Decisão será no estádio Serra Dourada, no dia 23 de abril, a partir das 19h30
Goiás e Paysandu empataram sem gols no primeiro jogo da final da Copa Verde. Nesta quarta-feira (9), no estádio Mangueirão, as equipes fizeram um duelo movimentado, mas ficaram no 0 a 0.
O segundo jogo da decisão será disputado no estádio Serra Dourada, no dia 23 de abril, a partir das 19h30. Quem vencer conquista o título regional em 2025 e garante vaga direta à 3ª fase da Copa do Brasil do ano que vem. A definição do campeão só será nos pênaltis em caso de nova igualdade no tempo regulamentar.
O principal palco do futebol goiano volta a receber uma decisão com o Goiás envolvido depois de sete anos. A última vez que o time esmeraldino jogou uma partida que valia título no Serra Dourada foi no dia 8 de abril de 2018, quando superou a Aparecidense por 3 a 1 e conquistou o 28º e último título do Campeonato Goiano.
Assim como na temporada de 2023, o Goiás terá a chance de ser campeão da Copa Verde como mandante. Há dois anos, o time esmeraldino conquistou seu primeiro título da competição regional ao superar o Paysandu, na Serrinha. Foi a última conquista da equipe esmeraldina.
Essa foi apenas a terceira vez em 12 edições da Copa Verde que o jogo de ida da final terminou empatado - curiosamente todas as ocasiões foram por 0 a 0. Nas outras duas, o Vila Nova esteve envolvido e perdeu as decisões de 2021 (para o Remo) e 2022 (para o Paysandu), ambas após disputa de pênaltis.
Antes da partida que vai definir o título da Copa Verde, o Goiás terá pelo menos dois confrontos pela Série B: no próximo sábado (12) diante do Operário-PR, fora de casa, e o primeiro clássico goiano na Segundona contra o rival Vila Nova, na Serrinha, na quinta-feira (17).
Há possibilidade do clube goiano ainda enfrentar o América-MG, em Belo Horizonte, mas a CBF ainda confirmará a data da partida que está prevista para ocorrer entre os dias 19 e 20 de abril.
O elenco do Goiás, inclusive, não vai voltar para Goiânia após o primeiro jogo da final da Copa Verde. A delegação esmeraldina embarca nesta quinta-feira (10) para Curitiba, onde vai iniciar a preparação para o jogo contra o Operário-PR, em Ponta Grossa.
A equipe goiana pode ganhar um reforço entre os atletas relacionados. Ainda será confirmado, mas o Goiás quer levar o atacante Anselmo Ramon para Ponta Grossa. O jogador de 36 anos deve encontrar a delegação goiana em Brasília, nesta quinta-feira, onde será a conexão para Curitiba.
Caso Anselmo Ramon seja regularizado ainda nesta semana, ele poderá fazer a estreia pelo time esmeraldino diante do Operário-PR.
O empate com o Paysandu no jogo de ida da final da Copa Verde amplia a sequência invicta do Goiás sob comando do técnico Vagner Mancini.
Considerando jogos da temporada de 2024, o time esmeraldino não perdeu nenhuma vez nos últimos dez compromissos. São oito vitórias e dois empates. Na sequência, nove jogos consecutivos o clube goiano não sofreu gol (atual sequência).
A última derrota do Goiás sob o comando do treinador foi no dia 13 de outubro do ano passado, quando foi superado pelo rival Vila Nova, por 1 a 0, pela Série B. O Tigre era comandado por Luizinho Lopes, atual técnico do Paysandu.
Leia o resumo do primeiro jogo da final
A partida no Mangueirão começou equilibrada com as duas equipes buscando o campo de ataque. O Paysandu tomou a iniciativa nos primeiros minutos e incomodou os zagueiros esmeraldinos com cruzamentos. O Goiás também deu trabalho para os defensores do Papão, principalmente em jogadas pelo lado esquerdo.
A primeira boa chance da partida foi do Goiás. Aos 13 minutos, Arthur Caíke cobrou falta direta, o goleiro Matheus Nogueira deu rebote e, por pouco, o zagueiro Lucas Ribeiro não aproveitou para abrir o placar.
O susto acordou o Paysandu. A equipe da casa voltou a atacar com mais frequência e iniciou uma blitz no campo de ataque. A maioria das tentativas foram por meio de cruzamentos, alguns próximos da pequena área esmeraldina.
Aos 22 minutos, o Paysandu chegou com perigo. Matheus Vargas recebeu passe dentro da área, depois de cobrança de escanteio, e chutou forte no meio do gol. O goleiro Tadeu espalmou, a bola parou no atacante Rossi, que chutou por cima da meta esmeraldina.
Nos minutos finais do primeiro tempo, os times trocaram contra-ataques. Em uma dessas jogadas, aos 38 minutos, Tadeu salvou o Goiás mais uma vez. Rossi disparou pelo lado direito do ataque e cruzou no meio da área, Nícolas chutou à queima roupa, mas o goleiro esmeraldino fez grande defesa para manter o zero no placar.
As equipes fizeram alterações nos primeiros minutos do segundo tempo, mas o panorama do jogo não mudou. Goiás e Paysandu buscavam o ataque com frequência. Os times criaram chances de maneiras parecidas, pelos lados do campo com alguns cruzamentos e chutes de fora da área.
A partir dos 25 minutos, o Paysandu voltou a pressionar o Goiás. Em algumas ocasiões, o goleiro Tadeu fez boas defesas e impediu o gol paraense.
FICHA TÉCNICA
Copa Verde - Final (jogo de ida)
Jogo: Paysandu 0x0 Goiás
Local: estádio Mangueirão (Belém/PA)
Data : 9/4/2025
Horário: 20 horas
Árbitro: Alisson Sidnei Furtado/TO
Assistentes: Anne Kesy Gomes de Sá/AM e Cipriano da Silva Sousa/TO
VAR : Rodrigo Batista Raposo/DF
PAYSANDU: Matheus Nogueira; Edilson (Bryan Borges), Yeferson Quintana, PK, Ramón Martínez; Luan Freitas, Leandro Vilela (Matheus Vargas), Marlon Douglas (Matías Cavalleri); Rossi, Nicolas (Jorge Benítez) e Pedro Delvalle (Giovanni). Técnico: Luizinho Lopes.
GOIÁS: Tadeu; Willean Lepo (Diego Caito), Lucas Ribeiro, Messias, Lucas Lovat (DG); Marcão, Juninho, Rodrigo Andrade (Rafael Gava); Jajá (Welliton Matheus), Arthur Caíke (Facundo Barceló) e Zé Hugo. Técnico: Vagner Mancini.
Cartões amarelos: Rossi (Paysandu), Willean Lepo e Lucas Lovat (Goiás)