Com um gol de atacante uruguaio no finalzinho do jogo, o Atlético-GO empatou com o Botafogo-SP por 1 a 1 na noite deste domingo (13), no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP). Na 2ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o Dragão contou com o gol de Federico Martínez aos 44 do segundo tempo - Alexandre Jesus abrira o placar no início da partida - para somar um ponto, chegar aos 4 pontos e ficar colado no G4 após duas partidas na Segundona.
O Dragão é o 5º colocado na Série B, com 4 pontos, a 2 pontos do Coritiba, que fecha o G4 com 6 pontos.
Como na estreia vitoriosa sobre o Athletic-MG - venceu por 4 a 2 -, a 2ª rodada se mostrou complicada para o Atlético-GO porque o time saiu atrás no início do jogo. Buscou marcar gols a partida inteira, mas conseguiu apenas na jogada de Federico Martínez, que marcou o gol três minutos depois de entrar.
Goiás vira sobre o Operário-PR e dorme no G4 da Série B
Atlético-GO aposta na liderança e experiência de jogadores para a Série B
Antes disso, o goleiro Vladimir foi o destaque do Dragão no jogo, garantindo defesas difíceis e mantendo o Atlético-GO competitivo na partida.
Na próxima rodada, a 3ª, o Dragão joga na próxima quinta-feira (17) contra a Ferroviária, às 21 horas, na Fonte Luminosa, em Araraquara (SP). A equipe goiana sequer volta para Goiânia e fica direto no interior paulista para a próxima partida.
O jogo
Sem Shaylon e Caio Dantas, que ficaram em Goiânia, se recuperando de lesões, o Atlético-GO iniciou a partida com Kauan no meio-campo e com Sandro Lima no ataque. Antes que o atacante pudesse se destacar como fez no primeiro tempo, o gol do Botafogo-SP saiu.
Aos 10 minutos, após cobrança de escanteio, houve o desvio na primeira trave e a bola sobrou na área. Na frente do goleiro Vladimir, Alexandre Jesus atacou a bola com o pé antes do goleiro conseguir alcançá-la e abriu o placar.
O atacante do Botafogo-SP poderia ter ampliado no minuto seguinte. Alexandre Jesus roubou a bola e tentou encobrir Vladimir na entrada da área. O goleiro defendeu, mas ficou batido em seguida, quando a bola ficou com o atacante. Alexandre Jesus chutou para o gol, e o zagueiro Pedro Henrique tirou em cima da linha.
Só o Botafogo-SP conseguia chegar, até que Pottker e Marcelinho conseguiram um desafogo. Pottker fez jogada que resultou em escanteio. Em seguida, o cabeceio saiu por cima do gol. Marcelinho arriscou de longe, João Carlos pegou.
A partir daí, Sandro Lima apareceu e se mostrou o principal jogador ofensivo do Atlético-GO. Após cruzamento da esquerda, de Romão, o atacante cabeceou obrigando João Carlos a triscar na bola antes de ela bater na trave esquerda.
Vladimir garantia lá atrás. Em uma bola que acacbou espirrada na direção do gol, o goleiro do Dragão defendeu no susto.
Antes do fim da primeira etapa, Sandro Lima teve mais uma chance. Fez o drible de corpo na esquerda da área antes de finalizar, mas chutou para fora.
O Atlético-GO voltou com Ariel no lugar de Léo Naldi. O técnico Cláudio Tencati mostrou que ia buscar ser ofensivo e marcar gols. O jogo foi lá e cá. A primeira chance surgiu aos 4 minutos. Marcelinho ficou pedindo pênalti, mas, na sequência do lance, Sandro Lima pegou a sobra e bateu cruzado, para fora.
Vladimir foi garantindo defesas difíceis lá atrás. Na sequência, a jogada teve marcação de impedimento, mas o goleiro apareceu para defender chute de Alexandre Jesus, lançado no meio da zaga. Pottker respondeu com chance para o Atlético-GO.
Novamente Pottker, de cabeça, aos 13 minutos, teve chance após cruzamento da direita. A bola saiu por cima. Vladimir defendeu mais uma no minuto seguinte.
O Atlético-GO se fortaleceu e permanecia no campo de ataque, buscando o gol e se esforçando para ter a bola cada vez mais perto da área adversária. O Botafogo-SP se segurava.
Aos 38 minutos, o Atlético-GO pediu pênalti por lance na mão de jogador do Botafogo-SP, mas o árbitro não marcou.
A insistência deu resultado com um jogador que entrou no finaliznho. Federico Martínez recebeu a cobrança de lateral na esquerda da área e, na saída do goleiro João Carlos, quase sem ângulo, o uruguaio bateu para o gol, empatando a partida aos 44 do segundo tempo.
O gol da virada quase saiu nos últimos instantes, mas o Atlético-GO saiu mesmo foi com o empate na partida.
FICHA TÉCNICA
Campeonato Brasileiro Série B - 2ª rodada
Jogo: Botafogo-SP x Atlético-GO
Local: Estádio Santa Cruz (Ribeirão Preto-SP)
Data: 13/4/2025 (domingo)
Botafogo-SP: João Carlos; Jeferson (Wallison), Alisson Cassiano, Rafael Milhorim e Gabriel Risso; Edson Felipe, Wesley Dias (Sabit) e Leandro Maciel (Matheus Régis); Jonathan Cafu (Alejo Dramisino), Alexandre Jesus e Jefferson Nem. Técnico: Márcio Zanardi
Atlético-GO: Vladimir; Raí Ramos (Ruan), Matheus Felipe, Pedro Henrique e Guilherme Romão; Léo Naldi (Ariel), Rhaldney e Kauan (Rai); William Pottker (Robert), Sandro Lima e Marcelinho (Federico Martínez). Técnico: Cláudio Tencati
Árbitro: Fábio Augusto Santos Sá Júnior/SE
Assistentes: Rodrigo Guimarães/SE e Daniel Vidal Pimentel/SE
VAR: Vinícius Gomes do Amaral/MG
Gol: Alexandre Jesus (10'/1ºT) e Federico Martínez (44'/2ºT)
Público: 2.220
Renda: R$ 49.975,00