dela, de 42 anos, que era responsável por seus cuidados, é o principal suspeito e segue em liberdade. Ele poderá ser indiciado por homicídio. O delegado informou que representará pela prisão preventiva do homem nesta sexta-feira (14).

Como o nome do suspeito não foi divulgado, a reportagem não conseguiu localizar a defesa dele até a última atualização desta reportagem.

Segundo Alexandre Bruno, a idosa morreu nesta quinta-feira (13), após ter passado mal em casa, no setor Finsocial e, ter sido levada para um hospital da capital. Segundo a polícia, a Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso foi acionada no dia 28 de janeiro de 2025. Quando a polícia tomou conhecimento da situação, a idosa foi resgatada com ajuda do Corpo de Bombeiros e ficou internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Segundo o delegado, a idosa estava sem medicação há uma semana, mas a situação de maus-tratos ocorria há pelo menos um ano.

A Polícia Civil recebeu a notícia de que isso acontecia e chegou ao local, onde se deparou com a idosa em estado quase cadavérico, muito magra. O Corpo de Bombeiros foi acionado e levou a idosa para ser internada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Ela estava há dias sem comer e sem ingerir água potável", afirmou delegado.

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O filho da idosa foi preso em flagrante pelos crimes de maus tratos, abandono material e exploração financeira, praticados contra a mãe. "Ela tinha problema de depressão, necessitava de tratamento, mas o filho não patrocinava ou não proporcionava para ela esse tratamento. Em razão dela ter ficado muito tempo sem receber tratamento médico, sem beber, sem comer, ela chegou aquele quadro. Ela ficou internada por mais de 10 dias", informou delegado Alexandre Bruno.

No entanto, o suspeito foi autuado e colocado em liberdade pela juíza da vara de custódia, segundo a Polícia Civil (PC).

Como ele foi liberado da prisão, na ocasião, eu autuei por maus-tratos e exploração financeira. Uma vez que ele ficava com cartão dela e usava para outras coisas e não para o benefício dela. Agora ele será indiciado pelo crime de homicídio", afirmou o delegado.

Após ter alta, a idosa voltou a morar com o filho. "Ela recebeu alta, voltou para casa e, com dois dias em casa, com ele presente, ela apresentou uma piora. A vizinha chamou novamente, os bombeiros levaram para o hospital, mas ela não resistiu", informou o delegado Alexandre Bruno.

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Cidades

Motorista de aplicativo é preso após dar mata-leão em adolescente ao ter beijo negado, diz polícia

Segundo Polícia Civil, ele foi autuado por tentativa de estupro. Caso aconteceu em Goiatuba e homem foi levado para o presídio de Itumbiara

Passageira foi socorrida por uma pessoa que passava pela rua

Passageira foi socorrida por uma pessoa que passava pela rua (Divulgação/PC-GO)

Um motorista de aplicativo de 29 anos foi preso após dar mata-leão em adolescente de 17 anos ao ter beijo negado, relatou a Polícia Civil de Goiás (PC-GO). A vítima acompanhada do pai procurou a delegacia e registrou uma ocorrência de tentativa de estupro, na manhã de quarta-feira (19). O caso aconteceu em Goiatuba, no sul de Goiás.

Como o nome do suspeito não foi divulgado, O POPULAR não conseguiu localizar a defesa dele até a última atualização desta reportagem.

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À polícia, a adolescente contou que na noite anterior ao ocorrido estava na companhia de uma amiga, também menor de idade. Juntas consumiram bebidas alcoólicas e quando precisou ir embora, a amiga chamou um homem, que se identificou como motorista de aplicativo.

Segundo a vítima, as duas menores entraram no carro do homem e se sentaram no banco de trás, quando o motorista sugeriu que fizessem uma volta antes de levá-las para casa. Ao passarem em frente a uma distribuidora, ele teria parado, comprado cervejas e bebido junto com as adolescentes.

De lá, conforme a ocorrência, ele seguiu com as passageiras para deixá-las em suas respectivas residências. Primeiro, deixou a amiga da vítima em casa e, em seguida, dirigiu para o endereço da segunda passageira. No entanto, ao chegar próximo ao destino, ele teria parado o veículo e perguntado se ela lhe daria um beijo, o qual foi negado.

Após a vítima recusar, o motorista de aplicativo teria a imobilizado com o golpe chamado de "mata-leão". Segundo a adolescente, ele a sufocou e tentou beijá-la à força. Diante desse ataque, ela reagiu, conseguiu se soltar, mas caiu e machucou o joelho.

Uma pessoa que passava pela rua, ao ver o episódio, socorreu a adolescente e a acompanhou até a casa dela. Enquanto isso, o suspeito fugiu do local, mas foi localizado pela polícia.

Ele foi autuado por tentativa de estupro e por fornecer bebida alcoólica a menor de idade. O homem foi encaminhado para o presídio municipal de Itumbiara, a 55 km de Goiatuba, onde está à disposição da Justiça.

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Cidades

Mulher de fisiculturista que morreu após tomar anabolizante pediu ao marido para se cuidar antes dele passar mal

Paloma havia alertado Marcos Antônio dias antes da morte do marido. A mulher listou em uma mensagem enviada a ele pontos que não estavam legais em sua saúde

Modificado em 20/03/2025, 07:25

Aparecida Paloma trocava mensagens de alerta com o esposo (Reprodução/Redes sociais e Reprodução/TV Anhanguera)

Aparecida Paloma trocava mensagens de alerta com o esposo (Reprodução/Redes sociais e Reprodução/TV Anhanguera)

A esposa do fisiculturista Marcos Antônio Moraes Paz, de 32 anos, que morreu em Goiânia após usar anabolizantes, havia pedido ao marido para que cuidasse de sua saúde. Em prints divulgados pela TV Anhanguera, Aparecida Paloma trocava mensagens de alerta com o esposo (veja na foto acima).

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Vá ao médico. Eu não tô pedindo pra não competir, só cuidar antes que piore", escreveu a mulher.

Paloma havia alertado Marcos Antônio dias antes da morte do marido. A mulher listou em uma mensagem enviada a ele pontos que não estavam legais em sua saúde.

Sua saúde não está nada bem, sua respiração não tá legal, seu xixi não tá normal, seu sono não está bom e seus rins não estão conseguindo aguentar a pressão", escreveu Paloma.

Segundo a família, Marcos Antônio era também promotor de eventos e conhecido por muitos como "Dj Macaully".

Mensagens da esposa do fisiculturista enviadas a ele (Reprodução/TV Anhanguera)

Mensagens da esposa do fisiculturista enviadas a ele (Reprodução/TV Anhanguera)

Relembre o caso

A morte de Marcos Antônio aconteceu no último sábado (15). Nas redes sociais o atleta compartilhava todos os preparativos para participar de um campeonato de fisiculturismo. Marcos deixou a esposa, um filho e uma enteada.

Segundo a esposa, em sua casa a família encontrou caixas de remédio e uma lista de medicações das quais Marcos devia tomar. Havia na lista medicações como trembolona e clenbuterol, de uso veterinário.

Nas redes sociais o fisiculturista recebeu homenagens de amigos e familiares.

E agora meu amor? E agora? Luto pra sempre", publicou a esposa no Instagram.

Macaully deixou um legado inestimável em nossa comunidade, com sua dedicação e paixão pela cultura popular. Sua contribuição para a preservação e divulgação das tradições juninas será sempre lembrada e honrada", escreveu em nota a Secretaria de Cultura de Malhada.

O enterro do fisiculturista aconteceu nesta segunda-feira (17), em Malhada, na Bahia, cidade natal do atleta.

Investigações

À reportagem, a Polícia Civil informou que o caso foi registrado e um laudo cadavérico foi solicitado para averiguar a causa da morte. A polícia investiga o caso.

(Com informações da TV Anhanguera)

Marcos Antônio na academia (Reprodução/Redes sociais)

Marcos Antônio na academia (Reprodução/Redes sociais)

Geral

Cancelamento de licitação encerra denúncia sobre semáforos em Goiânia

Com fim de pregão eletrônico para modernizar parque semafórico, unidade técnica do TCM-GO não leva adiante averiguação sobre possível trava que impediria novas empresas de atuarem e sugere que administraçã municipal analise este ponto

Manutenção dos semáforos é feita atualmente pela própria SET

Manutenção dos semáforos é feita atualmente pela própria SET (Wildes Barbosa / O Popular)

A decisão de revogar o pregão eletrônico que renovaria o parque semafórico de Goiânia fez com que a Secretaria de Controle Externo de Contratações (Secex Contratações) do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO) resolvesse não avançar na denúncia de que os semáforos da Dataprom Equipamentos e Serviços de Informática possuem "protocolo fechado". Isso inviabiliza que outras empresas assumam a manutenção de 99,39% dos 805 cruzamentos semaforizados da capital. O processo licitatório se arrastou durante toda a gestão do prefeito Rogério Cruz (SD) e estava parado desde julho do ano passado, mesmo não havendo nenhum entrave administrativo.

A reportagem mostrou na sexta-feira (14) que a Prefeitura desistiu de levar adiante a licitação ainda em 20 de dezembro de 2024, nos últimos dias de Rogério no cargo, porém a decisão só foi oficializada pela Secretaria Municipal de Administração (Semad) já na gestão do prefeito Sandro Mabel (UB), horas antes da publicação da reportagem e após o jornal acionar a administração municipal em busca de esclarecimentos.

A decisão, entretanto, já era de conhecimento do TCM-GO, do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO) e da própria Dataprom, empresa de Curitiba cujas chances de vencer o pregão eram baixas. Ao justificar a revogação em dezembro, a Prefeitura alegou morosidade no processo e desatualização dos estudos que embasaram o pregão.

A licitação estava avaliada em até R$ 53 milhões e foi dividida em três lotes: um para o fornecimento e implantação de centro de controle operacional (CCO); outro para o fornecimento, manutenção e comunicação de software de controle de tráfego; e o último para a prestação dos serviços de manutenção preventiva e corretiva do sistema semafórico. O Consórcio Goiânia Semafórica, formado pelas empresas Kapsch Trafficcom e Newtesc Tecnologia e Comércio, ambas de São Paulo, venceu o primeiro lote e passava por teste de capacidade para ver se levava os outros dois. Já a Dataprom estava, respectivamente, em segundo e quarto nesses lotes ainda em disputa.

Mabel já havia anunciado a intenção de passar a gestão do parque semafórico para a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC), consórcio de empresas responsáveis pelo transporte coletivo público na região metropolitana de Goiânia. A partir daí, caberia à RMTC fazer a contratação da empresa responsável pela manutenção do sistema. A Prefeitura informa que o processo de transferência está em fase de elaboração de um acordo de cooperação técnica e não deu uma data para que ela se efetive. O prefeito diz que os primeiros novos semáforos seriam instalados ainda em março em três avenidas de grande circulação.

Denúncias

O parecer da Secex Contratações ainda depende de análise por parte dos conselheiros do TCM-GO. No documento, a que O POPULAR teve acesso com exclusividade, o órgão explica que a apuração sobre o suposto "protocolo fechado" demandaria uma avaliação pormenorizada dos produtos fornecidos, inclusive a realização de perícia técnica e avaliação laboratorial, pontos que fogem ao escopo legal do tribunal e que, de qualquer forma, o processo deve ser arquivado após a Prefeitura ter se manifestado, ainda em dezembro, pelo fim da licitação. Outras três denúncias foram consideradas procedentes, o que levou o órgão a sugerir que sejam feitas recomendações.

A equipe da Secex Contratações também alega não possuir "profissionais com alta expertise no tema" para averiguar a parte técnica da denúncia envolvendo os equipamentos da Dataprom. "Não obstante, esta unidade técnica frisa que se trata de uma temática sensível, de grande repercussão à disputa e de elevado nível de discussão técnica, típica de especialista do ramo de comunicação semafórica", afirma o relatório. No documento enviado aos conselheiros do TCM-GO, a equipe da Secex Contratações afirma que o problema levantado na denúncia é "o principal ponto a ser observado pela nova gestão, pois foi o cerne da discussão deste processo e dos grandes embaraços na condução do pregão".

A Dataprom foi responsável pelo controle do parque semafórico de Goiânia entre 1997 e 2019 e conseguiu manter contratos emergenciais para manutenção dos equipamentos até abril de 2022. Depois, por meio de um consórcio, desde novembro de 2023 fornece material para que equipes da própria Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) faça a correção dos problemas. O contrato mais recente foi renovado em novembro, com validade por 12 meses.

Entre as denúncias confirmadas pela unidade técnica do TCM-GO, todas já haviam sido noticiadas e, de certa forma, resolvidas quando o tribunal liberou o procedimento licitatório em julho. Uma é que o Consórcio Goiânia Semafórica foi prejudicado pelo "efeito surpresa" na prova de conceito do lote 3. Também não foram apresentados "elementos técnicos robustos" para justificar a redução do checklist dos lotes 2 e 3. E faltou deixar mais claro qual o período a ser disponibilizado para que a licitante possa demonstrar sua capacidade nos testes. No relatório da Secex, esses pontos são tratados como recomendações de atenção se a Prefeitura decidir fazer um novo pregão.

Geral

Canteiro central é reduzido para dar espaço a carros

Via que liga região sul à oeste da capital passa por mudanças para criação de 3ª faixa, como a redução do canteiro central, e vai receber sincronização semafórica

Modificado em 20/03/2025, 07:02

Em parte da Castelo Branco, canteiro central agora se restringirá praticamente à espessura das palmeiras

Em parte da Castelo Branco, canteiro central agora se restringirá praticamente à espessura das palmeiras (Fábio Lima / O Popular)

Desde o último final de semana, a Avenida Castelo Branco passa por uma série de intervenções da Prefeitura de Goiânia com o objetivo de dar mais fluidez aos veículos motorizados que passam pela via. A principal mudança ocorre no trecho entre as praças Ciro Lisita e Walter Santos, no Setor Coimbra, de cerca de 400 metros, em que o canteiro central foi reduzido para deixar apenas a espessura das palmeiras plantadas no local, retirando a área de grama e absorção de água. A ideia é que, com este espaço, faça-se a divisão das duas faixas da pista para que se tornem três e, com isso, mais veículos possam passar pelo local ao mesmo tempo. Em toda a extensão da Avenida Castelo Branco haverá a proibição de estacionamento e a sincronização semafórica.

Com isso, apenas o trecho entre a Praça do Cigano e a Praça Ciro Lisita, entre os setores Oeste e Coimbra, da mesma avenida, continuará sendo com duas faixas, sendo a da direita, mais próxima à calçada, mais larga. Este trecho possui cerca de 600 metros e não há previsão de intervenção no momento. Ainda está sendo estudada, no entanto, uma configuração para a Praça Ciro Lisita de modo a garantir a fluidez dos carros, motos e ônibus. "A equipe técnica está avaliando o melhor desenho viário para garantir a implantação das três faixas de circulação, priorizando a fluidez do tráfego sem comprometer a funcionalidade do espaço", informa a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET).

A previsão é de que as obras, que estão sendo executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), sejam concluídas no final do mês. Além da perda do canteiro central no trecho entre as praças Ciro Lisita e Walter Santos, também será construída uma alça de acesso à Marginal Cascavel, também com alargamento da pista a partir da redução do canteiro central. "A alça de acesso será construída abaixo do córrego, no sentido Terminal Padre Pelágio, conectando a Avenida Castelo Branco com a Marginal Cascavel. Esse acesso será semaforizado para conversões à esquerda, enquanto os motoristas que seguem adiante terão duas faixas de livre trânsito, sem necessidade de parar no semáforo", informa a secretaria.

O semáforo no cruzamento com a Rua Jaraguá, no Setor Campinas, que atualmente é de três tempos, passará a ser de dois, ou seja, será proibida a conversão à esquerda, que é quem quer acessar a Castelo Branco no sentido Trindade. Desta forma, os motoristas que quiserem fazer esse trajeto, deverá fazer o looping de quadra, pela Avenida Mato Grosso e a Rua Quintino Bocaiúva. Segundo a SET, as obras "tem como principal objetivo melhorar a fluidez da Avenida Castelo Branco, que atualmente enfrenta congestionamentos em diversos trechos".

A pasta aponta que "um estudo realizado na via revelou que, entre 6 e 20 horas, cerca de 45 mil veículos equivalentes trafegam na região próxima à Marginal Cascavel, evidenciando a necessidade de intervenções para otimizar a mobilidade". Sobre a reclamação dos comerciantes que criticam a perda do estacionamento, a SET relata que foram feitas reuniões com as lideranças locais e a Prefeitura "estuda a melhor forma de atender as principais reivindicações, entre elas a possibilidade de autorização para carga e descarga por um período do dia, entre 9 e 15 horas". A via também será a primeira a receber os novos equipamentos semafóricos, com tecnologia para realizar a sincronização dos equipamentos.

"Com a nova intervenção, será possível implementar uma 'onda verde', reduzindo significativamente o tempo perdido nos sinais vermelhos e melhorando a fluidez do trânsito", explica a SET. Geógrafo e pesquisador em planejamento urbano e mobilidade, o professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Vinícius Polzin Druciaki, entende que o problema dos projetos da Prefeitura de Goiânia na atual gestão tem sido que esse "ideário de desobstruir a via, dar agilidade" não está sendo pensado como parte de um sistema de mobilidade, em que deve constar medidas para ciclistas, pedestres, usuários de transportes coletivos, não apenas os transportes individuais motorizados (carros e motos).

"Não se vê uma promoção de uma calçada mais segura. Tirar a vaga de estacionamento é positivo, mas não se faz para um incentivo de uma caminhada segura, mas, sim, para os carros. Todas as medidas anunciadas pela gestão, como a 'Direita Livre', a desobstrução das vias, os corredores para motos, é para dar mais fluidez aos carros. Mas não tem medida de educação no trânsito para colocar o motorista mais sensível ao pedestre, parar para ele atravessar", aponta Druciaki. O professor ressalta que o problema no trânsito de Goiânia é mais comportamental do que estrutural. "Nossa grande crítica às medidas é não colocar a dimensão humana e o pedestre. A prioridade é que o carro corra mais, mas daqui a dois ou três anos vai ter o mesmo problema, de falta de fluidez", diz.

Druciaki reforça que não é possível proibir o direito de ir e vir das pessoas, mas que o poder público pode estimular ou desestimular determinados comportamentos, como o uso do carro e a valorização dos pedestres, ciclistas e usuários de ônibus. "No primeiro momento, vai ter essa sensação de maior fluidez, uma sensação subjetiva, até. Mas a cidade com fluidez não é sinônimo de rapidez, tem de ter segurança." Ele entende que a perda de um canteiro, de uma praça, espanta o pedestre e estimula o maior uso do carro.

De acordo com a SET, a pasta "entende a importância de equilibrar a fluidez do tráfego com a segurança e a mobilidade dos pedestres". Informa ainda que na região da Castelo Branco, "os estudos técnicos indicam que o maior fluxo de pedestres se concentra na Praça A, onde estão os centros de compras de Campinas e o terminal de ônibus", onde já existe estrutura viária adequada para a demanda. Já na Avenida Castelo Branco, a travessia segue garantida pelas faixas já existentes.