IcEspecial

Meu Bichinho

Família de Itapuranga procura filhote de chow-chow desaparecida

Cachorrinha tem apenas seis meses de vida.

Modificado em 29/09/2024, 00:03

Família de Itapuranga procura filhote de chow-chow desaparecida

(Arquivo Pessoal)

Uma família de Itapuranga procura a pequena Mel, uma chow-chow de seis meses que desapareceu na última segunda-feira (25), no setor Joaquim da Silva Moreira.

Segundo Luciano Coelho Guimarães, a filhote é de sua sobrinha, de 15 anos, e acabou escapulindo naqueles cinco minutos de descuido com portão aberto.

Mel tem o focinho bem preto e cor caramelo, conforme Luciano pode ser identificada de longe.

A família oferece recompensa, em dinheiro, para quem encontrar e devolver a chow-chow.

Quem souber do paradeiro dela pode entrar em contato com ele pelos telefones (62) 3355-1328 ou 99964-2628.

(Arquivo Pessoal)

IcEspecial

Meu Bichinho

Cavalos e cães: Parceiros na recuperação e alegria dos pacientes do HDT

A magia da interação entre humanos e animais no ambiente hospitalar

Modificado em 04/11/2024, 08:55

Cavalos e cães: Parceiros na recuperação e alegria dos pacientes do HDT

(Divulgação)

Cavalos e cachorros trouxeram alegria e conforto aos pacientes do Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), unidade do Estado de Goiás gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG). Na última quinta-feira (26) e sexta-feira (27), os pacientes tiveram a oportunidade de deixar temporariamente seus leitos e receber uma assistência terapêutica diferenciada.

De acordo com Tainara Fagundes, gerente operacional interina, a iniciativa visa reduzir o estresse e promover o aumento da serotonina, conhecida como o hormônio da felicidade. "Essas ações facilitam a interação dos pacientes com o ambiente hospitalar, contribuindo para o tratamento por meio do fortalecimento dos vínculos afetivos. Muitos pacientes permanecem internados por longos períodos e, sendo de outros municípios, recebem poucas visitas."

Os equinos da Cavalaria Montada da Polícia Militar de Goiás (PMGO) foram utilizados na sessão de equoterapia com os pacientes. Já os cães, que fazem parte do grupo Terapia Assistida por Cães, alegria tanto para os pacientes quanto para os colaboradores.

Segundo Cleris Bisol, uma das coordenadoras do grupo Terapia Assistida por Cães, quem deseja participar deve ter um cachorro manso e dócil, e o processo começa com a avaliação do animal. O projeto é formado por um grupo de voluntários que realiza rigorosos testes nos cães.

O primeiro consiste em uma avaliação inicial, seguida de mais dois, que analisam a obediência, calma e tranquilidade do animal. "É fundamental que o cão responda bem aos comandos e não apresente comportamentos indesejados, como latidos excessivos ou pulos nas pessoas", explica.

Cleris ressalta que, geralmente, os cães que se tornam terapeutas já possuem características naturais para isso, embora alguns possam apresentar desvios de comportamento que dificultem a adaptação ao projeto.

"Os cães passam por uma série de testes durante as visitas, que ocorrem ao ar livre. Após várias visitas, se o cão demonstrar aptidão, ele é oficialmente integrado ao projeto, que promove visitas a hospitais, asilos e orfanatos, proporcionando momentos de alegria e descontração."

Internos
Pela primeira vez internada no HDT, Damiana Maria da Silva, que está há quase dois meses na unidade, expressa sua saudade da família. Ela foi uma das pacientes que interagiu com os cavalos. "O evento foi extremamente gratificante, especialmente porque ficamos muito isolados. Atividades como essa ajudam a aliviar a mente e oferecem um incentivo para a recuperação. As meninas cantando e tocando violão pelos corredores foi uma experiência emocionante. É reconfortante ver que as pessoas ainda se importam conosco. O atendimento aqui é excepcional; médicos, enfermeiras e toda a equipe são muito humanos. Estou extremamente satisfeita com o cuidado que recebemos. Eles realmente fazem a diferença."

A pequena Milena Ferreira da Silva, de 6 anos, teve a oportunidade de interagir com os cães durante a sessão. Internada há quinze dias, Milena veio de Catalão e, segundo sua mãe, Bruna Eduarda, sempre conviveu com três cachorros em casa. "É a primeira vez que ela fica internada e sem contato com seus animais. Após a interação com os cães, ela está visivelmente mais feliz e animada", relata Bruna.

IcEspecial

Meu Bichinho

Família procura por cachorrinho Chico em Goiânia

Modificado em 17/09/2024, 17:24

Família procura por cachorrinho Chico em Goiânia

(Arquivo pessoal)

Há uma semana uma família procura pelo Chico. O cachorro caramelo sem raça definida encontrou um portão aberto na manhã da última quinta-feira, 1 de agosto, e sumiu no Setor Bela Vista, em Goiânia.

O cachorrinho, que com seus 10 anos já é considerado idoso, estava com com curativo na pata direita e usava uma gravata lilás. Ele foi visto pelos arredores dos setores Marista, Sul, Pedro Ludovico e Jardim América.

Chico usa uma coleira com placa de identificação, mas ela pode ter se perdido. Uma recompensa é ofertada pela família para quem encontrá-lo.

Quem tiver qualquer informação pode entrar em contato com a família tutora do cãozinho pelos telefones (62) 3942-5226 / (62) 9 8116-7585/ (62) 9 8500-2200.

IcEspecial

Meu Bichinho

Evento de adoção de cães e gatos acontece sábado (17), no Shopping Cerrado

Ação será realizada das 11h às 17h e terá cerca de 30 animais, todos castrados, além de arrecadação de artigos pets para o Abrigo da Vê

Modificado em 17/09/2024, 16:06

Evento de adoção de cães e gatos acontece sábado (17), no Shopping Cerrado

(Divulgação)

O Shopping Cerrado promove no sábado (17) a terceira edição do MiauDote, evento de adoção consciente e responsável de animais. Organizada em parceria com o Abrigo da Vê, a ação acontecerá das 11h às 17h, na entrada principal do centro de compras, e terá cerca de 30 cães e gatos, entre filhotes e adultos, todos castrados.

Para adotar um dos pets, o interessado deve ser maior de 18 anos, apresentar documento de identificação pessoal com foto e comprovante de endereço e preencher a ficha de adoção. O pagamento da taxa de adoção, no valor de R$ 30, é opcional, mas um importante auxílio para o abrigo, que depende exclusivamente de doações para cuidar dos animais resgatados.

Além de castrados, os animais são entregues, em sua maioria, com vacina e vermífugo em dia. A condição de cada pet é informada no ato da triagem. Os adotantes ainda receberão brindes de parceiros, como amostras de rações e plaquinhas de identificação.

Durante o evento, também serão arrecadadas doações de artigos pets para o Abrigo da Vê, como rações, patês, coleiras, comedouros, bebedouros, brinquedos e roupas, entre outros. O Shopping Cerrado fica na Avenida Anhanguera, nº 10.790, no Setor Aeroviário, em Goiânia.
SERVIÇO: Evento de adoção de cães e gatos em parceria com o Abrigo da Vê
Data: 17/02 (sábado)
Horário: 11h às 17h
Local: Entrada principal do Shopping Cerrado - Avenida Anhanguera, nº 10.790, Setor Aeroviário, Goiânia - GO
Mais informações: @abrigodave
Entrada franca

IcEspecial

Meu Bichinho

22ª edição do evento Adota Pet acontece neste sábado

A ação, que acontece no Passeio das Águas Shopping, vai reunir cerca de 50 animais, sendo 35 cães e 15 gatos

Modificado em 19/09/2024, 01:02

22ª edição do evento Adota Pet acontece neste sábado

(Divulgação)

O Passeio das Águas Shopping, em parceria com a ONG Santuário, realiza neste sábado (19) a 22ª edição do Adota Pet. O evento, que acontece na entrada da loja Petz, reunirá cerca de 50 animais, sendo 35 cães e 15 gatos. A maioria dos animais de estimação são sem raça definida, castrados, vacinados e vermifugados.

A ação contará com um brinde especial, na adoção de um pet, o tutor ganhará um voucher da Gelato Borelli. Depois de um boom durante o isolamento social na pandemia de Covid-19 no Brasil, lares com pets tiveram um decréscimo de 2,9% em 2022, segundo um estudo da Domestic View.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) estima uma população de 1.133.219 cães e 113.890 gatos nas ruas de Goiás. O número de animais abandonados é preocupante na região, o que reforça a importância de campanhas de adoção responsável como o Adota Pet, realizada pelo Passeio das Águas Shopping em parceria com a ONG Santuário.

Para adotar um animal, o interessado passará por uma triagem, entrevistará e precisará preencher uma ficha e um termo de adoção. É necessário apresentar documento de identificação pessoal completo, comprovante de endereço e ser maior de 18 anos. É importante que todos os moradores das residências estejam de acordo com o acolhimento do animal. A taxa de adoção de R$ 40,00 será destinada à manutenção da ONG.

De acordo com a fundadora da ONG, Neide Santos, o aumento de animais abandonados depois da pandemia tem diversas causas, como a perda de emprego de seus tutores, o falecimento dos mesmos e a impossibilidade ou desinteresse em mantê-los. "O Santuário é um refúgio para animais de rua, abandonados e maltratados, onde recebem os primeiros socorros em clínicas parceiras, assim como exames, tratamentos, internações e cirurgias, quando necessário", afirma.

Sobre o abrigo
Fundado pelo casal de protetores Neide e David Santos, o Santuário é um refúgio para animais de rua, abandonados e maltratados. Antes de serem acolhidos os cães e gatos resgatados, recebem os primeiros socorros em clínicas parceiras, onde também são realizados exames, tratamentos, internações e, em casos mais graves, cirurgias.

A ONG, sem fins lucrativos, recebe ajuda de voluntários para manter o ritmo de resgates e se orgulha de estar entre os grupos de proteção mais atuantes no Estado de Goiás. São muitos animais salvos por mês, não apenas em Goiânia, mas também em cidades do interior, onde Neide e David viajam para atender aos pedidos de socorro postados na rede.

O Santuário documenta com fotos e filmagens de todos os casos, para que o progresso seja acompanhado por todos aqueles que contribuíram financeiramente ou deram apoio na internet.

Serviço: 22ª edição do evento Adota Pet
Data : Sábado, 19 de agosto
Horários : 13h às 19h
Local : Entrada da loja Petz do Passeio das Águas Shopping
Brinde : Na adoção de um pet o tutor ganhará um voucher da Gelato Borelli
Entrada Gratuita