Geral

Whatsapp lança modo noturno para versões em Android e Iphone

Recurso já está disponível nos dois sistemas e pode ser ativado a partir das configurações

Modificado em 24/09/2024, 01:43

Whatsapp lança modo noturno para versões em Android e Iphone

(Reprodução/Whatsapp)

Popular na internet nos últimos meses, o famoso "modo noturno" ou "modo escuro" já pode ser utilizado no WhatsApp. O aplicativo de conversas lançou nesta terça-feira, 3, a função de modo escuro para iPhone e celulares Android. O recurso já está disponível nos dois sistemas e pode ser ativado a partir das configurações.

Para os usuários do Android 10 e iOS 13, a função deve ser ativada diretamente nas configurações dos aparelhos. No caso de aparelhos com Android 9 ou versões anteriores, é necessário acessar o menu "Configurações do WhatsApp", depois tocar em "Conversas" e "Tema", e então selecionar o modo escuro.

Criado a partir das solicitações frequentes dos usuários, o WhatsApp se junta com outros aplicativos e sistemas operacionais que já possuem o modo como opção de quem não quer utilizar a tela mais clara no celular. Na plataforma, o modo escuro tem fundo cinza escuro e tons esbranquiçados que diminuem o brilho da tela.

A empresa informou ainda que dedicou esforços e pesquisas para desenvolver a função focada, principalmente, em uma leitura mais confortável para usuário e na identificação visual do recurso.

Com a música tema The Sound of Silence, de Paul Simon, o WhatsApp lançou o vídeo promocional Hello Darkness, onde apresenta a nova funcionalidade aos usuários.

Geral

WhatsApp lança compartilhamento de tela durante chamada de vídeo

Recurso está em testes na versão beta desde maio

Modificado em 19/09/2024, 00:40

WhatsApp lança compartilhamento de tela durante chamada de vídeo

(Reprodução)

O WhatsApp lançou, nesta terça-feira (8), uma ferramenta de compartilhamento de tela durante chamadas de vídeo. O recurso está em testes na versão beta desde maio.

Para ativar o compartilhamento, basta clicar no ícone compartilhar na parte inferior da tela, no correr da ligação de vídeo. O usuário precisa escolher se quer compartilhar todas as imagens da tela ou apenas um aplicativo específico, como funciona em Google Meets, Teams, Zoom e outras plataformas de videoconferência.

O recurso está disponível para celulares Android, iPhones e Windows. O WhatsApp Web faz chamadas desde 23 de março. O compartilhamento de tela é útil para apresentar documentos, mostrar fotos, ou fazer planos coletivos, de acordo com comunicado da Meta, dona do WhatsApp.

Avatares animados
Em 6 de agosto, o site especializado WABetaInfo anunciou que testadores do WhatsApp também passaram a ter acesso a versões animadas de seus avatares ---bonecos que representam a pessoa em figurinhas disponíveis no aplicativo. O recurso, entretanto, ainda não está disponível para os usuários do WhatsApp comum.

Para criar um avatar, é necessário abrir a seção de emojis e figurinhas no teclado, dentro do WhatsApp, e clicar no ícone de "+". A primeira opção na página seguinte será a criação do boneco.

O WhatsApp pede, então, uma foto do usuário e a seleção de um tom de pele. O avatar é criado com auxílio de inteligência artificial.

Geral

WhatsApp deixará de funcionar em celulares Android 4.1 a 4.4

Modificado em 19/09/2024, 00:42

WhatsApp deixará de funcionar em celulares Android 4.1 a 4.4

(Reprodução)

O WhatsApp poderá parar de funcionar a qualquer momento, a partir de 24 de outubro, em celulares com sistemas operacionais anteriores aos Android 5.0. Isso porque o aplicativo vai deixar de prestar suporte nessa data a versões anteriores, de acordo com atualização no site do aplicativo de mensagens.

O aplicativo deixará de receber atualizações nestes aparelhos com versões mais antigas.

Hoje, o mensageiro é recomendado para aparelhos Android 4.1 ou superiores e em dispositivos com iOS 12 --incompatível, por exemplo, com o iPhone 5-- ou posterior.

Em 24 de outubro do ano passado, o aplicativo deixou de receber suporte em iPhones equipados com iOS 10 e iOS 11.

Os smartphones sem suporte também deixam de receber recursos incrementados pelo WhatsApp, como o envio de vídeos em tempo real, anunciado na última quinta-feira (27).

O Android 4.1 foi lançado em 2012 e era equipado nos Samsungs Galaxy S3 Mini VE e Galaxy Ace. O Android 4.4 é de 2013 e equipa os Galaxy A7 e A5, da Samsung, e o Vibe Z2, da Lenovo.

Procurado pela reportagem, o WhatsApp preferiu não comentar o assunto.

Geral

Veja como editar mensagens no WhatsApp

Modificado em 19/09/2024, 00:27

Veja como editar mensagens no WhatsApp

(Anton/Pexels)

Pessoas de todo mundo passaram a ter a opção de editar mensagens no WhatsApp nesta semana. A novidade foi anunciada na segunda (22) e deve estar disponível para todos os usuários em breve.

As pessoas com a atualização têm até 15 minutos para alterar o conteúdo dos textos.

Para retificar as mensagens, os usuários precisam pressionar o balão com o trecho incorreto, até aparecerem as opções. No iPhone, basta clicar em "Editar", alterar o texto e confirmar, como mostra a arte divulgada pela Meta, holding que controla o WhatsApp.

Para aparelhos Android, o processo de edição de mensagens tem um passo a mais.

O usuário ainda precisa segurar o balão com o trecho incorreto até aparecerem as opções, que, na versão do aplicativo para Android, ficam na parte superior da tela.

Entre as opções, selecione o botão de reticências ("..."), referente a outros recursos.

Selecione, então, a função "Editar".

Na caixa de texto, altere o texto como julgar necessário. Confirme, na sequência, a edição no botão verde à direita.

Um aviso de edição no rodapé acompanha a mensagem, para indicar que o conteúdo foi alterado.

No WhatsApp, não é possível consultar o histórico de edições, como no Facebook e no Instagram, redes sociais controladas pela mesma holding do aplicativo de mensagens, a Meta.

Geral

WhatsApp lança proteção de conversas com senha

Modificado em 19/09/2024, 00:26

WhatsApp lança proteção de conversas com senha

(Reuters/Dado Ruvic/Direitos Reservados/Agência Brasil)

O WhatsApp anunciou nesta segunda-feira (15) o lançamento do recurso proteção de conversas, que permite guardar um bate-papo em uma pasta separada e resguardada por senha. Além de remover a troca de mensagens da caixa de entrada, a ferramenta bloqueia notificações do contato ou grupo escolhido.

A palavra-chave ou dados biométricos para acessar as conversas protegidas são os mesmos usados para desbloquear o celular. A pessoa que queira proteger uma conversa precisa clicar no nome do interlocutor ou grupo (não nos três pontinhos) e, depois, em "bloqueio de conversa".

A atualização, no entanto, ainda não está disponível em todos os aparelhos, e a opção "bloquear" disponível (que aparece ao clicar sobre os três pontinhos) leva a impedir que o contato mande mensagens para o usuário.

Para acessar os bate-papos bloqueados, o usuário precisa deslizar a caixa de entrada para baixo. Assim, aparece a opção "conversas bloqueadas." Esse botão responde ao clique com um pedido de senha ou dados biométricos.

A versão mais recente do WhatsApp lançada nesta segunda já conta com o recurso. A Meta diz que a ferramenta estará disponível em 100% dos celulares com o aplicativo de mensagens "nas próximas semanas."

"Mesmo que outras pessoas tenham acesso ao seu telefone, todos têm direito à privacidade", afirma a holding dona do WhatsApp, Meta.

A empresa diz que pretende adicionar mais opções de privacidade, como a criação de uma senha personalizada para o WhatsApp, a fim de que o usuário possa usar uma senha diferente da que usa para o telefone.