Geral

Operação resgata mais de 70 pássaros mantidos em cativeiro e aplica R$ 28 mil em multas

Operação Pássaro Livre foi realizada pelo Naturatins nas cidades de Arapoema, Axixá do Tocantins, Sampaio e Praia Norte. Algumas aves foram soltas e outras terão que passar por reabilitação

Modificado em 25/03/2025, 18:48

Durante a operação, foram apreendidos 72 pássaros nativos, além de 90 gaiolas e 19 alçapões

Durante a operação, foram apreendidos 72 pássaros nativos, além de 90 gaiolas e 19 alçapões (Divulgação/Naturatins)

Mais de 70 pássaros de diversas espécies que estavam sendo mantidos em cativeiro foram resgatados durante operação do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Nos locais também foram apreendidas gaiolas e alçapões utilizados para a captura ilegal.

A "Operação Pássaro Livre" foi realizada nas cidades de Arapoema, Axixá do Tocantins, Sampaio e Praia Norte. As ações resultaram na aplicação de multas contra os envolvidos que totalizaram R$ 28 mil, pelos crimes ambientais.

Ao todo, o órgão conseguiu resgatar 72 pássaros nativos. Logo em seguida, 35 aves foram soltas na área de reserva legal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) -- Campus Araguatins.

De acordo com o Naturatins, os demais foram levados ao Centro de Fauna do Tocantins (Cefau), onde passarão por reabilitação antes de serem reintegrados ao meio ambiente.

Na região, é cultural manter pássaros em cativeiro, mas é fundamental que a população compreenda que a captura de animais silvestres na natureza é ilegal. Além disso, muitos desses exemplares são traficados, o que agrava ainda mais o problema", disse o gerente de fiscalização do Naturatins, Cândido José dos Santos Neto.

Como se tornar criador legalizado

O Naturatins explica que para se tornar um criador legalizado de aves silvestres, o interessado deve realizar um cadastro no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Em que o registro pode ser feito no próprio site do órgão.

Acesse aqui para realizar o registro

A orientação para a população é não capturar, adquirir ou manter em cativeiro animais sem a autorização do órgão competente.

Em caso de denúncias de criação ilegal de passeriformes podem ser feitas ao Naturatins, que realizará as fiscalizações e aplicará as penalidades cabíveis, pelo telefone 0800 063 1155 ou Whatsapp (63) 99106-7787. Além do e-mail linhaverde@naturatins.to.gov.br, e no Portal do Cidadão.

Geral

Empresas oferecem mais de 100 vagas de emprego em Goiás

Há oportunidades para assistente de RH, consultor de vendas, assistente financeiro, auxiliar de serviços gerais, estágio em engenharia clínica e muito mais. Confira os prazos e como se candidatar.

Modificado em 27/03/2025, 06:36

Vagas de emprego em Goiás

Vagas de emprego em Goiás (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Veja as vagas de emprego disponíveis em Goiás nesta quinta-feira (27). São 102 vagas de emprego em Goiânia e Aparecida de Goiânia. Há oportunidades para assistente de RH, consultor de vendas, assistente financeiro, auxiliar de serviços gerais, estágio em engenharia clínica e muito mais. Confira os prazos e como se candidatar.

Veja as vagas disponíveis:

Goiânia

Grupo Prestacon

Total de vagas oferecidas: 8 vagas
Cargo oferecido:

  • 01 vaga para serviços gerais
  • 01 vaga para assistente de rh
  • 01 vaga para assistente financeiro
  • 01 vaga para analista contábil/ fiscal
  • 01 vaga para analista fiscal
  • 01 vaga para assistente fiscal
  • 01 vaga para analista comercial
  • 01 vaga para vendedor porta a porta
  • Prazo para se inscrever: indeterminado
    Salário: a combinar
    Como se candidatar: entrar em contato pelo telefone ou Whatsapp (62) 99940-7400 ou no e-mail rh03@grupoprestacon.com.br
    Contato: (62) 99940-7400

    E. Quality Soluções e Engenharia

    Total de vagas oferecidas: 3 vagas
    Cargos oferecidos:

  • 01 vaga para estágio em engenharia clínica
  • 01 vaga para técnico de manutenções corretivas de equipamentos médicos
  • 01 vaga para auxiliar administrativo: 1 vaga
  • Prazo para se inscrever: até 04/03
    Salário: a combinar
    Como se candidatar: enviar currículo para o e-mail recursoshumanos@equalityengenharia.com
    Contato: (62) 99979-9095

    Unicom

    Total de vagas oferecidas: 30 vagas
    Cargo oferecido:

  • 30 vagas para consultor de vendas
  • Prazo para se inscrever: até 19/04
    Salário: a combinar
    Como se candidatar: enviar currículo para o e-mail selecao@emporioprime.net ou WhatsApp (62) 98191‑9614
    Contato: (62) 98191‑9614

    Foster Energy LTDA

    Total de vagas oferecidas: 20 vagas
    Cargo oferecido:

  • 20 vagas para consultores de vendas
  • Prazo para se inscrever: indeterminado
    Como se candidatar: enviar currículo para o Whatsapp (62) 99825-9600
    Contato: (62) 98435-0090

    Goiânia e Aparecida de Goiânia

    Reference Clinic

    Vagas oferecidas: 41 vagas
    Cargos oferecidos:

  • 10 vagas para ajudante de pátio
  • 05 vagas para auxiliar de mix
  • 05 vagas para expedidor
  • 15 vagas para auxiliar de serviços gerais
  • 01 vagas para motorchapa
  • 05 vagas para auxiliar de logistica
  • Prazo para se inscrever: até 01/04/2025
    Salário: a combinar
    Como se candidatar: encaminhar o currículo para o WhatsApp (62) 99433-7718
    Contato: (62) 99433-7718

    Geral

    Polícia faz operação contra suspeitos de usar frutaria como fachada para o tráfico: 'Comercializar drogas e não frutas'

    Três pessoas foram presas durante operação contra o tráfico de drogas. Também foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão.

    Modificado em 26/03/2025, 16:41

    undefined / Reprodução

    Três pessoas foram presas pela Polícia Civil na manhã desta quarta-feira (26) durante uma operação para combater o tráfico de drogas em Miranorte, na região central do estado. Segundo a polícia, o grupo supostamente usava uma frutaria como fachada para a venda de drogas na cidade.

    Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o objetivo da operação era cumprir oito mandados de busca e apreensão, mas três pessoas foram presas em flagrante com porções de maconha e cocaína.

    Aparentemente era uma frutaria, mas o local, na verdade, era utilizado para comercializar drogas e não frutas. Nesse local, foram apreendidas porções de maconha e de cocaína e material para armazenar essas substâncias. O responsável foi preso em flagrante"

    A ação, chamada de 'Operação Narke'. Os nomes e idades dos suspeitos não foram divulgados, por isso a redação não conseguiu contato com as defesas.

    De acordo com o delegado, um dos suspeitos usa uma tornozeleira eletrônica e tem passagens pela polícia por tráfico de drogas. Os suspeitos foram levados para a 10ª Central da Polícia Civil, em Miranorte, e após procedimentos legais cabíveis, serão encaminhados para a custódia do Sistema Penal.

    A Operação Narke foi realizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com o apoio das Divisões de Repressão a Narcóticos das Polícias Civis de cada unidade da federação.

    Três pessoas foram presas durante operação contra o tráfico de drogas. (Divulgação/ PCTO)

    Três pessoas foram presas durante operação contra o tráfico de drogas. (Divulgação/ PCTO)

    Geral

    Francisco Vanderley, presidente da Academia de Letras de Paraíso do Tocantins, morre aos 56 anos

    Ele era titular da cadeira 5ª da ALP. Professor e escritor estava internado no Hospital Instituto Sinai, onde teve morte encefálica

    Modificado em 25/03/2025, 18:54

    Francisco de Assis era  professor, escritor e poeta, além de ocupar a 5ª cadeira da presidente da ALP.

    Francisco de Assis era professor, escritor e poeta, além de ocupar a 5ª cadeira da presidente da ALP. (Divulgação)

    O presidente da Academia de Letras de Paraíso do Tocantins (ALP), Francisco de Assis Alves Vanderley morreu nesta segunda-feira (24), em Palmas. Ele estava internado no Hospital Instituto Sinai, onde teve morte encefálica, após um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

    Francisco de Assis foi internado em decorrência de um estado viral , logo após sofreu um AVC, onde estava internado. Vanderley, além de ocupar a 5ª cadeira da presidente da ALP, era professor, escritor e poeta. Ele também era professor eletivo no Centro de Ensino Médio José Alves de Assis, em Paraíso do Tocantins.

    A Secretaria de Estado da Cultura do Tocantins emitiu uma nota lamentando a morte de Francisco. "A perda do professor Vanderley deixa um vazio não apenas para a Academia de Letras de Paraíso, mas para toda a comunidade artística e acadêmica tocantinense".

    A escola onde presidente da ALP atuava lamentou o falecimento do professor e decretou o encerramento das atividades na unidade escolar nesta terça-feira (25).

    A cerimônia de despedida ocorreu na funerária Pax Mundial, na manhã desta terça-feira (25). O sepultamento está previsto para acontecer por volta das 17h no cemitério local.

    Geral

    Médico é preso suspeito de abusar de paciente durante exame ginecológico

    Segundo Polícia Civil, investigado possui registros criminais por estupro, atentado violento ao puder e assédio sexual. Durante a prisão, ele negou os crimes e disse que mulheres querem "dar ibope" na cidade

    Modificado em 20/03/2025, 07:10

    À polícia, vítima contou que suspeito fez movimentos 'incompatíveis" durante o toque vaginal

    À polícia, vítima contou que suspeito fez movimentos 'incompatíveis" durante o toque vaginal (Divulgação/PC-GO)

    Um médico foi preso suspeito de abusar sexualmente de uma paciente de 21 anos durante o exame ginecológico em um hospital de Vicentinópolis, no sul de Goiás. Segundo a Polícia Civil de Goiás (PC-GO), o homem é investigado pelos crimes de violação sexual mediante fraude e importunação sexual.

    A reportagem entrou em contato com a defesa do suspeito e com o Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), mas houve retorno até a última atualização desta reportagem.

    A PC informou que a ocorrência foi feita pela própria vítima. De acordo com a jovem, durante o procedimento do toque vaginal, o médico fez diversas perguntas de cunho sexual. Ele teria indagado se a vítima sentia "orgasmo" com os movimentos que era " feito por ele e "se, durante a relação sexual, ela chegava ao orgasmo".

    Além disso, ele teria sugerido "introduzir o pênis na vítima", ao insistir que "se colocasse o pênis na vítima poderia fazer a vítima ter um orgasmo". A PC destacou que os toques e movimentos relatadas pela jovem eram "incompatíveis com a realização técnica do exame".

    Reincidente

    A investigação revelou ainda que o médico tem registros criminais por estupro, atentado violento ao puder e assédio sexual. A PC destacou que na mesma semana da importunação sexual contra a jovem, o médico teria também assediado sexualmente uma servidora municipal que trabalha na mesma unidade de saúde que ele. Esse caso também está sendo investigado.

    A partir da ficha criminal e dos novos relatos contra o suspeito, a polícia acredita que há outros casos e trabalha para identificar possíveis novas vítimas desse médico.

    Levantamentos policiais indicam que podem existir outras vítimas do médico, que por medo de represálias, devido à posição social do agressor, não denunciaram. Nesse sentido, foi representado pela prisão preventiva do abusador, acatada pelo Judiciário, após ouvido o MP [Ministério Público]", cita trecho do comunicado da polícia.

    Durante a prisão, aos policiais, o suspeito negou os crimes e alegou que as denúncias foram feitas por ele ser médico e que os relatos de abusos sexuais seriam uma tentativa das vítimas de "dar ibope" na cidade. Ele foi encaminhado para o presídio de Pontalina, também no sul goiano, a cerca de 50 km de Vicentinópolis.

    A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Vicentinópolis para obter informações se a administração não faz uma análise prévia para a contratação de servidores, especificamente para a área de saúde, e qual será a medida tomada em relação ao servidor público, mas não houve retorno.