IcEspecial

Meu Bichinho

Raposa é resgatada após se refugiar em oficina mecânica, em Valparaíso; vídeo

Animal estaria fugindo de queimadas na região

Modificado em 20/09/2024, 03:50

Animal será solto em reserva de mata

Animal será solto em reserva de mata (Reprodução)

Uma raposa foi resgatada, nesta semana, após se esconder em uma oficina mecânica de Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. Bombeiros acreditam que o animal estava na cidade em busca de refúgio das queimadas registradas na região.

O Corpo de Bombeiros foi acionado após o dono da oficina se deparar com a raposa dentro do estabelecimento. O animal, de médio porte e pelagem marrom-acinzentada, foi capturado e colocado dentro de uma gaiola.

Um dos militares que atuou no resgate indicou a possibilidade do bicho estar fugindo de incêndios. "Está tendo muita ocorrência nesse sentido. Animais selvagens vindo pra cidade buscando abrigo", afirmou.

A raposa foi levada para uma reserva de mata próxima dali para ser solta.

Geral

Casa pronta sem preocupações ou trabalho

Empreendimento em Valparaíso de Goiás permite que pessoas comprem o projeto e a construção da sua futura residência

Projeto Casas do Vale entregará moradias prontas no Reserva do Vale, otimizando o tempo do cliente

Projeto Casas do Vale entregará moradias prontas no Reserva do Vale, otimizando o tempo do cliente (Divulgação Reserva do Vale)

Levantamento da Sondagem da Construção, realizado em junho pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV), aponta que 71,2% das empresas da construção tiveram dificuldades em contratar trabalhadores qualificados nos últimos 12 meses, sendo que 39% relataram muita dificuldade.

Esse é apenas um dos obstáculos para quem precisa construir algo, muitas pessoas não tem tempo, não entendem de construção ou simplesmente não gostam de acompanhar uma obra. Pensando nesse público o Reserva do Vale, bairro planejado que está sendo implantando em Valparaíso de Goiás, desenvolveu o Casas do Vale, que entregará moradias prontas para o cliente.

O projeto consiste em uma reserva especial de 53 terrenos situados dentro do Brisas do Vale, um dos condomínios horizontais do empreendimento e que deve ser entregue até o final deste ano. A ideia é atender quem deseja viver em uma casa planejada para suas necessidades, mas sem ter o trabalho de construí-la.

"Essa proposta diferenciada do Casas do Vale visa atender um público seleto que tem uma vida corrida, talvez até morando em Brasília ou outra cidade do Entorno do Distrito Federal, mas que está procurando um lugar com qualidade de vida para morar, e quer praticidade", explicou Emerson Vieira, diretor comercial da Gran Pacaembu, empresa responsável pelo desenvolvimento do Reserva do Vale, o qual além de condomínios horizontais terá ainda parques, áreas comerciais e espaços de conexão e integração para diversos segmentos.

Duas opções
Os clientes poderão escolher entre os projetos de casas térreas de 125 metros quadrados (m²), com três quartos, com salas em pé direito duplo e fachadas modernas. Outro modelo são os sobrados de três quartos com áreas de 147m².

Todas as opções oferecem a possibilidade de piscina, área gourmet e energia fotovoltaica. Ao adquirir a área, o consumidor não precisará se preocupar com a aprovação do projeto e nem com a execução das obras.

"O Casas do Vale foi pensado com o intuito de amenizar as burocracias e o estresse que as famílias enfrentam ao construir sua casa própria, pois normalmente a jornada de uma obra é desafiadora, envolvendo contratação e aprovação de financiamento, aprovação de projetos de arquitetura e complementares, gerenciamento de trabalhadores, aquisição de materiais e um grande investimento de tempo. Nós ainda traremos uma nova modalidade de financiamento, direto com o empreendedor, sem burocracia na aprovação do crédito. Será um dos grandes diferenciais e que facilitará na hora da compra", salientou Emerson.

Os sobrados serão entregues com 18 meses, mas a casa térrea ficará pronta com apenas 12 meses de prazo. Os compradores poderão financiar a compra em até 240 vezes diretamente com a construtora após a entrega das chaves. Quem já tem o lote, pode contratar somente a construção da casa.

"Além dos compradores da reserva especial, nós também oferecemos a possibilidade dos 500 proprietários que adquiriram lotes no Reserva do Vale para contratar o projeto e a construção da casa com a gente", destaca o diretor comercial.

Geral

Treinos gratuitos em Valparaíso são opção para se preparar para o verão

Aulas de exercícios funcionais e aeróbicos são ministradas três vezes na semana e abertas à comunidade

Aulas de exercícios funcionais são ministradas gratuitamente no Reserva do Vale, em Valparaíso de Goiás

Aulas de exercícios funcionais são ministradas gratuitamente no Reserva do Vale, em Valparaíso de Goiás (Divulgação)

Com a proximidade do verão, muitas pessoas começam a se preocupar mais com a forma física e a aparência, principalmente se pretendem viajar para algum lugar onde irão usar trajes de banho, como praias e cachoeiras. As academias costumam ficar mais cheias, com uma maior procura por musculação, treinos e atividades diversas.

No entanto, em Valparaíso de Goiás as pessoas têm opção para fazer esse preparo para a estação mais quente do ano de forma gratuita. Um grupo de pessoas faz exercícios funcionais de graça no mirante do Reserva do Vale, empreendimento que está sendo implantado pela Plano Urbano na cidade.

Os educadores físicos Jardel Mário e André Nascimento ministram aulas às terças e quintas-feiras, das 07h30 às 08h30, e, aos sábados, das 8h às 09h. "Com a chegada do verão é possível que aumente o número de interessados no projeto e estamos abertos para recebê-los", destaca Jardel.

Quem quiser participar basta ir presencialmente no dia das aulas na portaria do Reserva do Vale, que tem a sua entrada principal na Avenida do Cerrado, em Valparaíso de Goiás.

O empreendimento fica apenas a 40 quilômetros de Brasília e tem um acesso privilegiado pela BR-040. "Eles podem fazer uma aula experimental e depois é só preencher a ficha de anamnese com informações gerais para uma avaliação", explica o professor Jardel Mário.

Ele conta ainda como são realizados os exercícios. "Fazemos treinos funcionais, de força, e os aeróbicos, com corrida de rua para aproveitar o espaço que temos no Reserva do Vale, desde que passamos a ter as aulas aqui a qualidade melhorou muito", completa. Para o empreendimento, os treinos de exercícios funcionais são uma forma de compartilhar os seus benefícios com toda a comunidade.

O bairro planejado Reserva do Vale contará com condomínios horizontais, verticais, parques ambientais, uma área comercial e espaços de conexão e integração para abrigar hubs de esportes, saúde e educação, entre outros serviços. Até o fim da implantação, o projeto terá capacidade de abrigar até 50 mil pessoas.

Geral

Riscos para a rede elétrica aumentam com mais queimadas, aponta Equatorial

Empresa registra incêndios em cem cidades, o que afeta sistema de distribuição; altas temperaturas fazem consumo no estado crescer 14%

Modificado em 04/11/2024, 08:46

Equatorial avalia rede elétrica hoje e planeja para período de chuvas: alta no consumo em Goiás

Equatorial avalia rede elétrica hoje e planeja para período de chuvas: alta no consumo em Goiás
 (Divulgação)

O sistema de distribuição de energia elétrica em Goiás vem sendo afetado diretamente pelo aumento do número de queimadas, decorrentes dos efeitos imediatos das mudanças climáticas em todo o mundo e também de práticas criminosas de quem provoca incêndios, que elevam riscos para o fornecimento do serviço.

De acordo com a Equatorial Goiás, empresa responsável pela distribuição de energia no estado, entre janeiro e junho deste ano foram registradas 742 ocorrências de queimadas próximas à rede elétrica, mais de 600 delas apenas nos últimos dois meses. O número representa um aumento de 300% em relação ao mesmo período do ano anterior, o que coloca a concessionária em estado de alerta.

A ministra Marina Silva (Meio Ambiente) disse na terça-feira (17) que o Brasil tem cerca de 5 milhões de quilômetros quadrados sob risco de pegar fogo, por ação criminosa, em meio à maior estiagem da história recente do país. O número representa quase 60% da área total do país.

Levantamento da Equatorial Goiás mostra casos de queimadas em 100 municípios. As cidades com os maiores registros são Aparecida de Goiânia, Anápolis e Cachoeira Alta. De acordo com Roberto Vieira, superintendente técnico da companhia, o calor pode provocar interrupções no fornecimento de energia, devido ao impacto nos cabos. Ele alerta para os perigos dos incêndios, especialmente pela fumaça gerada, que contém impurezas e fuligem, prejudicando diretamente os cabos e isoladores dos postes.

"Prejudica porque ela vai depositando camadas sólidas em cima dos componentes das redes, e elas acabam danificando equipamentos a longo prazo", afirma. "Quando eu tenho muita fuligem no ar, ele passa a ser um condutor, o que gera um curto circuito e acaba desligando a rede. Mesmo quando eu não tenho um incêndio que toca a rede, eu posso ter um desligamento da rede por conta de um incêndio que está a quilômetros de distância."

Conforme Vieira, a Equatorial acompanha com preocupação a escalada de casos de queimadas que podem ocasionar graves consequências para a rede de distribuição. "Equipamentos novos estão sendo danificados e cabos rompidos com as ações criminosas e prejudiciais ao meio ambiente", diz.

Consumo

Além das queimadas, as altas temperaturas têm levado a um aumento significativo no consumo de energia em Goiás. Segundo dados apresentados pela Equatorial Goiás, o consumo médio de energia residencial em Goiás entre janeiro e agosto de 2024 aumentou 14% em comparação ao mesmo período do ano anterior, chegando a 198 kwh. Na área rural, o aumento foi de 11%.

Esse crescimento reflete a maior utilização de aparelhos como ar condicionado, que, durante os períodos de calor extremo operam por mais tempo, elevando o valor das faturas de energia.

De acordo com a Equatorial Goiás, diversas obras de manutenção e reparos foram antecipadas para minimizar os transtornos. No total, foram realizadas 141 intervenções, destacando-se a inauguração de duas subestações em cidades do interior, além de projetos de ampliação e modernização.

Presente no estado desde janeiro de 2023, a concessionária apontou como principal desafio a reestruturação da rede elétrica, que possui infraestrutura antiga.

"Esse é um trabalho de longo prazo, de alguns ciclos que a gente faz de planejamento de cinco anos para poder reconstruir o sistema", explica Vieira. "A gente tem acelerado o máximo possível, mas a gente tem um trabalho paulatino que demanda muitas equipes e treinamento. A gente avançou muito nesse um ano e meio de concessão, mas tem muito ainda a ser feito."

Chuvas

Com a chegada da temporada de chuvas, que traz também tempestades e vendavais, a Equatorial Goiás diz já ter implementado um plano operacional voltado para o enfrentamento das adversidades climáticas, que podem gerar danos ao sistema.

A companhia conta com uma central de monitoramento do clima, onde técnicos recebem informações em tempo real de meteorologistas, o que permite a definição de estratégias para minimizar os impactos das condições climáticas. Neste ano, a companhia terá cerca de 1.500 equipes prontas para atuar em possíveis ocorrências, o que representa um aumento de 103% no efetivo em comparação a períodos normais.

Em 2023, ventanias derrubaram cerca de 4.500 postes no estado, danificando também cabos, transformadores e outros pontos da rede elétrica. Além dos ventos, a quantidade de raios também é uma preocupação constante. Em parceria com institutos de meteorologia, o Centro de Operações Integradas (COI) da Equatorial monitora as descargas atmosféricas na região. No ano passado, foram registrados 14 milhões de descargas, que causaram 20% das interrupções no fornecimento de energia, além de danos a equipamentos.

A Equatorial cita mais de 160 mil obras concluídas nos seis primeiros meses deste ano e investimento de R$ 2 bilhões em 2023 para a recuperação da rede, além de ressaltar abertura de diálogo com o setor produtivo. "A gente tem relacionamento e diálogo constante com todas as entidades de classe, com todos os sindicatos rurais. A nossa presença está capilarizada no estado inteiro; nossas portas estão sempre abertas a todas as entidades", diz Vieira.

Geral

Entorno está crescendo mais que o próprio Distrito Federal

Valparaíso de Goiás é destaque na região, sua população aumentou 51,68% em 12 anos. Novos empreendimentos ajudam no crescimento ordenado da cidade

Modificado em 17/09/2024, 17:27

Valparaíso de Goiás

Valparaíso de Goiás (Prefeitura de Valparaíso de Goiás)

Baseado nos dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) realizou estudo que constatou desaceleração no crescimento populacional em Brasília passando de 2,28% ao ano entre 2000 e 2010 para uma média anual de 0,76% entre 2010 e 2022. Por sua vez, a Área Metropolitana de Brasília (AMB) teve um crescimento anual de 1,19%.

A AMB é composta pelo Distrito Federal e pelos 12 municípios goianos vizinhos Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás. O levantamento do IPEDF analisou ainda apenas esses vizinhos e o crescimento anual deles foi de 2,22%. Ou seja, eles estão crescendo mais que Brasília.

Um exemplo desses vizinhos que se destacam em crescimento é Valparaíso de Goiás, que é o primeiro município em crescimento no Entorno do Distrito Federal, de acordo com o Censo de 2022. A pesquisa indica que são 198.861 habitantes, um aumento de 51,68% em comparação ao último levantamento, feito em 2010. Todo esse aumento populacional resulta em uma maior movimentação no setor imobiliário, que pode ser destacada neste Dia Nacional da Habitação, celebrado em 21 de agosto.

Em Valparaíso de Goiás um empreendimento que está se destacando cada vez mais é o Reserva do Vale, que é totalmente planejado e contará com monitoramento 24h, parques, condomínios horizontais - o primeiro, Mirante do Vale, já foi entregue aos moradores -, espaços de conexão e integração para diversos segmentos, tais como hub de esportes, saúde e educação, entre outros serviços como clínicas médicas e veterinária, padarias, academia, restaurante, empórios. O projeto é para mais de 50 mil moradores, para que eles tenham a possibilidade de morar, trabalhar e se divertir no mesmo espaço.

"O Reserva do Vale foi pensado para transformar a vida das pessoas e da cidade de Valparaíso. Trazemos o conceito 'Live, Work, Play' que se baseia na integração de morar, trabalhar e se divertir em um só lugar, facilitando o dia a dia das pessoas e proporcionando mais tempo e qualidade de vida. Queremos reduzir o tempo de deslocamento, promovendo uma melhor mobilidade urbana e diminuir a emissão de poluentes. Além disso, vamos oferecer um acesso facilitado a serviços essenciais, criando uma comunidade mais coesa e dinâmica, gerando empregos e atraindo investimentos. Queremos que aqueles que escolherem morar aqui gastem o seu tempo com o que realmente importa, a família", pontua Emerson Vieira, diretor comercial da Gran Pacaembu, empresa responsável pelo empreendimento.