Geral

Veja como se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica

Modificado em 19/09/2024, 01:19

Veja como se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica

(Divulgação Equatorial)

A Equatorial Goiás alcançou mais 502 mil clientes inscritos na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), que dá descontos de até 65% na conta de energia, nos 237 municípios atendidos pela distribuidora no estado.

O programa beneficia inscritos no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) identificados como baixa renda (renda mensal por pessoa de até ½ salário-mínimo), quilombolas, indígenas, pessoas que recebam o Benefício da Prestação Continuada (BPC) ou com renda familiar mensal de até três salários-mínimos, com membro acometido de doença ou patologia que precise do uso continuado de aparelhos ou equipamentos elétricos em domicílio.

Para o cliente checar se já está incluído na Tarifa Social, basta verificar se na parte de cima da conta de energia, no espaço Dados da Unidade Consumidora, o campo Classe/Subclasse está preenchido com: Resid. Bx. Renda. Lembrando que a conta não vem zerada, já que na fatura não está incluído somente o consumo de energia, mas pagamento de impostos e iluminação pública, além de outras cobranças eventuais, como parcelamentos, multas ou juros.
Para se cadastrar

  • ser inscrito no CadÚnico, com renda familiar mensal, por pessoa, menor ou igual a meio salário mínimo nacional;
  • ser idoso com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência, que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • ser inscrito no CadÚnico com renda mensal de até três salários mínimos, que tenha membro portador de doença ou deficiência;
  • indígenas e quilombolas.
  • Geral

    Curto-circuito: como identificar e prevenir acidentes

    Equatorial Goiás reforça dicas de segurança para evitar consequências graves como incêndios, danos elétricos e até acidentes fatais

    Curto-circuito: como identificar e prevenir acidentes

    (Divulgação Equatorial)

    Sabia que eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos usados de maneira errada podem representar um risco para a sua segurança? É que a falta de cuidado ao manusear ou instalar os equipamentos pode provocar um curto-circuito.Seja em ca sa ou no comércio, é fundamental ficar atento aos cuidados quando o assunto é energia elétrica, já que o curto-circuito pode provocar incêndios, danos elétricos e até acidentes fatais.

    O modo como a pessoa utiliza os aparelhos no dia a dia pode ser um agravante para que os acidentes aconteçam e, com eles, despesas inesperadas, já que um curto-circuito gera o risco de queimar o computador ou celular, por exemplo. É um dos problemas mais comuns relacionados à instalação elétrica dentro de casa.
    O que é um curto-circuito?
    Um curto-circuito se dá através de uma passagem de corrente elétrica acima do normal. O aumento repentino da tensão no circuito elétrico que ocasiona a falha. Isso faz com que os aparelhos ou instalações que estejam conectadas na rede parem de funcionar instantaneamente.

    "Na prática, digamos que você está preparado para receber certa quantidade de trabalho e finalizar suas tarefas em algumas horas. Só que essa quantia é dobrada repentinamente e você ainda tem o mesmo tempo e capacidade para resolver. Assim como num curto-circuito, é muito provável que você não consiga dar conta de tanta demanda de uma só vez", exemplifica o gerente de Segurança do Trabalho da Equatorial Goiás, Alex Fernandes.

    Quando a corrente elétrica que passa pela tomada e chega ao aparelho é maior do que ele está preparado para suportar, esse excesso será transformado em calor e irá derreter o fio elétrico. Assim, essa descarga elétrica pode danificar o circuito. Ligar muitos aparelhos na mesma tomada, fios desencapados e ligações não realizadas corretamente também podem ocasionar esse problema.

    Os fusíveis e disjuntores são fundamentais para reforçar a segurança porque eles são responsáveis por proteger a instalação e os equipamentos conectados a ela e, por isso, podem evitar que um curto-circuito aconteça. Ao detectarem uma sobrecarga, eles interrompem a circulação de corrente elétrica, tentando evitar que algum problema aconteça no sistema.

    Identificando um curto-circuito
    Alguns sinais chamam atenção quando tem algo errado:

  • Cheiro de queimado, principalmente se você não sabe identificar de onde está vindo;
  • Tomadas manchadas de preto, aparentando estarem queimadas;
  • Lâmpadas com tempo de vida útil anormal, ou seja, queimando rápido demais;
  • Queda de energia constante e sem motivos aparentes, principalmente se foi apenas em sua casa ou em alguns cômodos;
  • Sobrecarga elétrica, ocasionando o desarmamento do disjuntor e a queima do fusível.
  • Geral

    Terminal Veiga Jardim recebe força-tarefa da Tarifa Social de Energia em Goiás

    Cadastramento do benefício acontece até 29 de novembro em Aparecida de Goiânia; descontos podem chegar até 65% na conta de luz

    Terminal Veiga Jardim recebe força-tarefa da Tarifa Social de Energia em Goiás

    (Divulgação)

    Ação da Equatorial Goiás, em parceria com a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), está no Setor Parque Veiga Jardim, em Aparecida de Goiânia. A companhia realiza uma força-tarefa para o cadastramento no benefício da Tarifa Social de Energia, para garantir o desconto para cerca de 400 mil famílias. O cadastramento está no Terminal Veiga Jardim.

    Os atendimentos serão realizados até 29 de novembro, das 13h às 19h, dentro do terminal. Cerca de 400 mil famílias em Goiás estão aptas a receber o auxílio, que oferece até 65% de desconto na fatura de energia, mas muitas ainda não se cadastraram.

    A parceria já passou pelos terminais Isidória, Bandeiras, Araguaia, Goianira, Novo Mundo, Paulo Garcia, Senador Canedo, Parque Oeste, Cruzeiro, Goiânia Viva, Garavelo e Maranata. Durante a ação, também será possível realizar o cadastro na promoção Energia em Dia, que sorteia prêmios mensais para os clientes da distribuidora que mantêm suas contas de energia em dia.
    <br />

    Ao todo, o cadastro poderá ser realizado em 19 terminais de ônibus. "Essa ação é para garantir que nenhuma família fique sem garantir desconto na fatura de energia. Dessa forma, será possível ter um alcance ainda maior para todos que estão aptos a receber o benefício", afirma o gerente de experiência com o cliente da Equatorial Goiás, Hugo Leandro Ferreira
    <br />

    O cadastro é realizado por ordem de chegada e é necessário apresentar documento pessoal com foto e a conta de luz. Ao longo das próximas semanas, outros sete postos serão abertos nos terminais da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) até que os quase de 400 mil beneficiados sejam atendidos.
    <br />

    A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) contempla os inscritos no Cadastro Único do Governo Federal identificados como de baixa renda (com renda mensal por pessoa de até ½ salário-mínimo), quilombolas, indígenas, pessoas que recebem o Benefício da Prestação Continuada (BPC), ou aqueles com renda familiar mensal de até três salários-mínimos, que tenham membros com doença ou patologia que exija o uso continuado de aparelhos ou equipamentos elétricos em domicílio.
    <br />

    Os descontos na fatura de energia podem chegar até 65% e têm ajudado no orçamento de muitas famílias goianas. São mais de 510 mil moradores cadastrados na Tarifa Social no estado e que aproveitam o desconto para garantir um dinheiro extra dentro de casa no final do mês.

    "A Equatorial Goiás entende que nosso papel no Estado vai além de garantir a distribuição de energia com qualidade e constância para as pessoas. A empresa veio a Goiás para cuidar da população, apoiar o desenvolvimento do estado e transformar essa concessão", destaca o gerente de Relacionamento com o Cliente, André Abrão.

    Ele ainda ressalta que a ação da TSEE nos terminais é fruto de uma busca ativa da concessionária em levar os benefícios disponíveis para a maior quantidade de clientes que estão aptos a recebê-lo.

    Geral

    Equatorial Goiás promove troca de lâmpadas, oficinas e palestras em Goiânia nesta semana

    Serão três eventos realizados separadamente nos CRAS Parque Atheneu, Novo Mundo e Capuava

    Equatorial Goiás promove troca de lâmpadas, oficinas e palestras em Goiânia nesta semana

    (Divulgação Equatorial)

    A Equatorial Goiás promove em Goiânia até sexta-feira (22), serviços para a população como troca de lâmpadas, oficina de automaquiagem, crochê e design de sobrancelhas, além de palestras educativas sobre sustentabilidade e consumo consciente de energia.

    Os eventos serão realizados separadamente em três CRAS da capital: Parque Atheneu, Novo Mundo e Capuava.
    <br />

    Os moradores poderão trocar até dez lâmpadas incandescentes ou fluorescentes -- exceto modelos tubulares --, que têm alto consumo de energia, por outras de LED, que são até 80% mais econômicas e duram 10 vezes mais. Para participar, basta levar um documento com foto, a última conta de energia paga e as lâmpadas usadas para serem trocadas.
    <br />

    Os clientes também terão a oportunidade de participar das palestras de conscientização sobre uso eficiente de energia, com as temáticas de fontes de geração e recursos naturais, dicas de economia no uso residencial e orientação para uso seguro e prevenção de acidentes.

    Os participantes também poderão se inscrever no Energia em Dia e conferir se estão aptos ao cadastro da Tarifa Social. Além disso, em cada um dos eventos, a população poderá se inscrever nas oficinas de crochê (Parque Atheneu); design de sobrancelhas (Novo Mundo) e automaquiagem (Capuava).

    Todas serão gratuitas e realizadas separadamente. A iniciativa faz parte do projeto E+ Profissional, que tem como objetivo promover capacitação profissional em todas as regiões do Estado, além de garantir à população mais oportunidades no mercado de trabalho.

    As aulas podem ser feitas por qualquer morador da capital com idade maior de 16 anos e que apresente uma conta de energia.
    <br /> Confira os detalhes a seguir: Equatorial Goiás no CRAS Parque Atheneu
    <br />

    Datas: 18 e 19 de novembro
    Local do Evento: CRAS Parque Atheneu - Rua 2012 Unidade-201 Qd: Z Lt: 26 - Parque Atheneu, Goiânia - GO, 74893-020
    <br />

    O que: Troca de lâmpadas e atendimento comercial
    Quando: terça-feira (19) das 9h às 12h
    <br />

    O que: E+ Profissional -- Oficina de Crochê
    Inscrições: segunda-feira (18) das 9h às 12h e das 13h às 16h
    Realização: terça-feira (19) das 9h às 12h
    <br /> Equatorial Goiás no CRAS Novo Mundo
    Datas: 20 e 21 de novembro
    Local do Evento: CRAS Novo Mundo - Praça George Washington
    <br />

    O que: Troca de lâmpadas e atendimento comercial
    Quando: quinta-feira (21) das 9h às 12h e das 13h às 17h; sexta-feira (22) das 9h às 12h
    <br />

    O que: Palestra
    Quando: quinta-feira (21) das 9h às 12h e das 13h às 17h
    <br />

    O que: E+ Profissional -- Design de sobrancelhas
    Inscrições: quinta-feira (21) das 9h às 12h e das 13h às 17h
    Realização: sexta-feira (22) das 9h às 12h
    <br /> Equatorial Goiás no CRAS Capuava
    Datas: 20 e 21 de novembro
    Local do Evento: CRAS Capuava - Rua Borba Gato, 367, Setor Capuava
    <br />

    O que: Troca de lâmpadas e atendimento comercial
    Quando: quinta-feira (21) das 9h às 12h e das 13h às 16h; sexta-feira (22) das 9h às 12h
    <br />

    O que: Palestra
    Quando: quinta-feira (21) das 9h às 12h e das 13h
    <br />

    O que: E+ Profissional -- Automaquiagem
    Inscrições: quinta-feira (21) das 9h às 12h e das 13h
    Realização: sexta-feira (22) das 9h às 12h

    Geral

    Mais de 380 mil famílias podem se cadastrar na tarifa social de energia elétrica

    Modificado em 04/11/2024, 08:59

    Mais de 380 mil famílias podem se cadastrar na tarifa social de energia elétrica

    (Divulgação)

    Mais de 380 mil famílias em Goiás estão aptas a receber a Tarifa Social de Energia Elétrica, que oferece até 65% de desconto na fatura de energia, mas muitas ainda não se cadastraram. Por isso, desde maio, a Equatorial Goiás, em parceria com a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), realiza uma força-tarefa para o cadastramento no benefício da TSEE, garantindo que os beneficiários possam obter o desconto.

    Até o dia 18 de outubro a ação estará no Terminal Garavelo, em Aparecida de Goiânia, onde os atendimentos ocorrerão das 13h às 19h, dentro do terminal. A parceria já passou pelos terminais Isidória, Bandeiras, Araguaia, Goianira, Novo Mundo, Paulo Garcia, Senador Canedo, Parque Oeste, Cruzeiro e Goiânia Viva.

    Durante a ação, também será possível realizar o cadastro na promoção Energia em Dia, que sorteia prêmios mensais para os clientes da distribuidora que mantêm suas contas de energia em dia. Ao todo, o cadastro poderá ser realizado em 19 terminais de ônibus.

    "Essa ação é para garantir que nenhuma família fique sem garantir desconto na fatura de energia. Dessa forma, será possível ter um alcance ainda maior para todos que estão aptos a receber o benefício", afirma o gerente de experiência com o cliente da Equatorial Goiás, Hugo Leandro Ferreira
    <br />

    O cadastro é realizado por ordem de chegada e é necessário apresentar documento pessoal com foto e a conta de luz. Ao longo das próximas semanas, outros 8 postos serão abertos nos terminais da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) até que os mais de 380 mil beneficiados sejam atendidos.
    <br />

    A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) contempla os inscritos no Cadastro Único do Governo Federal identificados como de baixa renda (com renda mensal por pessoa de até ½ salário-mínimo), quilombolas, indígenas, pessoas que recebem o Benefício da Prestação Continuada (BPC), ou aqueles com renda familiar mensal de até três salários-mínimos, que tenham membros com doença ou patologia que exija o uso continuado de aparelhos ou equipamentos elétricos em domicílio.
    <br />

    Os descontos na fatura de energia podem chegar até 65% e têm ajudado no orçamento de muitas famílias goianas. São mais de 510 mil moradores cadastrados na Tarifa Social no estado e que aproveitam o desconto para garantir um dinheiro extra dentro de casa no final do mês.

    "A Equatorial Goiás entende que nosso papel no Estado vai além de garantir a distribuição de energia com qualidade e constância para as pessoas. A empresa veio a Goiás para cuidar da população, apoiar o desenvolvimento do estado e transformar essa concessão", destaca o gerente de Relacionamento com o Cliente, André Abrão.

    Ele ainda ressalta que a ação da TSEE nos terminais é fruto de uma busca ativa da concessionária em levar os benefícios disponíveis para a maior quantidade de clientes que estão aptos a recebê-la.