Geral

Bebê é encontrada dentro de uma caixa de papelão em estrada de terra

Modificado em 17/09/2024, 15:47

Uma recém-nascida foi encontrada dentro de uma caixa de papelão na zona rural de Senador Canedo, na Região Metropolitana de Goiânia. De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a bebê tem aproximadamente 15 dias e está sendo cuidada na Maternidade Municipal Aristina Cândida.

Segundo a Polícia Militar (PM), uma equipe foi chamada para atender a ocorrência e disse que um adolescente de 13 anos encontrou a caixa com a bebê enrolada em cobertores e manta, vestida com uma blusa e com fralda, próximo à GO-403. O menino a levou para uma chácara próxima do local.

Ainda de acordo com a PM, a recém-nascida estava com sinais vitais presentes e fortes, ativa e reativa. Apresentava quadro de desidratação e não tinha sinais evidentes de ferimentos ou outras violências. Ela ainda estava com cordão umbilical.

Maternidade
O Samu foi chamado e levou a bebê para a maternidade da cidade, onde ela passou por avaliação e cuidados especializados, recebeu as primeiras doses de vacina BCG. Depois de receber alta ela será encaminhada ao Conselho Tutelar. A última atualização do estado de saúde da recém-nascida compartilhado pela assessoria municipal de Senador Canedo diz que ela está estável e sem problemas de saúde.

A Polícia Civil (PC) informou que abriu um investigações sobre o caso, que ouviu o adolescente que encontrou a criança e ele foi liberado.

IcEsporte

Esporte

Vila Nova vence a Chapecoense e dorme na liderança da Série B

Tigre segue com 100% de aproveitamento como mandante na Segundona

Momento do gol marcado por Facundo Labandeira, do Vila Nova

Momento do gol marcado por Facundo Labandeira, do Vila Nova (Wesley Costa / O Popular)

O Vila Nova vai dormir na liderança da Série B. Na noite desta sexta-feira (25), a equipe colorada venceu a Chapecoense por 1 a 0, no OBA, e assumiu de forma provisória a 1ª posição na tabela de classificação da Segundona. O gol da partida foi marcado pelo uruguaio Facundo Labandeira.

Com mais um resultado positivo em Goiânia, o Vila Nova chegou aos 10 pontos e subiu seis posições na 2ª Divisão do Campeonato Brasileiro. O Athletico-PR, que perdeu para o Novorizontino por 2 a 1 na abertura da 5ª rodada, caiu para a vice-liderança da competição nacional.

Para permanecer na 1ª posição, o Vila Nova precisa torcer para que o CRB não vença o Paysandu; que o Cuiabá não ganhe da Ferroviária; que aconteça um empate no duelo entre Avaí e América-MG; e que Coritiba e Goiás não vençam seus confrontos contra Operário-PR e Botafogo-SP, respectivamente, e superem o saldo de gols colorado.

Neste momento, o Vila Nova tem três gols positivos de saldo; Coritiba e Goiás têm um gol cada.

A vitória diante da Chapecoense manteve vivo um tabu de 13 anos sem perder para os adversários. Além disso, o Tigre segue com 100% de aproveitamento e ainda não foi vazado como mandante na Série B. Anteriormente, a equipe já havia vencido Paysandu (1 a 0), no Serra Dourada, e Botafogo-SP (2 a 0), no OBA.

Na temporada como um todo, o Vila Nova só perdeu uma vez em casa em 2025. Isso aconteceu no jogo de volta das quartas de final da Copa Verde, quando o Tigre atuou com o time sub-23 e perdeu por 3 a 1 para o Brasiliense, no Olímpico. Nos demais jogos, a equipe colorada ostenta oito vitórias e seis empates, com aproveitamento total de 66,6%.

O próximo confronto do Vila Nova na temporada será apenas na outra quinta-feira (1º), às 21h30, no Mineirão. O adversário será o Cruzeiro, pelo jogo de ida da 3ª fase da Copa do Brasil. Pela Série B, o Tigre só volta a campo no dia 6 de maio, uma terça-feira, quando visita o Athletic-MG.

O jogo

O Vila Nova entrou em campo com uma invencibilidade de três jogos, incluindo duas vitórias e um empate. Já a Chapecoense chegou embalada por dois triunfos consecutivos, depois de começar mal a Segundona. Com esse cenário, o duelo começou um pouco morno, mas rapidamente começou a esquentar.

Antes dos dez minutos do 1º tempo, os dois times chegaram com perigo à meta adversária. Os catarinenses tiveram a primeira boa chance, em chute de fora da área de Carvalheira, que passou perto da trave direita. Os goianos responderam em cabeceio de Júnior Todinho, que saiu por cima do gol.

Aos 15, Halls precisou trabalhar. Em outro arremate de longe, Marcinho bateu e o goleiro colorado espalmou para evitar a abertura do placar. Depois dessas três oportunidades, as equipes pararam para estudar melhor o jogo.

Então, aos 28, Jean Mota chutou rasteiro da entrada da área e fez a torcida gritar "uuuh" nas arquibancadas do OBA. Aos 31, Diego Torres recebeu cruzamento de Elias e cabeceou em cima de Léo Vieira, que conseguiu encaixar.

A partida foi ficando agitada. Aos 36, Gabriel Poveda caiu na área e os jogadores do Vila Nova reclamaram de pênalti. A jogava teve seguimento e Maílton, da Chapecoense, acertou a trave. Pouco depois, o Tigre voltou a atacar a Chape e o goleiro Léo Vieira espalmou cruzamento venenoso em direção à área.

Empolgado, o Vila Nova emendou um chute atrás do outro, mas sempre em cima do goleiro adversário. No final do 1º tempo, virou bombardeio alvirrubro. Aos 44, Gabriel Poveda cabeceou e Léo Vieira espalmou à queima-roupa. No rebote, a zaga cortou. O Tigre tentou até o fim, mas foi para o intervalo com o empate.

Logo no primeiro minuto do 2º tempo, o Vila Nova enfim abriu a contagem. Gabriel Poveda deixou de chaleira para Diego Torres, que tentou devolver de cabeça. João Paulo tirou parcialmente, mas mandou em cima de Labandeira, que, de frente para a meta, teve tempo o suficiente para dominar e concluir para o fundo das redes.

O gol deu tranquilidade para o Vila Nova trabalhar melhor a bola, acalmar os ânimos e, sempre que possível, tentar uma transição rápida para matar o jogo. Em um desses lances, aos 27, Gabriel Poveda bateu colocado e Léo Vieira precisou espalmar.

Na reta final, a Chapecoense se lançou com tudo para o setor ofensivo e o Vila Nova se postou no campo de defesa. Somente o atacante Gabriel Poveda ficava lá na frente, caso surgisse uma oportunidade de contragolpe.

Na bola parada, por pouco o Vila Nova não resolveu a parada, quando o capitão Tiago Pagnussat cabeceou para fora aos 48, após cobrança de escanteio. O Tigre continuou se segurando firme e garantiu mais três pontos dentro de casa.

FICHA TÉCNICA

Campeonato Brasileiro Série B - 5ª rodada

Jogo: Vila Nova 1x0 Chapecoense
Data: 25/04/25
Horário: 21 horas
Local: Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, em Goiânia (GO)

Árbitro: João Vitor Gobi (SP)
Assistentes: Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP)
VAR: Adriano de Assis Miranda (SP)

Vila Nova: Halls; Elias, Tiago Pagnussat, Bernardo Schappo e Willian Formiga; Arilson, Jean Mota (Dodô) e Diego Torres (João Vieira); Júnior Todinho (Ruan Ribeiro), Gabriel Poveda (Higor) e Facundo Labandeira (Vinicius Paiva). Técnico: Rafael Lacerda.

Chapecoense : Léo Vieira; Victor Caetano, Bruno Leonardo, João Paulo (Everton) e Maílton (Dentinho); Bruno Matias, Carvalheira e Giovanni Augusto (Thomás); Walter Clar (Mancha), Mário Sérgio e Marcinho (Ítalo). Técnico: Gilmar Dal Pozzo.

Gol: Facundo Labandeira, a 1' do 2ºT (Vila Nova)

Cartões amarelos: Halls (Vila Nova); Gilmar Dal Pozzo - técnico, Everton (Chapecoense)

Público: 6.203 presentes, 5.945 pagantes
Renda: R$ 111.640,00

Geral

Trabalhadores podem pedir novo consignado direto com bancos a partir desta sexta (25)

Quem já tem o consignado ativo com outro contrato também poderá fazer a migração para a nova linha do Crédito do Trabalhador

O Banco do Brasil informou que o consignado poderá ser simulado e contratado diretamente por seus canais digitais, incluindo app, internet banking e terminais de autoatendimento

O Banco do Brasil informou que o consignado poderá ser simulado e contratado diretamente por seus canais digitais, incluindo app, internet banking e terminais de autoatendimento (Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo)

A nova linha de crédito consignado para trabalhadores com carteira assinada poderá ser oferecida diretamente nos canais dos bancos a partir desta sexta-feira (25), segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos). A expectativa é que as maiores instituições passem a oferecer esse tipo de crédito de forma consistente em suas plataformas, o que pode aumentar a competitividade.

Os trabalhadores também continuam com a opção de contratar o empréstimo por meio do aplicativo da CTPS Digital, segundo o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).

Quem já tem o consignado ativo com outro contrato também poderá fazer a migração para a nova linha do Crédito do Trabalhador. A portabilidade pode ser solicitada pela CTPS ou no próprio banco em que o trabalhador tem a dívida. Já a troca de dívida entre bancos só será liberada no dia 6 de junho.

A Caixa Econômica Federal disponibiliza a contratação direta por meio do aplicativo, na funcionalidade "empréstimos". O banco já contratou mais de R$ 900 milhões do consignado para cerca de 77 mil clientes no país, e oferece uma taxa média de 2,5% ao mês.

O Banco do Brasil informou que o consignado poderá ser simulado e contratado diretamente por seus canais digitais, incluindo app, internet banking e terminais de autoatendimento, além das agências e correspondentes bancários. Para saber mais, o trabalhador pode acessar bb.com.br/consignadoprivado.

"As contratações têm apresentado uma taxa média de juros bastante inferior às taxas do empréstimo pessoal, do parcelamento do rotativo do cartão de crédito e de empréstimos em financeiras", diz a instituição.

O Itaú Unibanco diz oferecer a contratação diretamente pelo aplicativo, com análise e aprovação do crédito em poucos minutos. Clientes que já possuem um empréstimo pessoal ativo ou o antigo consignado também poderão migrar para a nova modalidade dentro do app e terão acesso a uma taxa mais vantajosa do que do crédito já contratado, segundo a empresa.

"A gestão do crédito contratado é feita diretamente no Superapp do Itaú, na área de Crédito, com total transparência e funcionalidades como consulta de saldo, quitação e antecipação de parcelas. A novidade está sendo disponibilizada de forma progressiva para os clientes", afirma.

O Santander informou que vai oferecer a nova linha nos canais próprios (agência, site, aplicativo e central de atendimento), mas as taxas variam de acordo com o perfil do cliente.

O Bradesco só começa a oferecer a partir deste fim de semana, em seus canais digitais, a portabilidade de outro contrato para o consignado CLT. A instituição começará a implementar gradualmente a oferta para novas contratações ao longo da semana que vem.

O Sicoob e o Safra ainda não detalharam como é possível solicitar o crédito diretamente com o banco.

No banco Pan, a contratação pode ser feita por meio do aplicativo e canais online, além do atendimento via WhatsApp. Alex Sander Gonçalves, diretor comercial e de produtos da instituição, diz que as taxas variam de acordo com o nível de risco do CPF e do CNPJ, mas acredita ainda haverá redução das taxas.

"Dentre as evoluções, destacamos o processo de manutenção dos descontos em caso de troca de empresa e a operacionalização da garantia do FGTS, que tem implementação prevista para julho de 2025."

O Nubank diz que oferece o novo consignado na plataforma da CTPS desde o dia 1º de abril e que passa a oferecer a modalidade diretamente no aplicativo da instituição de forma gradual a partir desta sexta. Para contratar, o trabalhador deve:

1 - Acessar o ícone "Pegar Emprestado" na tela inicial

2 - Na opção "Consignado do Trabalhador", clicar em "Simular"

3 - Preencher os dados solicitados e, após ler as informações do contrato, clicar em "Aceitar e Contratar", validando a operação com a senha.

Após a validação, segundo o Nubank, o contrato é enviado para a Dataprev, empresa do governo federal responsável por processar as informações. O cliente receberá uma notificação no próprio app em até 24 horas com a confirmação.

O Agibank diz que os clientes podem solicitar o crédito pelo aplicativo ou presencialmente nos polos presenciais da empresa, chamados de smart hubs. O banco espera um aumento no número de contratações.

"Atualmente, a taxa média praticada pelo Agibank para o crédito consignado está em linha com a média de mercado. Seguimos acompanhando de forma contínua as movimentações regulatórias, avaliando seus impactos para eventual revisão dos patamares praticados", diz Daniel Pires, diretor de crédito e dados do Agibank.

O novo consignado da Meutudo é oferecido em parceria com a Parati (aquisição que aguarda aprovação do Banco Central) e pode ser contratado pelos canais digitais das instituições, como aplicativos, sites e WhatsApp ou, em alguns casos, presencialmente.

"A contratação direta não altera o valor do crédito que pode ser liberado para o cliente. A principal mudança está no processo operacional, que é mais rápido e sem fricções", diz Eduardo Josef Wigman, diretor de produtos financeiros da Meutudo.

"Atualmente, a taxa média de mercado está acima de 3% ao mês. A informalidade e o tempo de recolocação do colaborador ainda são fatores de atenção, mas a tendência é de queda conforme o modelo evolui", afirma.

Geral

Onça que devorou caseiro em MS segue combalida e desidratada, diz boletim

O animal está desidratado e apresenta alterações hepáticas, renais e gastrointestinais, segundo o boletim médico

Onça-pintada ganhou o nome de 'Araguaia' e está sendo monitorada no 'Corredor da onça'.

Onça-pintada ganhou o nome de 'Araguaia' e está sendo monitorada no 'Corredor da onça'. (Reprodução/IOP)

A onça-pintada capturada nesta quinta-feira (24), que teria matado e comido o corpo do caseiro Jorge Ávalos em Mato Grosso do Sul, segue debilitada após sua primeira noite recebendo cuidados médicos no CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) de Campo Grande.

O animal está desidratado e apresenta alterações hepáticas, renais e gastrointestinais. Segundo o boletim médico divulgado nesta sexta-feira (25), os veterinários ainda aguardam laudos e resultados de exames - como raio-X, ultrassom e hemograma - para concluir o diagnóstico do estado de saúde da onça.

O felino, um macho de cerca de nove anos e com 94 quilos, está ''bem abaixo do peso'' e em situação ''combalida''. Após retornar da anestesia, ele está consciente, não vomitou ou regurgitou e está se comportando ''dentro da normalidade'', ainda conforme o boletim.

Onça está sendo mantida em um ambiente com grades. nesta quinta-feira (24), o CRAS precisou ser isolado para a chegada da onça e a entrada de pessoas não autorizadas foi proibida no local para garantir o manejo adequado do animal e a proteção da população, de acordo com a Polícia Militar Ambiental.

Ainda não foi informado qual será seu destino após os procedimentos médicos. Tiago Leite, coordenador técnico do Instituto Profauna e biólogo especialista em Ecologia e Monitoramento Ambiental, diz que, nos bastidores, se estuda para onde enviá-lo, caso confirmada a relação no ataque de Jorge. Um das possibilidades é que seja translocado para outra área silvestre, "mais preservada e isolada da presença humana, para evitar futuros incidentes como esse".

Caso é 'raríssimo'

Situação de magreza do bicho pode ter contribuído para o ataque. ''Um animal magro pode já ser mais idoso ou está passando por algum tipo de problema e, portanto, pode estar tendo dificuldade de capturar suas presas habituais no ambiente natural. Isso pode ter levado ele a buscar fontes de recurso mais fácil, como a presa humana'', explicou Tiago Leite.

O biólogo falou ainda que ataques predatórios como esses são muito raros. Ele esclarece que, em áreas naturais sujeitas a impactos ambientes, há uma tendência de que animais passem a buscar tipos de presas não habituais, como animais domésticos e, raramente, humanos.

Casos do tipo geram desinformação e "pavor", colocando animais em risco, conclui especialista. "Infelizmente, esse tipo de evento acaba ganhando grande repercussão por ser um evento traumático que causa um certo terror, e isso acaba gerando muita especulação e uma série de problemas", diz. Ele alerta ainda que, após eventos como esses, a população pode buscar "fazer justiça com as próprias mãos''.

Entenda o caso

Restos mortais de Jorge, 60, foram encontrados no último dia 22 próximos a uma propriedade rural de Aquidauana. Conforme divulgado por associações locais de pescadores, além dos policiais ambientais, familiares e guias da região encontraram partes do corpo de Jorge próximos de uma toca onde a onça repousava.

Homem foi atacado perto de um pesqueiro dentro do local onde trabalhava como caseiro da área de pesca. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram marcas de sangue vistas por moradores no sítio, conhecido como pesqueiro Touro Morto, no Pantanal, às margens do Rio Miranda.

Após a confirmação da morte de Jorge, órgãos estaduais iniciaram buscas pela onça. Uma equipe da Polícia Militar Ambiental foi designada para os trabalhos, acompanhada por Gediendson Ribeiro de Araújo, pesquisador da UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) e especialista em manejo de onças-pintadas, além de dois guias locais.

Geral

Conta de luz volta a ter taxa extra com bandeira amarela para bancar térmicas em maio

Com a implantação da bandeira amarela, a taxa será de R$ 1,88 para cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos

Modificado em 25/04/2025, 20:40

O consumidor estava sem pagar taxa extra na conta de luz desde dezembro

O consumidor estava sem pagar taxa extra na conta de luz desde dezembro (Pixabay)

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou nesta sexta-feira (25) que a conta de luz passará novamente a ter taxa extra para bancar usinas térmicas em maio. Com a implantação da bandeira amarela, a taxa será de R$ 1,88 para cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos.

Segundo a agência, a bandeira será acionada porque chove pouco na transição entre o período chuvoso e o período seco do ano. "As previsões de chuvas e vazões nas regiões dos reservatórios para os próximos meses ficaram abaixo da média", disse.

O consumidor estava sem pagar taxa extra na conta de luz desde dezembro. "A previsão de geração de energia proveniente de hidroelétrica piorou, o que nos próximos meses poderá demandar maior acionamento de usinas termelétricas, que possuem energia mais cara", afirmou a agência.

O sistema de bandeiras tarifárias foi implantado em 2015 e tem o objetivo de bancar o acionamento de usinas térmicas em períodos de pouca chuva, ao mesmo tempo em que sinaliza ao consumidor de que o cenário energético é desfavorável.

"Com o acionamento da bandeira amarela, a Aneel reforça que é crucial manter bons hábitos de consumo para evitar desperdícios e contribuir para a sustentabilidade do setor elétrico", disse a agência em nota distribuída nesta sexta.

A necessidade de taxa extra na conta de luz volta a pressionar a inflação, que vem em desaceleração nos últimos dois meses, mas ainda acima do teto da meta estabelecido pelo Banco Central, o que reforça expectativas de nova alta na taxa de juros em maio.

Nesta sexta, o IBGE divulgou que o IPCA-15, prévia da inflação oficial, fechou abril em 0,43%, queda em relação ao mês anterior, mas ainda com grande pressão de preços dos alimentos. Em 12 meses, a taxa é de 5,49%.

ENTENDA MAIS SOBRE AS BANDEIRAS TARIFÁRIAS

  • Bandeira verde: condições favoráveis de geração de energia. A tarifa não sofre nenhum acréscimo
  • Bandeira amarela: condições de geração menos favoráveis. A tarifa sofre acréscimo de R$ 0,01885 para cada quilowatt-hora (kWh) consumidos
  • Bandeira vermelha - Patamar 1: condições mais custosas de geração. A tarifa sofre acréscimo de R$ 0,04463 para cada quilowatt-hora kWh consumido
  • Bandeira vermelha - Patamar 2: condições ainda mais custosas de geração. A tarifa sofre acréscimo de R$ 0,07877 para cada quilowatt-hora kWh consumido