Geral

Advogado diz que o motorista confundiu os pedais do carro envolvido em acidente na Avenida T-63

Defesa afirma que modelo do carro tem a função de acelerar e frear no mesmo pedal. Recurso é confirmado pela fabricante do veículo

Modificado em 19/09/2024, 00:26

Carro é do modelo Volvo XC40

Carro é do modelo Volvo XC40 (Divulgação/Polícia Civil)

O motorista do carro que atingiu e matou dois jovens no sábado (22), no viaduto da Avenida T-63, em Goiânia, confundiu os pedais e acelerou o veículo no momento do acidente, afirma o advogado dele, Danilo Vasconcelos. Imagens de câmeras de segurança registraram o carro na contramão da via.

"No carro dele, especificamente, o próprio pedal do acelerador também tem a função de frear. O carro tem o pedal de freio normal e outro de acelerar e frear. No momento do acidente, ele se confundiu. Na hora em que ele foi fechado pelo outro veículo, ao invés de frear, ele acelerou e perdeu o controle", explica Vasconcelos.

Segundo o advogado, o carro é do modelo Volvo XC40. A reportagem questionou a empresa por e-mail se, realmente, existe essa função de acelerar/frear no mesmo pedal e se essa característica pode ser usada como "responsável" pelo acidente, mas não obteve retorno até a última atualização desta matéria.

Um vídeo publicado no canal oficial da marca no YouTube, Volvo Car Brasil, apresenta a função One Pedal Drive como uma característica do XC40 Recharge Pure Electric. A empresa explica que o recurso pode ser ativado ou desativado dependendo das condições de direção ou conforme a preferência do motorista.

"Recomenda-se seu uso no trânsito da cidade para otimizar a autonomia, mas não para dirigir na estrada. O recurso One Pedal Drive também é conectado ao pedal do acelerador, proporcionando ao motorista o perfeito controle de aceleração e desaceleração utilizando o mesmo pedal", descreve a empresa no vídeo.

Em nota, a Volvo Car Brasil afirmou que tem um compromisso com a segurança, tanto dos condutores quanto do seu entorno. "Já fomos procurados pelas autoridades competentes e vamos colaborar integralmente com as investigações, fornecendo todas as informações necessárias", informou.

O acidente é investigado pelo delegado Hellynton Carvalho, da Delegacia de Crimes de Trânsito (Dict). O carro foi apreendido e deve passar por perícia. O POPULAR tentou contato com Hellynton, mas a Polícia Civil (PC) informou que ele só dará mais informações sobre a investigação após a conclusão da investigação.

Relembre

A Polícia Civil (PC) investiga o acidente que matou dois jovens no viaduto da Avenida T-63, no Setor Bueno, em Goiânia. O motociclista de aplicativo Leandro Fernandes Pires, de 23 anos, e o passageiro David Antunes Galvão, de 21, morrem após serem atingidos por um carro, que seguia pela via na contramão.

Um vídeo obtido com exclusividade pela TV Anhanguera mostra o exato momento do acidente. As imagens de câmera de segurança registraram o carro na contramão atingindo a moto em que Leandro e David estavam. Fora das filmagens, o veículo ainda atingiu outra moto, que foi jogada contra outro veículo.

Geral

Motorista envolvido em acidente que matou irmãos na BR-414 estava bêbado, diz polícia

Polícia Civil acompanha o caso e continuará com as investigações para apurar as causas do acidente

Modificado em 21/04/2025, 14:43

Segundo a PRF, motorista embriagado causou acidente que matou irmãos na BR-414, em Abadiânia (Divulgação/PRF e Reprodução/Redes Sociais)

Segundo a PRF, motorista embriagado causou acidente que matou irmãos na BR-414, em Abadiânia (Divulgação/PRF e Reprodução/Redes Sociais)

O motorista envolvido no acidente que matou irmãos na BR-414 estava dirigindo bêbado, conforme informou a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O acidente aconteceu na manhã do último sábado (19), em Abadiânia, na região do Entorno do Distrito Federal.

Como o nome do motorista não foi divulgado pelas autoridades, O DAQUnão conseguiu localizar a defesa dele até a última atualização dessa matéria.

O acidente envolveu um Hyundai HB20 e uma caminhonete Ford Ranger. No Hyundai estavam uma mulher, de 31 anos, e seus três filhos: Daniel da Silva Barbosa, de 13 anos, Samuel da Silva Barbosa, de 6, e um bebê de 1 ano. Enquanto na caminhonete estavam quatro pessoas, incluindo o motorista.

Idosa morre e outras três pessoas ficam feridas após capotamento na GO-080 Jovem morre após perder controle de carro e bater contra muro de empresa às margens da BR-060

De acordo com a PRF, após o acidente, os motoristas foram submetidos ao teste do bafômetro. A motorista do HB20 não apresentou ingestão de álcool. Já o motorista da Ranger testou positivo, com 0,52 mg/L de álcool no sangue, teor considerado crime pela legislação que permite até 0,05 mg/L de álcool por litro de ar expelido.

A Polícia Técnico-Científica foi acionada e esteve no local para investigar as circunstâncias do acidente. A Polícia Civil acompanhará o caso e dará continuidade às investigações para apurar as causas do acidente.

Acidente na BR-414 envolveu uma caminhonete Ford Ranger e um Hyundai HB20 (Divulgação/PRF)

Acidente na BR-414 envolveu uma caminhonete Ford Ranger e um Hyundai HB20 (Divulgação/PRF)

Geral

Homem usa criança como escudo durante perseguição policial, diz PM

Criança foi resgatada em segurança e suspeito preso em flagrante por tráfico de drogas

undefined / Reprodução

Um homem foi preso suspeito de usar uma criança como escudo para se proteger após uma perseguição policial ocorrida nesta sexta-feira (18), em Anápolis, a 55 km de Goiânia. Segundo a Polícia Militar (PM), o homem ainda teria apontado uma arma falsa para a equipe. O caso será investigado pela Polícia Civil (PC).

A polícia não divulgou o nome do suspeito e o grau de parentesco dele com a criança. A criança foi resgatada em segurança.

Conforme a Polícia Militar, o caso ocorreu no Bairro Adriana Parque, após a equipe tentar abordar o carro do suspeito, que não obedeceu a ordem de parada e fugiu em alta velocidade.

Durante a perseguição, o suspeito teria batido o carro e, neste instante, saiu do veículo usando uma criança de aproximadamente quatro anos como escudo, enquanto um outro homem que também estava no carro, tentou fugir a pé por uma região de mata.

Ainda segundo a PM, o homem usava a criança como escudo para se proteger ao mesmo tempo em que apontava uma arma de fogo para os policiais, arma esta que após verificação a equipe constatou se tratar de um simulacro, ou seja, uma arma falsa. Ele foi contido e a criança resgatada em segurança.

A polícia informou que com os suspeitos foram apreendidas porções de drogas, dinheiro em espécie e um aparelho celular. Na casa de um dos suspeitos, os policiais encontraram mais droga, balanças de precisão e materiais usados para o tráfico de drogas.

Ainda segundo a PM, o suspeito de usar a criança com escudo estava em descumprimento de medida cautelar, sem tornozeleira eletrônica, e se recusou a fazer o teste do bafômetro. Os dois foram presos por tráfico de drogas.

Homem foi preso e no carro dele foram apreendidas porções de drogas (Reprodução/ Polícia Militar)

Homem foi preso e no carro dele foram apreendidas porções de drogas (Reprodução/ Polícia Militar)

Geral

Idosa morre e outras três pessoas ficam feridas após capotamento na GO-080

Segundo os bombeiros, o motorista perdeu o controle do veículo e capotou por várias vezes até parar no canteiro central da pista

Idosa de 93 anos morreu em acidente na GO-080, em Goiás (Reprodução/Corpo de Bombeiros)

Idosa de 93 anos morreu em acidente na GO-080, em Goiás (Reprodução/Corpo de Bombeiros)

Uma idosa de 93 anos morreu e outras três pessoas ficaram feridas após o carro em que estavam capotar várias vezes na GO-080, entre Goiânia e Nerópolis. Segundo o Corpo de Bombeiros, o motorista perdeu o controle do veículo, que só parou no canteiro central da rodovia.

O acidente aconteceu nesta sexta-feira (18), na altura do km 46. De acordo com os bombeiros, a idosa foi encontrada fora do veículo e teve a morte constatada ainda no local. As outras três vítimas foram socorridas e encaminhadas ao hospital.

Como os nomes dos feridos não foram divulgados, a reportagem não conseguiu obter informações atualizadas sobre o estado de saúde deles.

Segundo os bombeiros, o motorista estava agitado, mas não apresentava lesões visíveis. A passageira do banco da frente estava consciente e sofreu ferimentos no braço, além de uma fratura no punho direito.

Uma das passageiras que estava no banco traseiro teve fratura no ombro direito, relatou dormência nos pés e queixava-se de dores de cabeça. A idosa que morreu também estava no banco de trás, mas foi encontrada fora do veículo.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o motorista perdeu o controle do veículo. (Reprodução/Corpo de Bombeiros)

Segundo o Corpo de Bombeiros, o motorista perdeu o controle do veículo. (Reprodução/Corpo de Bombeiros)

Geral

Policiais são filmados espancando duas pessoas durante abordagem em Águas Lindas de Goiás; vídeo

Imagens obtidas com exclusividade pela TV Anhanguera mostram os policiais desferindo socos no estômago e tapas no rosto dos suspeitos

Modificado em 19/04/2025, 21:46

undefined / Reprodução

Policiais Civis foram filmados agredindo dois rapazes durante uma abordagem em um prédio em Águas Lindas de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. Um vídeo exclusivo obtido pela TV Anhanguera mostra os policiais desferindo socos no estômago e tapas no rosto dos rapazes (veja no vídeo acima).

O caso aconteceu na última segunda-feira (14). Os policiais, conforme apuração da TV Anhanguera, tinham seis mandados de busca e apreensão para cumprir no prédio localizado no bairro Pérola II. A suspeita era de tráfico de drogas no local, que a Polícia Civil (PC) recebeu por meio de denúncias anônimas.

Policial militar é filmado agredindo adolescente em Palmelo; vídeo
Policiais mantêm silêncio
PM pega 12 anos e 6 meses de prisão por morte de entregador

Segundo a TV Anhanguera, dois suspeitos foram presos e um menor de idade foi apreendido em flagrante por tráfico de drogas. A polícia relatou à TV que os policiais tinham mandado para entrar no local.

O auto de prisão em flagrante da situação mostrou que os suspeitos ficaram com hematomas pelo corpo, conforme informações da TV Anhanguera. A justificativa dos machucados foi de que os rapazes teriam ficado agitados durante a abordagem e se debateram.

Como o nome dos suspeitos não foi divulgado, O POPULAR não conseguiu localizar suas defesas para posicionamento até a última atualização desta reportagem.

AO POPULAR , por meio de nota, a Polícia Civil informou que os fatos estão sendo apurados em procedimento instaurado pela Corregedoria da Polícia Civil (veja a nota completa abaixo).

Nota da Polícia Civil de Goiás

A Polícia Civil de Goiás informa que os fatos recentemente divulgados por meio do vídeo já são de conhecimento da instituição e estão sendo devidamente apurados em procedimento instaurado pela Corregedoria da Polícia Civil.

Gerência de Comunicação da Polícia Civil de Goiás/PCGO

Policiais Civis agredindo os rapazes durante abordagem (Reprodução/TV Anhanguera)

Policiais Civis agredindo os rapazes durante abordagem (Reprodução/TV Anhanguera)