Geral

Oropouche: Entenda doença transmitida por mosquitos e que pode causar morte

Mosquito-pólvora mede cerca de 1,5 milímetros e a picada costuma ser muito dolorosa, segundo dados do Instituto Oswaldo Cruz. Em Goiás, não há casos confirmados de Oropouche

Modificado em 17/09/2024, 17:26

Mosquito-pólvora: imagem mostra vários mosquitos transmissores da oropouche na mão de uma pessoa

Mosquito-pólvora: imagem mostra vários mosquitos transmissores da oropouche na mão de uma pessoa (Divulgação)

A Oropouche é uma doença transmitida pelo mosquito-pólvora, também conhecido como borrachudo ou maruim, que se reproduz principalmente em plantações de banana. Segundo a Ministério da Saúde, os sintomas são muito parecidos com os da dengue e da chikungunya, como febre, dores de cabeça, nas articulações e atrás dos olhos. Em Goiás, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), não há casos confirmados da doença em 2024 e nem em anos anteriores.

O inseto transmissor é muito pequeno, tem coloração preta e sua larva gosta de ambientes úmidos, como as folhas de bananeiras que ficam dobradas no chão e tronco de plantas. De acordo com dados do Instituto Oswaldo Cruz, o mosquito-pólvora mede cerca de 1,5 milímetros, podendo atingir 3 milímetros, e a picada costuma ser muito dolorosa.

Os registros do Ministério da Saúde apontam que um quadro clínico mais grave pode levar uma pessoa à morte quando acomete o sistema nervoso central, provocando uma meningoencefalite, especialmente em pacientes com imunidade baixa. Ainda há relatos de manifestações hemorrágicas.

Quais são os sintomas?

  • Febre súbita (que vai e volta);
  • Dor de cabeça intensa;
  • Dor muscular;
  • Dor nas articulações;
  • Tontura;
  • Dor atrás dos olhos;
  • Calafrios;
  • Sensibilidade ou intolerância à luz;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Diarreia;
  • Mancha vermelha no local da picada;
  • Diagnóstico e tratamento

    O diagnóstico é clínico, epidemiológico e laboratorial, ou seja, a população precisa procurar uma unidade de saúde caso perceba os sintomas descritos acima.

    O Ministério da Saúde alerta que todo caso com diagnóstico de infecção pelo Oropouche deve ser notificado, visto que a doença tem potencial epidêmico e de alta capacidade de mutação, podendo se tornar uma ameaça à saúde pública.

    Infelizmente, ainda não existe tratamento específico. A recomendação é que os pacientes devem permanecer em repouso, com tratamento sintomático e acompanhamento médico.

    Transmissão da Oropouche

    Como dito no início desta matéria, a transmissão da Oropouche acontece por meio da picada do mosquito-pólvora. Depois de picar uma pessoa ou animal infectado, o vírus permanece no inseto por alguns dias. Quando o inseto pica uma pessoa saudável, pode transmitir o vírus.

    No ciclo animal, bichos-preguiça, aves silvestres e roedores atuam como hospedeiros. Já no ciclo urbano, os humanos são os principais hospedeiros do vírus. No Brasil, a região considerada endêmica para a doença é a amazônica, devido a facilidade de reprodução da larva do mosquito em folhas e troncos de plantas.

    O Ministério da Saúde define a Oropouche como doença causada por um arbovírus, identificado pela primeira vez no Brasil em 1960, a partir da amostra de sangue de um bicho-preguiça capturado durante a construção da rodovia Belém-Brasília.

    Dicas de prevenção

    Como não há tratamento específico para a Oropouche, o Ministério da Saúde orienta algumas medidas de prevenção. Uma delas é evitar áreas com a presença do mosquito-pólvora ou minimizar a exposição às picadas com o uso de roupas compridas e de sapatos fechados.

    Além disso, fazer a limpeza de terrenos e de locais de criação de animais, recolher folhas e frutos que caem no chão, usar telas de malha fina em portas e janelas.

  • Evitar o contato com áreas de ocorrência e/ou minimizar a exposição às picadas dos vetores;
  • Usar roupas que cubram a maior parte do corpo e aplique repelente nas áreas expostas da pele;
  • Limpeza de terrenos e de locais de criação de animais;
  • Recolhimento de folhas e frutos que caem no solo;
  • Uso de telas de malha fina em portas e janelas.
  • Oropouche em Goiás

    Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) disse que não há casos confirmados de Oropouche em Goiás em 2024 e nem em anos anteriores. Além disso, destacou que Goiás não é endêmico para a doença, sendo a maior parte dos registros verificados estão em estados da região amazônica.

    Neste ano, foram confirmados no Brasil mais de 7 mil casos da doença em mais de 20 estados até o dia 28 de julho. Nesta semana, São Paulo confirmou os primeiros casos no interior do estado.

    De acordo com o Ministério da Saúde, duas mortes por Oropouche foram confirmadas na Bahia no mês passado. Até então, não havia nenhum registro de óbito associado à infecção em todo o mundo. As mortes foram registradas em pacientes sem comorbidades e não gestantes. A primeira morte, uma mulher de 24 anos. O segundo óbito, uma mulher de 21 anos.

    Geral

    Médico demitido após ser filmado pesquisando por bicicletas em UPA também buscou por suplementos

    Print que foi divulgado pela gestão municipal mostra histórico de pesquisas. Profissional buscava por suplementos alimentares usados na prática esportiva

    Prefeitura enviou uma equipe de TI à unidade de saúde para averiguar os fatos

    Prefeitura enviou uma equipe de TI à unidade de saúde para averiguar os fatos (Divulgação/Prefeitura de Inhumas)

    O médico que foi demitido após ser flagrado por um paciente enquanto pesquisava anúncios de bicicletas em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inhumas, na Região Metropolitana de Goiânia, também pesquisou por suplementos. No print que foi divulgado pela gestão municipal é possível ver no histórico de pesquisas que o profissional buscava por suplementos alimentares usados na prática esportiva.

    Em nota, a Prefeitura de Inhumas informou que os fatos foram apurados e foi confirmado que o médico realizava as pesquisas, e com isso o profissional foi desligado do quadro de prestadores de serviço da saúde pública (veja a nota completa na íntegra) .

    Segundo a prefeitura, o profissional pesquisava por suplementos como hipercalóricos e whey isolado. Como o nome do médico não foi divulgado, O POPULAR não conseguiu localizar sua defesa.

    O Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) informou à reportagem que desconhece sobre o ocorrido.

    Entenda o caso

    Um vídeo divulgado nas redes sociais mostrou um médico pesquisando no computador de uma UPA, durante seu horário de trabalho, por bicicletas e suplementos alimentares. O vídeo circula nas redes sociais desde a última terça-feira (15), segundo a prefeitura.

    As imagens mostram a porta do consultório semiaberta, onde é possível ver parte do monitor do médico com o anúncio do produto aberto na tela. Quando uma paciente entra, o profissional rapidamente muda de janela. Após tomarem conhecimento do vídeo, a prefeitura enviou uma equipe de Tecnologia da Informação (TI) à unidade de saúde para averiguar os fatos.

    Nossa equipe de tecnologia de informação esteve na unidade, identificou o computador e puxou o histórico de pesquisas. Com o histórico e as senhas acessadas, nós identificamos o médico", explicou o secretário de administração, Itamar Júnior, ao g1 Goiás.

    Nota da Prefeitura de Inhumas na Íntegra

    Nos dias 15 e 16 de abril, circulou nas redes sociais um vídeo envolvendo um médico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. Nas imagens, o profissional realiza buscas de interesse pessoal na internet durante seu horário de atendimento.

    Após apuração interna e confirmação da veracidade dos fatos, a administração municipal adotou as medidas disciplinares cabíveis, resultando no desligamento imediato do profissional do quadro de prestadores de serviço da saúde pública.

    Reforçamos que o Governo da cidade de Inhumas mantém o compromisso com a ética, o respeito à população e a qualidade dos serviços públicos, não compactuando com condutas incompatíveis a isso.

    Geral

    Policiais são filmados espancando duas pessoas durante abordagem em Águas Lindas de Goiás; vídeo

    Imagens obtidas com exclusividade pela TV Anhanguera mostram os policiais desferindo socos no estômago e tapas no rosto dos suspeitos

    Modificado em 19/04/2025, 21:46

    undefined / Reprodução

    Policiais Civis foram filmados agredindo dois rapazes durante uma abordagem em um prédio em Águas Lindas de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. Um vídeo exclusivo obtido pela TV Anhanguera mostra os policiais desferindo socos no estômago e tapas no rosto dos rapazes (veja no vídeo acima).

    O caso aconteceu na última segunda-feira (14). Os policiais, conforme apuração da TV Anhanguera, tinham seis mandados de busca e apreensão para cumprir no prédio localizado no bairro Pérola II. A suspeita era de tráfico de drogas no local, que a Polícia Civil (PC) recebeu por meio de denúncias anônimas.

    Policial militar é filmado agredindo adolescente em Palmelo; vídeo
    Policiais mantêm silêncio
    PM pega 12 anos e 6 meses de prisão por morte de entregador

    Segundo a TV Anhanguera, dois suspeitos foram presos e um menor de idade foi apreendido em flagrante por tráfico de drogas. A polícia relatou à TV que os policiais tinham mandado para entrar no local.

    O auto de prisão em flagrante da situação mostrou que os suspeitos ficaram com hematomas pelo corpo, conforme informações da TV Anhanguera. A justificativa dos machucados foi de que os rapazes teriam ficado agitados durante a abordagem e se debateram.

    Como o nome dos suspeitos não foi divulgado, O POPULAR não conseguiu localizar suas defesas para posicionamento até a última atualização desta reportagem.

    AO POPULAR , por meio de nota, a Polícia Civil informou que os fatos estão sendo apurados em procedimento instaurado pela Corregedoria da Polícia Civil (veja a nota completa abaixo).

    Nota da Polícia Civil de Goiás

    A Polícia Civil de Goiás informa que os fatos recentemente divulgados por meio do vídeo já são de conhecimento da instituição e estão sendo devidamente apurados em procedimento instaurado pela Corregedoria da Polícia Civil.

    Gerência de Comunicação da Polícia Civil de Goiás/PCGO

    Policiais Civis agredindo os rapazes durante abordagem (Reprodução/TV Anhanguera)

    Policiais Civis agredindo os rapazes durante abordagem (Reprodução/TV Anhanguera)

    Geral

    Turistas de Goiás ficam feridos após motor de lancha explodir em Maragogi

    Cinco pessoas estão internadas com queimaduras que atingiram até 30% do corpo. A Polícia Civil de Alagoas abriu investigação para apurar as causas do incêndio

    Resgate de turistas goianos em incêndio de uma lancha no município de Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas (Reprodução/Governo de Alagoas)

    Resgate de turistas goianos em incêndio de uma lancha no município de Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas (Reprodução/Governo de Alagoas)

    Um incêndio em uma lancha deixou dez turistas goianos feridos na manhã de sexta-feira (18), em uma praia de Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas. Segundo o Corpo de Bombeiros, cinco das vítimas foram encaminhadas para um hospital, enquanto as outras cinco receberam atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade.

    De acordo com testemunhas, o incêndio teve início após uma explosão no motor da embarcação, no momento em que o grupo se preparava para um passeio marítimo.

    O Governo de Alagoas informou que todas as vítimas pertencem à mesma família e são cinco homens, quatro mulheres, duas delas gestantes, e uma criança de 3 anos.

    Em nota enviada ao O POPULAR neste sábado (19), o Hospital Geral do Estado (HGE) informou que das sete pessoas internadas na unidade, apenas uma já recebeu alta. Um outro homem, de 31 anos compareceu na unidade para fazer curativo. As demais permanecem hospitalizadas, em estado de saúde estável.

    Caminhão com carga de álcool etílico tomba na BR-101 em SC e fogo atinge dezenas de veículos; vídeo
    Acidente deixa carro partido ao meio e mata homem na BR-020, dizem bombeiros
    Explosão em caldeira de laticínio deixa mulher ferida, derruba parte de telhado e danifica caminhonete

    Confira o quadro clínico divulgado:

  • Mulher, de 27 anos: internada com 17% de área corpórea queimada;
  • Homem, 28 anos: internado com 25% de área corpórea queimada;
  • Homem, 25 anos: internado com 16% de área corpórea queimada;
  • ⁠Homem, 27 anos: internado com 17% de área corpórea queimada;
  • Homem, 23 anos: internado com 18% de área corpórea queimada;
  • Homem, 31 anos: realizou apenas curativos em ambulatório;
  • Mulher, 24 anos: recebeu alta médica.
  • As outras cinco vítimas sofreram apenas ferimentos leves e foram atendidas na UPA de Maragogi. A Polícia Civil de Alagoas abriu investigação para apurar as causas do incêndio.

    (Colaboraram Vanessa Chaves, Júlia Alves, Franceline Russo e Cássio Ramos)

    Testemunhas relataram que o fogo começou após uma possível explosão no motor da lancha (Reprodução/Governo de Alagoas)

    Testemunhas relataram que o fogo começou após uma possível explosão no motor da lancha (Reprodução/Governo de Alagoas)

    IcMagazine

    Horóscopo

    Confira o horóscopo deste domingo, 20 de abril de 2025

    Modificado em 19/04/2025, 18:00

    Confira o horóscopo deste domingo, 20 de abril de 2025

    Áries

    Áries (21/03 - 19/04)

    Seus objetivos ganham destaque com a sintonia entre Lua e Urano, trazendo coragem para agir e explorar novas oportunidades. Mesmo assim, é importante investigar melhor cada situação, evitando cair em armadilhas disfarçadas de oportunidade.

    Leia seu Horóscopo Personalizado.

    Saiba tudo sobre seu signo.

    Touro

    Touro (20/04 - 20/05)

    A conexão entre Lua e Urano fortalece seu crescimento pessoal, impulsionando seus objetivos. Isso traz segurança para explorar novas possibilidades. Analise cuidadosamente cada situação para reduzir possíveis contratempos.

    Leia seu Horóscopo Personalizado.

    Saiba tudo sobre seu signo.

    Gêmeos

    Gêmeos (21/05 - 20/06)

    A harmonia entre Lua e Urano desperta uma postura mais corajosa, que ajuda a aproveitar tanto as oportunidades quanto os desafios. Com a mente aberta a novas experiências, é essencial revisar os planos com calma para evitar tropeços no caminho.

    Leia seu Horóscopo Personalizado.

    Saiba tudo sobre seu signo.

    Câncer

    Câncer (21/06 - 22/07)

    Pensar de forma criativa pode abrir portas para colaborações inovadoras, como sugere a conexão entre Lua e Urano. Compartilhar ideias é positivo, mas procure manter certa cautela e não confiar demais nas pessoas.

    Leia seu Horóscopo Personalizado.

    Saiba tudo sobre seu signo.

    Leão

    Leão (23/07 - 22/08)

    Seu senso de responsabilidade se fortalece, favorecendo o uso equilibrado de ideias tradicionais e inovadoras. A harmonia entre Lua e Urano traz um toque especial às suas ações. Use a diplomacia para lidar com as diferenças nas parcerias.

    Leia seu Horóscopo Personalizado.

    Saiba tudo sobre seu signo.

    Virgem

    Virgem (23/08 - 22/09)

    A conexão entre Lua e Urano te incentiva a buscar vivências que ampliem sua visão de mundo. Para que isso faça sentido e traga benefícios à sua vida, é importante se dedicar ao seu crescimento pessoal.

    Leia seu Horóscopo Personalizado.

    Saiba tudo sobre seu signo.

    Libra

    Libra (23/09 - 22/10)

    Com Lua e Urano em sintonia, você encontra formas criativas de organizar sua rotina e usar melhor os recursos disponíveis. Procure se expor apenas entre pessoas de confiança e priorize relações que tragam segurança.

    Leia seu Horóscopo Personalizado.

    Saiba tudo sobre seu signo.

    Escorpião

    Escorpião (23/10 - 21/11)

    O pensamento criativo se destaca com a harmonia entre Lua e Urano, favorecendo trocas e colaborações. Porém, é preciso rever as estratégias de gestão das responsabilidades, buscando acordos para evitar sobrecarga.

    Leia seu Horóscopo Personalizado.

    Saiba tudo sobre seu signo.

    Sagitário

    Sagitário (22/11 - 21/12)

    Com Lua e Urano em sintonia, cresce sua confiança para agir e buscar melhorias, especialmente na vida financeira. No entanto, ainda que as intenções sejam boas, evite passar por cima de outras pessoas. Priorize soluções construídas em conjunto.

    Leia seu Horóscopo Personalizado.

    Saiba tudo sobre seu signo.

    Capricórnio

    Capricórnio (22/12 - 19/01)

    A harmonia entre Lua e Urano desperta sua vontade de viver momentos prazerosos e fora do comum. No entanto, é importante ter cautela com a exposição da sua imagem e com a gestão dos seus recursos financeiros.

    Leia seu Horóscopo Personalizado.

    Saiba tudo sobre seu signo.

    Aquário

    Aquário (20/01 - 18/02)

    Com Lua e Urano em sintonia, você encontra soluções diferentes para lidar com os  desafios do lar. Porém, mesmo que confie bastante nas suas ideias, vale compartilhá-las com quem convive com você, buscando equilíbrio nas decisões.

    Leia seu Horóscopo Personalizado.

    Saiba tudo sobre seu signo.

    Peixes

    Peixes (19/02 - 20/03)

    As conexões online ficam mais dinâmicas e estimulantes, favorecendo ideias novas e momentos agradáveis. Mas tenha cuidado com assuntos delicados, evitando entrar em discussões que possam gerar atritos.

    Leia seu Horóscopo Personalizado.

    Saiba tudo sobre seu signo.