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Preços de itens de festa junina têm variação de mais 500% em Goiânia, revela Procon Goiás

De acordo com o órgão, o quilo do gengibre, por exemplo – utilizado para o preparo do quentão – foi encontrado, em Goiânia, com o preço mínimo de R$ 4,79 e máximo de R$ 29,90

Modificado em 21/09/2024, 00:47

Preços de itens de festa junina têm variação de mais 500% em Goiânia, revela Procon Goiás

(Shuttestock)

Os preços de produtos usados no preparo de comidas típicas de festas juninas sofreram variação de até 526% este ano, segundo um levantamento feito pelo Procon Goiás entre os dias 8 e 16 de junho. De acordo com o órgão, o quilo do gengibre, por exemplo -- utilizado para o preparo do quentão -- foi encontrado, em Goiânia, com o preço mínimo de R$ 4,79 e máximo de R$ 29,90.

O Procon verificou também os preços de 78 outros produtos, como fubá de milho, milho de pipoca, leite de coco, coco ralado, mistura para bolo, creme de leite, leite condensado, amendoim, canjica, paçoca, pé de moleque, condimentos, bebidas e itens de hortifruti. A comparação foi feita em itens da mesma marca e peso, em dez supermercados da capital.

O órgão informou ainda que os produtos destinados à preparação das comidas típicas nesta época do ano -- com exceção dos itens de hortifruti e bebidas -- sofrem um aumento anual médio de 11,94%. Entretanto, em itens individuais, o aumento pode chegar a até 44%.

Procon Goiânia

Outra pesquisa realizada pelo Procon Goiânia revelou uma variação de 276% no preço do milho de canjica, 233% no pacote de pão de cachorro-quente, 48% no milho de pipoca, e 17% na paçoca. Foram analisados 29 produtos típicos desta época do ano, entre os dias 8 e 15 de junho.

Orientações

Os órgãos de defesa do consumidor aconselham sempre que o consumidor pesquise bastante antes da compra desses produtos. "Neste caso, é interessante elaborar uma lista com os produtos necessários antes de sair às compras e comparar os preços em pelo menos três estabelecimentos. Se possível, fracione a compra".

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Esporte

Flamengo se mantém como clube de maior torcida do Brasil, mostra Datafolha

Corinthians seguiu na segunda posição geral, com Palmeiras (7%) e São Paulo (6%) na sequência

Torcida do Flamengo

Torcida do Flamengo (Adriano Fontes / Flamengo)

O Flamengo se manteve como o time de maior torcida do Brasil, de acordo com a última pesquisa Datafolha. Segundo o levantamento, a torcida do atual campeão carioca abarca 19% dos brasileiros.

Na pesquisa do ano passado, 21% haviam respondido que eram torcedores do clube, o maior patamar da série histórica iniciada em 1993, na qual o Flamengo sempre se manteve na liderança.

Também desde que começaram as pesquisas, o Corinthians seguiu na segunda posição geral, com 14% das respostas, o que representa uma oscilação de um ponto percentual para baixo em relação ao ano passado.

Palmeiras (7%) e São Paulo (6%) vêm na sequência, com o alviverde se isolando na terceira colocação, após a oscilação de um ponto do time do Morumbi.

Grêmio e Vasco, ambos estáveis com 4% das respostas, completam as primeiras posições das maiores torcidas.

Finalistas da Copa Libertadores, Atlético Mineiro e Botafogo estão empatados na 10ª colocação, juntos com Fluminense e Bahia, com 2% cada.

A pesquisa ouviu 2.004 pessoas com mais de 16 anos entre os dias 5 e 7 de novembro, em 113 municípios brasileiros. A margem de erro para o total da amostra é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Segundo especialistas, a influência exercida pelas transmissões de TV em âmbito nacional historicamente exerce peso importante a favor da liderança do Flamengo.

No Nordeste, por exemplo, o rubro-negro é o preferido disparado, citado por 25% dos torcedores, seguido por Corinthians (8%) e Palmeiras (6%). O Sport, que garantiu o acesso de volta à Série A em 2024, é o primeiro time da região, lembrado por 5%.

O mesmo fenômeno se repete no Centro-Oeste e Norte, onde 29% dizem torcer pelo Flamengo, e 11% pelo Corinthians. Os único times das regiões citados são Remo (4%), Paysandu (2%) e Goiás (1%).

"O Norte e o Nordeste têm historicamente muitos torcedores de times do Rio de Janeiro em função das transmissões da Globo, que ficaram concentradas nas equipes cariocas", afirma Fábio Wolff, especialista em marketing esportivo.

No Sudeste, o Flamengo é o segundo, com 15%, atrás do Corinthians, com 20%. No Sul, apenas o terceiro, empatado com o Corinthians (9%), atrás de Grêmio (23%) e Internacional (18%).

Entre os torcedores pretos e pardos, 23% dizem apoiar o Flamengo, contra 12% dos brancos. A distribuição geográfica pode ajudar a explicar essa diferença, já que as regiões do país em que o clube lidera são também aquelas com maior concentração de negros e pardos, segundo o censo 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) ---são 76% no Norte, 72,6% no Nordeste e 61,6% no Centro-Oeste, contra 55,4% da média nacional.

O recorte racial é mais equilibrado no caso do Corinthians, com 14% (pardos e pretos) e 13% (brancos), do Palmeiras (6% e 7%) e do São Paulo (6% e 6%).

A menor faixa da renda familiar mensal considerada pelo Datafolha, de até dois salários mínimos, é também a que o Flamengo lidera disparado, com 22%. Cai para 12%, no Corinthians, para 6%, no Palmeiras, e para 5%, no São Paulo.

Na quebra por religião, Flamengo e Corinthians têm o mesmo número de torcedores que se declaram católicos e evangélicos, com 19% e 13% cada, respectivamente. No Palmeiras, os católicos predominam ---9% a 5%, e há um empate em 6% a 6%, no São Paulo.

Para questões de gênero, renda familiar e religião, a margem de erro pode oscilar entre três e sete pontos percentuais.

Wolff assinala que a tradição familiar também exerce influência no processo de escolha, com muitos pais transmitindo ---ou ao menos se esforçando para transmitir--- a paixão futebolística para os herdeiros.

Além disso, uma tendência relativamente recente que tem ganhado cada vez mais espaço entre os jovens torcedores, fruto da globalização, é a preferência por times no exterior. "Hoje, estamos falando de uma infinidade de transmissões esportivas por diferentes veículos, inclusive YouTube, que é de graça. Isso pode contribuir e refletir para essas transformações", diz o especialista.

Consultor de marketing esportivo e professor do Insper, Eduardo Corch afirma que os gigantes europeus conseguem atrair o público com a exibição da marca em excursões das equipes estreladas mundo afora, e também por meio da oferta de experiências completas e facilidades aos torcedores.

"Vivemos em um mundo de experiências, em que as marcas, as empresas e os clubes de futebol precisam entregar uma boa experiência aos seus clientes", afirma o professor. Ele diz que são aspectos que precisam ir além de um estádio limpo, moderno e seguro, com ações que aproximem os clubes e os jogadores dos aficionados, com benefícios dos programas de sócio-torcedor e criação de conteúdo diário para as redes.

Gerente de marketing e esportes da empresa de sócio-torcedor Somos Young, Jorge Duarte destaca ainda que, especialmente em cidades do interior e em capitais menores, percebe que os clubes locais têm ganhado maior atenção dos moradores da região, apoiados nas novas tecnologias.

Segundo ele, a internet e o avanço da comunicação digital permitiram que eles potencializassem sua visibilidade e engajamento. "Assim, o foco deixou de ser exclusivamente no eixo Rio-São Paulo, abrindo espaço para maior representatividade de outros times do Brasil".

MAIS DE 70% DAS TORCIDAS DE CRUZEIRO E SANTOS SÃO CONTRA AS BETS

Em um Campeonato Brasileiro em que a maior parte dos clubes da Série A é patrocinada por bets, a pesquisa do Datafolha traz diferenças importantes no apoio das torcidas às empresas de apostas esportivas.

As de Cruzeiro (73%), Santos (71%) e Internacional (68%) foram as que mais se manifestaram contra as bets, defendendo sua proibição, com a menor adesão à ideia vindo de Palmeiras (58%) e Grêmio (60%) ---a margem de erro varia de cinco a nove pontos percentuais no recorte da relação de torcedores com as apostas esportivas.

Flamengo (35%), Palmeiras (32%) e São Paulo e Vasco (31%), por outro lado, têm as torcidas mais propensas a apoiar o funcionamento do negócio no Brasil, com Santos (18%) e Cruzeiro (20%) na ponta contrária.

Os são-paulinos são os que mais disseram já ter apostado por meio das bets, com 31% das respostas, seguidos pelos flamenguistas (28%) e pelos colorados (25%). Cruzeirenses (11%) e santistas (14%) são os que menos apostam.

Ao considerar o hábito de apostar de modo mais amplo, incluindo bets, jogos online, loterias e jogo do bicho, os santistas são os mais apostadores (61%), enquanto os vascaínos são os menos propensos ao hábito (34%).

Com 61%, os santistas são os que mais consideram as apostas e os jogos online um vício. Na outra ponta, apenas 43% dos torcedores do Internacional têm a mesma interpretação.

IcMagazine

Famosos

Bruna Marquezine posta 1ª foto beijando João Guilherme

Modificado em 17/09/2024, 17:30

Bruna Marquezine posta 1ª foto beijando João Guilherme

(Reprodução Instagram)

Após meses de especulações, Bruna Marquezine surpreendeu seus seguidores ao compartilhar no Instagram, a primeira foto em que aparece beijando João Guilherme, em um momento íntimo do casal, reafirmando a relação entre eles.

A atriz, de 29 anos e o ator, de 22 anos, posaram para foto durante uma festa junina fora de época ao lado de Sasha Meneghel, melhor amiga de Bruna.

Na legenda da publicação, que exibe um carrossel de fotos, é possível ver Marquezine toda produzida para a festa temática, com direito a chapéu e vestido xadrez, a artista brincou: "A gente precisa normalizar festa junina todo mês", na legenda.

João Guilherme respondeu animado: "Sua festa junina é a 'meió' que tem. Perfeitas com os cachorros, perfeita", adicionando um emoji de coração.

(Reprodução Instagram)

(Reprodução Instagram)

(Divulgação)

Geral

Hemocentro Coordenador realiza festa junina para pacientes e voluntários da unidade

Iniciativa encerra as atividades da campanha Junho Vermelho, voltadas para o incentivo à doação de sangue

Modificado em 17/09/2024, 16:27

Hemocentro Coordenador realiza festa junina para pacientes e voluntários da unidade

(Divulgação)

A 3º edição do Arraiá do Hemocentro Coordenador Estadual de Goiás Prof Nion Albernaz, unidade da Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos -- Rede Hemo, acontede neste sábado (29). O evento realizado para os pacientes, doadores e colaboradores da unidade, será das 8h às 12 horas, na recepção do local.

A festa junina contará com decoração especial, barraquinhas de comidas típicas e quadrilha dos colaboradores. A iniciativa encerra as atividades da campanha Junho Vermelho, que tem como objetivo conscientizar e incentivar a população sobre a importância de ser um doador de sangue.

Quem passar pelo Hemocentro poderá desfrutar de um lanchinho especial: que tal um caldinho de frango e feijão? E outras comidinhas típicas como canjica, arroz doce, paçoca e pé de moleque?! Vai ser um festejo para lá de bom!

A diretora-geral da Rede Hemo, Denyse Goulart comenta que a proposta da atividade é um momento de confraternização e agradecimento à população que apoia o Hemocentro com as doações voluntárias de sangue.

"Nosso arraiá é um momento de interação e diversão entre nossos pacientes, voluntários e colaboradores. Estamos preparando essa atividade com muito carinho, além disso, é uma ótima oportunidade para agradecer a todos os doadores que engajaram nossa campanha do Junho Vermelho. Contamos com a presença de todos vocês", convidou.

Serviço: 3° Arraiá do Hemocentro Coordenador
Quando : 29 de junho
Horário : a partir das 8 horas
Local : Hemocentro Coordenador Estadual de Goiás Prof. Nion Albernaz - Av. Anhanguera, St. Oeste

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Circo Laheto realiza festa junina na perna-de-pau neste domingo (30)

Modificado em 17/09/2024, 16:26

Circo Laheto realiza festa junina na perna-de-pau neste domingo (30)

(Divulgação)

Neste domingo, 30 de junho, às 17 horas, o Circo Laheto faz sua tradicional festa junina com quadrilha na perna-de-pau. A entrada custa R$ 10 e a renda será revertida para o projeto Arte, Circo e Cidadania, que atende crianças e adolescentes de escolas públicas da região Leste de Goiânia.

Os educandos do Circo Laheto dançam a quadrilha tradicional, com direito a caminho da roça, cavalinho, balencê, mas tudo isso feito nas alturas, já que todos usam pernas-de-pau. Ainda tem muita música, dança e apresentações circenses adaptadas para os festejos juninos.

Além de muita festança, vai ter comilança também, com barracas de comidas típicas. E ainda tem a fogueira, forró ao vivo com tema Festa da Colheita, em que cada um pode levar um prato de comida típica e compartilhar.
Serviço: Festa Junina do Circo Laheto
Data : 30 de junho
Local : Circo Laheto, Parque da Criança, Jardim Goiás (ao lado do Estádio Serra Dourada)
Horário : 17 horas
Valor : R$ 10