Geral

IFG abre 1341 vagas para o Vestibular 2017/1

Os cursos são gratuitos e oferecidos em 12 câmpus na capital e no interior.

Modificado em 27/09/2024, 00:11

IFG abre 1341 vagas para o Vestibular 2017/1

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) recebe inscrições para cursos superiores em 12 câmpus da Instituição na capital e no interior de Goiás. Ao todo, são oferecidas 1341 vagas para o Vestibular 2017/1, sendo que dessas, 450 são destinadas a todos os cursos superiores do Câmpus Goiânia, incluindo a Licenciatura em Música, que possui edital específico com provas de habilidades na área musical.

Todos os cursos do IFG são gratuitos. As vagas serão preenchidas por meio de seleção com base na nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). As inscrições para ao processo seletivo devem ser feitas exclusivamente na página do Centro de Seleção (www.ifg.edu.br/selecao), até o dia 15 de janeiro para a Licenciatura em Música, e até o dia 22 deste mês, para os demais cursos.

Podem participar do processo seletivo os candidatos que concluíram o Ensino Médio e que participaram do Enem nos anos de 2014, 2015 ou 2016. Serão eliminados do processo seletivo os candidatos que tiverem obtido nota zero em qualquer área de conhecimento e os que tiverem obtido menos de 300 pontos na prova de redação no Enem.

Vagas

Para a capital, há vagas no Câmpus Goiânia, no setor Central, para os cursos de: Engenharia Ambiental, Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Engenharia Civil, Engenharia de Transportes, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Bacharelado em Química, Bacharelado em Sistemas da Informação, Bacharelado em Turismo, Licenciatura em Física, Licenciatura em História; Licenciatura em Letras -- Português, Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Música. Já no Câmpus Goiânia Oeste, situado no setor Jardim América, as vagas são para o curso de Licenciatura em Pedagogia.

Nos câmpus do IFG no interior, há vagas nos câmpus Anápolis (Engenharia Civil da Mobilidade, Licenciatura em Ciências Sociais, Licenciatura em Química, Tecnologia em Logística e Ciências da Computação); Aparecida de Goiânia (Engenharia Civil, Licenciatura em Dança e Licenciatura em Pedagogia Bilíngue); Cidade de Goiás (Licenciatura em Artes Visuais e Bacharelado em Cinema e Audiovisual); Formosa (Engenharia Civil, Licenciatura em Ciências Biológicas, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas);Inhumas (Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Bacharelado em Sistemas da Informação, Licenciatura em Química);Itumbiara(Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação e Licenciatura em Química);Jataí(Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Licenciatura em Física e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas);Luziânia (Sistemas de Informação e Licenciatura em Química);Uruaçu (Engenharia Civil, Licenciatura em Química e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas); e Valparaíso (Licenciatura em Matemática).

Inscrição

O valor da taxa de inscrição é de R$30,00, mas estudantes que fizeram o Ensino Médio em escolas públicas ou que foram bolsistas integrais em escolas privadas podem solicitar isenção, entre os dias 19 e 23 de dezembro. Os estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas também podem se beneficiar das ações afirmativas adotadas pela Instituição, optando, no ato da inscrição, pela reserva de vagas (50% das vagas são destinadas a alunos que cursaram integralmente o Ensino Médio em escolas públicas).

No momento de se inscrever, o candidato deverá informar se vai participar da seleção pelo sistema de reserva de vagas ou pelo sistema universal. Também precisará informar qual ano ele vai utilizar para sua pontuação (se 2014, 2015 ou 2016).
Também é preciso ficar atento à informação do CPF. O candidato não poderá informar CPF de outra pessoa (nem mesmo dos pais ou responsáveis), porque é pelo número do seu documento que será consultado o banco de dados do Ministério da Educação para conhecimento e validação das notas do Enem.

O resultado preliminar da seleção será divulgado no dia 9 de fevereiro. O resultado final será publicado no dia 16 de fevereiro. As matrículas de primeira chamada, de acordo com o Edital, devem ocorrer entre os dias 17 e 20 de fevereiro de 2017.

Licenciatura em Música

Em virtude da aplicação de provas de habilidades específicas para o curso de Licenciatura em Música (Câmpus Goiânia), a seleção de candidatos é orientada por um edital específico. As inscrições do processo seguem até o dia 15 de janeiro de 2017. A taxa de inscrição é de R$ 40,00, mas, entre os dias 19 de dezembro e 1º de janeiro de 2017, estudantes que fizeram o Ensino Médio em escolas públicas ou que foram bolsistas integrais em escolas privadas podem solicitar isenção da taxa.

O processo seletivo para o curso de Licenciatura em Música será realizado em duas etapas, sendo a primeira composta pela classificação obtida com o somatório das notas nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Redação do Enem no ano de 2014, 2015 ou 2016 (conforme o ano informado previamente na inscrição) e, a segunda, pela verificação de habilidade específica em música. O resultado final desse processo seletivo será divulgado no dia 21 de março de 2017. As matrículas dos aprovados em primeira chamada ocorrerão nos dias 22 e 23 de março de 2017.

Geral

Sisu terá mais de 6 mil vagas para universidades de Goiás em 2025

Quatro universidades ofertam vagas. Inscrições começam no dia 17 de janeiro

Modificado em 23/12/2024, 19:44

Fachada da Reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG), no Campus Samambaia, em Goiânia

Fachada da Reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG), no Campus Samambaia, em Goiânia (Wildes Barbosa / O Popular)

Goiás terá mais de 6 mil vagas disponibilizadas em universidades no estado aos estudantes que desejam tentar o acesso ao ensino superior em 2025 pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para concorrer às vagas, os estudantes deverão se inscrever entre os dias 17 e 21 de janeiro de 2025, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (veja cronograma ao final da reportagem) .

🔔 Siga o canal de O POPULAR no WhatsApp

As vagas estão distribuídas em quatro universidades públicas. A Universidade Federal de Goiás (UFG) lidera a lista com o maior número de vagas ofertadas. Ao todo, são 4.459. Na sequência, estão as Universidades Federais de Jataí (UFJ) e Universidade Federal de Catalão (UFCAT), com 1.080 vagas cada.

O Instituto Federal de Goiás (IFG) disponibilizou 630 vagas. Já o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e a Universidade Estadual de Goiás (UEG), não aderiram ao Sisu.

O Sisu utiliza as notas do Enem 2024 para calcular a nota de corte de cada curso, com base no número de vagas disponíveis e na quantidade de inscritos.

Cronograma do Sisu 2025

  • 17 a 21/01 -- Período de inscrições
  • 26 a 31/01 -- Manifestação em lista de espera
  • 26/01 -- Resultado chamada regular
  • 27/01 a 04/02 -- Período de ocupação da chamada regular
  • 11/02 -- Convocação da lista de espera
  • Geral

    Projeto AYA oferece oficinas gratuitas de estamparia em tecido para mulheres negras

    Modificado em 17/09/2024, 17:25

    Projeto AYA oferece oficinas gratuitas de estamparia em tecido para mulheres negras

    (Matheus Alcântara)

    O Orum Aiyê Quilombo Cultural realiza a primeira edição do Projeto Aya, que conta com dois módulos: no primeiro estão sendo oferecidas oficinas de formação em macramê, conduzida pela artista visual Rafaela Rocha. No segundo módulo, a artista Raquel Rocha vai oferecer oficina de estamparia nos dias 14, 21 e 28 de setembro das 15h às 18h.

    As inscrições são gratuitas e estão abertas até sábado, 31 de agosto. A formação acontece na sede do quilombo, no Residencial Nossa Morada. Este projeto foi contemplado pelo edital Dinamização de Empresas e Espaços Culturais da Lei Federal Paulo Gustavo. As interessadas nas oficinas de estamparia devem ter, pelo menos, 15 anos e não é necessária formação prévia.

    O link para inscrição está disponível no Instagram @orumaiyecultural e há 30 vagas disponíveis. O público desta formação é, exclusivamente, de mulheres negras, surdas ou com audição reduzida, neste último caso, não haverá critério étnico-racial na seleção. Haverá tradução simultânea em libras.

    As oficinas de macramê e de estamparia oficinas foram escolhidas por permitirem uma grande versatilidade de atuação no mercado de trabalho e artístico. "Além disso, oferecem um estudo técnico para pessoas negras como uma possibilidade de garantir que esses artistas desenvolvam plenamente suas habilidades e talentos, promovendo a representatividade em todos os níveis do mercado de trabalho", justifica Raquel.

    A finalidade da oficina de estamparia é utilizar de técnicas artísticas para dar vida aos tecidos e pensá-los como uma plataforma de expressão e comunicação artística. "O tecido possui uma linda maleabilidade de ser no mundo, podendo ser utilizado para decoração, para vestimentas, assim como várias outras maneiras na sociedade. Esta formação visa realizar um contato inicial às diversas técnicas de estamparia em tecido pensando em um público iniciante", comenta a artista.

    O projeto
    O Projeto Aya, explicam as irmãs Raquel e Rafaela Rocha, tem o nome inspirado no adinkra africano, que significa um símbolo de independência, resistência, perseverança e desenvoltura. A partir dessa proposta, o projeto Aya pensa a formação técnico - artística como um laboratório de imersão e pesquisa que visa aprimoramento de pessoas negras para o mercado de trabalho e cultural. Assim, a iniciativa foi gestada tendo em vista o apagamento das mulheres negras enquanto agentes de arte e de cultura.

    "Ações culturais que promovem esse tipo de arte são uma forma de resistência cultural e política a dar continuidade e voz a essas pessoas", comenta Rafaela Rocha. "A partir disso, este projeto nasce da necessidade de se pensar uma formação educacional técnica para pessoas negras visando uma melhor inserção no mercado de trabalho", continua.

    A artista Raquel Rocha enfatiza o fato de que, historicamente, pessoas negras enfrentam barreiras sérias para o acesso à educação e a oportunidades no campo das artes. "Neste sentido, o Orum Aiyê Quilombo Cultural visa oferecer suporte e recursos adequados que permitam que essas pessoas tenham mais chances e oportunidades de crescimento profissional e qualidade de vida. Essa busca por equidade de oportunidades é essencial para combater a sub-representação e as disparidades no acesso a oportunidades profissionais, garantindo que todos os artistas possam mostrar seu trabalho e alcançar seu potencial máximo", complementa.

    Geral

    Goiás tem 2,8 mil crianças sem o nome do pai no registro só este ano

    O número se refere ao período de janeiro a julho. Para reconhecer o direito legal e afetivo da paternidade e da maternidade, a Defensoria Pública Estadual realiza no dia 17, o Dia D do programa Meu Pai Tem Nome

    Modificado em 17/09/2024, 17:20

    Goiás tem 2,8 mil crianças sem o nome do pai no registro só este ano

    Mãe de cinco filhos, 37 anos, Suely Fernandes Neves Rocha tinha um vazio existencial. Por decisão dos avós maternos, a dona de casa nunca teve a chance de conhecer o próprio pai. Em 2023 ela colocou um fim às suas incertezas ao localizá-lo no Tocantins. Mais do que isso, ele concordou em constar seu nome na certidão de nascimento dela, movimento possível através do programa Meu Pai Tem Nome, da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE). Realizado nacionalmente, em 2024 o dia D do programa será no dia 17 deste mês, mas as inscrições precisam ser feitas até sexta-feira (9).

    O caso de Suely se assemelha à situação de 97.104 crianças registradas no Brasil entre janeiro e julho deste ano sem o nome do pai, 2.852 delas em Goiás, segundo dados do Portal da Transparência de Registro Civil. Em parceria com a Organização das Voluntárias de Goiás, a DPE de Goiás realizou de forma pioneira a primeira versão do programa que visa garantir o reconhecimento legal e afetivo de paternidade ou maternidade independentemente da idade. O sucesso do programa foi tamanho que em 2022 ele foi levado para todo o País. Em 2023 foram mais de 4 mil atendimentos no Brasil.

    Suely não esconde a emoção de ter sido beneficiada pelo programa. Ela perdeu a mãe para um câncer há seis anos e não pode dar a ela a alegria do encontro com o pai. "Ela sempre me pediu isso." A mãe, com pouco mais de 14 anos, se casou com um vizinho de fazenda na região de Gurupi. Ele tinha 24 anos. Os pais de Suely nunca se conformaram com a união da única filha e, quando a neta nasceu, tomaram uma decisão radical. Foram até a fazenda, retiraram ambas da propriedade e passaram a morar em localidades longe do alcance do pai. "Eles tinham medo de ele requerer a minha guarda."

    Suely ficou sem o registro de nascimento, mas com o constrangimento vivido na época de escola, os avós decidiram registrá-la como filha. "O sonho da minha mãe era ter o nome dela no meu registro. E o meu, o de conhecer meu pai. Todas as crianças tinham um pai, eu não." Quando encontrou o pai, Suely foi recebida com muito afeto. Pai e filha fizeram um exame de DNA confirmando a paternidade. Ela permaneceu na fazenda do pai por 15 dias. "Saber que foi ali que minha mãe esteve comigo quando nasci me impactou muito", contou. A partir daquele momento, Suely só queria colocar o nome da mãe e do pai no registro.

    Quando soube do programa da DPE, Suely deu um jeito de se inscrever. "Fiquei muito feliz quando ganhei o DNA da minha família materna", disse chorando. Ao unir o resultado de ambos os DNAs, da mãe e do pai, pode, finalmente, alterar o registro de nascimento. "Eu sou a única filha do meu pai. Ele não se casou de novo com medo de acontecer alguma coisa parecida." Mesmo à distância, o pai de Suely fez uma videoconferência com os defensores públicos e ratificou o desejo de seu nome constar no registro da filha. Agora, o sonho de Suely é viver intensamente todos os momentos possíveis ao lado do pai que, como a mãe, também faz tratamento contra um câncer.

    Inscrições podem ser feitas até sexta-feira (9)

    Pessoas de todo o Estado podem participar do programa Meu Pai Tem Nome, da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE). As inscrições para a nova etapa vão até sexta-feira (9) e podem ser feitas online, pelo WhatsApp ou presencialmente. Coordenador do programa, o defensor público, Bruno Malta, lembra que, para quem necessita de um DNA, é importante antecipar a inscrição para que as audiências no dia D, sejam realizadas já com os resultados.

    Para obter informações mais detalhadas, os interessados devem acessar o portal da Defensoria Pública do Estado de Goiás (https://www2.defensoria.go.def.br/pai-tem-nome ), onde existe uma lista de documentos indicados.

    IcEsporte

    Esporte

    Dia Internacional contra a LGBTfobia: falta de lei específica é obstáculo para a proteção

    Evento será realizado pela EVO e Flow Metropolitan, no Metropolitan Mall, e destinará toda a renda arrecadada com as inscrições às vítimas das enchentes

    Modificado em 17/09/2024, 15:56

    Dia Internacional contra a LGBTfobia: falta de lei específica é obstáculo para a proteção

    (Divulgação)

    Neste sábado (18), a EVO e a Flow Metropolitan se unem para promover um Aulão Solidário de boxe e funcional em prol do Rio Grande do Sul. O evento acontecerá a partir das 9h, no Metropolitan Mall, que fica na Avenida Deputado Jamel Cecílio, nº 2.690, no Jardim Goiás, em Goiânia (GO). Toda a renda arrecadada com as inscrições será destinada para a população afetada pelas enchentes.

    Para participar, os interessados devem se inscrever pelo link na bio do Instagram @seja.evo. A taxa de inscrição é de R$ 50 e a totalidade da renda arrecadada será direcionada às pessoas que estão atuando na linha de frente do auxílio às vítimas das enchentes, no Rio Grande do Sul, e lidando com necessidades diárias a fim de garantir que os recursos sejam utilizados de forma eficaz.

    Além das aulas e da arrecadação de fundos, o evento contará com um coffee break especial oferecido pela Flow Metropolitan. Quem quiser contribuir com doações, o restaurante também será ponto de coleta de água potável na ocasião.
    Serviço: Aulão Solidário em prol do Rio Grande do Sul
    Quando : sábado (18)
    Horário : A partir das 9h
    Onde : Metropolitan Mall - Avenida Deputado Jamel Cecílio, nº 2.690, no Jardim Goiás, em Goiânia (GO)
    Atividades : Aulas de boxe e funcional, coffee break e coleta de água potável
    Inscrições : https://form.respondi.app/jDJBQEqb ou no link na bio do Instagram @seja.evo
    Taxa de inscrição : R$ 50 (toda a renda revertida às vítimas das enchentes)
    Mais informações : instagram @seja.evo @sejaflow_metropolitan