Geral

Goiânia tem surto de diarreia, e sobe para 16 o número de cidades com registros

No total, 3.041 casos foram notificados em Goiás, segundo a Secretaria de Estado da Saúde

Modificado em 17/09/2024, 17:19

Lavar as mãos com frequência é um meio de prevenção

Lavar as mãos com frequência é um meio de prevenção (EBC/Divulgação)

Sobre para 16 o número de municípios goianos com surtos da doença diarreica aguda (DDA), incluindo Goiânia - que não apareceu na primeira lista, em que 12 municípios estavam sendo investigados - de acordo com a última atualização da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). No total, 3.041 casos foram notificados. Segundo a SES, os casos continuam sendo monitorados e os municípios estão recebendo apoio nas ações de controle da doença.

Os municípios são: Campos Belos, Cavalcante e Monte Alegre, São Miguel do Araguaia, Nova Crixás, Aruanã, Britânia, Cachoeira Alta, Goiatuba, Caturaí, Caldas Novas, Porangatu, Goiânia, Inhumas, Trindade e Firminópolis. Desses, o município com maior número de casos na última semana foi Campos Belos, mas a SES informou que os dados apresentaram queda de 30,4%. Foram registradas 110 notificações na semana passada e 48 nesta semana.

O jornal tentou contato com a Secretaria Municipal de Saúde, por e-mail e telefone, para solicitar os dados especificamente de Goiânia, mas não obteve resposta até a última atualização desta matéria.

Ainda de acordo com a SES, as possíveis causas ainda estão sendo investigadas, com testes em andamento. No entanto, as principais hipóteses são a contaminação da água de poços particulares com presença da bactéria Escherichia coli, e ainda rotavírus.

DDA

A DDA é um quadro de diarreia que acontece subitamente, de acordo com o médico infectologista Marcelo Daher. Os primeiros critérios a serem observados são febre, sangue nas fezes e duração desse quadro de sintomas.

O médico pontuou que a diarreia aguda é diferente da crônica. A primeira dura alguns dias - até 14, segundo o Ministério da Saúde -, enquanto a segunda pode durar meses, segundo ele. Essa questão é importante porque o tempo de duração dos sintomas auxilia a identificar se o quadro é bacteriano ou viral, segundo o médico.

Tratamento

De forma geral, Marcelo explica que medicamentos são evitados em casos de diarreia. O recomendado é fazer uma hidratação vigorosa, com soro e água. "No geral, a gente evita medicamentos que cortam a diarreia, porque a gente tem que deixar limpar o intestino", explicou ele.

Marcelo também fala sobre alguns alimentos que devem ser evitados pelos pacientes com DDA, como feijão e fibras, pois podem agravar o quadro. Ele recomenda "uma dieta mais leve, com alimentos de fácil absorção e que tenham pouca fibra", como purê de batata, frango grelhado e canja.

O médico informou que o tratamento, quando se trata de medicamento, depende do causador da doença. Ele ressalta que é importante consultar um médico para entender o quadro e o tratamento de cada paciente, além de não se medicar sozinho. Ainda explicou que, em casos de doença bacteriana, talvez seja necessário o uso de antibióticos. Já em casos de vírus, ele explica que é mais raro ser necessário medicar, mas em situações excepcionais, seria utilizado um antiparasitário, mas, claro, com supervisão médica.

Contaminação

O médico explicou que as causas para esse quadro são variadas: alimentos contaminados, transmissão hídrica, intoxicação e até surtos localizados. Ele também afirmou que as causas mais comuns para quadros de DDA são intoxicações alimentares. "Normalmente está relacionado com festas, restaurantes e bufês".

No entanto, quando a causa está relacionada à qualidade da água, a abrangência da doença é maior e mais alarmante, segundo ele. Sobre o assunto, o médico apontou que "se existe uma contaminação do lençol freático com a Escherichia coli, ou com água de esgoto, vai ter um surto em uma cidade ou em um bairro, então a área de abrangência é muito maior".

Prevenção

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que a doença diarreica aguda pode ser prevenida e controlada com medidas de higiene e saneamento básico. Por isso, a pasta listou medidas simples que podem auxiliar na prevenção da DDA:

  • Lavar as mãos com frequência, principalmente antes das refeições e após usar o banheiro;
  • Consumir água tratada e alimentos bem cozidos;
  • Manter os alimentos em locais adequados e protegidos de insetos;
  • Buscar atendimento médico em caso de sintomas como diarreia, vômitos, febre e dor abdominal.
  • IcMagazine

    Gata do Daqui

    Fernanda Machado revela sofrer TPM mais grave

    Atriz revelou aos seguidores no Instagram que há um ano e meio foi diagnosticada com o Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM)

    Fernanda Machado revela sofrer TPM mais grave

    (Montenegro Talents)

    A atriz Fernanda Machado, de 44 anos, revelou aos seguidores no Instagram que há um ano e meio foi diagnosticada com o Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM), condição caracterizada por sintomas emocionais e comportamentais que ocorrem antes da menstruação. O TDPM é um distúrbio mais grave que a tensão pré-menstrual (TPM).

    "Oi, gente! Há um ano e meio fui diagnosticada com TDPM. Há um ano que estava querendo falar sobre isso por aqui, mas estava sumida porque estava estudando sobre esse assunto e também porque estava terminando de escrever o meu livro que estou prestes a lançar aí no Brasil em maio. Tudo que não me contaram sobre a maternidade, onde obviamente falo sobre maternidade, mas também sobre os hormônios, porque uma coisa está totalmente ligada a outra. Fazer as pessoas entenderem melhor o que é TDPM", começou.

    Fernanda -- que atualmente mora na Califórnia, nos EUA, com o marido e os dois filhos -- relembra a descoberta. "Quando descobri que sofria desse transtorno, foi um mix de emoções. Mas, sem dúvida nenhuma, o diagnóstico me trouxe um certo alívio por eu finalmente entender o que estava acontecendo no meu cérebro. E desde então comecei uma jornada de estudos intensa que tem me ensinado muito. Decidi que traria luz e atenção para esse transtorno tão sério, que se fala tão pouco e destrói a vida de milhares de mulheres."

    (Reprodução/Instagram)

    (Reprodução/Instagram)

    (Reprodução/Instagram)

    (Reprodução/Instagram)

    Geral

    Homem morre após ser espancado por empresário e amigos após invadir lava-jato; vídeo

    Segundo Polícia Militar, vítima foi agredida por cinco homens que utilizaram um taco de beisebol envolto por arame farpado

    Modificado em 18/04/2025, 19:14

    Um homem morreu após ser espancado por um empresário e quatro amigos após invadir um lava-jato localizado no jardim Maria Helena, na região leste de Goiânia. Segundo a Polícia Militar de Goiás (PM-GO), a vítima, que não teve o nome revelado, foi agredida pelos suspeitos com um taco de beisebol envolto em arame farpado. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local (veja o vídeo - atenção as imagens e áudios são fortes).

    Como os nomes dos suspeitos do crime não foram divulgados, O POPULAR não conseguiu localizar a defesa deles até a última atualização desta reportagem.

    O crime foi registrado na madrugada de quinta-feira (17), por volta das 2h, conforme a PM, após o proprietário do estabelecimento, de 30 anos, notar a presença do invasor por câmeras de segurança do local e chamar os amigos, sendo um deles funcionário dele.

    O cabo da PM Rafael Moreira disse que a polícia recebeu uma denúncia de um morador de que um homem estava sofrendo agressões dentro de um estabelecimento comercial próximo do Jardim Novo Mundo. Conforme ele, dois dos suspeitos foram encontrados ainda dentro do local do crime.

    O proprietário e o seu funcionário ainda estavam dentro do estabelecimento quando as equipes chegaram. Os demais autores estavam nas proximidades do setor", relatou Moreira.

    PM relatou que cinco suspeitos foram presos (Divulgação/PM-GO)

    PM relatou que cinco suspeitos foram presos (Divulgação/PM-GO)

    À polícia, um dos investigados chegou a confessar o crime e disse que foi chamado pelo amigo para ajudar no espancamento. De acordo com ele, o homem utilizou "um taco de beisebol, com arame farpado" para agredir a vítima. Ele, o empresário e outros três suspeitos, entre 18 e 30 anos, foram presos.

    Conforme a PM, o empresário possui passagens criminais por roubo e por três portes ilegais de arma de fogo.

    Ainda não foi divulgado o motivo da vítima ter invadido o estabelecimento.

    A reportagem entrou em contato com as polícias Técnico-Científica e Civil para obter mais informações sobre o caso, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

    PM relatou que cinco suspeitos foram presos (Divulgação/PM-GO)

    PM relatou que cinco suspeitos foram presos (Divulgação/PM-GO)

    IcEsporte

    Esporte

    CBF altera horário da final da Copa Verde após solicitação do Goiás

    Partida vai ser disputada a partir das 21 horas, no estádio Serra Dourada, na próxima quarta-feira (23)

    Serra Dourada será o palco da decisão da Copa Verde entre Goiás e Paysandu

    Serra Dourada será o palco da decisão da Copa Verde entre Goiás e Paysandu (Fábio Lima)

    A CBF alterou o horário da decisão da Copa Verde entre Goiás e Paysandu. Após solicitação do clube esmeraldino, a entidade mudou o horário da partida para 21 horas - o horário anterior era 19h30.

    O pedido teve relação direta com a intenção do Goiás de lotar o estádio Serra Dourada. Com horário às 19h30, por ser horário de pico, a torcida esmeraldina poderia ter dificuldades para acessar a região do principal palco do futebol goiano. Com novo horário, a expectativa é que o estádio fique lotado desde o início do apito inicial.

    O clube goiano já definiu os valores dos ingressos para a decisão: 60 reais (cadeiras) e 20 reais (arquibancadas). A comercialização será a partir de domingo (20).

    Goiás e Paysandu empataram sem gols no jogo de ida da final da final. Quem vencer no Serra Dourada, conquistará o título da Copa Verde. Nova igualdade levará a disputa para os pênaltis.

    O clube esmeraldino busca o segundo título da Copa Verde. O Goiás é o único time do futebol goiano que conquistou o torneio regional, ao bater o próprio Paysandu, em 2023.

    Geral

    Jovem morre após perder controle de carro e bater contra muro de empresa às margens da BR-060

    Segundo Polícia Rodoviária Federal, motorista acessou rodovia por via marginal antes do acidente

    Segundo bombeiros, vítima foi encontrada morta

    Segundo bombeiros, vítima foi encontrada morta (Divulgação/PRF)

    Um jovem de 28 anos morreu após perder o controle do carro que estava e bater contra um muro de uma empresa às margens da BR-060, em Abadia de Goiás, na Região Metropolitana de Goiânia. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu na madrugada desta sexta-feira (18)

    De acordo com a polícia, o motorista tentou acessar a rodovia por via marginal no sentido Abadia para a capital quando perdeu o controle do veículo. O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBM-GO) atendeu a ocorrência.

    Chegando ao local encontramos a vítima sentada, dentro do veículo, sem sinais vitais", relataram os bombeiros.

    O Corpo de Bombeiros informou que um médico do Hospital de Abadia, que estava no local, atestou a morte do motorista. Uma equipe da Polícia Técnico-Científica (PTC) compareceu ao "local de crime" e fez uma perícia preliminar.

    A princípio foi uma saída de pista seguida de colisão em um muro, não teve elementos que justificassem a saída de pista", disse a PTC.

    O DAQUI entrou em contato com a Polícia Civil de Goiás (PC-GO) para obter mais informações sobre esse acidente, mas não houve retorno até a última atualização desta reportagem.