Geral

Mudança no Passe Livre gera entraves a estudantes em Goiás

Cadastramento para o benefício de 48 passagens foi aberto no dia 9 e há relatos de demora para aprovação e recebimento do cartão

Modificado em 19/09/2024, 00:09

Ludmilla Vivaldo com a filha Sthefhanny, que aguarda a liberação do passe livre para começar a ir às aulas

Ludmilla Vivaldo com a filha Sthefhanny, que aguarda a liberação do passe livre para começar a ir às aulas (Wesley Costa)

Estudantes da região metropolitana de Goiânia têm relatado problemas para conseguir se cadastrar e receber o novo cartão que possibilita acessar o Passe Livre Estudantil (PLE) do sistema de transporte coletivo.

Para este ano, houve uma mudança no programa estadual, com a adesão ao processo de cartão pós-pago, que culminou na necessidade de trocar o cartão utilizado para cada estudante, além de um tempo mais curto para o cadastro e o recebimento do benefício de 48 passagens gratuitas mensais.

O cadastramento foi iniciado no último dia 9 e o cartão poderia ser acessado a partir desta quinta-feira (19), mesmo que a maior parte do ano letivo de 2023 tenha sido iniciado entre os dias 16 e 17.

A estudante do 7º ano da Escola Municipal Pedro Xavier Teixeira, Sthefhanny Couto Silva, de 12 anos, ainda não frequentou as aulas neste ano por não ter o PLE liberado. Até 2022 ela estudava em uma escola mais próxima de casa e pela primeira vez vai utilizar o transporte coletivo para percorrer o caminho de 6 quilômetros até a nova unidade.

A mãe de Sthefhanny, a manicure Ludmilla Vivaldo Silva, de 32 anos, conta que tentou acessar o sistema de cadastramento para o benefício do passe livre desde o dia 9, mas não conseguiu encontrar o nome da nova escola em que matriculou a filha.

"Pedi a uma amiga que tem computador em casa para ficar tentando para mim e ela só conseguiu no dia 11. E lá no cadastramento não tinha a opção de colocar a turma em que ela está, só tinha para o 1º ano e tive de colocar essa mesma. Mas o cadastro ainda está em análise", diz.

Ludmilla relata ainda que não foi possível despender recursos próprios para que a filha pudesse ir à escola. "Mas ela não pode ficar mais tempo fora da aula. Se não resolver isso, se não derem o passe livre vou ter que pagar mesmo para ela ir, pelo menos até conseguir o cartão", afirma.

Segundo o cronograma divulgado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), os novos estudantes cadastrados devem passar a receber os cartões no dia 24, ou seja, uma semana após o início das aulas deste ano letivo.

Segundo a Seds, a secretaria recebeu relatos de pessoas com dificuldade de efetuar o processo por celulares com pouco espaço de memória. "A RedeMob (consórcio das empresas concessionárias do sistema de transporte coletivo metropolitano), responsável pelo cadastro e recadastro, já foi notificada e trabalha para facilitar o trâmite. Quando feito por computadores, não há relatos de dificuldades", informa a secretaria.

Outro problema se deu com os estudantes das universidades Federal (UFG) e Estadual (UEG), já que o calendário acadêmico foi iniciado no dia 10 deste mês.

Veteranos na ufg

Neste caso, a Seds informa que realizou automaticamente o recadastro dos alunos veteranos para que os cartões pudessem ser entregues no dia 10. "Cerca de 15 mil alunos foram atendidos com esse recadastro automático."

Segundo a UFG, para que os estudantes da instituição pudessem ser atendidos antecipadamente e fossem dispensados do recadastramento, o Estado atendeu pedido da universidade, e fez o novo cartão de todos os estudantes que usavam o PLE automaticamente, comunicando por e-mail o local onde o cartão estava disponível para coleta.

No entanto, a UFG relata que os estudantes tiveram dificuldade na primeira semana do retorno das aulas, que ainda se refere ao segundo semestre do ano letivo de 2022, porque a Seds emitia 2 mil cartões por dia, e por isso alguns estudantes ficaram alguns dias sem o passe livre, já que apenas a universidade possui 12 mil estudantes que participam do programa.

Com isso, o Estado demorou de 5 a 7 dias para concluir a emissão de todos os novos cartões. A instituição fez ampla divulgação sobre a necessidade de buscar o novo cartão do PLE.

No momento, a UFG não tem a informação se há alunos sem o benefício, qualquer que seja o motivo. Porém, as unidades acadêmicas da instituição, desde o retorno das aulas, foram avisadas da situação e vários professores adotaram uma postura de compreensão com os estudantes que dependem do programa Passe Livre para chegar na universidade e que ainda não estavam com os novos cartões, logo, sem poder efetivar a presença.

Em dez dias, 52,6% do total realizaram o cadastramento

Mesmo com o retorno das aulas em 2023 já efetivado na maior parte das unidades escolares na região metropolitana de Goiânia e com o cadastramento de estudantes para a participação no programa Passe Livre Estudantil (PLE) iniciado no dia 9, somente 44.592 alunos efetuaram o cadastro junto à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds).

O número representa 52,65% dos 84.692 alunos ativos que tinham o benefício do PLE no ano passado. O prazo vai até o dia 30 de abril, mas a Seds informa sobre a importância de efetivar o mais rápido possível para ter acesso no início das aulas.

A secretaria explica ainda que a mudança no sistema que fez necessária a troca dos cartões é benéfica para os estudantes, já que "agora o aluno pega o cartão já recarregado, não precisa aguardar depósito de créditos". Anteriormente, a cada mês o Estado fazia o depósito do valor das 48 passagens nos cartões o que causava atrasos em alguns meses. A promessa é que agora isso não vá acontecer.

IcEconomia

Emprego

Empresas oferecem mais de 60 vagas de emprego em Goiás

Há oportunidades para pedreiro, carpinteiro, técnico em eletrônica e comando, ajudante de eletricista, mecânico automotivo com experiência, repositor de mercearia e muito mais. Confira os prazos e como se candidatar

Carteira de trabalho digital e física

Carteira de trabalho digital e física (Reprodução)

Veja as vagas de emprego disponíveis em Goiás nesta quinta-feira (13). Há oportunidades para pedreiro, carpinteiro, técnico em eletrônica e comando, ajudante de eletricista, mecânico automotivo com experiência, repositor de mercearia e muito mais. Confira os prazos e como se candidatar.

Veja as vagas disponíveis:

Goiânia

Assaí Atacadista

Total de vagas oferecidas: 09 vagas
Cargos oferecidos:

02 vagas para repositor de flv
04 vagas para repositor de mercearia
02 vagas para jovem aprendiz operador caixa (16 anos)
01 vagas para repositor perecíveis

Data para se inscrever: indeterminado
Salário: a combinar
Como se candidatar: encaminhar o currículo para o WhatsApp: (62) 9 9677-5731
Contato: (62) 9 9677-5731

Enec Engenharia

Total de vagas oferecidas: 40 vagas
Cargos oferecidos:

05 vagas para pedreiro
30 vagas para servente
05 vagas para carpinteiro

Prazo para se inscrever: indeterminado
Salário: a combinar
Como se candidatar: WhatsApp (62) 9 9347-5778
Contato: (62) 3096-1150

Prest Service Engenharia

Total de vagas oferecidas: 04 vagas
Cargos oferecidos:

01 vaga para técnico em eletrônica e comando
01 vaga para encanador de rede de incêndio
01 vaga para auxiliar de serviços gerais
01 vaga para ajudante de eletricista

Prazo para se inscrever: indeterminado
Salário: a combinar
Como se candidatar: encaminhar currículo para o WhatsApp: (62) 9 9976-8917
Contato: (62) 9 9976-8917

NS Injeção Diesel

Total de vagas oferecidas: 09 vagas
Cargos oferecidos:

05 vagas para mecânico automotivo com experiência
02 vagas para auxiliar de escritório com experiência
02 vagas para motoqueiro

Prazo para se inscrever: até dia 30/03
Salário: a combinar
Como se candidatar: encaminhar o currículo para o WhatsApp: (62) 9 9910-5755
Contato: (62) 9 9910-5755

Aparecida de Goiânia

Bota Fora Entulhos

Total de vagas oferecidas: 02 vagas
Cargo oferecido:

02 vagas para separador de materiais recicláveis

Prazo para se inscrever: indeterminado
Salário: R$ 2.100,00
Como se candidatar: telefone para contato: 62 996157094
Contato: (62) 996157094

Geral

Primeiro ônibus a biometano de Goiás começa a circular nesta quinta-feira

Veículo passará por um período de teste de quatro meses. Expectativa do governo do estado é adquirir, até o começo de 2026, mais 499 ônibus movidos com o combustível sustentável

Estação provisória de abastecimento dos ônibus movidos a gás

Estação provisória de abastecimento dos ônibus movidos a gás (Sylvester Carvalho/O Popular)

O primeiro ônibus movido a biometano de Goiás começa a circular nesta quinta-feira (13) na capital. O veículo, com capacidade para até 75 pessoas, vai atender um trecho reduzido do BRT Leste-Oeste, entre Senador Canedo e o Terminal Praça da Bíblia. Trata-se de um modelo que foi adaptado para receber o combustível biologicamente sustentável.

O ônibus será abastecido em uma estação provisória montada na área de estocagem do Terminal Novo Mundo, em Goiânia. O veículo suporta até 195 metros cúbicos de biometano, o que possibilita uma circulação de cerca de 295 quilômetros.

De acordo com o secretário-geral do Governo de Goiás, Adriano da Rocha Lima, esse primeiro ônibus vai passar por um período de teste de quatro meses. E até o início de 2026, o Governo de Goiás vai adquirir mais 499 ônibus que vão circular com biometano, totalizando 500 veículos. Quase todos serão no modelo articulado, tradicional da linha BRT.

Com a utilização deste novo modelo de energia a gente está iniciando um piloto que vai ser uma extensão da linha do BRT, que vai operar entre o Novo Mundo e Senador Canedo. É um piloto de 4 meses, que nós vamos testar o veículo, testar a tecnologia, avaliar o desempenho para que a gente possa dar os próximos passos", disse o secretário.

O biometano é um combustível renovável produzido em Goiás a partir de resíduos orgânicos. Após a purificação, ele se torna equivalente a gás natural. O biometano reduz em até 90% das emissões de gás carbônico na atmosfera, contribuindo assim para um ar mais limpo.

O biometano tem uma vantagem adicional, ele não precisa nem produzir a cana, ele usa o resíduo da produção do etanol, que é a vinhaça, e a partir da vinhaça você gera o biogás, e do refinamento do biogás você produz o biometano. O biometano é muito menos poluente que o diesel", complementou Adriano.

IcEconomia

Emprego

Empresas oferecem mais de 40 vagas de emprego em Goiás

Há vagas para repositor de mercearia, auxiliar de açougue, operador de depósito, atendente de loja, repositor de materiais recicláveis, gerente de logística e muito mais

Modificado em 12/03/2025, 06:54

Pessoa preenchendo uma carteira de trabalho.

Pessoa preenchendo uma carteira de trabalho. (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Veja as vagas de emprego disponíveis em Goiás nesta nesta quarta-feira (12). Ao todo são 45 oportunidades em Goiânia e Aparecida de Goiânia. Há vagas para repositor de mercearia, auxiliar de açougue, operador de depósito, atendente de loja, repositor de materiais recicláveis, gerente de logística e muito mais. Confira os prazos e como se candidatar.

Veja as vagas disponíveis:

Goiânia

Assaí Atacadista

Total de vagas oferecidas : 41 vagas
Cargos oferecidos:

02 vagas para repositor de flv
04 vagas para repositor de mercearia
02 vagas para jovem aprendiz (operador caixa)
01 vagas para repositor
02 vagas para auxiliar de açougue
01 vagas para açougueiro
03 vagas para operador de depósito
03 vagas para operador de ifood
18 vagas para operador de caixa
01 vagas para auxiliar de rh
01 vagas para auxiliar de refeitório
01 vagas para locutor
02 vagas para atendente loja

Data para se inscrever: indeterminado
Salário: a combinar
Como se candidatar: contato para enviar currículo: 62 99677-5731
Contato: 62 99677-5731

Distribuidora Delivery

Total de vagas oferecidas: 01 vagas
Cargos oferecidos:

01 vaga para gerente de logística

Prazo para se inscrever : indeterminado
Salário: a combinar
Como se candidatar: site rh@ellodistribuicao.com.br ou WhatsApp 62 40092100
Contato: 62 40092100

Não divulgado

Total de vagas oferecidas: 01 vagas
Cargos oferecidos:

01 vaga para desenvolvedor de sistema

Prazo para se inscrever: indeterminado
Salário: a combinar
Como se candidatar : enviar currículo para tech@puxacapivara.com.br
Contato: 62 981412357

Aparecida de Goiânia

Bota Fora Entulhos

Total de vagas oferecidas: 02 vagas
Cargo oferecido:

02 vagas para repositor de materiais recicláveis

Prazo para se inscrever: i ndeterminado
Salário: a combinar
Como se candidatar: telefone para contato: 62 996157094
Contato: (62) 996157094

IcEconomia

Emprego

Prefeitura de Guapó está com inscrições abertas para processo seletivo com mais de 400 vagas e salários de até 5,4 mil

Inscrições devem ser feitas presencialmente até o dia 12 de março. As vagas são para os níveis fundamental, médio e superior

Modificado em 11/03/2025, 09:32

Sede da Prefeitura de Guapó

Sede da Prefeitura de Guapó (Reprodução/Street View)

A Prefeitura de Guapó, na Região Metropolitana de Goiânia, está com inscrições abertas para um processo seletivo que oferece 431 vagas, sendo 71 temporárias e 360 para cadastro de reserva (confira os detalhes ao final da matéria) . As oportunidades são para candidatos com níveis de escolaridade fundamental, médio e superior, com salários que variam de R$ 1,5 mil a R$ 5,4 mil.

As inscrições devem ser feitas presencialmente até o dia 12 de março, na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Av. Mato Grosso, Qd. 31 - Lt. 06, no Centro de Guapó. O atendimento ocorre das 8h às 11h e das 13h às 17h. A inscrição é gratuita.

De acordo com o edital, o processo seletivo será composto por uma única etapa: a análise de títulos. Serão considerados aprovados os candidatos classificados dentro do ponto de corte estabelecido para cada cargo. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 19 de março.

Os contratos para as vagas temporárias terão duração de um ano, podendo ser prorrogados por igual período. Clica aqui para ler o edital!

Fique atento às datas:

Data de inscrição: até o dia 12 de março às 17h
Resultado preliminar: 19 de março
Resultado final: 24 de março

Confira as vagas disponíveis:

  • Auxiliar de serviços gerais - 90 vagas
  • Auxiliar de serviços gerais (Posselândia) - 18 vagas
  • Assistente de ensino - 60 vagas
  • Assistente de ensino (Posselândia) - 18 vagas
  • Motorista - 18 vagas
  • Vigilante Patrimonial - 54 vagas
  • Vigilante Patrimonial (Posselândia) - 6 vagas
  • Professor (pedagogo) - 120 vagas
  • Professor (pedagogo em Posselândia) - 12 vagas
  • Professor de educação física - 6 vagas
  • Professor de educação física (Posselândia) - 6 vagas
  • professor de Inglês - 12 vagas
  • professor de Inglês (Posselândia) - 6 vagas
  • Nutricionista - 5 vagas