Geral

Preço dos medicamentos sobe a partir desta segunda-feira (31)

Valor estabelecido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos funcionará como um teto de aumento para todo o setor farmacêutico

Folhapress

Modificado em 31/03/2025, 13:06

Preço dos medicamentos sobe até 5,06%. Agora, as empresas devem apresentar o Relatório de Comercialização para Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos

Preço dos medicamentos sobe até 5,06%. Agora, as empresas devem apresentar o Relatório de Comercialização para Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Freepik)

A partir desta segunda-feira (31), os preços dos medicamentos em todo o Brasil ficam até 5,06% mais caros. O teto estabelecido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed) foi divulgado no Diário Oficial da União desta segunda. O percentual é resultado de uma fórmula de cálculo elaborada pela Cmed e corresponde à inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) nos últimos 12 meses encerrados em fevereiro. O valor serve de referência para as farmacêuticas.

O reajuste será escalonado em três níveis, de acordo com a categoria do medicamento:

  • Nível 1: aumento de 5,06%
  • Nível 2: aumento de 3,83%
  • Nível 3: aumento de 2,60%
  • O reajuste médio está no menor patamar desde 2018.

    A autorização para o reajuste está condicionada à apresentação do Relatório de Comercialização à CMED. As informações desse relatório são tratadas de forma confidencial, mas a sua entrega é obrigatória para todas as empresas que possuem registro de medicamentos no país.

    O presidente executivo do Sindusfarma (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos), Nelson Mussolini, diz que o impacto do reajuste pode não ser imediato para o consumidor final. Segundo ele, a concorrência entre farmácias e os estoques ainda disponíveis podem fazer com que o reajuste demore meses para refletir nos preços ao consumidor.

    "Dependendo da reposição de estoques e das estratégias comerciais dos estabelecimentos, aumentos de preço podem demorar meses ou nem acontecer", afirma Mussolini. Ele também recomenda que os consumidores pesquisem os valores dos medicamentos em diferentes farmácias e drogarias para encontrar as melhores ofertas.

    A legislação exige que as empresas do setor farmacêutico deem ampla publicidade aos novos valores, garantindo que os preços estejam sempre atualizados e visíveis ao consumidor. As farmácias devem manter listas com os preços dos medicamentos, que não podem ultrapassar os valores estipulados pela Cmed.

    Algumas classes de medicamentos, como analgésicos, antitérmicos, antigripais, antialérgicos, antiácidos e descongestionantes nasais isentos de prescrição têm preços liberados.

    O percentual de reajuste anual é calculado com base na inflação, da qual é descontada a produtividade da indústria farmacêutica e à qual são somados os custos de produção não captados pelo IPCA, como variação cambial, tarifas de energia elétrica e variação de preços de insumos.

    O cálculo considera ainda três faixas de ajuste, de acordo com os níveis de concentração de mercado ---do mais competitivo à menor concorrência.

    Para quem depende de medicamentos de uso contínuo, a recomendação é pesquisar preços e aproveitar promoções para minimizar o impacto do reajuste. Além disso, programas de desconto oferecidos por laboratórios e farmácias podem ajudar a minimizar o impacto no bolso.

    Mussolini afirma que o menor reajuste médio em sete anos "pode impactar negativamente os contínuos e fundamentais investimentos da industria farmacêutica". O Sindusfarma diz que o setor é o único segmento de bens de consumo da economia brasileira submetido ao controle de preços.

    Segundo o sindicato, a carga tributária embutida no preço dos medicamentos equivale a até 32% do valor final pago pelo consumidor.

    Leia também

    Dom João Justino de Medeiros Silva

    Charge

    Geral

    Arquidiocese de Goiânia, CNBB e políticos prestam homenagens ao papa Francisco; veja repercussão

    Morte do religioso gerou grande comoção entre lideranças religiosas e políticas

    A morte do papa Francisco, na manhã desta segunda-feira (21), gerou grande comoção entre lideranças religiosas e políticas. Nas redes sociais, padres, igrejas, catedrais, arquidioceses, basílicas e santuários deixaram suas homenagens ao pontífice. O religioso ocupou o cargo mais alto da Igreja Católica por 12 anos.

    A Arquidiocese de Goiânia informou por meio das redes sociais que realizará nesta segunda-feira (21) às 12h na Catedral Metropolitana uma missa em ação de caridade pelo papa Francisco.

    A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), também prestou uma homenagem nas redes sociais agradecendo pelo exemplo de discípulo que Francisco foi.

    Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados", escreveu.

    Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) prestou uma homenagem nas redes sociais (Reprodução/Redes sociais)

    Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) prestou uma homenagem nas redes sociais (Reprodução/Redes sociais)

    É com profundo pesar que, hoje, nos despedimos do nosso sucessor de Pedro. O Papa Francisco, após uma grande e corajosa batalha pela recuperação de sua saúde, faleceu nesta segunda-feira (21)", publicou a Arquidiocese de Brasília.

    O governador Ronaldo Caiado também prestou uma homenagem ao líder religioso. Em publicação, ele deixou frases ditas pelo papa Francisco e disse que o mundo sentirá sua falta.

    Primeiro pontífice latino-americano, ele foi símbolo de diálogo, união e justiça social. 'Ninguém vence sozinho, nem no campo, nem na vida!', disse certa vez. O mundo sentirá sua falta, Francisco", escreveu Caiado.

    Governador Ronaldo Caiado prestou homenagem ao líder religioso nas redes sociais (Reprodução/Redes sociais)

    Governador Ronaldo Caiado prestou homenagem ao líder religioso nas redes sociais (Reprodução/Redes sociais)

    O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), prestou homenagem relembrando feitos de Francisco. Em publicação, ele escreveu que o papa levou ao Vaticano o tema das mudanças climáticas e criticou vigorosamente os modelos econômicos que levaram a humanidade a produzir tantas injustiças.

    Nas vezes em que eu e Janja fomos abençoados com a oportunidade de encontrar o Papa Francisco e sermos recebidos por ele com muito carinho, pudemos compartilhar nossos ideais de paz, igualdade e justiça. Ideais de que o mundo sempre precisou. E sempre precisará. Que Deus conforte os que hoje, em todos os lugares do mundo, sofrem a dor dessa enorme perda", publicou.

    Homenagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) (Reprodução/Redes sociais)

    Homenagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) (Reprodução/Redes sociais)

    Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, lembrou feitos do papa Francisco e prestou sua homenagem (Reprodução/Redes sociais)

    Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, lembrou feitos do papa Francisco e prestou sua homenagem (Reprodução/Redes sociais)

    O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também lamentou a morte do papa. "Para o Brasil e o mundo, a figura do Papa sempre foi sinal de unidade, esperança e orientação moral. Sua partida nos convida à reflexão e à renovação da fé, lembrando-nos da força da espiritualidade como guia para tempos de incerteza".

    IcCidade

    Cidades

    Tocantins terá mais 11 feriados nacionais, municipais e estaduais ao longo de 2025; veja quais são

    Próximo feriado será o Dia do Trabalhador, em 1º de maio. Por cair na quinta-feira, existe a possibilidade de ser decretado ponto facultativo no dia seguinte.

    Feriados poderão ser acompanhados de pontos facultativos

    Feriados poderão ser acompanhados de pontos facultativos (Luciana Pires/Prefeitura de Palmas)

    O feriado prolongado da Semana Santa chegou ao fim, mas ainda há 11 feriados nacionais, municipais e estaduais programados ao longo de 2025. Também haverá, no mínimo, quatro pontos facultativos até o fim do ano.

    O próximo feriado nacional será o Dia do Trabalhador, celebrado no dia 1º de maio. A data vai cair em uma quinta-feira, portanto, existe a possibilidade de que seja decretado ponto facultativo pelos governos municipais e estadual no dia 2 de maio, sexta-feira.

    O mesmo pode acontecer com o feriado do Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro. A data será uma quinta-feira.

    Em junho haverá o Corpus Christi, que costuma ser ponto facultativo. Por cair em uma quinta-feira, também dá margem para decretos de liberação no dia seguinte.

    O novo feriado estadual que será comemorado pela primeira vez é o Dia do Senhor do Bonfim, no dia 15 de agosto. O governo sancionou o feriado estadual em 26 de setembro de 2024. Neste ano, a data vai cair em uma sexta-feira e os servidores terão três dias de folga, contando com o fim de semana.

    Feriados

    Maio
    1º (Quinta-feira) - Dia do Trabalhador
    20 (Terça-feira) - Aniversário de Palmas (feriado municipal)

    Agosto
    15 (sexta-feira) - Dia do Senhor do Bonfim (feriado estadual)

    Setembro
    7 (domingo) - Independência do Brasil
    8 (Segunda-feira) - Padroeira do estado (feriado estadual)

    Outubro
    5 (domingo) - Criação do Tocantins (feriado estadual)
    12 (domingo) - Nossa Senhora Aparecida

    Novembro
    2 (domingo) - Dia de Finados
    15 (sábado) - Proclamação da República
    20 (quinta-feira) - Consciência Negra

    Dezembro
    25 (quinta-feira) - Natal

    Pontos facultativos

    Junho
    19 (Quinta-feira) - Corpus Christi (ponto facultativo)

    Outubro
    28 (terça-feira) - Dia do Servidor Público

    Dezembro
    24 (quarta-feira) - Véspera de Natal (ponto facultativo)
    31 (quarta-feira) - Véspera de Ano Novo (ponto facultativo)

    IcOpiniaoGrande

    Opinião

    PSDB enxerga fusão como primeiro avanço de Marconi sobre siglas da base

    Modificado em 22/04/2025, 06:10

    O PSDB enxerga a fusão com o Podemos, em fase final de negociação, como o primeiro passo do avanço do ex-governador Marconi Perillo sobre partidos da base governista em Goiás, de olho na corrida pelo Palácio das Esmeraldas. Na condição de presidente nacional de seu partido, Marconi costurou o controle da futura sigla no estado e pretende fazer o mesmo em articulações que devem ser iniciadas em maio.

    Assim que se encerrarem as tratativas referentes à criação do Podemos/PSDB, que deve ganhar outro nome até o fim do ano, a prioridade será dada às conversas já iniciadas sobre federação com Republicanos e Solidariedade.

    "Se o Solidariedade vier para a federação, é um partido a menos na base do governo. O Republicanos também. Não há a menor chance de acertar nacionalmente sem resolver Goiás. Não tem como isso acontecer. O Marconi é presidente nacional", projeta um tucano.

    Alternativa

    Apesar do envolvimento na fusão com o Podemos, Marconi Perillo avalia trocar de partido em seguida, a partir de outra costura nacional. Uma das possibilidades é o PSD do senador Vanderlan Cardoso e Gilberto Kassab.

    Salvação

    A cúpula estadual do Podemos tem aliança com o governador Ronaldo Caiado desde as eleições de 2018 e conversa sobre apoio ao vice-governador Daniel Vilela em 2026. A expectativa do grupo é justamente a de que Marconi deixe o partido.

    Metodologia

    Nome e número definitivos do Podemos/PSDB devem ser escolhidos com base em pesquisas qualitativas e consulta à militância.

    Retorno

    Após viagem à Itália, o prefeito Sandro Mabel (UB) retoma agenda com lançamento do mutirão de serviços no Setor Bueno. Na quarta-feira (24), fará entrega da pavimentação do Jardim Novo Mundo.

    Árvore de Natal - Motocicleta trafega na GO-010, na direção de Senador Canedo, com passageiro carregando carga excessiva de equipamentos. (Wildes Barbosa)

    Árvore de Natal - Motocicleta trafega na GO-010, na direção de Senador Canedo, com passageiro carregando carga excessiva de equipamentos. (Wildes Barbosa)

    Viu essa?

    Onze vereadores, incluindo integrantes da base, assinaram um projeto de decreto legislativo que suspende a execução e os pagamentos de contratos firmados entre a Prefeitura de Goiânia e sete empresas da área de tecnologia, que somam R$ 131 milhões. São as mesmas citadas em reportagem publicada pelo POPULAR na semana passada.

    Alvos

    A maioria das empresas foi contratada no mandato do ex-prefeito Rogério Cruz (SD), mas o contrato firmado entre a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e a X-Solution também está na lista. E este teve seu primeiro termo aditivo, no valor de R$ 4,4 milhões, assinado recentemente pela gestão de Sandro Mabel (UB).

    Política e religião

    O vereador Ronilson Reis (SD) apresentou projeto que permite o uso da Bíblia como "recurso paradidático para a disseminação cultural, histórica, geográfica e arqueológica de seu conteúdo" nas escolas públicas e particulares de Goiânia.

    Pergunta para:

    Adriana Accorsi

    Deputada federal pelo PT

    Sabatina com a candidata a prefeitura de Goiânia, Adriana Accorsi. Na foto Adriana Accorsi. (Weimer Carvalho)

    Sabatina com a candidata a prefeitura de Goiânia, Adriana Accorsi. Na foto Adriana Accorsi. (Weimer Carvalho)

    Acredita que a anistia aos envolvidos no 8 de janeiro pode avançar na Câmara dos Deputados?

    Acho que não será pautada. O presidente (da Câmara) Hugo Motta (Republicanos-PB) só tem pautado urgências que são unânimes entre os grupos políticos. E além disso ainda tem muitas outras urgências na frente. Entendemos que isso pode gerar uma crise entre poderes muito grave se for pautado.

    Arremate:

    Patrimônio - Projeto do vereador Coronel Urzêda (PL) declara a Marcha para Jesus como patrimônio cultural de natureza imaterial do Município de Goiânia. A proposta permite que poder público municipal fomente a participação no evento, que neste ano será realizado no dia 1º de maio, e também promova ações de valorização, preservação e divulgação.

    Apoio - O POPULAR mostrou recentemente que a Secretaria Municipal de Cultura pretende destinar R$ 490 mil para a realização de shows na Marcha para Jesus. No dia 2 de abril, foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) uma lei que inclui o evento no calendário cívico, cultural e turístico de Goiás. Proposta do presidente da Alego, Bruno Peixoto.

    Advogado suspenso

    Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE)

    Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) (Ascom TJCE/Divulgação)

    A OAB Ceará suspendeu cautelarmente o advogado envolvido em episódio de agressão ocorrido nas imediações do Fórum de Fortaleza e cujo vídeo viralizou nas redes sociais. A conduta do profissional foi considerada incompatível com o exercício da advocacia, o que configura inidoneidade moral e infrações éticas.

    Ele desferiu um tapa no rosto de outro advogado. A vítima disse não conhecer o agressor e também não sabe o motivo do ataque e que apenas cumprimentou-o na saída do local com um mero "boa tarde". O brutamontes foi intimado a devolver sua carteira profissional e a suspensão tem prazo máximo de um ano.