Geral

Ibama autorizou condomínio de luxo usar armadilha com cabrita para capturar onça em Goiânia

De acordo com o instituto, as condições que o animal foi deixado lá, como falta de água e alimento serão apuradas

Modificado em 17/09/2024, 15:51

Cabrita em armadilha para capturar onça em Goiânia

Cabrita em armadilha para capturar onça em Goiânia (Reprodução)

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou, por meio de uma nota, que autorizou um condomínio de luxo em Goiânia a usar uma armadilha com uma cabrita para capturar uma onça. De acordo com o instituto, as condições que o animal foi deixado lá, como falta de água e alimento serão apuradas.

"Após meses de tentativas com métodos como instalação de laços de contenção e uso de carne fresca (como sardinha e frango) para atrair o animal, iniciou-se o uso de armadilhas com animal vivo. Nesse método, o animal é isolado em um compartimento na armadilha. Ressaltamos que está técnica deve observar os cuidados necessários com alimentação, disponibilidade de água e demais precauções. O Ibama informa que irá apurar informações sobre as possíveis inadequações quanto à alimentação e oferta de água relatadas", diz a nota.

Entenda o caso

Como mostrou o Daqui, os moradores registraram a situação alegando que o filhote estava sofrendo maus-tratos. A onça não conseguiria o matar caso fosse capturada, mas os moradores pontuaram que o animal ficava muito tempo em uma gaiola pequena, sem acesso à água ou alimentação (assista acima).

No vídeo, o animal aparece preso na armadilha, em um pequeno espaço na extremidade dela. Ele fica guardado por uma grade de proteção, para que a onça não tenha acesso se for capturada. Não há água ou comida na gaiola, e o filhote está em pé devido ao espaço reduzido.

Uma moradora, que preferiu não ser identificada, relatou que o condomínio informou que uma onça rondava a região. No entanto, ela disse também que nunca viu o animal ou vídeo dele.

"A armadilha seria pra colocar frango, peixe, algum tipo de isca. O que indignou os moradores foi que eles colocaram uma cabra viva num cubículo que ela nem se mexia, ela ficava de pé sem se mexer. Sem água, sem comida. Colocaram ela quase 12h da tarde e deixaram ela exposta a noite toda, sem água, sem comida, sem deitar, sem se mexer, até o dia seguinte", disse a moradora.

Em um comunicado enviado aos associados na sexta-feira (19), a Associação dos Amigos do Residencial Aldeia do Vale (Saalva) informou que "as armadilhas e as câmeras de monitoramento foram cedidas pelo Cetas/Ibama. Os procedimentos em uso, com objetivo de capturar a onça parda, seguem rigorosamente as instruções técnicas e a supervisão destes órgãos".

A moradora disse que as armadilhas foram colocadas há cerca de quatro meses, em diferentes locais no condomínio. Somente um filhote de cabra foi visto e registrado. "O condomínio falou que pegou essa cabra emprestada de um funcionário, mas não quis falar de quem era. A gente queria resgatar a cabra e ela virar até mascote do condomínio. A gente achava que era muito maltratada", disse ela.

Segundo ela, depois que os moradores questionaram a gestão do condomínio com os vídeos, o filhote não foi mais visto. Ela diz que o animal era colocado na gaiola quando anoitecia, e deixado lá até amanhecer.

"O problema não é nem colocar a isca viva, se o Cetas ou o Ibama manda colocar. O problema é ter deixado o animal sofrer. (...) Vários moradores ficaram indignados. Era uma indignação muito grande", relata a moradora.

Nota do Ibama

"O Ibama informa que, diante da necessidade de captura da onça parda no condomínio, foram autorizados pelo Instituto diversos métodos para essa finalidade. Após meses de tentativas com métodos como instalação de laços de contenção e uso de carne fresca (como sardinha e frango) para atrair o animal, iniciou-se o uso de armadilhas com animal vivo. Nesse método, o animal é isolado em um compartimento na armadilha. Ressaltamos que está técnica deve observar os cuidados necessários com alimentação, disponibilidade de água e demais precauções.

Os métodos autorizados são respaldados cientificamente e são aplicados em casos específicos como este. O Ibama tem a responsabilidade de avaliar e autorizar medidas que solucionem o caso, enquanto o condomínio apresenta e executa o plano de manejo autorizado para a captura, coordenado por um profissional habilitado contratado pelo próprio condomínio.

Destacamos que o Ibama monitora a situação desde dezembro passado, quando o animal foi avistado pela primeira vez, e atende prontamente às solicitações necessárias para lidar com o caso.

O Ibama informa que irá apurar informações sobre as possíveis inadequações quanto à alimentação e oferta de água relatadas."

IcMagazine

Gata do Daqui

Graziella Schmitt se desdobra para cuidar de três crianças

A loira, que iniciou no meio artístico como paquita, afirma que busca conciliar os desafios da maternidade dos três filhos

Graziella Schmitt, 43, usou as redes sociais para falar sobre o desafio que enfrenta com mãe de três crianças (Constance, 5 anos, Chloé, 3, e Guel, de 8 meses), todas do casamento com o ator e cantor Paulo Leal.

Estou experimentando a graça na maternidade de uma forma diferente com a chegada do terceiro filho", disse, ao compartilhar fotos com o a família.

A loira, que iniciou no meio artístico como paquita, afirma que busca conciliar maneiras para dar atenção às crianças.

É um novo jeito de organizar a rotina, de fazer a introdução alimentar, lidar com não conseguir dar tanto colo para os três quanto eu gostaria, mas encontro outras formas de amar cada um. A cada fase, um novo degrau a subir e amadurecer como mãe", afirmou.

Após deixar o posto de paquita, ela continuou trabalhando com Xuxa por um ano e foi "Gata do Planeta", no Planeta Xuxa, em 2000. Ela também foi apresentadora do extinto infantil TV Globinho e conquistou papéis em Malhação, A Turma do Didi e Sob Nova Direção.

(Divulgação / Rodrigo Lopes)

(Divulgação / Rodrigo Lopes)

(JenniferKLiu)

(JenniferKLiu)

IcMagazine

Novelas

Vale Tudo: Fátima pede ajuda a César para conquistar Afonso

Confira o resumo das novelas desta terça-feira, 22 de abril de 2025

Cauã Reymond vive César em Vale Tudo

Cauã Reymond vive César em Vale Tudo (Fábio Rocha / Globo)

Garota do Momento

Clarice sonda Maristela sobre a morte de Valéria. Basílio prova a autenticidade de seu casamento com Maristela. Celeste conta a Lígia sobre a gravidez. Zélia garante a Basílio que será sua inimiga. Clarice conta a Beatriz sobre Valéria. Beatriz pede que Basílio proteja Clarice dos Alencar. Anita confronta Edu sobre o estado de Celeste. Lígia se emociona quando Celeste a chama de mãe. Bia sofre com a rejeição de suas amigas. Basílio revela a Maristela que Juliano a está dopando.

Volta por Cima

Madalena, Jão e Alberto se alegram com Doralice. Jin fala com Tati sobre o contrato com sua produtora. Doralice chega ao hospital para a cirurgia. Passam-se alguns meses. Chega o dia do último show de Jin, e Tati fica animada. Violeta faz uma proposta para Cacá. Joyce e Osmar namoram, e Sebastian sofre. Matias se aproxima de Silvia. Gerson pede ajuda a Rodolfo. Violeta se encontra com Gerson. Jão se preocupa com Nando. Nando é internado em estado grave.

Vale Tudo

César pede uma carona a Marcondes para o Rio. Heleninha fica aliviada ao saber que Tiago está com Cecília e Laís. Aldeíde conta a Ivan sobre Rubinho. Renato fica arrasado ao saber de Rubinho. Tiago se nega a contar para Heleninha o que o fez fugir. Fátima pede ajuda a César para conquistar Afonso, a fim de que ambos possam usufruir do dinheiro da família Roitman. Marco Aurélio e Freitas descobrem que a mala com os dólares desapareceu.

IcMagazine

Horóscopo

Confira o horóscopo desta terça-feira, 22 de abril de 2025

Modificado em 21/04/2025, 18:00

Confira o horóscopo desta terça-feira, 22 de abril de 2025

Áries

Áries (21/03 - 19/04)

Lua e Júpiter em sintonia destacam o valor das ações feitas em conjunto, abrindo caminho para conquistas realizadas com apoio mútuo. Uma postura mais empática e generosa ajuda a superar barreiras nas relações. Valorize o suporte do seu círculo de confiança.

Leia seu Horóscopo Personalizado.

Saiba tudo sobre seu signo.

Touro

Touro (20/04 - 20/05)

Uma visão mais ampla orienta suas ações ao lidar com as responsabilidades, a harmonia entre Lua e Júpiter entre o setor do trabalho e da vida material, fortalece sua capacidade de agir e de avançar em conquistas importantes. Veja a prosperidade além do lado financeiro, pois há outros valores em jogo.

Leia seu Horóscopo Personalizado.

Saiba tudo sobre seu signo.

Gêmeos

Gêmeos (21/05 - 20/06)

A sintonia entre Lua e Júpiter coloca você em contato com experiências que ampliam a mente e contribuem com seu crescimento pessoal. Reflexões, estudos e projetos ganham mais complexidade, fruto do seu desejo de transformação e aprendizado contínuo.

Leia seu Horóscopo Personalizado.

Saiba tudo sobre seu signo.

Câncer

Câncer (21/06 - 22/07)

A sintonia entre Lua e Júpiter reforça sua habilidade de superar obstáculos e enxergar novas possibilidades mesmo em momentos desafiadores. Sua flexibilidade ajuda a organizar rotinas e recursos, favorecendo melhorias na organização da vida doméstica.

Leia seu Horóscopo Personalizado.

Saiba tudo sobre seu signo.

Leão

Leão (23/07 - 22/08)

Trabalhos em conjunto ganham força e ajudam os projetos a avançarem rumo a bons resultados. É possível conhecer pessoas que tragam benefícios profissionais, abrindo portas e apresentando novas oportunidades. Dê atenção às trocas e valorize suas redes de contato.

Leia seu Horóscopo Personalizado.

Saiba tudo sobre seu signo.

Virgem

Virgem (23/08 - 22/09)

Sua capacidade empreendedora se fortalece, abrindo caminho para iniciativas que impulsionam o crescimento na rotina e no ambiente profissional. O reconhecimento pelo seu trabalho melhora sua imagem e amplia sua relevância no meio em que atua, colocando seus planos em uma direção promissora.

Leia seu Horóscopo Personalizado.

Saiba tudo sobre seu signo.

Libra

Libra (23/09 - 22/10)

Este período favorece momentos de prazer, com Lua e Júpiter proporcionando experiências enriquecedoras tanto no plano material quanto espiritual. Compartilhe esses momentos com quem você ama, fortalecendo os laços que realmente importam.

Leia seu Horóscopo Personalizado.

Saiba tudo sobre seu signo.

Escorpião

Escorpião (23/10 - 21/11)

Este é um bom momento para se recolher e aproveitar pequenos prazeres, individualmente ou com pessoas próximas. Sua relação com bens e recursos segue por um caminho positivo, abrindo espaço para decisões que ajudem a organizar sua vida financeira.

Leia seu Horóscopo Personalizado.

Saiba tudo sobre seu signo.

Sagitário

Sagitário (22/11 - 21/12)

Lua e Júpiter em sintonia marcam uma fase positiva nas parcerias de trabalho e nos relacionamentos de modo geral, favorecendo o diálogo e sua capacidade de negociação. A partir dessas conexões podem surgir boas oportunidades para sua vida.

Leia seu Horóscopo Personalizado.

Saiba tudo sobre seu signo.

Capricórnio

Capricórnio (22/12 - 19/01)

O pensamento criativo e o desejo de evoluir se unem à sua habilidade de gestão, favorecendo tanto a administração financeira do lar, quanto os projetos pessoais. É um bom momento para resolver pendências e refletir sobre os investimentos, contando com ajuda especializada para fazer escolhas seguras.

Leia seu Horóscopo Personalizado.

Saiba tudo sobre seu signo.

Aquário

Aquário (20/01 - 18/02)

Sua habilidade de se conectar com as pessoas ganha força, melhorando sua imagem e favorecendo conexões valiosas, com harmonia entre Lua e Júpiter. Atividades ligadas ao lazer enriquecem seu conhecimento cultural e ampliam sua visão de mundo, ajudando a renovar sua percepção sobre os outros e sobre si.

Leia seu Horóscopo Personalizado.

Saiba tudo sobre seu signo.

Peixes

Peixes (19/02 - 20/03)

Com uma postura otimista e acolhedora, você se aproxima de quem está ao redor, contribuindo para manter o ambiente mais leve, mesmo diante dos desafios. Aproveite os momentos de introspecção, pois eles ampliam sua percepção sobre novas oportunidades.

Leia seu Horóscopo Personalizado.

Saiba tudo sobre seu signo.

Geral

Papa Francisco morreu devido a AVC e insuficiência cardíaca, confirma Vaticano

A morte do pontífice ocorreu às 2h35 pelo horário de Brasília desta segunda-feira

Papa Francisco morreu devido a AVC e insuficiência cardíaca, confirma Vaticano

O papa Francisco morreu aos 88 anos devido um acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca, informou na tarde desta segunda-feira (21) o Vaticano.

A confirmação da morte ocorreu às 2h35 pelo horário de Brasília desta segunda-feira (7h35 no horário do Vaticano). A data do velório deverá ser anunciada nesta terça-feira (22).

Morre papa Francisco, 1º pontífice latino-americano, aos 88 anos Papa Francisco mantém repouso após acompanhar por vídeo evento da Quaresma

Histórico da internação

O religioso foi internado no dia 14 de fevereiro, no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, com um quadro clínico de bronquite, mas em seu 4° dia de internação foi alterado para uma 'situação clínica complexa' que envolvia infecção polimicrobiana - ou seja, por mais de um microrganismo, como bactérias, vírus ou fungos - das vias respiratórias.

O Vaticano publicou no dia 12 de março que uma tomografia de tórax confirmou a evolução no quadro clínico do religioso. Francisco lutava então contra uma pneumonia bilateral, que se trata de uma infecção grave que tornava a respiração mais difícil e podia inflamar e cicatrizar ambos os pulmões.

Ele deixou o hospital no dia 23 de março, ainda utilizando oxigênio, e fez algumas aparições públicas. A última ocorreu neste domingo de Páscoa (20), na Praça São Pedro. Pelo balcão central da Basílica Vaticana, o papa desejou 'Feliz Páscoa' acenando para milhares de fiéis. Sua mensagem de celebração pascal foi lida pelo sacerdote Diego Ravelli, mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias.

Luto oficial

O governador Ronaldo Caiado (UB) decretou, nesta segunda-feira (21), luto oficial de sete dias no Estado de Goiás pela morte do papa Francisco. O decreto se trata de uma homenagem simbólica e não altera o funcionamento normal do comércio, escolas ou repartições públicas, não sendo considerado feriado, nem ponto facultativo.

O tributo tem abrangência aos órgãos e entidades estaduais, locais em que as bandeiras permanecerão hasteadas a meio mastro, expressando o pesar em razão do falecimento do argentino Jorge Mario Bergoglio aos 88 anos.