IcMagazine

Famosos

Ex-BBB Kaysar embarca para o Líbano para visitar a família após tragédia

Folhapress

Modificado em 19/09/2024, 00:15

Ex-BBB Kaysar embarca para o Líbano para visitar a família após tragédia

(Divulgação)

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Kaysar Dadour, nascido em Alepo, na Síria, afirmou que vai viajar para o Líbano, na noite desta terça-feira (7), para visitar a família após intensos terremotos matarem mais de seis mil pessoas, na segunda-feira (6). Ele chegou ao Brasil em 2011 para fugir de conflitos no país e vai ficar na fronteira com o país natal pois tem receio de ser barrado ao tentar entrar na Síria.

O ex-BBB 18 disse que está com medo, mas precisa ver como a família está. "Estou um pouquinho ansioso, com medo, mas preciso ir ver eles. O povo sírio é um povo esquecido, infelizmente. Estou bem triste pela tragédia", disse durante uma participação no programa Mais Você (Globo).

Ele informou ainda que deve ficar por uma semana no local. "Fiquei sabendo que pode ficar sete dias mais ou menos assim. Então, vamos nessa, né?", falou. "Não quero chegar na fronteira e ser preso por lá. Tenho medo de entrar agora. É guerra, terremoto. Não sei o que está me esperando lá, realmente".

Nas redes sociais, ele também compartilhou fotos e vídeos da situação e lamentou as tragédias que ocorrem no país. "Não basta a guerra, vem aí o terremoto."

<br />

Geral

Terremoto deixa mais de 4.300 mortos e milhares de feridos na Turquia e na Síria

Tremor foi sentido na madrugada desta segunda (6), noite de domingo (5) no Brasil

Modificado em 19/09/2024, 00:12

Terremoto foi de magnitude 7,8

Terremoto foi de magnitude 7,8 (Red Crescent Turkiye)

Atualizada em 06/02/2023 às 18h35

Um terremoto de magnitude 7,8 matou mais de 4.300 pessoas na Turquia e na Síria, segundo balanço de autoridades locais. O **tremor foi sentido na madrugada desta segunda (6), noite de domingo (5) no Brasil ** .

Pelo menos 2.316 pessoas morreram na Turquia, de acordo com a agência de desastres turca, no pior evento do tipo no país desde 1939. Já na Síria, o regime de Bashar al-Assad somou 1.300 mortos até aqui. Há, ainda, 700 mortes relatadas pelos Capacetes Brancos em áreas controladas por rebeldes.

Segundo o governo turco, mais de 11 mil pessoas ficaram feridas e 2.818 prédios desabaram. Na Síria, o número de feridos chega a 1.326 nas áreas controladas pelo regime e a mil em porções dominadas por rebeldes. Centenas de vítimas ainda estão nos escombros, e as cifras de mortos e feridos podem aumentar.

O epicentro do sismo foi registrado na região entre as cidades turcas de Gaziantepe e Kahramanmaras, a uma profundidade de 10 a 24 quilômetros, de acordo com os serviços geológicos dos EUA e da Alemanha. Os tremores puderam ser sentidos na capital turca, Ancara, no Chipre, no Líbano e também no Iraque.

Raed Fares, um integrante dos Capacetes Brancos, disse à agência Reuters que o grupo tenta salvar sobreviventes nos escombros. Acostumados a resgatar vítimas nessas situações devido a ataques aéreos, eles agora são a principal força em território rebelde para atuar no socorro pós-terremoto.

Na cidade de Jandaris, barras de aço e roupas de residentes se misturavam nos escombros de um prédio que desmoronou. Um jovem com a mão enfaixada que aguardava ali disse que 12 famílias viviam no local. Nenhuma havia saído desde o tremor. Abdul Salam al Mahmoud, um sírio da cidade de Atareb, disse que o cenário parecia de apocalipse.

Horas depois do episódio, a mídia estatal ligada ao regime de Assad informou que um tremor foi sentido na capital, Damasco, sem fornecer detalhes sobre a magnitude. Por volta das 8h desta segunda-feira, no horário de Brasília, um novo sismo de magnitude 7,5 também foi detectado no sudeste da Turquia.

O terremoto atingiu uma zona remota e pouco desenvolvida da Turquia, o que escala o desafio das equipes de emergência. Autoridades relataram mais de 50 réplicas dos tremores nas primeiras dez horas a partir do sismo inicial, e alertaram que outras devem ser registradas durante os próximos dias.

O primeiro terremoto ocorreu às 4h17 (22h17 em Brasília), e imagens nas redes sociais logo mostraram os efeitos imediatos da tragédia, com o desabamento de construções. A transmissão da rede de TV estatal TRT exibiu moradores saindo às ruas sob neve para avaliar os estragos em alguns locais, assim como ocorreu em Damasco, onde relatos dão conta de desmoronamentos nas cidades de Aleppo e Hama.

Também houve sismos secundários, cerca de dez minutos depois do primeiro, de magnitudes que chegaram a 6,7, de acordo com a agência de notícias Associated Press. Segundo testemunhas relataram à agência de notícias Reuters, o tremor durou cerca de um minuto.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, manifestou solidariedade às vítimas e destacou que os serviços de emergência e resgate vão trabalhar em conjunto sob coordenação da Autoridade de Gerenciamento de Desastres e Emergências. "Esperamos superar esse desastre juntos, o mais rapidamente possível e com o mínimo de danos."

A região de Gaziantepe, muito atingida, é um importante centro industrial da Turquia. Atravessado por grandes falhas geológicas, o país está entre os mais propensos a tremores no mundo. Em 1999, um sismo de 7,4 sacudiu Izmit, no noroeste, deixando mais de 17 mil mortes e 500 mil desabrigados.

Em 2011, um tremor de 7,1 na província de Van matou mais de 600 pessoas. Em janeiro de 2020, 40 pessoas morreram durante um sismo de magnitude 6,8 na província de Elazing. Meses depois, em novembro, novo episódio em Esmirna fez quase cem vítimas e provocou um minitsunami que inundou cidades próximas e provocou danos severos na costa da Grécia.

A Turquia está sobre o encontro de duas placas tectônicas ---uma espécie de bloco que flutua sobre o manto, uma das camadas no interior da Terra. As placas podem se mexer, de forma divergente (movendo-se em direções contrárias), convergente (chocando-se uma contra a outra) e transformante (movendo-se lateralmente); os dois últimos movimentos costumam causar terremotos.

Diversos países manifestaram solidariedade e se prontificaram a enviar ajuda. Em nota, o Itamaraty manifestou solidariedade às autoridades turcas e sírias e disse que, por meio da Agência Brasileira de Cooperação, providenciará formas de oferecer ajuda humanitária para os atingidos.

O Ministério das Relações Exteriores disse ainda que não há, até o momento, notícias de brasileiros mortos ou feridos e que as embaixadas do Brasil em Ancara e Damasco, assim como o consulado em Istambul, estão acompanhando os desdobramentos.

O governo de Vladimir Putin, na Rússia, disse que dois aviões Ilyushin-76, da era soviética, estão com equipes de resgate disponíveis para voar para a Turquia. O russo tem importantes laços com Bashar al-Assad, que apoia na guerra civil síria, e com Erdogan, que flerta entre a Otan, a aliança militar ocidental, e Moscou.

Na mesma toada, o governo da Ucrânia também se prontificou a enviar "um grande grupo de resgate". O americano Joe Biden disse estar profundamente entristecido pelo terremoto. Segundo o secretário de Estado, Antony Blinken, afirmou que seu país já está prestando assistência a Ancara e que organizações humanitárias apoiadas pelos EUA fazem o mesmo na Síria.

O premiê de Israel, Binyamin Netanyahu, anunciou o envio de equipes de emergência à Turquia e disse que pretende fazer algo semelhante pela Síria. A União Europeia, por sua vez, afirmou que dez times de resgate foram mobilizados de Bulgária, Croácia, República Tcheca, França, Grécia, Holanda, Polônia e Romênia para apoiar os esforços na Turquia.

IcMagazine

Famosos

Com funk 'Fogo no Parquinho', Kaysar Dadour se lança como compositor e cantor

O sírio, que ficou em segundo lugar no BBB 18, lança nesta sexta-feira (5) o funk "Fogo no Parquinho", como uma homenagem ao reality que o consagrou

Modificado em 21/09/2024, 01:26

Com funk 'Fogo no Parquinho', Kaysar Dadour se lança como compositor e cantor

(kaysar.dadour)

Ele ficou famoso durante sua participação no Big Brother Brasil (Globo). Pouco tempo depois, mostrou que não pararia por aí e iniciou sua carreira como ator. Agora, Kaysar Dadour, 31, investe também como cantor. O sírio, que ficou em segundo lugar no BBB 18, lança nesta sexta-feira (5) o funk "Fogo no Parquinho", como uma homenagem ao reality que o consagrou.

Kaysar conta que a letra de sua primeira música, escrita em parceria com Zain e Bressan, e produzido pela Kazulo, fala de tudo no programa: do paredão; do apresentador, Thiago Leifert; do diretor, José Bonifácio Brasil de Oliveira, o Boninho, que ele chama carinhosamente de "big boss"; e do humorista Rafael Portugal, do quadro CAT BBB, que estreou no ano passado.

Nem mesmo a apresentadora do programa Mais Você (Globo), Ana Maria Braga, ficou de fora da música. O programa dela é o primeiro que os brothers eliminados visitam após deixarem a casa. "Eu sou muito grato ao BBB por tudo que fez, mudou a minha vida. Tenho orgulho de ter participado dele", disse ele, que perdeu o prêmio de R$ 1,5 milhão para a acreana Gleici Damasceno, 25.

Kaysar disse que desde que chegou ao Brasil se apaixonou pelo funk, ritmo que não conhecia quando vivia no seu país, a Síria. No BBB 18, começou a dançar funk e não parou mais. A aproximação com a música foi aumentando ainda mais, tendo participado como ator dos clipes "Chacoalhando", do Mc Leléto, e "Vai ficar querendo", do Mc Don Juan, ambos em 2018.

Em dezembro, o ator estreou cantando funk, com o MC Bin Laden, a música "Funk das Arábias". "Já ouviu alguém cantar em árabe funk? Você verá. Sei que o ano é de superação, mas o som vem muito dançante para curtir e tirar onda", escreveu MC Bin Laden na ocasião em suas redes sociais.

Kaysar falou que antes de chegar ao Brasil não pensava em gravar músicas, mas costumava cantar junto com os amigos na Síria. Segundo ele, isso é normal na cultura do seu país. "A gente canta muito amor e sofrimento, música árabe é muito sofrimento", disse. Mas agora o sírio decidiu investir nesta nova carreira, sem deixar a carreira de ator.

Animado, ele conta que tem feito aulas virtuais de violão desde o início da pandemia de Covid-19, no ano passado. "Estou aprendendo a tocar para mim as músicas que eu gosto. Tem que ter dom [para tocar o instrumento] e leva alguns anos para aprender. Estou no começo ainda", falou.

Além da música, Kaysar tem estudado atuação e terminou de gravar recentemente "Me tira da Mira", filme produzido por Cleo Pires e dirigido por Chien Hsi. Antes disso, o ator participou da novela "Órfãos da Terra" (Globo, 2019) e fez 'Carcereiros - A Noite Sem Fim (2019), filme que foi dividido em partes para ser exibido em formato de minissérie na Globo.

"Ser ator é uma paixão e é algo que quero seguir para o resto da vida. Me encontrei na atuação, mas em paralelo tenho muitos outros projetos e sonhos. Não vejo a hora de poder subir no palco e mostrar minhas canções. Eu estou me apaixonando pela música assim como lá atrás me apaixonei pela atuação", afirma.

IcMagazine

Famosos

Kaysar Dadour é o vencedor do 'Dança dos Famosos'

O ator alcançou 199,3 pontos e venceu por um décimo a atriz Dandara Mariana, que ficou em segundo lugar. Em terceiro ficou Jonathan Azevedo

Modificado em 25/09/2024, 00:36

Kaysar é o vencedor do 'Dança dos Famosos'

Kaysar é o vencedor do 'Dança dos Famosos' (Reprodução / Instagram @kaysar.dadour)

Ao lado da professora Mayara Araújo, Kaysar Dadour foi o campeão do quadro Dança dos Famosos na noite do domingo, 22. O ator alcançou 199,3 pontos e venceu por um décimo a atriz Dandara Mariana, que ficou em segundo lugar. Em terceiro ficou Jonathan Azevedo.

Os finalistas tiveram de dançar ao ritmo de tango e valsa.

A bailarina Ana Botafogo, o coreógrafo Carlinhos de Jesus e a ex-balarina do Faustão Raquel Guarini, que foi campeã da Dança dos Famosos, fizeram parte do corpo de jurados.

Já o júri artístico foi composto pelos cantores Léo Jaime e Fafá de Belém, os atores Marcello Melo Jr. e Vitória Strada, e o jornalista Artur Xexeo.

Ao ouvir o resultado da disputa anunciado por Fausto Silva, Kaysar segurou Mayara no colo e caiu no chão.

Nas redes sociais, Kaysar Dadour publicou uma foto com o troféu e Mayara ao lado. "Não sei nem por onde começar a escrever! Me faltam palavras para essa experiência incrível e transformadora! Sempre gostei de dançar, do dabke ao funk. Mas a dança vai muito além do que eu achava que conhecia. Foi uma experiência única, mas que eu viveria tudo de novo se pudesse!", explicou na legenda da imagem no Instagram.

O ator também deu detalhes da sensação que tinha cada vez que pisava no palco do Domingão do Faustão. "O mundo parava e, às vezes, não enxergava nada, tudo branco. Só ouvia o 'tak, tak, tak' e a Mayara falando: 'Bora parceiro, vai dar tudo certo'! Foi algo tão intenso que eu conseguia ouvir meu coração batendo forte! Uma mistura de vários sentimentos: frio na barriga, força, insegurança, e ao mesmo tempo, confiança, medo de errar e querendo sempre me divertir demais!", detalhou.

Ele aproveitou para agradecer a parceria com a professora: "A vitória de hoje não teria o mesmo sabor se não fosse com você ao meu lado! Vou te levar no meu coração pra sempre!", concluiu.

IcMagazine

Famosos

Ex-BBB Kaysar Dadour obtém cidadania brasileira e comemora: "Estou muito feliz e grato por tudo"

"Agora sou um cidadão brasileiro de alma, de coração e de documentação, com muito orgulho", disse o ator nascido na Síria

Modificado em 25/09/2024, 00:29

Kaysar Dadour apresenta filme " Carcereiros" durante feira de cinema em SP

Kaysar Dadour apresenta filme " Carcereiros" durante feira de cinema em SP (Thiago Duran/AgNews)

Depois de viver cinco anos no Brasil, o Kaysar Dadour conquisou a cidadania brasileira. O anúncio foi feito durante o quadro Dança dos Famosos , no Domingão do Faustão deste domingo, 14. O ex-BBB nascido na Síria e ator da TV Globo guardou segredo durante uma semana para fazer a divulgação ao vivo.

"Agora sou um cidadão brasileiro de alma, de coração e de documentação, com muito orgulho. Estou muito feliz e grato por tudo e por cada um de vocês, meus amores. Obrigado, Brasil, logo logo vou postar foto da minha documentação brasileira", declarou Kaysar em uma publicação que fez no Instagram. Nas imagens, ele aparece com a companheira de Dança dos Famosos, Mayara Araújo, durante performance.

Kaysar deu entrada para obter a cidadania brasileira em abril deste ano. "A minha essência já é brasileira e isso não há documento no mundo que possa explicar", afirmou o ator na ocasião.

O anúncio da cidadania de Kaysar foi feito pelo próprio ator após um comentário feito por Faustão no programa dominical. "Saiu no Diário Oficial que já estou brasileiro com documentação. Estou muito feliz e prometo que vou honrar minha nova cidadania", disse o ex-BBB.