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Paço lança cronograma de obra com atraso em licitação na Avenida Castelo Branco, em Goiânia

Previsão é que revitalização de via seja entregue em novembro. Até agora apenas 24,5% do serviço foram concluídos e nova empresa precisa ser contratada

Modificado em 17/09/2024, 16:12

Obra de revitalização da Avenida Castelo Branco foi interrompida em julho do ano passado após 17 meses

Obra de revitalização da Avenida Castelo Branco foi interrompida em julho do ano passado após 17 meses (Wildes Barbosa)

A Prefeitura de Goiânia lançou um novo cronograma prevendo para novembro a entrega da obra de requalificação da Avenida Castelo Branco. O problema é que o calendário reformulado, publicado no dia 7 de fevereiro no Diário Oficial do Município (DOM), já está mais de um mês atrasado. É que estava previsto para 9 de janeiro o lançamento da licitação para contratar a empresa que irá concluir a obra iniciada em fevereiro de 2022 e interrompida em julho do ano passado.

Ao custo inicial de R$ 3,8 milhões, a obra estava prevista para durar 150 dias, mas avançou apenas 24,5%. A JFE Empreendimentos, de Salvador (BA), venceu uma licitação feita ainda em outubro de 2021, mas nunca conseguiu dar a celeridade esperada para os serviços. O distrato foi assinado no segundo semestre de 2023 e a empresa recebeu R$ 862,8 mil pelo que foi feito, basicamente uma reforma em um trecho do canteiro central da avenida.

A revitalização da Avenida Castelo Branco está entre as obras cujas interrupções estão sendo investigadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO).

O novo cronograma consta no quinto termo aditivo ao acordo de cooperação entre a Prefeitura e o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia (Codese). A entidade doou o projeto de repaginação da avenida, conhecida como agrovia pelo volume de estabelecimentos voltados para o setor agropecuário. A revisão prevê prazo até maio de 2025 para que sejam finalizadas as etapas do projeto, inclusive as burocráticas após a conclusão da obra.

A revitalização da Castelo Branco é uma demanda dos comerciantes da região que vinha desde 2016. Em março de 2021, o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) anunciou a intenção de licitar o serviço. Foi quase um ano até o trabalho ter início de fato. Ao longo do tempo, o contrato foi sendo prorrogado sem explicação oficial para o atraso do cronograma original.

O projeto original era mais robusto do que o executado pela JFE e envolvia reformas estruturantes, de drenagem e até o uso de fiação subterrânea. O atual - mais simplificado - nunca ficou totalmente claro, mas envolvia basicamente a troca do formato do canteiro central, com substituição de árvores e instalação de um piso específico e de placas informando sobre a agrovia.

A reforma envolveria um trecho de 6,5 km, entre o cruzamento com a GO-060 e a Praça Ciro Lisita, porém só foram executadas pouco mais de 2 km do previsto, até a Praça Dom Prudêncio. Foi colocado o piso drenável, mas nada de placas nem pórticos e minipórticos prometidos. A revitalização de três praças também não foi iniciada.

O distrato com a JFE foi assinado em setembro do ano passado a pedido da própria empresa, que não tinha mais interesse em seguir com a obra. Antes disso, foi cerca de um ano - entre julho de 2022 e julho de 2023 - que a obra andou com bastante lentidão segundo reclamações de comerciantes publicadas no período pelo Daqui.

O plano de trabalho publicado no DOM aponta que o novo processo licitatório teria início no dia 9 de janeiro e seria concluído em 8 de abril. A emissão da ordem de serviço, que permite a nova empresa a começar os trabalhos, está planejada para um dia entre 27 de junho e 27 de julho. Já a execução da obra que resta duraria três meses, entre agosto e novembro. A assinatura do termo aditivo tem data de 29 de dezembro, mas o documento só foi publicado agora, em fevereiro.

Ao jornal, a Secretaria Municipal de Administração (Semad), responsável por realizar o novo processo licitatório, informou apenas que esse processo estaria "fracassado" e uma nova licitação seria realizada, sem informar a data. Já a pasta de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), que cuida do projeto, não respondeu aos questionamentos feitos. (João Gabriel Palhares é estagiário do GJC em convênio com a UFG)

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Novo acesso da Avenida Castelo Branco à Marginal Cascavel começa a ser construído neste sábado, diz Prefeitura

A requalificação do corredor viário faz parte do Plano Nova Mobilidade, que envolve intervenções em diferentes avenidas da cidade, informou a administração municipal

Novo acesso da Avenida Castelo Branco à Marginal Cascavel começa a ser construído neste sábado, diz Prefeitura

(Reprodução / Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET))

Começa neste sábado (22) a construção de um novo acesso da Avenida Castelo Branco à Marginal Cascavel. A obra realizada pela Prefeitura de Goiânia faz parte da segunda etapa de requalificação do corredor viário e pretende melhorar o fluxo de veículos na região. A expectativa é de que a obra dure uma semana.

A intervenção prevê a remoção parcial de uma ilha existente e a criação de quatro faixas de rolamento: duas para conversão à esquerda e duas para tráfego contínuo. Com a mudança, o semáforo atual, que hoje opera em três tempos, passará a funcionar com apenas dois, reduzindo o tempo de espera para motoristas.

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Segundo a Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET) em entrevista ao Popular, a obra não demandará interdições durante o período previsto.

Não haverá desvios de tráfego, apenas um estreitamento temporário de faixas durante a execução dos serviços. Por isso, pede-se atenção redobrada aos motoristas para a sinalização no local e, sempre que possível, a opção por rotas alternativas para evitar transtornos", afirma assessoria do órgão.

Atualmente, os motoristas que trafegam pela Avenida Castelo Branco enfrentam congestionamentos causados pela necessidade de conversão à esquerda no cruzamento com a Rua Jaraguá. A nova estrutura visa eliminar essa conversão e os condutores deverão acessar a Marginal Cascavel, onde haverá um novo trecho com semáforo exclusivo.

Além da obra física, a prefeitura diz que está modernizando o sistema semafórico ao longo do corredor viário Castelo Branco-Mutirão. Hoje, os semáforos operam de forma independente, sem comunicação com a central de trânsito. Com a atualização, será implementada a chamada "onda verde", permitindo que os veículos enfrentem menos paradas ao longo do percurso.

Um estudo realizado na região identificou que aproximadamente 45 mil veículos trafegam diariamente na Avenida Castelo Branco, entre 6h e 20h. Para minimizar os impactos da obra, a Prefeitura realizou reuniões com comerciantes locais para discutir possíveis ajustes. Uma das medidas em análise é a autorização de carga e descarga em horários específicos, entre 9h e 15h.

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Avenida Castelo Branco será novamente interditada nesta quarta-feira (15)

Com a retirada das vigas dos andaimes, começa processo para a liberação total das pistas da via em até 10 dias

Modificado em 17/09/2024, 15:45

Obra no viaduto da Avenida Castelo Branco com a Leste-Oeste, em Goiânia

Obra no viaduto da Avenida Castelo Branco com a Leste-Oeste, em Goiânia
 (viaduto)

A Avenida Castelo Branco será de novo interditada para obras do viaduto, a partir das 10h desta quarta-feira (15), no cruzamento com a Avenida Leste-Oeste, no Setor Esplanada dos Anicuns. A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) informa que o bloqueio será total nos dois sentidos e a liberação do tráfego está prevista para às 16h. Na ocasião, serão retiradas as vigas metálicas utilizadas nos andaimes da obra.

Esta é a terceira vez que a Avenida Castelo Branco é interditada totalmente. Na primeira vez, o bloqueio aconteceu para a construção da caixa do tabuleiro do viaduto; depois para a concretagem do tabuleiro; e mais recentemente, para a concretagem do guarda-rodas do elevado na confluência com a Avenida Leste-Oeste.

Com a interdição, o trânsito sentido Centro-GO-060 será desviado na altura da Avenida Consolação-Avenida Anhanguera-Avenida Pirineus, voltando para a Avenida Castelo Branco.

No sentido contrário, GO-060-Centro, o desvio começa na Rua Itororó (sentido único)-Avenida Macambira-Avenida Consolação, retornando para a Avenida Castelo Branco. Todo trecho permanece com a sinalização vertical para orientação dos motoristas que passam regularmente pelo local.

A boa notícia para os motoristas é que, com a retirada das vigas metálicas dos andaimes, começa a desmontagem dos mesmos para a liberação total das pistas da Avenida Castelo Branco, em até 10 dias. Até então, o tráfego tem sido feito em uma pista nos dois sentidos.

De acordo com a Seinfra, a próxima etapa da obra será a execução das rampas em terra armada, do lado leste e oeste, que formarão as pistas do elevado nos dois sentidos da Avenida Leste-Oeste. A pasta informa que a previsão é que a obra esteja concluída até o final de junho deste ano.

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Trânsito na Av. Castelo Branco está liberado após obra em viaduto

Modificado em 17/09/2024, 15:55

Trânsito na Av. Castelo Branco está liberado após obra em viaduto

(Divulgação Seinfra)

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) liberou, no início da madrugada desta quarta-feira (27), o trecho da Avenida Castelo Branco que estava interditado para o içamento das 15 vigas do viaduto no cruzamento com a Avenida Leste-Oeste, no Setor Esplanada dos Anicuns.

Inicialmente, o trabalho tinha a previsão de terminar no domingo, mas as condições climáticas o atrasaram. Cada viga possui 33 metros de comprimento por dois de altura e pesa 55 toneladas. Uma operação especial de preparação do terreno para a colocação de um guindaste começou na sexta-feira (22). No sábado (23), foi feito o içamento das primeiras vigas.

A última foi colocada nesta terça-feira, por volta das 22h30, a uma altura de 7,50 metros acima do piso da Avenida Castelo Branco. Ao longo desses dias de interdição no trânsito ocorreram vários congestionamentos na região, o que dificultou o tráfego de veículos e provocou engarrafamento em ruas adjacentes.

Após a conclusão do serviço, as equipes fizeram a retirada das máquinas e do fresado que havia sido colocado na Avenida Castelo Branco para dar o nivelamento necessário para o trabalho do guindaste. Depois o trânsito da via foi liberado.

O elevado, quando pronto, vai contar com 35 metros de vão e 215 metros de comprimento. A estrutura vai contar com quatro faixas de tráfego de veículos, sendo duas em cada sentido da Avenida Leste-Oeste.

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Aditivo encarece novo viaduto na Castelo Branco, em Goiânia, em R$ 576 mil

Acréscimo em obra pública de Goiânia ocorre quatro meses após assinatura de contrato para que vão ganhe mais um metro de altura

Modificado em 19/09/2024, 01:09

Vão do viaduto da Castelo Branco vai ganhar um metro de altura por mais R$ 600 mil no contrato. Na foto, obras no cruzamento da Avenida Castelo Branco com a Leste Oeste, em Goiânia

Vão do viaduto da Castelo Branco vai ganhar um metro de altura por mais R$ 600 mil no contrato. Na foto, obras no cruzamento da Avenida Castelo Branco com a Leste Oeste, em Goiânia
 (Wildes Barbosa)

Assinado no dia 4 de maio, o contrato para a construção do viaduto da Avenida Leste-Oeste no cruzamento com a Avenida Castelo Branco, no Setor Esplanada dos Anicuns, ganhou um aditivo de R$ 576,2 mil agora em setembro para que o vão embaixo da estrutura aumentasse mais um metro. O custo total da obra, cuja previsão é estar concluída até meados de janeiro, passou então para R$ 14,63 milhões.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) afirma que o reajuste foi necessário após uma readequação no projeto inicial, que contemplava altura de 4,5 metros de vão livre e agora vai passar para 5,5 metros. Segundo a pasta, a intenção é atender melhor a demanda dos veículos de grande porte que trafegam na Castelo Branco. "O aditivo no contrato refere-se, principalmente, aos ajustes de fundações necessárias para correção da altura do viaduto", explica a Seinfra.

Muitos caminhões passam por aquela região, que fica próxima às GO-070 e GO-060, além de ter um grande número de galpões e empresas. O viaduto fica dentro do trecho da Castelo Branco chamado formalmente de Agrovia, entre o cruzamento da GO-060 e a Praça Ciro Lisita, no Setor Coimbra. Isso porque o local é conhecido pelo volume de estabelecimentos comerciais do setor agropecuário.

O acréscimo real ao contrato foi de R$ 1,06 milhão, equivalente a 7,56% do valor original, porém houve também serviços suprimidos que representam uma redução de R$ 485,8 mil, ou 3,46% do previsto no contrato. "No termo aditivo foram feitas a supressão e o acréscimo dos quantitativos. São ajustes nos quantitativos de serviços decorrentes das adequações do projeto de fundação", explicou a Seinfra.

A BK Infraestrutura -- antiga Loctec Engenharia -- foi a única participante da concorrência presencial realizada em fevereiro deste ano e venceu a licitação com um desconto de 7,1% em relação ao valor estimado pela Seinfra no edital. As obras tiveram início no dia 15 de maio e duração prevista de 240 dias. Até o momento, segundo o Portal de Transparência, a empresa já recebeu R$ 2,5 milhões.

Pilar de sustentação

As obras seguem em andamento. Atualmente, segundo a Seinfra, a empresa está executando o pilar de sustentação do viaduto, para posterior concretagem das longarinas (viga longa e estreita com a função de suportar cargas e distribuí-las pela estrutura) e içamento das vigas pré-moldadas.

O objetivo da construção do viaduto é eliminar as interferências semafóricas no encontro das avenidas para melhorar a mobilidade na região, que sofre com constantes congestionamentos em vários trechos, principalmente da Castelo Branco. Também será implantado um sistema de drenagem no local.

A BK Infraestrutura foi também a responsável pelas obras do Complexo Viário da Jamel Cecílio, entregue em maio do ano passado com um ano e cinco meses de atraso. A previsão inicial era de que a obra, iniciada em setembro de 2019, fosse concluída em dezembro de 2020. A empresa se encontra em recuperação judicial.