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Saúde de Goiânia acata decisão do TCM e aluga 22 ambulâncias para o Samu

Secretaria divide contratações de serviços, como queria tribunal, e seleciona empresa de Contagem (MG) para locação de veículos por R$ 347 mil mensais. Mudança na telefonia estaria sendo preparada

Modificado em 17/09/2024, 17:22

Ambulância do Samu de Goiânia parada em oficina: transporte comprometido

Ambulância do Samu de Goiânia parada em oficina: transporte comprometido (Diomício Gomes )

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia decidiu acatar decisão do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO) e está finalizando o processo de contratação emergencial de 22 ambulâncias por R$ 347 mil ao mês para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da capital. Ao contrário do que vinha tentando desde maio, o titular da SMS, Wilson Pollara, resolveu fazer a locação separadamente de outros procedimentos que ele vinha considerando também emergenciais para solucionar os problemas enfrentados pelo Samu.

O Grupo CDM Saúde, de Contagem (MG), fez a melhor proposta entre as nove interessadas, oferecendo 16,5% de desconto para o valor estimado pela SMS para as 17 ambulâncias de suporte básico e 37,3% para as 5 de suporte avançado. O contrato é de 180 dias e prevê que a empresa ficará responsável também por reposição de peças e acessórios , lavagem e lubrificação, seguro total do veículo, monitoramento, e rastreamento, sem limitação de quilometragem. Todo o processo tem sido comunicado ao TCM-GO, que desde julho faz uma auditoria na situação do Samu.

No final de maio, a SMS lançou um aviso de cotação para contratação direta e emergencial por 180 dias de uma empresa especializada na prestação de serviços relacionados ao Samu. Além das ambulâncias, que viriam com motoristas, a empresa a ser contratada iria fornecer também um software para a central de regulação do Samu e uma equipe de profissionais e de médicos para atuar no serviço. No dia 12 de junho, o TCM-GO determinou a suspensão da contratação e a SMS acatou a decisão.

Entretanto, posteriormente, o TCM-GO descobriu que a SMS havia aberto no mesmo dia um novo procedimento para uma contratação emergencial muito semelhante à que foi anulada, excluindo apenas a parte de recursos humanos. O novo aviso de cotação de preços foi publicado no dia 25 de junho no Diário Oficial do Município (DOM) e em 1º de julho o secretário de Saúde foi afastado por ordem do tribunal. Ele só foi autorizado a voltar ao cargo no dia 14 de agosto, quando a SMS já havia concordado em seguir as recomendações do órgão.

Na primeira vez que a contratação de serviços em um único procedimento foi anulada, o TCM-GO reclamou da justificativa dada pela SMS para a contratação emergencial, no caso o aumento expressivo de casos de dengue na capital no começo do ano. Conforme apontado pelo Ministério Público de Contas (MPC) na época, os casos atendidos pelo Samu não envolvem pacientes infectados. Além disso, foi apontado que a aquisição de um novo software, alterando todo o sistema web do Samu, não poderia ser emergencial.

Ainda não há previsão de quando as ambulâncias chegam ao Samu. A SMS foi procurada nesta quarta-feira (11), mas não se manifestou até o fechamento desta reportagem. Na edição do Diário Oficial do Município (DOM) de terça (10), foi publicada portaria designando os servidores municipais que serão fiscal e gestor do contrato. No portal de transparência da prefeitura, consta a reserva financeira de R$ 1,2 milhão para o serviço. O valor daria para alugar todas as ambulâncias previstas até o final do ano a partir de setembro.

Enquanto as ambulâncias não chegam, os problemas continuam no Samu. Só após o afastamento de Pollara e a mudança no entendimento sobre o tipo de contratações emergenciais, que evoluiu a solução para as três situações mais críticas enfrentadas pelo Samu segundo servidores ouvidos pelo jornal: o transporte de pacientes, o aumento de efetivo de médicos e enfermeiros e o serviço de telefonia. Por enquanto, segundo os relatos dos mesmos servidores a situação segue caótica como a noticiada pela imprensa no primeiro semestre.

Relatório feito pela SMS no dia 10 de agosto ao qual o Daqui teve acesso mostra que das ambulâncias em operação, cinco tinham mais de 200 mil km rodados e outras nove entre 100 mil e 200 mil. Só três tinham menos de 100 mil km rodados. O documento também apontava que seis ambulâncias estavam em uma situação classificada como "veículo antieconômico" e duas sem condições de voltar a ser utilizadas. Servidores afirmam, entretanto, que em média, circulam de quatro a cinco ambulâncias por dia.

Telefonia e Médicos

Além de separar a contratação emergencial das ambulâncias, o Daqui apurou que a SMS prepara também a aquisição de forma emergencial de um sistema de serviços de telefonia com tecnologia Voip, que permite a comunicação a partir da internet, ou soluções comerciais que gerenciem chamadas internas e externas do Samu para resolver o problema envolvendo a dificuldade de cidadãos em contatar socorro médico por meio do telefone 192. Não foi encontrado pelo jornal nada no site da prefeitura oficializando a medida.

Um estudo técnico feito pela Gerência de Tecnologia da Informação da SMS em 8 de agosto confirma que desde a transferência das linhas telefônicas do Samu em 2023 para a Secretaria Municipal de Inovação, Ciências e Tecnologia (Sictec) e , "o serviço de atendimento pelo número 192 não está operando integralmente". "Essa situação compromete o atendimento de urgência e causa transtornos significativos à população que necessita de assistência em situações emergenciais", afirma o documento.

Também em agosto a SMS começou a trabalhar com o credenciamento de médicos para atender o Samu e assim enfrentar o déficit de profissionais no órgão. A contratação de recursos humanos já havia sido retirada da segunda tentativa de contratação direta conjunta em junho. A pasta não informou como está o andamento.

O TCM-GO segue com uma auditoria/inspeção para acompanhar a situação do Samu e monitorar os avanços nas medidas adotadas pela SMS. Todos os procedimentos citados na reportagem estão sendo informados ao tribunal pela secretaria. Auditores nomeados pelo órgão estão em contato rotineiramente com a cúpula da pasta e verificando in loco os problemas do Samu. Os relatórios ainda estão em elaboração, segundo o secretário de licitações e contratos do TCM-GO, Vinícius Bernardes Carvalho.

Vinícius afirma que o TCM-GO tem acompanhado as medidas adotadas pela secretaria e que a decisão de separar os procedimentos de contratação está de acordo com o entendimento dado pelo órgão. O secretário de licitações explica que a separação dos contratos permite que haja a celeridade necessária para as medidas mais urgentes e evita as irregularidades verificadas no primeiro semestre pelo tribunal.

O Daqui entrou em contato com a SMS pedindo mais detalhes sobre a contratação das ambulâncias, prazos e valores a serem gastos, e sobre como está a busca por soluções para o Samu, mas não obteve resposta.

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Renata confirma favoritismo e é a campeã do BBB 25

Segundo e terceiro lugares ficam para Guilherme e João Pedro

Renata Saldanha é campeã do BBB 25 com 51.90% dos votos

Renata Saldanha é campeã do BBB 25 com 51.90% dos votos (Reprodução/GShow)

Renata Saldanha é campeã do BBB 25 com 51.90% dos votos. Tadeu Schmidt fez o anúncio na madrugada desta quarta-feira (23). Aos 32 anos, a bailarina de Fortaleza ganha o prêmio de R$ 2.720.000 e um carro zero quilômetro.

A sister superou Guilherme, que ficou em segundo lugar e levou prêmio de R$ 150.000, e João Pedro, que ficou em terceiro e ganhou R$ 50.000.

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Além do prêmio milionário, Renata já havia conquistado um apartamento de R$ 260.000 e mais R$ 40.000 em provas. Foi líder, anjo, monstro e foi para a Vitrine do Seu Fifi, em shopping do Rio de Janeiro.

A campeã e João Pedro foram aliados durante o jogo, junto aos brothers do Quarto Fantástico: Eva, João Gabriel, Diogo, Vilma, Maike e Gabriel. Guilherme representou o Quarto Anos 50, de Joselma, Vinícius, Aline, Vitória, Diego e Daniele.

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Saiba curiosidades sobre Ilze Scamparini, a dona dos telhados de Roma

Paulista de Araras e descendente de italianos, Ilze trabalha na Globo desde 1984

 Ilze Scamparini, repórter da Globo na capital italiana há mais de 25 anos

Ilze Scamparini, repórter da Globo na capital italiana há mais de 25 anos (Reprodução/TV Globo)

Desde a última segunda-feira (21), Roma vem sendo tomada por profissionais da imprensa do mundo todo em razão da morte do papa Francisco e do conclave que se segue nos próximos dias.

O telespectador brasileiro, porém, tem sua correspondente favorita: Ilze Scamparini. Repórter da Globo na capital italiana há mais de 25 anos, Ilze desperta curiosidade, recebe elogios e vira meme sempre que aparece ao vivo nos telejornais da emissora com notícias do outro continente.

Em uma publicação recente de uma página de humor no Instagram, fãs se derretem sobre uma coletânea de fotos de Ilze. "Ela é tão chique", "ela é demais" e "ela já matou três papas" são alguns dos comentários exaltando a jornalista.

Ilze também já foi comparada ao Batman e ao personagem do videogame Assassin's Creed por causa de seu cenário de tirar o fôlego. A vista é do terraço do apartamento da jornalista, na Piazza Navona. É lá que ela vive com o marido, o escritor e roteirista italiano Domenico Saverni, com quem é casada há mais de 20 anos.

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Paulista de Araras e descendente de italianos, Ilze trabalha na Globo desde 1984. Em 1997, se tornou correspondente em Los Angeles, onde ficou por dois anos. Em 1999 foi transferida para a Itália e lá ficou. Cobriu os papados de João Paulo 2º, Bento 16 e Francisco, além de guerras, encontros de chefes de estado e o estouro da pandemia de covid-19 na Europa.

Atualmente, Ilze é uma vaticanista, título dado aos profissionais da imprensa oficialmente credenciados pelo Vaticano.

Quando não está trabalhando, ela gosta de receber amigos para jantares e se dedicar à literatura. Em 2021, publicou seu primeiro romance, "Atirem Direto no Meu Coração", uma ficção inspirada em uma soldada da guerra do Kosovo (1998-1999) que Ilze conheceu durante suas coberturas.

TRAJETÓRIA

Em entrevista ao Globo em 2013, ela falou sobre a importância do conclave. "O conclave é algo extraordinário não só para os católicos. O papa é também um chefe de estado. Em guerras, a diplomacia vaticana pode ter muito valor."

Na ocasião, destacou um dos momentos mais importantes de sua vida profissional: "A viagem que fiz com Chico Mendes pelo Acre a bordo de um pequeno avião para conhecer a vida dos seringueiros. Aquilo, sim, foi descobrir o mundo."

Citou ainda seu primeiro emprego, como estagiária de Henfil nos anos 1980. "Transcrevia entrevistas feitas por outras pessoas com operários do ABC paulista, que eram entregues ao Henfil", contou.

IcEconomia

Emprego

Empresas oferecem mais de 900 vagas de emprego na Grande Goiânia

Há oportunidades para costureira, vendedor externo, auxiliar de serviços gerais, motorista de carga e descarga e muito mais. Confira os prazos e como se candidatar.

Pessoa preenchendo uma carteira de trabalho.

Pessoa preenchendo uma carteira de trabalho. (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Nesta quarta-feira (23), 998 vagas de emprego em Goiânia e Aparecida de Goiânia. Há oportunidades para costureira, vendedor externo, auxiliar de serviços gerais, motorista de carga e descarga e muito mais. Confira os prazos e como se candidatar.

Veja as vagas disponíveis:

Goiânia

Retifica Cometa Peças e Serviços LTDA

Total de vagas oferecidas: 1 vaga

Cargo oferecido:

01 vaga para vendedor

Prazo para se inscrever: indeterminado.

Salário: a combinar.

Como se candidatar: encaminhar o currículo para o WhatsApp (62) 99201-7603 ou para o e-mail gestora@retificacometa.com.br

Contato: (62) 99201-7603

Infinity Consultoria

Total de vagas oferecidas: 3 vagas

Cargo oferecido:

3 vagas para vendedor

Prazo para se inscrever: até o dia 25/04/2025

Salário: R$ 1.518,00 + benefícios

Como se candidatar: enviar currículo para o WhatsApp (73) 99824-7360

Contato: (73) 99824-7360

El Shaday Portões e Eletrônicos

Total de vagas oferecidas: 40 vagas

Cargos oferecidos:

10 vagas para serralheiro (com experiência)
10 vagas para motorista de carga e descarga
10 vagas para pintor (com experiência)
10 vagas para vendedores internos e externos

Prazo para se inscrever: indeterminado

Salário: a combinar

Como se candidatar: encaminhar o currículo para o WhatsApp (62) 3093-7058 ou (62) 9 9180-7770

Contato: (62) 3093-7058 OU (62) 99180-7770

Aparecida de Goiânia

Sime

Vagas oferecidas: 954 vagas

Cargos oferecidos:

370 vagas para costureira em geral
203 vagas para auxiliar de logística
160 vagas para vendedor externo
70 vagas para auxiliar de armazém
57 vagas para auxiliar de produção
34 vagas para auxiliar industrial
30 vagas para auxiliar de serviços gerais
30 vagas para serviços gerais

Prazo para se inscrever: indeterminado

Salário: a combinar

Como se candidatar: unidades SAC em Aparecida de Goiânia ou unidades Vapt-Vupt

Documentos necessários: RG, CPF, carteira de trabalho, comprovante de endereço e telefone para contato.

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Prefeitura lança edital de licitação para contratar empresa para canalizar córrego

Serviço está parado há 9 anos

Modificado em 23/04/2025, 07:59

Canalização do Córrego Cascavel se arrasta há 10 anos e vários mandatos

Canalização do Córrego Cascavel se arrasta há 10 anos e vários mandatos (Diomício Gomes / O Popular)

A Prefeitura de Goiânia abriu ontem licitação para a contratação de empresa que será responsável por realizar o serviço de canalização do Córrego Cascavel no trecho de 1,2 quilômetro (km) entre as avenidas Castelo Branco e Padre Wendel, no setor Campinas. Também serão construídos dois bueiros celulares, sendo um sob a Avenida Anhanguera e o outro sob a Padre Wendel. O processo será de concorrência, sendo vencedora a empresa que ofertar o maior desconto. O preço inicial é de R$ 22,7 milhões.

Desde janeiro deste ano, por decreto do prefeito Sandro Mabel (UB), as licitações da Prefeitura que estavam abertas foram suspensas para análise dos processos e em razão da contingência financeira.

Também foi proibida a realização de novas contratações, o que adiou a finalização de obras previstas pela gestão anterior. O retorno da licitação, porém, ainda é pontual, visto que, segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), "por ser uma obra custeada com recursos federais, iniciada em 2014, é imperativo sua conclusão".

A obra de canalização do Córrego Cascavel foi iniciada na gestão Paulo Garcia (PT), em 2015, com a previsão de finalização em até 18 meses. Porém, o projeto era da Avenida Castelo Branco até a Avenida Leste-Oeste, no setor Vila Santa Helena, e também constavam as pistas da Marginal Cascavel e os acessos às vias que cruzariam o trecho. Segundo a Seinfra, "o recurso contratado em 2011 era suficiente na época para a realização das obras em todo o trecho. No entanto, como o valor do repasse federal não é atualizado, foi necessária a redução da meta de forma a utilizar apenas o saldo disponível".

Paralisação

Na época, a obra lançada pelo petista tinha a previsão de gastos de R$ 40 milhões e tinha como realizadora a empresa EMSA. Porém, já no começo de 2016 os serviços foram paralisados com menos de 10% da execução do projeto, e houve uma disputa judicial entre as partes em razão do distrato contratual.

As gestões posteriores, tanto de Iris Rezende (2017 a 2020) e Rogério Cruz (2021 a 2024) mantiveram a obra na lista de realizações a serem feitas, mas não ocorreu a retomada até então. O processo atual, porém, é decorrente de ações realizadas ainda em 2023, com o início da nova gestão federal. O Ministério das Cidades passou a rever todos as obras com recursos da União que tinham sido iniciadas para que fossem finalizadas ou os recursos devolvidos.

Na justificativa da licitação, o Paço disserta que "a obra no atual estado que se encontra, não atende às funções para as quais foi projetada". Sendo assim, a licitação "se faz necessária".

Projeto tem licença ambiental renovada

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) informou que "o contrato de repasse prevê que, em caso de encerramento do contrato sem a obtenção da funcionalidade da obra, os recursos aplicados devem ser devolvidos à União" e explica que o processo licitatório foi iniciado internamente "em setembro de 2023 e está sendo publicada agora em função da renovação da licença ambiental, emitida em dezembro de 2024".

A licença emitida pelo órgão ambiental municipal que consta nos anexos do processo licitatório permite a construção da canalização e dos bueiros presente no edital, mas também das pistas e acessos da continuidade da Marginal Cascavel, até a Avenida Leste-Oeste. "Todas as demais licitações estão em análise e serão liberadas após aprovação orçamentária e financeira", informa a secretaria municipal.