IcEsporte

Esporte

Primeiros gols de pênalti como batedor oficial do Goiás dão confiança ao goleiro Tadeu

Jogador de 32 anos converteu duas penalidades em vitória de virada sobre o Ceará. Empresário dele é o goleiro que mais marcou na Série B de pontos de corridos

Modificado em 17/09/2024, 17:19

Tadeu é festejado por Thiago Galhardo após gols de pênalti

Tadeu é festejado por Thiago Galhardo após gols de pênalti (Wesley Costa)

Tadeu entrou para uma seleta e curta lista de goleiros que marcaram pelo menos um gol na história do Goiás e da Série B. Autor dos dois gols da vitória, de virada, por 2 a 1, sobre o Ceará na última segunda (12), o jogador de 32 anos é apenas o segundo atleta da posição que marcou pelo clube esmeraldino no tempo regulamentar de uma partida. O outro é Márcio, ex-goleiro que hoje é, inclusive, empresário do camisa 23 do alviverde.

Na Série B, desde 2006, Tadeu se tornou apenas o 10º goleiro que marcou ao menos um gol na competição nacional (veja a lista completa no fim da matéria). Uma coincidência é que o último jogador da posição que marcou na Segundona foi Diogo Silva, que fez dois gols de pênaltis pelo CRB, há exatos dois anos (13 de agosto de 2022), em uma vitória sobre o Grêmio.

Na história do Goiás, além de Márcio e Tadeu, outros dois goleiros marcaram pelo menos um gol pelo clube: Eduardo Heuser e Kleber Guerra. Ambos, porém, converteram pênaltis em um período do futebol em que, quando os jogos terminavam empatados, uma disputa de penalidades era iniciada e quem vencia ganhava ponto extra.

Eduardo converteu um pênalti contra o Flamengo, na Série A de 1988, enquanto Kleber fez diante da Jataiense, no Goianão de 1995. No tempo regulamentar, apenas Tadeu e Márcio marcaram pelo Goiás.

"Tem uma história que poucas pessoas sabem. Uma vez (em 2021), eu fui ao Goiás assistir a um treino e vi o Tadeu batendo falta. Não o conhecia pessoalmente ainda. Depois do treino, ele falou comigo e eu disse: 'Eu vi que você tem qualidade para bater faltas. Mete bronca, você tem que treinar esse fundamento'", contou o ex-goleiro e empresário Márcio, que se orgulha de ter incentivado Tadeu a aprimorar cobranças de faltas e pênalti e disse que cobra o goleiro do Goiás para continuar os treinos com a bola parada.

Márcio, que tem longa história de gols marcados pelo Atlético-GO, fez um gol em sua passagem pelo Goiás. Foi na Série B de 2016, na derrota de 4 a 2 para o Bahia. O ex-goleiro fez o gol de empate (1 a 1), aos 22 minutos do 1º tempo, em cobrança de pênalti.

O ex-jogador é o maior artilheiro, entre goleiros, da Série B nos pontos corridos. Ele marcou nove gols pelo Atlético-GO e um pelo Goiás.

"Durante o jogo, o goleiro não pensa no erro que cometeu. Só vai pensar nisso depois, em casa, quando sentar e ver os lances. O meu gol contra o Bahia foi marcado depois de um erro. Eu tomei um gol olímpico, que não teve desvio. Foi erro meu, logo em seguida teve o pênalti e marquei o gol", complementou Márcio, ao explicar que geralmente o goleiro que faz gols não pensa em se redimir por uma falha, mas por ter a confiança do elenco e comissão técnica.

Tadeu falhou no lance de origem do gol do Ceará, o primeiro da partida que o Goiás venceu de vriada, e afirmou que não cobrou os pênaltis diante do Vozão com o intuito de se redimir, mas que já estava definido que ele seria o cobrador oficial.

"Eu conversei com ele (Tadeu) na semana passada, me disse que já estava definido contra o São Paulo (pela Copa do Brasil) que ele seria o batedor oficial. O Tadeu treina há anos, e o Mancini percebeu isso nos primeiros treinos. Quis o destino que ontem (segunda) o Tadeu pudesse ajudar o Goiás", salientou Márcio.

Empresário de Tadeu, Márcio diz que a partir de agora o goleiro do Goiás, por ser "líder" e ter "boa batida", precisa se credenciar a seguir como batedor oficial do clube. O ex-jogador reforça, no entanto, que o emocional do atleta precisa estar bem.

"A função mais difícil do futebol é cobrar pênalti, por isso há pressão. Não envolve só a batida da bola, o principal é o emocional. Nos treinos, você sabe que pode errar, sempre tem a próxima bola. No jogo, não tem isso. Se o Tadeu perdesse o primeiro pênalti (contra o Ceará), hoje estaria sendo crucificado. Precisa estar pronto, ter treinado, mas, diferente da falta, é condição emocional. Não é só bater na bola", opinou Márcio, que defende que Tadeu precisa manter os treinos com a bola parada para aumentar sua confiança e diminuir uma possível pressão após os gols marcados.

"Nós conversamos bastante sobre ele cobrar pênaltis, faltas. Teve um período (neste ano) em que ele ficou preocupado com a situação do time e não treinou muito, mas treina bastante e tem tudo para seguir como batedor oficial."

Tadeu cobra pênaltis e faltas desde jovem, quando estava nas categorias de base do Coritiba. Passou a bater faltas e pênaltis na Ferroviária-SP, a partir de 2018. O primeiro gol dele na carreira foi pelo clube paulista, em sua despedida antes de acertar uma transferência para o Oeste.

No Goiás, Tadeu já tinha feito um gol em uma disputa de pênaltis contra o RB Bragantino, na Copa do Brasil de 2022, mas no tempo regulamentar fez os primeiros gols no triunfo diante do Ceará, pela 20ª rodada da Série B.

A tendência é que Tadeu siga como batedor oficial do Goiás, mas ele vai dividir essa condição com Thiago Galhardo e Régis. David Braz e Edu são outros batedores da equipe esmeraldina, mas estão abaixo na lista de cobradores.

O goleiro está no Goiás desde 2019 e renovou contrato no início deste ano. O atual vínculo é válido até o final de 2026. Ainda nesta Série B, Tadeu vai completar a marca de 300 jogos pelo clube esmeraldino. Se não perder nenhuma partida, o registro vai ocorrer na 26ª rodada, contra o Avaí, na Serrinha.

IcEsporte

Esporte

Goiás vende mais de 10 mil ingressos para final da Copa Verde; veja onde comprar

Decisão contra o Paysandu será na quarta-feira (23), no estádio Serra Dourada

Torcida do Goiás deve lotar o Serra Dourada na final da Copa Verde

Torcida do Goiás deve lotar o Serra Dourada na final da Copa Verde (Wesley Costa)

O Goiás já vendeu mais de 10 mil ingressos para a final da Copa Verde. A partida contra o Paysandu será disputada na quarta-feira (23), no estádio Serra Dourada, a partir das 21 horas.

A diretoria esmeraldina fez uma promoção com objetivo de lotar o Serra Dourada. Os valores são de 60 reais nas cadeiras e 20 reais na arquibancada. Com a camisa do Goiás, os torcedores pagam meia-entrada nos respectivos setores.

Goiás perde para América-MG e encerra invencibilidade na Série B CBF altera horário da final da Copa Verde após solicitação do Goiás

Segundo o Goiás, não haverá venda física no estádio Serra Dourada, apenas na bilheteria principal da Serrinha exclusivamente na terça-feira (22). Os bilhetes também podem ser adquiridos no site: ingresso.goiasec.com.br.

A tendência é que o público na decisão da Copa Verde esteja entre os maiores do futebol goiano em 2025. O recorde é de 38.412 presentes e 36.579 pagantes, números registrados na final do Campeonato Goiano entre Vila Nova e Anápolis.

Será o primeiro jogo do Goiás como mandante no Serra Dourada desde 2023. Em 2025 o clube só jogou na Serrinha. O maior público foi de 11.968 torcedores, sendo 11.669 pagantes na derrota (1 a 0) para o Vila Nova, no jogo de ida da semifinal do Goianão.

No jogo de ida da decisão, Goiás e Paysandu empataram sem gols. Quem vencer, conquista o título da Copa Verde em 2025. Nova igualdade leva a decisão para os pênaltis.

IcEsporte

Esporte

Goiás perde para América-MG e encerra invencibilidade na Série B

Esmeraldino tem jogo agitado contra adversários mineiros, mas desperdiça nova chance de assumir a liderança

Lance de jogo em América-MG x Goiás, na Arena Independência

Lance de jogo em América-MG x Goiás, na Arena Independência (Mourão Panda / América-MG)

Chegou ao fim a invencibilidade do Goiás na Série B. Pela 4ª rodada da competição, o esmeraldino perdeu para o América-MG por 1 a 0, com gol de Miguelito, na noite deste domingo (20), na Arena Independência.

Depois de iniciar a Segundona com duas vitórias e um empate, o Goiás tinha a chance de dormir na liderança, por causa da derrota do CRB diante do Athletico-PR, mas vai fechar o final de semana em 7º lugar, com sete pontos.

A equipe alviverde ainda pode cair até cinco posições ao final da rodada, que terá mais cinco jogos entre segunda (21) e terça (22).

Após o tropeço na Série B, o Goiás agora vira a chave na temporada. Na próxima quarta-feira (23), às 21 horas, no Serra Dourada, o esmeraldino enfrenta o Paysandu pelo jogo de volta da final da Copa Verde.

Já o América-MG, que alcançou a vice-liderança momentânea da Segundona, com nove pontos, volta a campo no próximo sábado (26), às 20 horas, contra o Avaí fora de casa.

O jogo

Em pleno domingo de Páscoa, o Goiás teve dificuldades contra o Coelho. Logo aos cinco minutos, Cauan Barros chutou de longe e Tadeu fez grande defesa para evitar o primeiro gol.

Aos oito, Marcão derrubou Miqueias dentro da área. Após análise no VAR, o árbitro marcou penalidade máxima, em que Miguelito deslocou o goleiro esmeraldino e esticou o barbante.

O Goiás tentou reagir. Na marca dos 20, Vitinho bateu colocado de fora da área e Matheus Mendes espalmou. O América-MG não deixou barato. Tadeu defendeu o chute de Stênio, mas os goianos contaram com a sorte no cabeceio de Miguelito, sozinho dentro da área, que bateu no travessão.

Antes do intervalo, o Goiás teve duas oportunidades de empatar, ambas com Douglas Teixeira. Em uma das chegadas, o lateral esquerdo tentou o cruzamento, a bola fez curva e quase enganou Matheus Mendes, que teve tempo de reação rápido o suficiente para defender. A outra tentativa saiu tirando tinta da trave.

Assim como a etapa anterior, o 2º tempo foi agitado, imprevisível e agradável de assistir, com os dois times buscando o ataque. Tadeu começou a se transformar em um grande personagem da partida, defendendo finalizações de Figueiredo, Fabinho e Willian Bigode.

Porém, enquanto Tadeu fazia a sua parte lá atrás, o Goiás falhava na hora dos arremates. Mesmo assim, o placar poderia ser alterado a qualquer momento. Um exemplo disso foi quando, aos 35, Marcão testou firme e a bola passou muito perto do travessão.

O cenário permaneceu o mesmo até o fim, mas as redes não voltaram a balançar em Belo Horizonte.

FICHA TÉCNICA

Campeonato Brasileiro Série B - 4ª rodada

Jogo: América-MG 1x0 Goiás
Data: 20/04/25
Horário: 20 horas
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)

Árbitro: Paulo Henrique Vollkopf (MS)
Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Leandro dos Santos Ruberdo (MS)
VAR: Adriano de Assis Miranda (SP)

América-MG: Matheus Mendes; Júlio César (Mariano), Rafael Silva, Lucão e Marlon; Miqueias (Kauã Diniz), Cauan Barros (Jhosefer) e Miguelito (Yago Santos); Fabinho, Stênio (Willian Bigode) e Figueiredo. Técnico: William Batista.

Goiás: Tadeu; Diego Caito (Willean Lepo), Messias, Luiz Felipe e Douglas Teixeira; Marcão, Lucas Rodrigues (Arthur Caíke) e Rafael Gava (Welliton Matheus); Vitinho (Juninho), Anselmo Ramon e Pedrinho (Zé Hugo). Técnico: Vagner Mancini.

Gol: Miguelito, aos 14' do 1ºT (América-MG)

Cartões amarelos: Miguelito (América-MG); Lucas Rodrigues (Goiás)

Público: 1.704 pessoas
Renda: R$ 34.339,00

IcEsporte

Esporte

CBF altera horário da final da Copa Verde após solicitação do Goiás

Partida vai ser disputada a partir das 21 horas, no estádio Serra Dourada, na próxima quarta-feira (23)

Serra Dourada será o palco da decisão da Copa Verde entre Goiás e Paysandu

Serra Dourada será o palco da decisão da Copa Verde entre Goiás e Paysandu (Fábio Lima)

A CBF alterou o horário da decisão da Copa Verde entre Goiás e Paysandu. Após solicitação do clube esmeraldino, a entidade mudou o horário da partida para 21 horas - o horário anterior era 19h30.

O pedido teve relação direta com a intenção do Goiás de lotar o estádio Serra Dourada. Com horário às 19h30, por ser horário de pico, a torcida esmeraldina poderia ter dificuldades para acessar a região do principal palco do futebol goiano. Com novo horário, a expectativa é que o estádio fique lotado desde o início do apito inicial.

O clube goiano já definiu os valores dos ingressos para a decisão: 60 reais (cadeiras) e 20 reais (arquibancadas). A comercialização será a partir de domingo (20).

Goiás e Paysandu empataram sem gols no jogo de ida da final da final. Quem vencer no Serra Dourada, conquistará o título da Copa Verde. Nova igualdade levará a disputa para os pênaltis.

O clube esmeraldino busca o segundo título da Copa Verde. O Goiás é o único time do futebol goiano que conquistou o torneio regional, ao bater o próprio Paysandu, em 2023.

IcEsporte

Esporte

Atlético-GO marca no fim e empata com o Botafogo-SP na Série B

Dragão fecha 2ª rodada em 5º lugar, primeiro fora do G4, com 4 pontos

Modificado em 14/04/2025, 09:10

Kauan, do Atlético-GO, disputa lance no empate do Dragão com o Botafogo-SP, fora de casa

Kauan, do Atlético-GO, disputa lance no empate do Dragão com o Botafogo-SP, fora de casa (Cleber Valera/Agência F8/Folhapress)

Com um gol de atacante uruguaio no finalzinho do jogo, o Atlético-GO empatou com o Botafogo-SP por 1 a 1 na noite deste domingo (13), no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP). Na 2ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o Dragão contou com o gol de Federico Martínez aos 44 do segundo tempo - Alexandre Jesus abrira o placar no início da partida - para somar um ponto, chegar aos 4 pontos e ficar colado no G4 após duas partidas na Segundona.

O Dragão é o 5º colocado na Série B, com 4 pontos, a 2 pontos do Coritiba, que fecha o G4 com 6 pontos.

Como na estreia vitoriosa sobre o Athletic-MG - venceu por 4 a 2 -, a 2ª rodada se mostrou complicada para o Atlético-GO porque o time saiu atrás no início do jogo. Buscou marcar gols a partida inteira, mas conseguiu apenas na jogada de Federico Martínez, que marcou o gol três minutos depois de entrar.

Goiás vira sobre o Operário-PR e dorme no G4 da Série B
Atlético-GO aposta na liderança e experiência de jogadores para a Série B

Antes disso, o goleiro Vladimir foi o destaque do Dragão no jogo, garantindo defesas difíceis e mantendo o Atlético-GO competitivo na partida.

Na próxima rodada, a 3ª, o Dragão joga na próxima quinta-feira (17) contra a Ferroviária, às 21 horas, na Fonte Luminosa, em Araraquara (SP). A equipe goiana sequer volta para Goiânia e fica direto no interior paulista para a próxima partida.

O jogo

Sem Shaylon e Caio Dantas, que ficaram em Goiânia, se recuperando de lesões, o Atlético-GO iniciou a partida com Kauan no meio-campo e com Sandro Lima no ataque. Antes que o atacante pudesse se destacar como fez no primeiro tempo, o gol do Botafogo-SP saiu.

Aos 10 minutos, após cobrança de escanteio, houve o desvio na primeira trave e a bola sobrou na área. Na frente do goleiro Vladimir, Alexandre Jesus atacou a bola com o pé antes do goleiro conseguir alcançá-la e abriu o placar.

O atacante do Botafogo-SP poderia ter ampliado no minuto seguinte. Alexandre Jesus roubou a bola e tentou encobrir Vladimir na entrada da área. O goleiro defendeu, mas ficou batido em seguida, quando a bola ficou com o atacante. Alexandre Jesus chutou para o gol, e o zagueiro Pedro Henrique tirou em cima da linha.

Só o Botafogo-SP conseguia chegar, até que Pottker e Marcelinho conseguiram um desafogo. Pottker fez jogada que resultou em escanteio. Em seguida, o cabeceio saiu por cima do gol. Marcelinho arriscou de longe, João Carlos pegou.

A partir daí, Sandro Lima apareceu e se mostrou o principal jogador ofensivo do Atlético-GO. Após cruzamento da esquerda, de Romão, o atacante cabeceou obrigando João Carlos a triscar na bola antes de ela bater na trave esquerda.

Vladimir garantia lá atrás. Em uma bola que acacbou espirrada na direção do gol, o goleiro do Dragão defendeu no susto.

Antes do fim da primeira etapa, Sandro Lima teve mais uma chance. Fez o drible de corpo na esquerda da área antes de finalizar, mas chutou para fora.

O Atlético-GO voltou com Ariel no lugar de Léo Naldi. O técnico Cláudio Tencati mostrou que ia buscar ser ofensivo e marcar gols. O jogo foi lá e cá. A primeira chance surgiu aos 4 minutos. Marcelinho ficou pedindo pênalti, mas, na sequência do lance, Sandro Lima pegou a sobra e bateu cruzado, para fora.

Vladimir foi garantindo defesas difíceis lá atrás. Na sequência, a jogada teve marcação de impedimento, mas o goleiro apareceu para defender chute de Alexandre Jesus, lançado no meio da zaga. Pottker respondeu com chance para o Atlético-GO.

Novamente Pottker, de cabeça, aos 13 minutos, teve chance após cruzamento da direita. A bola saiu por cima. Vladimir defendeu mais uma no minuto seguinte.

O Atlético-GO se fortaleceu e permanecia no campo de ataque, buscando o gol e se esforçando para ter a bola cada vez mais perto da área adversária. O Botafogo-SP se segurava.

Aos 38 minutos, o Atlético-GO pediu pênalti por lance na mão de jogador do Botafogo-SP, mas o árbitro não marcou.

A insistência deu resultado com um jogador que entrou no finaliznho. Federico Martínez recebeu a cobrança de lateral na esquerda da área e, na saída do goleiro João Carlos, quase sem ângulo, o uruguaio bateu para o gol, empatando a partida aos 44 do segundo tempo.

O gol da virada quase saiu nos últimos instantes, mas o Atlético-GO saiu mesmo foi com o empate na partida.

FICHA TÉCNICA

Campeonato Brasileiro Série B - 2ª rodada
Jogo: Botafogo-SP x Atlético-GO
Local: Estádio Santa Cruz (Ribeirão Preto-SP)
Data: 13/4/2025 (domingo)

Botafogo-SP: João Carlos; Jeferson (Wallison), Alisson Cassiano, Rafael Milhorim e Gabriel Risso; Edson Felipe, Wesley Dias (Sabit) e Leandro Maciel (Matheus Régis); Jonathan Cafu (Alejo Dramisino), Alexandre Jesus e Jefferson Nem. Técnico: Márcio Zanardi

Atlético-GO: Vladimir; Raí Ramos (Ruan), Matheus Felipe, Pedro Henrique e Guilherme Romão; Léo Naldi (Ariel), Rhaldney e Kauan (Rai); William Pottker (Robert), Sandro Lima e Marcelinho (Federico Martínez). Técnico: Cláudio Tencati

Árbitro: Fábio Augusto Santos Sá Júnior/SE
Assistentes: Rodrigo Guimarães/SE e Daniel Vidal Pimentel/SE
VAR: Vinícius Gomes do Amaral/MG

Gol: Alexandre Jesus (10'/1ºT) e Federico Martínez (44'/2ºT)

Público: 2.220

Renda: R$ 49.975,00