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Terminal Paulo Garcia recebe força-tarefa para cadastro na Tarifa Social de Energia

Cadastramento pode ser feito de 29 de julho a 9 de agosto; cerca de 400 mil famílias podem participar do programa, que dá descontos de até 65% na conta de luz

Modificado em 17/09/2024, 16:27

Terminal Paulo Garcia recebe força-tarefa para cadastro na Tarifa Social de Energia

(Divulgação)

Famílias de baixa renda podem participar da força-tarefa da Equatorial Goiás para cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, programa que dá descontos de até 65% na fatura de energia. Os atendimentos pelos próximos 12 dias serão feitos no Terminal Paulo Garcia, localizado na Avenida Goiás, no Centro da capital. A ação ocorre de 29 de julho a 9 de agosto, das 13h às 19h, dentro do terminal.

Cerca de 400 mil famílias estão aptas a receber o benefício em Goiás, mas ainda não fizeram o cadastro. A parceria, que é uma iniciativa da Equatorial Goiás e da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), começou no dia 20 de maio, no Terminal Isidória, e já passou pelos terminais Bandeira, Araguaia, Goianira e Novo Mundo.
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Ao todo, o cadastro poderá ser realizado em 19 terminais de ônibus, entre eles Terminal Garavelo, Padre Pelágio e Senador Canedo. "Essa ação é para garantir que nenhuma família fique sem garantir desconto na fatura de energia. Dessa forma, será possível ter um alcance ainda maior para todos que estão aptos a receber o benefício", afirma o gerente de Experiência com o Cliente da Equatorial Goiás, Hugo Leandro Ferreira.
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O cadastramento é realizado por ordem de chegada e é necessário apresentar documento pessoal com foto e a conta de luz. Ao longo das próximas semanas, outros 13 postos serão abertos nos terminais da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC).
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A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) contempla os inscritos no Cadastro Único do Governo Federal identificados como de baixa renda (com renda mensal por pessoa de até ½ salário-mínimo), quilombolas, indígenas, pessoas que recebem o Benefício da Prestação Continuada (BPC), ou aqueles com renda familiar mensal de até três salários-mínimos, que tenham membros com doença ou patologia que exija o uso continuado de aparelhos ou equipamentos elétricos em domicílio.
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Os descontos na fatura de energia podem chegar até 65% e têm ajudado no orçamento de muitas famílias goianas. São mais de 510 mil moradores cadastrados na Tarifa Social no estado e que aproveitam o desconto para garantir um dinheiro extra dentro de casa no final do mês. A ação da TSEE nos terminais é fruto de uma busca ativa da concessionária em levar os benefícios disponíveis para a maior quantidade de clientes que estão aptos a recebê-los.
Outros pontos
Além dos terminais, também é possível realizar o cadastro nas Agências de Atendimento Presencial da Equatorial Goiás e nos Centros de Referência em Assistência Social, os CRAS. Mesmo com um crescimento de 15% no ano passado na base de clientes que estão recebendo o benefício, muitas pessoas ainda não se cadastraram e, por isso, a distribuidora intensifica as ações para aumentar o número de cadastrados.

A inclusão de famílias na TSEE dá a oportunidade de direcionar recursos do orçamento familiar destinados ao pagamento da conta de energia para outras necessidades, como alimentação e saúde. Este incremento injetou R$ 133 milhões na economia dos municípios goianos durante o ano de 2023.
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Para verificar se já está incluído na Tarifa Social, basta conferir se na parte superior da conta de energia, no espaço Dados da Unidade Consumidora, o campo Classe/Subclasse está preenchido com: Resid. Bx. Renda. É importante notar que a conta não vem zerada, pois na fatura estão incluídos não apenas o consumo de energia, mas também o pagamento de impostos, iluminação pública e outras cobranças eventuais, como parcelamentos, multas ou juros.
<br /> Quem pode se inscrever
A Tarifa Social de Energia Elétrica beneficia os inscritos no Cadastro Único do Governo Federal identificados como de baixa renda (com renda mensal por pessoa de até ½ salário-mínimo), quilombolas, indígenas, pessoas que recebem o Benefício da Prestação Continuada (BPC), ou aqueles com renda familiar mensal de até três salários-mínimos, que tenham membros com doença ou patologia que exija o uso continuado de aparelhos ou equipamentos elétricos em domicílio.
<br /> Onde se cadastrar

  • Agências de Atendimento Presencial
  • Postos Credenciados de Atendimento Presencial
  • Central de Atendimento 0800 062 0196 - ligação gratuita para todo o Estado, 24h por dia.
    A família precisa estar com o cadastro único atualizado no Cras e apresentar número da Unidade Consumidora em que reside; documento de identificação oficial com foto; e número de Identificação Social -- NIS ou BPC. <br />
  • Descontos
    A Tarifa Social de Energia Elétrica dá descontos no valor mensal do consumo das famílias beneficiadas. Veja os descontos por consumo:

  • Para consumo até 30 quilowatts/hora, a redução é de 65%;
  • De 31 a 100 kWh/mês, o valor fica 40% menor;
  • De 101 kWh a 220 kWh, a redução é de 10%;
  • Acima de 220 kWh/mês o custo da energia é o mesmo dos clientes que não recebem o benefício.
    As famílias indígenas e quilombolas têm descontos maiores
  • As famílias inscritas no CadÚnico têm desconto de 100% até o limite de consumo de 50 kWh/mês;
  • De 40% para consumo a partir de 51 kWh/mês;
  • De 10% para consumo de 101 kWh a 220 kWh.
  • Acima de 220 kWh/mês o custo é similar ao dos clientes sem o benefício. <br />
  • Fique atento!
    Vale ressaltar que, para permanecer ativo no programa, é necessário manter o cadastro atualizado. As famílias devem ficar atentas às atualizações periódicas, a cada dois anos, pois as informações do CadÚnico são a base para aprovação e acompanhamento dos beneficiados. Portanto, quaisquer alterações podem impactar diretamente o status dos cadastrados.
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    O governo convoca o cadastrado para atualizar os seus dados de três maneiras: após dois anos sem atualização; por meio de aplicativos governamentais, SMS ou pelo extrato bancário; e, voluntariamente pelo titular, caso ocorra alguma alteração em seu status.

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    Saiba como alterar o vencimento da fatura de energia

    Escolher a melhor data para acompanhar o orçamento ajuda a evitar corte do serviço; Equatorial Goiás oferece seis opções de dias para escolha do cliente

    Pedido de mudança do vencimento da fatura pode ser feito virtualmente

    Pedido de mudança do vencimento da fatura pode ser feito virtualmente (Divulgação Equatorial Goiás)

    Pagar uma conta com atraso devido incompatibilidade da data de vencimento da fatura com a programação financeira mensal gera, além de dor de cabeça, impacto no orçamento. No entanto, quando o assunto é fatura de energia elétrica, adequar isso com o vencimento alternativo é bem simples.

    Caso a data de vencimento da sua conta de luz não atenda a sua necessidade, basta solicitar a mudança para a Equatorial Goiás. A Distribuidora oferece seis opções de data, conforme estabelece a pela Resolução Normativa ANEEL nº 1000/2021 (Art. 338).

    A conta de energia deve chegar no endereço cadastrado no sistema da concessionária até cinco dias antes da data de vencimento e o consumidor tem o direito de escolher a melhor data de vencimento para a fatura, evitando a cobrança de encargos por possíveis atrasos (multa, juros e correção monetária).

    "Importante ressaltar que, ao escolher uma nova data, o vencimento será alterado a partir do próximo ciclo de faturamento. Se o cliente já tinha uma data de vencimento alternativa e faz a mudança, pode acumular duas faturas para o vencimento no mesmo mês posterior ao pedido, mas cada fatura equivalente à um período de consumo diferente", explica o executivo de Faturamento da Equatorial Goiás, Marcos Aurélio Silva.
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    Para maior comodidade, o cliente pode realizar a solicitação da mudança da data de vencimento sem sair de casa, por meio dos canais oficiais da concessionaria:
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  • Agência virtual no site www.equatorialenergia.com.br;
  • Call Center 0800 062 0196; <br />
  • Basta fazer o login com a Unidade Consumidora, CPF e data de nascimento e preencher o formulário para alterar a data no link: Conta - Vencimento Alternativo da Conta.

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    Equatorial Goiás reforça dicas de segurança com energia elétrica e as crianças

    Distribuidora enfatiza cuidados que os pais ou responsáveis devem ter para prevenção de acidentes com as crianças

    Modificado em 04/11/2024, 08:47

    Equatorial Goiás reforça dicas de segurança com energia elétrica e as crianças

    (Divulgação Equatorial)

    Neste sábado (12) é celebrado o Dia das Crianças e famílias de todo Brasil se preparam para presentear e vivenciar momentos de lazer com os seus filhos. Neste cenário, a Equatorial Goiás traz informações para que essa comemoração seja segura, com dicas de prevenção de acidentes elétricos com os pequenos.
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    Uma das principais recomendações é o uso de protetores nas tomadas. Isso evita que as crianças coloquem as mãos ou introduzam objetos metálicos nos plugues. Os pais e responsáveis também precisam ficar atentos com os equipamentos comuns do dia a dia e orientar os filhos para não abrirem geladeiras e freezers com os pés descalços ou com o corpo molhado.
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    De acordo com o executivo de Segurança da Equatorial Goiás, Alex Fernandes, com o aumento do uso de brinquedos e equipamentos eletrônicos, como computadores, videogames e tablets, os cuidados devem começar na escolha do produto, avaliando a faixa etária indicada e a voltagem. "É importante que estes brinquedos tenham o selo do Inmetro, com instruções de uso de forma segura e em português, além da garantia de checagem do órgão", reforça.
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    Segundo Alex, deve-se lembrar de desconectar esses aparelhos das tomadas quando não estiverem em uso. "Essa ação evita desperdício e minimiza possíveis riscos de acidentes, mas o ideal é que esta ação seja realizada por um adulto ou sob sua supervisão, pois os fios jamais devem ser puxados", explica.

    Outra questão, é que estes equipamentos, incluindo celulares, não devem ser usados enquanto conectados à fonte de energia e é indicado que sejam desconectados ao atingirem 100% de carga.
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    Outro ponto importante, destacado pelo Alex, é utilizar carregadores certificados e aprovados pela ANATEL e, antes do uso, verificar se há dano no produto, prevenindo situações que podem causar choque elétrico.
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    Em caso de acidentes envolvendo energia elétrica dentro de casa, desligue o disjuntor elétrico ou a chave geral e providencie socorro ligando para o Corpo de Bombeiros (193) ou para o Samu (192). Ocorrências com a rede de distribuição de energia devem ser comunicadas imediatamente à Equatorial Goiás, por meio do 0800 062 0196.

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    Terminal Goiânia Viva recebe força-tarefa para cadastro na Tarifa Social de Energia

    Ação acontece até 4 de outubro em Goiânia e garante descontos de até 65% na conta de luz; clientes também podem se cadastrar na promoção Energia em Dia

    Modificado em 04/11/2024, 08:55

    Terminal Goiânia Viva recebe força-tarefa para cadastro na Tarifa Social de Energia

    (Divulgação)

    O Terminal Goiânia Viva, localizado no Setor Granville, em Goiânia, recebe o cadastramento das famílias na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). Os atendimentos serão feitos durante 12 dias, até 4 de outubro, das 13h às 19h, dentro do terminal. A força-tarefa para cadastramento é realizada pela Equatorial Goiás em parceria com a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos.

    Cerca de 400 mil famílias estão aptas a receber o benefício em Goiás, que dá desconto de até 65% na fatura de energia, mas ainda não fizeram o cadastro. A parceria começou no dia 20 de maio no Terminal Isidória e já passou pelos terminais Bandeiras, Araguaia, Goianira, Novo Mundo, Paulo Garcia, Senador Canedo, Parque Oeste e Cruzeiro.

    Durante a ação também será possível realizar o cadastro na promoção Energia em Dia, que sorteia prêmios mensais para os clientes da distribuidora que se mantiverem em dia com suas contas de energia. Ao todo, o cadastro poderá ser realizado em 19 terminais de ônibus.

    "Essa ação é para garantir que nenhuma família fique sem garantir desconto na fatura de energia. Dessa forma, será possível ter um alcance ainda maior para todos que estão aptos a receber o benefício", afirma o gerente de experiência com o cliente da Equatorial Goiás, Hugo Leandro Ferreira
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    O cadastro é realizado por ordem de chegada e é necessário apresentar documento pessoal com foto e a conta de luz. Ao longo das próximas semanas, outros 9 postos serão abertos nos terminais da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) até que os 400 mil beneficiados sejam atendidos.
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    A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) contempla os inscritos no Cadastro Único do Governo Federal identificados como de baixa renda (com renda mensal por pessoa de até ½ salário-mínimo), quilombolas, indígenas, pessoas que recebem o Benefício da Prestação Continuada (BPC), ou aqueles com renda familiar mensal de até três salários-mínimos, que tenham membros com doença ou patologia que exija o uso continuado de aparelhos ou equipamentos elétricos em domicílio.
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    Os descontos na fatura de energia podem chegar até 65% e têm ajudado no orçamento de muitas famílias goianas. São mais de 510 mil moradores cadastrados na Tarifa Social no estado e que aproveitam o desconto para garantir um dinheiro extra dentro de casa no final do mês.

    "A Equatorial Goiás entende que nosso papel no Estado vai além de garantir a distribuição de energia com qualidade e constância para as pessoas. A empresa veio a Goiás para cuidar da população, apoiar o desenvolvimento do estado e transformar essa concessão", destaca o gerente de Relacionamento com o Cliente, André Abrão.

    O gerente ainda ressalta que a ação da TSEE nos terminais é fruto de uma busca ativa da concessionária em levar os benefícios disponíveis para a maior quantidade de clientes que estão aptos a recebê-los.

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    Riscos para a rede elétrica aumentam com mais queimadas, aponta Equatorial

    Empresa registra incêndios em cem cidades, o que afeta sistema de distribuição; altas temperaturas fazem consumo no estado crescer 14%

    Modificado em 04/11/2024, 08:46

    Equatorial avalia rede elétrica hoje e planeja para período de chuvas: alta no consumo em Goiás&#13;

    Equatorial avalia rede elétrica hoje e planeja para período de chuvas: alta no consumo em Goiás&#13; (Divulgação)

    O sistema de distribuição de energia elétrica em Goiás vem sendo afetado diretamente pelo aumento do número de queimadas, decorrentes dos efeitos imediatos das mudanças climáticas em todo o mundo e também de práticas criminosas de quem provoca incêndios, que elevam riscos para o fornecimento do serviço.

    De acordo com a Equatorial Goiás, empresa responsável pela distribuição de energia no estado, entre janeiro e junho deste ano foram registradas 742 ocorrências de queimadas próximas à rede elétrica, mais de 600 delas apenas nos últimos dois meses. O número representa um aumento de 300% em relação ao mesmo período do ano anterior, o que coloca a concessionária em estado de alerta.

    A ministra Marina Silva (Meio Ambiente) disse na terça-feira (17) que o Brasil tem cerca de 5 milhões de quilômetros quadrados sob risco de pegar fogo, por ação criminosa, em meio à maior estiagem da história recente do país. O número representa quase 60% da área total do país.

    Levantamento da Equatorial Goiás mostra casos de queimadas em 100 municípios. As cidades com os maiores registros são Aparecida de Goiânia, Anápolis e Cachoeira Alta. De acordo com Roberto Vieira, superintendente técnico da companhia, o calor pode provocar interrupções no fornecimento de energia, devido ao impacto nos cabos. Ele alerta para os perigos dos incêndios, especialmente pela fumaça gerada, que contém impurezas e fuligem, prejudicando diretamente os cabos e isoladores dos postes.

    "Prejudica porque ela vai depositando camadas sólidas em cima dos componentes das redes, e elas acabam danificando equipamentos a longo prazo", afirma. "Quando eu tenho muita fuligem no ar, ele passa a ser um condutor, o que gera um curto circuito e acaba desligando a rede. Mesmo quando eu não tenho um incêndio que toca a rede, eu posso ter um desligamento da rede por conta de um incêndio que está a quilômetros de distância."

    Conforme Vieira, a Equatorial acompanha com preocupação a escalada de casos de queimadas que podem ocasionar graves consequências para a rede de distribuição. "Equipamentos novos estão sendo danificados e cabos rompidos com as ações criminosas e prejudiciais ao meio ambiente", diz.

    Consumo

    Além das queimadas, as altas temperaturas têm levado a um aumento significativo no consumo de energia em Goiás. Segundo dados apresentados pela Equatorial Goiás, o consumo médio de energia residencial em Goiás entre janeiro e agosto de 2024 aumentou 14% em comparação ao mesmo período do ano anterior, chegando a 198 kwh. Na área rural, o aumento foi de 11%.

    Esse crescimento reflete a maior utilização de aparelhos como ar condicionado, que, durante os períodos de calor extremo operam por mais tempo, elevando o valor das faturas de energia.

    De acordo com a Equatorial Goiás, diversas obras de manutenção e reparos foram antecipadas para minimizar os transtornos. No total, foram realizadas 141 intervenções, destacando-se a inauguração de duas subestações em cidades do interior, além de projetos de ampliação e modernização.

    Presente no estado desde janeiro de 2023, a concessionária apontou como principal desafio a reestruturação da rede elétrica, que possui infraestrutura antiga.

    "Esse é um trabalho de longo prazo, de alguns ciclos que a gente faz de planejamento de cinco anos para poder reconstruir o sistema", explica Vieira. "A gente tem acelerado o máximo possível, mas a gente tem um trabalho paulatino que demanda muitas equipes e treinamento. A gente avançou muito nesse um ano e meio de concessão, mas tem muito ainda a ser feito."

    Chuvas

    Com a chegada da temporada de chuvas, que traz também tempestades e vendavais, a Equatorial Goiás diz já ter implementado um plano operacional voltado para o enfrentamento das adversidades climáticas, que podem gerar danos ao sistema.

    A companhia conta com uma central de monitoramento do clima, onde técnicos recebem informações em tempo real de meteorologistas, o que permite a definição de estratégias para minimizar os impactos das condições climáticas. Neste ano, a companhia terá cerca de 1.500 equipes prontas para atuar em possíveis ocorrências, o que representa um aumento de 103% no efetivo em comparação a períodos normais.

    Em 2023, ventanias derrubaram cerca de 4.500 postes no estado, danificando também cabos, transformadores e outros pontos da rede elétrica. Além dos ventos, a quantidade de raios também é uma preocupação constante. Em parceria com institutos de meteorologia, o Centro de Operações Integradas (COI) da Equatorial monitora as descargas atmosféricas na região. No ano passado, foram registrados 14 milhões de descargas, que causaram 20% das interrupções no fornecimento de energia, além de danos a equipamentos.

    A Equatorial cita mais de 160 mil obras concluídas nos seis primeiros meses deste ano e investimento de R$ 2 bilhões em 2023 para a recuperação da rede, além de ressaltar abertura de diálogo com o setor produtivo. "A gente tem relacionamento e diálogo constante com todas as entidades de classe, com todos os sindicatos rurais. A nossa presença está capilarizada no estado inteiro; nossas portas estão sempre abertas a todas as entidades", diz Vieira.