IcEsporte

Esporte

Ralf se recupera de lesão e pode ser opção para sequência do Vila Nova

Depois de se lesionar há cerca de um mês, volante volta a treinar com o grupo e aumenta lista de alternativas no Tigre

Modificado em 17/09/2024, 16:19

Volante Ralf, durante os treinamentos do Vila Nova nesta quarta-feira (12)

Volante Ralf, durante os treinamentos do Vila Nova nesta quarta-feira (12)
 (Roberto Corrêa / Vila Nova)

++LUIZ FELIPE MENDES++

Um dos principais jogadores do Vila Nova na temporada, tendo disputado 26 dos 33 jogos do time em 2024, o volante Ralf está recuperado de lesão na panturrilha. Com isso, ele volta a ser opção para o técnico Luizinho Lopes, visando o confronto perante o Botafogo-SP no próximo domingo (16), às 11 horas, no Estádio Santa Cruz, pela 10ª rodada da Série B.

Desde o início do ano, Ralf, que acaba de completar 40 anos, tem vaga cativa no time titular do Vila Nova. No Goianão, só não esteve em campo na vitória por 3 a 0 sobre o Morrinhos, pela 9ª rodada, pois foi poupado por Higo Magalhães, que na ocasião era o treinador.

Depois disso, Ralf só voltou a ficar fora de uma partida na derrota por 3 a 1 contra o América-MG, pela 4ª rodada da Série B, sob o comando de Márcio Fernandes. Naquele jogo, Ralf esteve no banco de reservas, mas não entrou, ao contrário do duelo diante do Morrinhos, em que sequer foi relacionado.

Em outros 26 compromissos do Vila Nova, Ralf esteve presente no gramado - sendo que, em 22 deles, o experiente jogador permaneceu em campo do apito inicial até o final. Em apenas quatro jogos ele foi substituído, sendo que, em um deles, na vitória por 2 a 0 sobre o Cuiabá, pela ida da semifinal da Copa Verde, ele saiu aos 44 minutos do segundo tempo.

Após o revés de 1 a 0 diante do CRB, pela 6ª rodada da Série B, Ralf teve uma lesão na panturrilha detectada e precisou passar as semanas seguintes se recuperando. O volante completou 40 anos de idade no departamento médico. Nesta quarta-feira (12), ele voltou a treinar normalmente com o restante do elenco do Vila Nova.

Situação de Cristiano

No intervalo da vitória por 3 a 2 contra o Ceará, pela 9ª rodada da Série B, o volante Cristiano foi substituído no intervalo, após sentir o tornozelo. Ele segue como dúvida para a partida com o Botafogo-SP, mas a tendência é de que esteja disponível, tendo em vista que também treinou com o grupo nesta quarta.

Caso isse se confirme, o técnico Luizinho Lopes terá todo o grupo à disposição, pois o lateral esquerdo Eric retorna de suspensão e o Vila Nova não tem mais desfalques por cartões.

IcEsporte

Esporte

Goiás vende mais de 10 mil ingressos para final da Copa Verde; veja onde comprar

Decisão contra o Paysandu será na quarta-feira (23), no estádio Serra Dourada

Torcida do Goiás deve lotar o Serra Dourada na final da Copa Verde

Torcida do Goiás deve lotar o Serra Dourada na final da Copa Verde (Wesley Costa)

O Goiás já vendeu mais de 10 mil ingressos para a final da Copa Verde. A partida contra o Paysandu será disputada na quarta-feira (23), no estádio Serra Dourada, a partir das 21 horas.

A diretoria esmeraldina fez uma promoção com objetivo de lotar o Serra Dourada. Os valores são de 60 reais nas cadeiras e 20 reais na arquibancada. Com a camisa do Goiás, os torcedores pagam meia-entrada nos respectivos setores.

Goiás perde para América-MG e encerra invencibilidade na Série B CBF altera horário da final da Copa Verde após solicitação do Goiás

Segundo o Goiás, não haverá venda física no estádio Serra Dourada, apenas na bilheteria principal da Serrinha exclusivamente na terça-feira (22). Os bilhetes também podem ser adquiridos no site: ingresso.goiasec.com.br.

A tendência é que o público na decisão da Copa Verde esteja entre os maiores do futebol goiano em 2025. O recorde é de 38.412 presentes e 36.579 pagantes, números registrados na final do Campeonato Goiano entre Vila Nova e Anápolis.

Será o primeiro jogo do Goiás como mandante no Serra Dourada desde 2023. Em 2025 o clube só jogou na Serrinha. O maior público foi de 11.968 torcedores, sendo 11.669 pagantes na derrota (1 a 0) para o Vila Nova, no jogo de ida da semifinal do Goianão.

No jogo de ida da decisão, Goiás e Paysandu empataram sem gols. Quem vencer, conquista o título da Copa Verde em 2025. Nova igualdade leva a decisão para os pênaltis.

Geral

Bolsonaro permanece na UTI sem previsão de alta e tem 'boa evolução', diz hospital

Ele deve ficar internado pelo menos mais duas semanas e enfrentar restrições no pós-operatório

Jair Bolsonaro sentiu fortes dores abdominais e foi atendido em Hospital Regional de Santa Cruz (RN)

Jair Bolsonaro sentiu fortes dores abdominais e foi atendido em Hospital Regional de Santa Cruz (RN) (Carolina Antunes/PR)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital DF Star, em Brasília, sem previsão de alta, mas com boa evolução clínica, segundo a equipe médica que o acompanha.

Ele deverá ficar internado pelo menos mais duas semanas e enfrentar restrições no pós-operatório por um período de dois a três meses, afirmaram os médicos que fizeram sua cirurgia.

O procedimento, considerado complexo, durou 12 horas. Em nota divulgada no final da tarde desta segunda-feira (14), o DF Star informou que Bolsonaro mantém se "acordado, orientado, sem dor, sangramentos ou outras intercorrências" e que, ao longo do dia, sentou-se no leito e chegou a caminhar com ajuda.

Inicialmente, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro havia publicado em rede social que o ex-presidente já estava no quarto. De acordo com o chefe da equipe cirúrgica, Cláudio Birolini, ela quis dizer que ele já havia saído do centro cirúrgico e ido para a unidade de terapia intensiva.

Na tarde desta segunda-feira, Michelle postou nas redes sociais fotografia do ex-presidente em uma cama hospitalar e a mensagem "já deu tudo certo".

Birolini afirmou que, na primeira avaliação, Bolsonaro não tinha indicações de urgência ou emergência, mas, nas 48 horas de acompanhamento desde que começou a passar mal no interior do Rio Grande do Norte, manteve quadro de distensão abdominal.

O ex-presidente foi levado transferido na sexta-feira (11) para a capital potiguar e de lá para Brasília no sábado (12).

"Gradativamente, desde Natal até a chegada aqui, ele apresentou essa alteração, precisamente, que se chama PCR, que nos indica que tem alguma coisa acontecendo."

O PCR é o indicador de infecção.

Segundo ele, o ex-presidente passa bem, e a equipe optou pela cirurgia por detectar que houve uma alteração significativa em um curto espaço de tempo. "Para a gente, é um sinal precoce que tem uma coisa desandando."

A situação do ex-presidente era foi classificada pela equipe como a de um "intestino hostil", com aderências e uma parede abdominal prejudicada.

"O ponto de início é a facada. Posteriormente, as outras cirurgias de reconstrução, todas elas têm um fator, um papel no quadro atual. O objetivo dessa cirurgia foi reverter todos esses fatores que poderiam contribuir para uma nova ocorrência", informou Birolini.

Pela dimensão do procedimento, o pós-operatório exige atenção e cuidados específicos, sobretudo nas primeiras 48 horas. Agora, a orientação médica é que Bolsonaro tenha agenda e visitas restritas.

"Ele tem uma agenda bastante intensa, e é difícil segurar ele. Eu vou tentar segurar, na medida do possível, mas ele tem o ritmo dele", disse o chefe da equipe.

Bolsonaro será mantido, neste momento, com nutrição na veia, ainda sem previsão de quando voltará a se alimentar por via oral. A alimentação regular só será retomada quando o intestino voltar ao funcionamento fisiológico normal, segundo os médicos.

Foram necessárias duas horas de cirurgia somente para acessar a parede intestinal do ex-presidente.

Questionado sobre a alimentação e estilo de vida do ex-presidente, o médico afirmou que não foi identificado nenhum alimento que pudesse ter desencadeado o episódio e que "o fato de ele comer pastel com caldo de cana não afeta" o funcionamento dos órgãos.

"O intestino estava bastante sofrido, o que nos leva a crer que ele já vinha com esse quadro há alguns meses. Isto se reflete pelas pelas várias internações que ele teve nos últimos meses", disse ainda. "Esperamos que ele não precise de uma nova cirurgia nas próximas horas. Novas aderências vão se formar, isto é esperado."

Birolini também informou que o ex-presidente já está acordado e já teria feito, inclusive, piada. Boletins diários de Bolsonaro devem ser divulgados ao público, após autorização da família.

Uma publicação do ex-presidente nas redes sociais, após a coletiva concedida pelos médicos, reforçou as informações dadas pela equipe. "Meus mais sinceros agradecimentos para todos neste momento. Um forte abraço em cada um e repito: voltaremos!", escreveu.

As informações foram dadas nesta segunda-feira (14) pelo chefe da equipe médica e pelos cardiologistas Leandro Echenique e Ricardo Camarinha, por Guilherme Meyer, diretor médico do Hospital DF Star, e por Allisson Barcelos Borges, diretor-geral do hospital.

Bolsonaro chegou ao DF Star no sábado (12), depois de ser transferido de Natal (RN) para Brasília.

Essa foi a sexta e mais longa cirurgia abdominal de Bolsonaro desde a facada que sofreu na campanha eleitoral de 2018.

Segundo nota divulgada pelo hospital ainda no domingo (13), o ex-presidente foi submetido a cirurgia de grande porte para remoção de aderências no intestino e reconstrução da parede abdominal.

Ainda segundo o texto, não houve intercorrências nem necessidade de transfusão de sangue. O hospital informou que a obstrução intestinal era resultado de uma dobra do intestino delgado que dificultava o trânsito intestinal e foi desfeita.

Bolsonaro estava na capital do Rio Grande do Norte desde sexta, quando foi levado de helicóptero após passar mal no interior do estado, onde participaria de um evento do PL, em favor da anistia aos manifestantes dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

IcEsporte

Esporte

Atlético-GO marca no fim e empata com o Botafogo-SP na Série B

Dragão fecha 2ª rodada em 5º lugar, primeiro fora do G4, com 4 pontos

Modificado em 14/04/2025, 09:10

Kauan, do Atlético-GO, disputa lance no empate do Dragão com o Botafogo-SP, fora de casa

Kauan, do Atlético-GO, disputa lance no empate do Dragão com o Botafogo-SP, fora de casa (Cleber Valera/Agência F8/Folhapress)

Com um gol de atacante uruguaio no finalzinho do jogo, o Atlético-GO empatou com o Botafogo-SP por 1 a 1 na noite deste domingo (13), no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP). Na 2ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o Dragão contou com o gol de Federico Martínez aos 44 do segundo tempo - Alexandre Jesus abrira o placar no início da partida - para somar um ponto, chegar aos 4 pontos e ficar colado no G4 após duas partidas na Segundona.

O Dragão é o 5º colocado na Série B, com 4 pontos, a 2 pontos do Coritiba, que fecha o G4 com 6 pontos.

Como na estreia vitoriosa sobre o Athletic-MG - venceu por 4 a 2 -, a 2ª rodada se mostrou complicada para o Atlético-GO porque o time saiu atrás no início do jogo. Buscou marcar gols a partida inteira, mas conseguiu apenas na jogada de Federico Martínez, que marcou o gol três minutos depois de entrar.

Goiás vira sobre o Operário-PR e dorme no G4 da Série B
Atlético-GO aposta na liderança e experiência de jogadores para a Série B

Antes disso, o goleiro Vladimir foi o destaque do Dragão no jogo, garantindo defesas difíceis e mantendo o Atlético-GO competitivo na partida.

Na próxima rodada, a 3ª, o Dragão joga na próxima quinta-feira (17) contra a Ferroviária, às 21 horas, na Fonte Luminosa, em Araraquara (SP). A equipe goiana sequer volta para Goiânia e fica direto no interior paulista para a próxima partida.

O jogo

Sem Shaylon e Caio Dantas, que ficaram em Goiânia, se recuperando de lesões, o Atlético-GO iniciou a partida com Kauan no meio-campo e com Sandro Lima no ataque. Antes que o atacante pudesse se destacar como fez no primeiro tempo, o gol do Botafogo-SP saiu.

Aos 10 minutos, após cobrança de escanteio, houve o desvio na primeira trave e a bola sobrou na área. Na frente do goleiro Vladimir, Alexandre Jesus atacou a bola com o pé antes do goleiro conseguir alcançá-la e abriu o placar.

O atacante do Botafogo-SP poderia ter ampliado no minuto seguinte. Alexandre Jesus roubou a bola e tentou encobrir Vladimir na entrada da área. O goleiro defendeu, mas ficou batido em seguida, quando a bola ficou com o atacante. Alexandre Jesus chutou para o gol, e o zagueiro Pedro Henrique tirou em cima da linha.

Só o Botafogo-SP conseguia chegar, até que Pottker e Marcelinho conseguiram um desafogo. Pottker fez jogada que resultou em escanteio. Em seguida, o cabeceio saiu por cima do gol. Marcelinho arriscou de longe, João Carlos pegou.

A partir daí, Sandro Lima apareceu e se mostrou o principal jogador ofensivo do Atlético-GO. Após cruzamento da esquerda, de Romão, o atacante cabeceou obrigando João Carlos a triscar na bola antes de ela bater na trave esquerda.

Vladimir garantia lá atrás. Em uma bola que acacbou espirrada na direção do gol, o goleiro do Dragão defendeu no susto.

Antes do fim da primeira etapa, Sandro Lima teve mais uma chance. Fez o drible de corpo na esquerda da área antes de finalizar, mas chutou para fora.

O Atlético-GO voltou com Ariel no lugar de Léo Naldi. O técnico Cláudio Tencati mostrou que ia buscar ser ofensivo e marcar gols. O jogo foi lá e cá. A primeira chance surgiu aos 4 minutos. Marcelinho ficou pedindo pênalti, mas, na sequência do lance, Sandro Lima pegou a sobra e bateu cruzado, para fora.

Vladimir foi garantindo defesas difíceis lá atrás. Na sequência, a jogada teve marcação de impedimento, mas o goleiro apareceu para defender chute de Alexandre Jesus, lançado no meio da zaga. Pottker respondeu com chance para o Atlético-GO.

Novamente Pottker, de cabeça, aos 13 minutos, teve chance após cruzamento da direita. A bola saiu por cima. Vladimir defendeu mais uma no minuto seguinte.

O Atlético-GO se fortaleceu e permanecia no campo de ataque, buscando o gol e se esforçando para ter a bola cada vez mais perto da área adversária. O Botafogo-SP se segurava.

Aos 38 minutos, o Atlético-GO pediu pênalti por lance na mão de jogador do Botafogo-SP, mas o árbitro não marcou.

A insistência deu resultado com um jogador que entrou no finaliznho. Federico Martínez recebeu a cobrança de lateral na esquerda da área e, na saída do goleiro João Carlos, quase sem ângulo, o uruguaio bateu para o gol, empatando a partida aos 44 do segundo tempo.

O gol da virada quase saiu nos últimos instantes, mas o Atlético-GO saiu mesmo foi com o empate na partida.

FICHA TÉCNICA

Campeonato Brasileiro Série B - 2ª rodada
Jogo: Botafogo-SP x Atlético-GO
Local: Estádio Santa Cruz (Ribeirão Preto-SP)
Data: 13/4/2025 (domingo)

Botafogo-SP: João Carlos; Jeferson (Wallison), Alisson Cassiano, Rafael Milhorim e Gabriel Risso; Edson Felipe, Wesley Dias (Sabit) e Leandro Maciel (Matheus Régis); Jonathan Cafu (Alejo Dramisino), Alexandre Jesus e Jefferson Nem. Técnico: Márcio Zanardi

Atlético-GO: Vladimir; Raí Ramos (Ruan), Matheus Felipe, Pedro Henrique e Guilherme Romão; Léo Naldi (Ariel), Rhaldney e Kauan (Rai); William Pottker (Robert), Sandro Lima e Marcelinho (Federico Martínez). Técnico: Cláudio Tencati

Árbitro: Fábio Augusto Santos Sá Júnior/SE
Assistentes: Rodrigo Guimarães/SE e Daniel Vidal Pimentel/SE
VAR: Vinícius Gomes do Amaral/MG

Gol: Alexandre Jesus (10'/1ºT) e Federico Martínez (44'/2ºT)

Público: 2.220

Renda: R$ 49.975,00

IcEsporte

Esporte

Goiás vira sobre o Operário-PR e dorme no G4 da Série B

Esmeraldino sai atrás, mas faz dois gols no final do 2º tempo e soma mais três pontos na Segundona

Modificado em 13/04/2025, 12:40

Lance de jogo em Operário-PR x Goiás, no Estádio Germano Krüger

Lance de jogo em Operário-PR x Goiás, no Estádio Germano Krüger (Comunicação / Goiás)

Pela 2ª rodada da Série B, o Goiás venceu o Operário-PR por 2 a 1, de virada. O duelo foi disputado na noite deste sábado (12), no Estádio Germano Krüger. Todos os gols da partida foram marcados no 2º tempo.

O Fantasma saiu na frente, com gol de Rodrigo Rodrigues. Na reta final do jogo, Arthur Caíke empatou e Diego Caito, que havia dado a assistência, fez um golaço para dar a vitória ao time goiano.

O Goiás, que tinha começado a Segundona com uma vitória em casa sobre o Amazonas (1 a 0), agora soma seis pontos na tabela de classificação do torneio. Neste momento, a equipe divide a vice-liderança da competição com o Coritiba, atrás apenas do Athletico-PR no critério de gols marcados.

América-MG, CRB e Atlético-GO ainda jogam na rodada e podem ultrapassar o Goiás, mas todas essas equipes entram em campo apenas no domingo (13). Por isso, o esmeraldino vai dormir no G4.

O próximo compromisso do Goiás está marcado para quinta-feira (17), às 19 horas, na Serrinha. O adversário será ninguém menos do que o principal rival, o Vila Nova.

O jogo

O 1º tempo da partida na cidade de Ponta Grossa não foi de encher os olhos. Por jogar em casa, o Operário-PR tomou a iniciativa e foi para cima do Goiás. Aos 25, Daniel Amorim cabeceou com perigo para fora do alvo. No minuto seguinte, Rodrigo Rodrigues fez uma boa jogada, mas chutou por cima da meta.

Antes do intervalo, o Goiás precisou fazer uma alteração forçada depois do volante Juninho sentir lesão. Quanto às chances de gol, o esmeraldino pouco assustou os mandantes, os quais tiveram outra oportunidade aos 37, em novo cabeceio de Daniel Amorim, que passou ainda mais perto do gol do que na tentativa anterior.

No 2º tempo, o Operário-PR deslanchou. Aos cinco minutos, Allan Godói fez um lançamento longo perfeito a partir do campo de defesa. Rodrigo Rodrigues partiu em velocidade e bateu de primeira para superar o goleiro Tadeu.

Naquela altura, o técnico alviverde Vagner Mancini já havia sido expulso do gramado. Por reclamação excessiva, ele levou o cartão amarelo. Após a advertência, o treinador aplaudiu o árbitro de forma irônica e recebeu o vermelho.

Mesmo com esse "desfalque" na beira do campo, o Goiás tentou reagir. Aos dez, Willean Lepo soltou a bomba em cobrança de falta e Talles fez a defesa. Porém, era muito pouco para um time atrás do placar. O Operário-PR parecia mais perto de ampliar do que o Goiás de empatar.

No entanto, o futebol sempre reserva surpresas. Aos 38, Diego Caito, que havia entrado em campo menos de dez minutos antes, fez o cruzamento na área. O goleiro Talles saiu mal e a bola caiu nos pés de Arthur Caíke, que teve tempo de dominar e esticar o barbante.

Pelas circunstâncias do jogo, o empate já era um ótimo resultado, mas a situação ficou ainda melhor para o Goiás. Aos 40, Diego Caito arriscou do meio da rua e fez um golaço para virar o placar. O Operário-PR se desesperou e tentou a recuperação no jogo, mas não conseguiu.

FICHA TÉCNICA

2ª rodada da Série B

Jogo: Operário-PR 1x2 Goiás
Data: 12/04/25
Horário: 20 horas
Local: Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa (PR)

Árbitro: Bruno Mota Correia (RJ)
Assistentes: Luiz Cláudio Regazone (RJ) e Daniel de Oliveira Alves Pereira (RJ)
VAR: Márcio Henrique de Gois (SP)

Operário-PR: Talles; Diogo Mateus, Joseph, Allan Godói e Gabriel Feliciano; Fransérgio (Índio), Neto Paraíba (Zuluaga) e Boschilia (Pedro Lucas); Allano (Vinicius Mingotti), Daniel Amorim (Kleiton) e Rodrigo Rodrigues (Pedro Lucas). Técnico: Bruno Pivetti.

Goiás: Tadeu; Willean Lepo, Lucas Ribeiro, Messias e Lucas Lovat (Diego Caito); Marcão, Juninho (Rodrigo Andrade) e Rafael Gava (Vitinho); Jajá (Welliton Matheus), Arthur Caíke e Zé Hugo (Anselmo Ramon). Técnico: Vagner Mancini.

Gols: Rodrigo Rodrigues, aos 5' do 2ºT (Operário-PR); Arthur Caíke, aos 38' do 2ºT (Goiás); Diego Caito, aos 40' do 2ºT (Goiás)

Cartões amarelos: Fransérgio, Rodrigo Rodrigues (Operário-PR); Jajá, Vagner Mancini - técnico (Goiás)
Cartão vermelho: Vagner Mancini - técnico (Goiás)