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PC investiga se mulher de médico dirigia carro que provocou acidente no viaduto da T-63

Acidente aconteceu dia 20 de abril e matou dois jovens. Polícia solicitou a colaboração da fabricante do carro para análise técnica que verifique a velocidade do veículo. Defesa informou que o automóvel era dirigido pelo médico

Modificado em 19/09/2024, 00:22

PC investiga se mulher de médico dirigia carro que provocou acidente no viaduto da T-63

(Reprodução)

A Polícia Civil de Goiás (PC-GO) investiga se o carro de luxo que bateu contra o motociclista de aplicativo Leandro Fernandes Pires, de 23 anos, e o passageiro David Antunes Galvão, de 21, no viaduto da T-63 era dirigido pelo médico Rubens Mendonça Filho, de 30, ou por sua esposa, que não teve o nome divulgado. Além disso, o delegado responsável pelo caso, Hellyton Carvalho, pediu à empresa Volvo, fabricante do veículo, uma análise técnica para confirmar a velocidade em que o carro estava.

Determinamos a intimação de cinco testemunhas presenciais do fato e identificamos outras cinco que também teriam presenciado. Desta terça-feira (25) para quarta-feira (26), vamos ouvi-las. O médico e a esposa, que estava em sua companhia durante o ocorrido, serão ouvidos em um segundo momento", explicou o investigador.

A polícia detalhou que solicitou a colaboração da fabricante Volvo a partir da disponibilização de um técnico para a realização da leitura dos dados do carro, para que assim seja possível definir qual velocidade o carro estava no momento da batida. As informações foram repassadas pelo delegado nesta terça-feira (25).

A defesa do médico disse que a história de que a mulher estivesse no volante não se confirma e que há, inclusive, vídeos do interior do carro instantes antes do acidente e que comprovam que o veículo estava sendo dirigido por Rubens. O Daqui pediu as imagens, mas o advogado, Danilo Vasconcelos, informou que por questões de segurança de seus clientes, a defesa optou por se resguardar.

O acidente aconteceu no dia 20 de abril. O carro de Rubens estava em alta velocidade, segundo testemunhas. O delegado Hellyton contou ainda que as testemunhas disseram ter visto o carro "saindo" do chão.

O investigador explicou que a polícia recebeu a informação de que algumas pessoas realizaram postagens em redes sociais dizendo que teria ouvido da esposa do médico de que ele estaria testando a potência do veículo, sendo capaz ou não, de atingir a velocidade de 0 a 100 quilômetros por hora em quatro segundos. Houve também comentários de que a esposa era a condutora.

Diante dessas informações, intimamos essas pessoas para que elas sejam ouvidas e confirmem o que estão dizendo. Também vamos colher imagens do ponto em que o carro parou para que possamos ver quem realmente estava no volante", disse.

Segundo o delegado, a análise das imagens por si só não é o suficiente para verificar a velocidade do carro, por isso ele soliciou a fabricante uma análise técnica dos dados do veículo.

O Daqui entrou em contato por e-mail, nesta terça-feira (25), com a fabricante Volvo para saber se a empresa vai colaborar com as investigações e aguarda retorno.

A defesa de Rubens havia dito que o carro foi fechado e, por isso, o motorista tinha perdido o controle. Sobre isso, o delegado disse que foi solicitado à perícia um quesito específico que responda se o carro apresentou uma falha técnica e que imagens serão analisadas para ver se o médico foi, de fato, fechado e, por isso, entrou na contramão.

Em todas as circunstâncias, o delegado explica que a velocidade precisa ser confirmada.

Temos que saber se ele foi fechado enquanto respeitava o lmite de 50 quilômetros por hora ou se ele estava com o dobro da velocidade. Esse aspecto só será respondido após análise de imagens e perícia", disse.

O investigador disse que o caso é investigado como um duplo homicídio culposo, quando não há intenção de matar, porém, se for confirmado o excesso de velocidade e que o condutor estava testando a potência de velocidade do veículo, pode ser que haja a intimação por duplo homicídio culposo com dolo eventual, que é quando o suspeito assume o risco de matar.

As vítimas

O motociclista por aplicativo Leandro Fernandes Pires, de 23 anos, trabalhava na categoria há cinco dias como uma forma de ganhar uma renda extra, segundo contou o irmão, Eduardo Fernandes.

"Ele estava trabalhando para sustentar a casa e acabou morrendo pela irresponsabilidade de terceiros. Jamais imaginamos que isso poderia acontecer, um rapaz novo, trabalhador. Vamos correr atrás, não pode ficar assim não", contou Eduardo.

O passageiro David Antunes Galvão, de 21 anos, era garçom de um restaurante, em Goiânia. Segundo a família do rapaz, David voltava para casa após o expediente quando sofreu o acidente.

"Ele era um rapaz muito novo que tinha apenas sonhos. Começou a trabalhar em um restaurante há pouco mais de um mês e estava voltando para casa", conta a irmã.

Acidente

Imagens mostram que a moto em que estavam Leandro e David a frente do carro que bateu contra ela ficaram completamente destruídos. De acordo com a Delegacia de Investigação de Crimes de Trânsito (DICT), a batida aconteceu quando um carro que seguia pela avenida perdeu o controle da direção e bateu contra uma motoneta, que contava com duas mulheres. A condutora precisou ser encaminhada a uma unidade de saúde da capital.

Depois de atingir as mulheres, o carro bateu contra a motocicleta, que transportava os dois jovens. De acordo com a polícia, com o impacto, a moto bateu contra um segundo carro que também seguia na avenida. Os dois jovens que estavam na moto foram arremessados e caíram na via lateral do elevado.

A polícia afirmou que o motorista dos dois carros envolvidos permaneceram no local e fizeram o teste do bafômetro, que deu negativo. Ao POPULAR, o aplicativo 99, no qual Leandro era cadastrado, lamentou o acidente que causou a morte dele e do passageiro.

Nota do condutor do carro

O Rubens (condutor) possui CNH há 12 anos e nunca teve sequer multa de trânsito. Se trata de uma tragédia, de um acidente. Ele fez o teste do bafômetro e constatou que não bebeu. Ele foi fechado por um outro veículo e perdeu o controle do carro, infelizmente. Ele ficou no local e prestou socorro para as vítimas. Ele está à disposição das autoridades e deseja que tudo seja esclarecido. Ele se solidariza com a dor das famílias enlutadas.

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Acidente entre motos deixa um homem morto e outro ferido na TO-126

Acidente aconteceu em Sítio Novo, no extremo norte do Tocantins. Vítima tentava fazer conversão quando bateu em outro motociclista

Modificado em 26/03/2025, 16:44

Batida entre motos aconteceu em Sítio Novo do Tocantins

Batida entre motos aconteceu em Sítio Novo do Tocantins (Reprodução/Saomiguelonline_)

Um motociclista morreu e outro ficou gravemente ferido após os dois se chocarem durante uma conversão na rodovia em Sítio Novo do Tocantins, no extremo norte do estado. A vítima que morreu foi identificada como Zaqueu Dias Clemente, de 54 anos.

O acidente aconteceu na rodovia TO-126, na noite de terça-feira (25). Segundo a Polícia Militar, testemunhas relataram que Zaqueu tentava fazer uma conversão à esquerda quando bateu na lateral do motociclista de 21 anos, que trafegava no mesmo sentido.

Zaqueu morreu no local e a outra vítima foi socorrida e levada para o hospital.

O corpo de Zaqueu foi levado pelo Núcleo de Medicina Legal de Araguatins, onde irá passar pelos exames necroscópicos antes de ser liberado aos familiares.

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Casal que morreu em acidente após caminhonete bater em carro na GO-060 iria acampar com os filhos, diz família

Filhos do casal, de 8 meses e 3 anos, estão internados no hospital e o estado de saúde da menina é grave

Áurea de Souza, de 21 anos, e Flávio Ferreira Santos, de 29, eram as vítimas que estavam no carro modelo Parati (Arquivo pessoal / Felipe Santos)

Áurea de Souza, de 21 anos, e Flávio Ferreira Santos, de 29, eram as vítimas que estavam no carro modelo Parati (Arquivo pessoal / Felipe Santos)

O casal que morreu após uma caminhonete bater no carro, na GO-060, em Santa Bárbara de Goiás, na região central de Goiás, estava indo acampar com os filhos, segundo a família. Áurea de Souza, de 21 anos, e Flávio Ferreira Santos, de 29, viajavam com os dois filhos, de 8 meses e de 3 anos, no banco de trás. As crianças estão internadas no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), com uma delas em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O acidente aconteceu na manhã deste sábado (22). À reportagem, Felipe Santos, irmão de Flávio, afirmou que o casal saiu de Goianira, na Região Metropolitana de Goiânia, onde moravam, com destino a um rio, em Santa Bárbara de Goiás: "Já estavam chegando quando aconteceu o acidente", afirmou o irmão.

Segundo ele, a família está traumatizada com o ocorrido e oram para a recuperação das crianças. Felipe disse que o filho mais velho do casal, Francisco Moisés, de 3 anos, passou por cirurgias, está consciente e se recuperando bem. Mas a pequena Aylla Maria, de 8 meses, sofreu um traumatismo craniano e está em estado grave na UTI. A reportagem não conseguiu retorno do Hugol sobre o estado de saúde das crianças.

Estamos muito abalados com o acontecido. [...] Muito difícil ver ela [Aylla] assim no hospital, mas Deus está agindo para ela melhorar. É preciso orar bastante, porque só Deus", lamentou o irmão.

Áurea e Flávio estavam juntos há 6 anos e tinham dois filhos (Arquivo pessoal/Felipe Santos)

Áurea e Flávio estavam juntos há 6 anos e tinham dois filhos (Arquivo pessoal/Felipe Santos)

Flávio e Áurea estavam juntos há 6 anos e moravam no Setor Padre Pelágio. Flávio trabalhava como pedreiro e era natural de Teotônio Vilela (AL). Áurea era dona de casa e responsável pelo cuidado dos filhos.

O velório ocorreu a partir das 23h de sábado (22), no salão da Pax Aliança, em Goianira. O enterro foi realizado às 10h de domingo (23), no Cemitério Municipal Los Angeles, na mesma cidade.

Acidente

De acordo com a Polícia Militar, a caminhonete S-10 viajava no sentido Claudinápolis a Trindade, quando na altura do km 43 bateu em um caminhão, não identificado, rodou e bateu no carro modelo Parati, que vinha em sentido contrário.

A Parati, no qual os jovens estavam, colidiu com uma caminhonete S-10 na rodovia GO-060 e saiu da pista, em Santa Bárbara de Goiás (Divulgação/Corpo de Bombeiros)

A Parati, no qual os jovens estavam, colidiu com uma caminhonete S-10 na rodovia GO-060 e saiu da pista, em Santa Bárbara de Goiás (Divulgação/Corpo de Bombeiros)

A Polícia Científica informou que, segundo vestígios na caminhonete, ela "interagiu previamente à colisão frontal com outro veículo de grande porte", possivelmente uma carreta, que não permaneceu no local. A Polícia Civil investiga as causas do acidente.

O casal que estava na Parati ficou preso às ferragens e morreram no local, mas as crianças foram socorridas. Os bombeiros também encontraram o condutor da caminhonete andando pelo local, muito nervoso, relatando dores na coluna. Ele foi encaminhado ao Hospital Municipal de Santa Bárbara de Goiás para avaliação. Como não teve o nome divulgado, não foi possível atualizar o estado de saúde.

De acordo com a PM, o condutor da caminhonete realizou o teste do etilômetro tendo o resultado negativo para a ingestão de bebidas alcoólicas.

Os corpos das vítimas foram removidos das ferragens pelos bombeiros e ficaram sob responsabilidade da Polícia Técnico-Científica e do Instituto Médico Legal.

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Empresária morre e filha fica ferida após acidente na GO-139

Criança está internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Goiânia. O estado de saúde dela é grave, segundo o hospital

Modificado em 24/03/2025, 15:54

A empresária Amanda Nunes Magalhães, de 29 anos, morreu após um acidente na GO-139, no trecho entre Cristianópolis e São Miguel do Passa Quatro. No momento do acidente, ela estava acompanhada da filha, uma criança de 6 anos que ficou gravemente ferida, segundo o Corpo de Bombeiros.

Conforme os militares, o acidente ocorreu na noite de sábado (22). Na ocasião, o carro em que mãe e filha estavam bateu de frente com outro veículo. Amanda ficou presa às ferragens e teve a morte confirmada ainda no local.

Já a filha dela, foi encaminhada para o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, onde está internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica. Na manhã desta segunda-feira (24), a unidade informou que o estado de saúde da menina é grave e que ela respira com ajuda de aparelhos (veja o boletim na íntegra ao final do texto).

Motorista invade acostamento, atropela ciclista e foge sem prestar socorro, diz PM
Jovens morrem em acidente após carro bater em caminhonete e sair da pista na GO-060
Câmera de segurança mostra BMW em alta velocidade antes de atingir e matar motociclista na BR-153

Outros envolvidos

O outro carro envolvido no acidente era ocupado por um casal. Segundo os bombeiros, eles receberam atendimento no local e, em seguida, encaminhados ao Hospital Municipal de Cristianópolis e, posteriormente, Goiânia. Como as identidades das vítimas não foram reveladas, a reportagem não conseguiu atualizar o estado de saúde delas até a última atualização deste texto.

Local do acidente na GO-139 (Reprodução/ Corpo de Bombeiros)

Local do acidente na GO-139 (Reprodução/ Corpo de Bombeiros)

Homenagens

Natural de Cristianópolis e moradora de São Miguel do Passa Quatro, Amanda era empresária no ramo de distribuição de gás, negócio que administrava ao lado do marido. Segundo amigos e familiares, ela era conhecida por sua dedicação ao trabalho e sua alegria contagiante.

"Amanda sempre foi alegre. Não tinha um dia que não estivesse com seu sorriso de orelha a orelha no rosto. Ia atender seus clientes sempre transmitindo amor pela profissão", disse uma amiga da família.

Nas redes sociais, inúmeras homenagens foram prestadas à empresária. Em nota, a prefeita de Cristianópolis, Juliana Costa, lamentou a perda. "Nossas condolências aos familiares e amigos por essa perda irreparável", declarou.

Prefeita da cidade lamentou a morte da empresária (Reprodução/Redes Sociais)

Prefeita da cidade lamentou a morte da empresária (Reprodução/Redes Sociais)

Amanda foi sepultada na manhã de domingo (23), em Cristianópolis.

Nota Hugol:

NOTA HUGOL

"Em resposta à solicitação, o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) informa que a paciente está internada na UTI Pediátrica da unidade, possui estado geral grave e respira com ajuda de aparelhos.

Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol/SES-GO)"

Colaborou com o texto: Yanca Cristina

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Viaduto terá novo trajeto

Estrutura será erguida por construtora, mas obra tem início indefinido após reclamações e pedido para revisão de projeto

Local na GO-020 onde inicialmente seria construído novo viaduto: novo projeto fica pronto em 3 meses

Local na GO-020 onde inicialmente seria construído novo viaduto: novo projeto fica pronto em 3 meses (Wildes Barbosa / O Popular)

Um viaduto deve ser erguido nas proximidades do Autódromo de Goiânia, com recursos da FGR Urbanismo, para acesso ao Residencial Jardins Amsterdã que está sendo construído às margens da GO-020. A obra que já havia sido autorizada pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) foi suspensa em acordo feito junto ao Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) após reclamações no início do ano realizadas por uma associação de moradores e por representantes de um posto de combustível local. Um novo projeto deve ser apresentado em três meses.

A aprovação para o loteamento do Jardins Amsterdã, situado ao lado leste do autódromo, foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) em novembro de 2021. O viaduto que será de acesso ao condomínio teve a aprovação condicionada a um termo de doação firmado em março de 2023 entre a Prefeitura e a incorporadora para que a empresa privada fique responsável pela doação do projeto e execução da obra. No documento, é considerado que "estima-se para região um aumento demográfico significativo" com os loteamentos implementados.

A expansão no número de condomínios horizontais nas proximidades da rodovia que liga a capital a Senador Canedo e que já conta com grandes empreendimentos, como Alphaville, Portal do Sol e Jardins -- Atenas, Milão, Muni que, Paris, Valência -- tem feito com que a região tenha um aumento significativo no fluxo de automóveis. A reportagem já havia mostrado em agosto de 2022 que a região da GO-020 receberia 30 novos condomínios horizontais entre aquele e os próximos anos, que se somariam aos grandes já instalados.

Somente o novo condomínio Jardins Amsterdã dispõe de 255 lotes em uma área de 295 mil metros quadrados (m²). A construção do viaduto, aprovada pela Goinfra ainda em março de 2021, está prevista no projeto apresentado pela incorporadora com uma alça de acesso ao condomínio, saindo da GO-020 à Alameda Contorno Sul, via que será implementada entre o empreendimento e o autódromo. Para isso, contudo, seria preciso fazer a desapropriação de 5,1 mil m² de uma área pertencente à Flamboyant Urbanismo Ltda.

A área a ser desapropriada, situada ao lado de um posto de combustível e do Jardins Munique, teve o processo autorizado por parte da Prefeitura e da proprietária. Conforme o projeto inicial, a alça de acesso sairia da GO-020 (sentido leste), até a Avenida Gyn 2, que ainda deve ser implementada entre o condomínio já em funcionamento e o posto. O viaduto, portanto, teria a parte elevada acima da rodovia até a Alameda Contorno Sul. Mas é justamente estes dois impactados que têm feito reclamações sobre a nova estrutura a ser erguida no local.

Em janeiro deste ano, a Associação Jardins Munique e o Auto Posto Millenium Pit Stop Ltda encaminharam um requerimento conjunto solicitando a suspensão e revisão do projeto viário à Procuradoria-Geral do Município (PGM), ao MP-GO e à Goinfra. Conforme o documento, ambos foram surpreendidos no fim de 2024 "com a notícia de que a FGR estaria dando início à construção de uma alça de acesso e um viaduto na GO-020", e alegam que tomaram ciência apenas por meio de uma empresa de engenharia que teria solicitado acesso às casas para avaliação do estado dos imóveis.

Ao fazerem uma visita ao local onde seria erguida a estrutura, a associação e dono do posto teriam constatado que "o viaduto está projetado para passar entre os muros de ambos, em um espaço que não chega a 15 metros". "A obra encontra-se lado a lado, encostada, dividindo muro com à associação e com o posto, em acintosa afronta à segurança de todos. (...) chama-se atenção aos riscos de explosões e contaminações ambientais, ruído excessivo aos moradores, poluição do ar, impactos à segurança viária e riscos de desmoronamento do muro e de casas."

O requerimento aponta ainda que o projeto inicial previa que o viaduto tivesse "mãos de ida e vinda, o que se tornou impossível pela existência do posto e da associação, não cabendo sua alocação". "Segundo informações obtidas junto à municipalidade e o Estado, existem inúmeras vias a serem implantadas em locais com amplo espaço, que podem dar vazão ao trânsito que se quer alocar em local onde nitidamente não existem condições técnicas para tanto."

Após a manifestação da associação e do posto, o MP-GO realizou uma reunião no dia 10 de março uma reunião com as partes. Mediante a discussão, o promotor Juliano de Barros Araújo teria questionado a aprovação do projeto apenas com uma via de direção no viaduto. "Como vai resolver a questão do tráfego em uma pista só? Não resolve o problema, vai desaguar no viaduto (do Alphaville). Tem que ser duas pistas", cita, à reportagem. Ele pondera que a Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET), presente na reunião, apontou não haver estudo de impacto de trânsito na região.

Após as considerações do MP-GO, dos reclamantes, da Prefeitura e da Goinfra, se chegou a uma definição de que a FGR apresentaria novos projetos alternativos para avaliação e aprovação dos órgãos competentes. "Foi feito um acordo para não começar as obras antes de um novo estudo. A construtora irá apresentar em três meses alternativas para o projeto", complementa o promotor.

Conforme a Goinfra, em nota, a autorização "após a análise do projeto de engenharia à luz de aspectos técnicos que estão dentro de sua atribuição institucional, levando em conta a segurança viária na rodovia e a ocupação regular da faixa de domínio da via". "A construção do viaduto está suspensa até que seja apresentada pela FGR alternativa de localização. Atualmente está autorizada apenas a implantação na rodovia de uma alça, uma via de acesso ao condomínio", explica.

A SET diz, também em nota, que durante o período de três meses para o novo projeto a realização de "estudos de impacto de trânsito poderão ser avaliados, caso necessário". "No entanto, como o local anteriormente definido está em revisão e a construção do viaduto ainda não é uma certeza, não há necessidade de realização de estudo de impacto de trânsito neste momento." Já a FGR alega apenas que, com a revisão do projeto, "ainda não há data definida para o início da obra."

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