Geral

Pesquisa com vacina contra diferentes tipos de gripe tem resultados promissores

A ideia de desenvolver uma vacina universal para a gripe já é debatida na comunidade científica e outros casos já foram documentados

Folhapress

Modificado em 17/09/2024, 16:28

Pesquisa com vacina contra diferentes tipos de gripe tem resultados promissores

(Divulgação)

Uma pesquisa desenvolveu o protótipo de uma vacina contra diferentes tipos de gripe e, em testes preliminares com macacos, apresentou resultados positivos na proteção contra a infecção viral. O feito é importante, mas ainda prévio: outras pesquisas são necessárias para que, no futuro, a vacina seja possivelmente segura e eficaz em humanos.

A ideia de desenvolver uma vacina universal para a gripe já é debatida na comunidade científica e outros casos já foram documentados. Uma das dificuldades para atingir essa meta é que o vírus da influenza, causador da doença, passa constantemente por mutações, e por isso é necessário atualizações anuais num dos imunizantes que protege contra algumas das cepas do influenza.

"Como eles variam de ano para ano, realmente é uma corrida sem fim. Num ano, você induz uma imunidade, no ano que vem uma outra", afirma o professor Ricardo T. Gazzinelli, coordenador do Centro de Tecnologia de Vacinas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pesquisador sênior da Fundação Oswaldo Cruz de Minas Gerais.

Além disso, o vírus causa sérios problemas na saúde global, como pandemias de influenza -nos últimos 100 anos, já foram quatro. Atualmente, essa preocupação é relacionada com a gripe aviária, com alguns casos recentes da doença até já registrados em humanos.

Por essa razão, uma vacina que consiga proteger contra uma grande variedade de cepas é um modo de barrar a disseminação da doença. Para contornar o dilema envolvendo a constante mutação do influenza, o novo estudo, veiculado na revista Nature Communications e assinado por cientistas norte-americanos, focou em proteínas internas de vírus da gripe, já que elas são conservadas mesmo em diferentes cepas, e com a proteção conferida por células T, um dos mecanismos do sistema imune para combater patógenos que não é baseado somente nos elementos mutantes do vírus.

A ideia da vacina é baseado em um citomegalovírus, que, depois de ser atenuado e modificado, carrega também o antígeno da cepa H1N1 de 1918 -aquela que causou a gripe espanhola- por meio de três proteínas internas do vírus. Esse método de produção de vacinas já é conhecido no meio científico: ele foi adotado na vacina contra Covid-19 produzida pela Astrozeneca e Universidade de Oxford.

Os pesquisadores da nova pesquisa escolheram a cepa da gripe espanhola porque queriam observar se, mesmo sendo baseada em uma cepa com mais de 100 anos dos primeiros registros, a vacina ainda poderia conferir proteção para variantes recentes.

E para checar se esse foi o caso, os cientistas infectaram macacos com a cepa H5N1, um tipo de gripe aviária registrada inicialmente em 2004. Novamente, a escolha não foi aleatória. Os autores da pesquisa apontam os riscos que a gripe aviária traz para a saúde humana, como no possível aparecimento de uma pandemia.

Depois da infecção dos animais, eles foram monitorados. Alguns deles haviam sido anteriormente imunizados com o modelo experimental da vacina, e outros não tiveram acesso a proteção -formando assim grupos controle e experimental.

Então, se comparou a evolução da infecção entre esses dois segmentos. Todos os seis macacos sem a proteção morreram em sete dias, com indícios de problemas respiratórios, enquanto, no outro grupo, 6 de 11 sobreviveram -ou seja, um pouco mais da metade.

Os dados são animadores, principalmente quando se considera que a proteção foi conferida a uma cepa que não foi aquela da qual a vacina foi desenvolvida. Além disso, Gazzinelli, que não teve relação com o estudo publicado, afirma que a vantagem de um imunizante como esse é a diminuição de atualização do fármaco. "Do ponto de vista industrial, você não tem que refazer a vacina a cada ano", diz.

Mas novas investigações ainda são necessárias. Essa primeira pesquisa ainda está em fase pré-clínica, que é quando ainda não existem testes em humanos. Por isso, ainda é necessária trabalhar mais no produto para, então, realizar normalmente três fases de estudos em seres humanos de modo a entender a segurança e a eficácia do imunizante. Só depois disso, talvez a vacina seja disponibilizada para nossa espécie.

IcMagazine

Gata do Daqui

Graziella Schmitt se desdobra para cuidar de três crianças

A loira, que iniciou no meio artístico como paquita, afirma que busca conciliar os desafios da maternidade dos três filhos

Graziella Schmitt, 43, usou as redes sociais para falar sobre o desafio que enfrenta com mãe de três crianças (Constance, 5 anos, Chloé, 3, e Guel, de 8 meses), todas do casamento com o ator e cantor Paulo Leal.

Estou experimentando a graça na maternidade de uma forma diferente com a chegada do terceiro filho", disse, ao compartilhar fotos com o a família.

A loira, que iniciou no meio artístico como paquita, afirma que busca conciliar maneiras para dar atenção às crianças.

É um novo jeito de organizar a rotina, de fazer a introdução alimentar, lidar com não conseguir dar tanto colo para os três quanto eu gostaria, mas encontro outras formas de amar cada um. A cada fase, um novo degrau a subir e amadurecer como mãe", afirmou.

Após deixar o posto de paquita, ela continuou trabalhando com Xuxa por um ano e foi "Gata do Planeta", no Planeta Xuxa, em 2000. Ela também foi apresentadora do extinto infantil TV Globinho e conquistou papéis em Malhação, A Turma do Didi e Sob Nova Direção.

(Divulgação / Rodrigo Lopes)

(Divulgação / Rodrigo Lopes)

(JenniferKLiu)

(JenniferKLiu)

IcMagazine

Novelas

Vale Tudo: Fátima pede ajuda a César para conquistar Afonso

Confira o resumo das novelas desta terça-feira, 22 de abril de 2025

Cauã Reymond vive César em Vale Tudo

Cauã Reymond vive César em Vale Tudo (Fábio Rocha / Globo)

Garota do Momento

Clarice sonda Maristela sobre a morte de Valéria. Basílio prova a autenticidade de seu casamento com Maristela. Celeste conta a Lígia sobre a gravidez. Zélia garante a Basílio que será sua inimiga. Clarice conta a Beatriz sobre Valéria. Beatriz pede que Basílio proteja Clarice dos Alencar. Anita confronta Edu sobre o estado de Celeste. Lígia se emociona quando Celeste a chama de mãe. Bia sofre com a rejeição de suas amigas. Basílio revela a Maristela que Juliano a está dopando.

Volta por Cima

Madalena, Jão e Alberto se alegram com Doralice. Jin fala com Tati sobre o contrato com sua produtora. Doralice chega ao hospital para a cirurgia. Passam-se alguns meses. Chega o dia do último show de Jin, e Tati fica animada. Violeta faz uma proposta para Cacá. Joyce e Osmar namoram, e Sebastian sofre. Matias se aproxima de Silvia. Gerson pede ajuda a Rodolfo. Violeta se encontra com Gerson. Jão se preocupa com Nando. Nando é internado em estado grave.

Vale Tudo

César pede uma carona a Marcondes para o Rio. Heleninha fica aliviada ao saber que Tiago está com Cecília e Laís. Aldeíde conta a Ivan sobre Rubinho. Renato fica arrasado ao saber de Rubinho. Tiago se nega a contar para Heleninha o que o fez fugir. Fátima pede ajuda a César para conquistar Afonso, a fim de que ambos possam usufruir do dinheiro da família Roitman. Marco Aurélio e Freitas descobrem que a mala com os dólares desapareceu.

IcMagazine

Horóscopo

Confira o horóscopo desta terça-feira, 22 de abril de 2025

Modificado em 21/04/2025, 18:00

Confira o horóscopo desta terça-feira, 22 de abril de 2025

Áries

Áries (21/03 - 19/04)

Lua e Júpiter em sintonia destacam o valor das ações feitas em conjunto, abrindo caminho para conquistas realizadas com apoio mútuo. Uma postura mais empática e generosa ajuda a superar barreiras nas relações. Valorize o suporte do seu círculo de confiança.

Leia seu Horóscopo Personalizado.

Saiba tudo sobre seu signo.

Touro

Touro (20/04 - 20/05)

Uma visão mais ampla orienta suas ações ao lidar com as responsabilidades, a harmonia entre Lua e Júpiter entre o setor do trabalho e da vida material, fortalece sua capacidade de agir e de avançar em conquistas importantes. Veja a prosperidade além do lado financeiro, pois há outros valores em jogo.

Leia seu Horóscopo Personalizado.

Saiba tudo sobre seu signo.

Gêmeos

Gêmeos (21/05 - 20/06)

A sintonia entre Lua e Júpiter coloca você em contato com experiências que ampliam a mente e contribuem com seu crescimento pessoal. Reflexões, estudos e projetos ganham mais complexidade, fruto do seu desejo de transformação e aprendizado contínuo.

Leia seu Horóscopo Personalizado.

Saiba tudo sobre seu signo.

Câncer

Câncer (21/06 - 22/07)

A sintonia entre Lua e Júpiter reforça sua habilidade de superar obstáculos e enxergar novas possibilidades mesmo em momentos desafiadores. Sua flexibilidade ajuda a organizar rotinas e recursos, favorecendo melhorias na organização da vida doméstica.

Leia seu Horóscopo Personalizado.

Saiba tudo sobre seu signo.

Leão

Leão (23/07 - 22/08)

Trabalhos em conjunto ganham força e ajudam os projetos a avançarem rumo a bons resultados. É possível conhecer pessoas que tragam benefícios profissionais, abrindo portas e apresentando novas oportunidades. Dê atenção às trocas e valorize suas redes de contato.

Leia seu Horóscopo Personalizado.

Saiba tudo sobre seu signo.

Virgem

Virgem (23/08 - 22/09)

Sua capacidade empreendedora se fortalece, abrindo caminho para iniciativas que impulsionam o crescimento na rotina e no ambiente profissional. O reconhecimento pelo seu trabalho melhora sua imagem e amplia sua relevância no meio em que atua, colocando seus planos em uma direção promissora.

Leia seu Horóscopo Personalizado.

Saiba tudo sobre seu signo.

Libra

Libra (23/09 - 22/10)

Este período favorece momentos de prazer, com Lua e Júpiter proporcionando experiências enriquecedoras tanto no plano material quanto espiritual. Compartilhe esses momentos com quem você ama, fortalecendo os laços que realmente importam.

Leia seu Horóscopo Personalizado.

Saiba tudo sobre seu signo.

Escorpião

Escorpião (23/10 - 21/11)

Este é um bom momento para se recolher e aproveitar pequenos prazeres, individualmente ou com pessoas próximas. Sua relação com bens e recursos segue por um caminho positivo, abrindo espaço para decisões que ajudem a organizar sua vida financeira.

Leia seu Horóscopo Personalizado.

Saiba tudo sobre seu signo.

Sagitário

Sagitário (22/11 - 21/12)

Lua e Júpiter em sintonia marcam uma fase positiva nas parcerias de trabalho e nos relacionamentos de modo geral, favorecendo o diálogo e sua capacidade de negociação. A partir dessas conexões podem surgir boas oportunidades para sua vida.

Leia seu Horóscopo Personalizado.

Saiba tudo sobre seu signo.

Capricórnio

Capricórnio (22/12 - 19/01)

O pensamento criativo e o desejo de evoluir se unem à sua habilidade de gestão, favorecendo tanto a administração financeira do lar, quanto os projetos pessoais. É um bom momento para resolver pendências e refletir sobre os investimentos, contando com ajuda especializada para fazer escolhas seguras.

Leia seu Horóscopo Personalizado.

Saiba tudo sobre seu signo.

Aquário

Aquário (20/01 - 18/02)

Sua habilidade de se conectar com as pessoas ganha força, melhorando sua imagem e favorecendo conexões valiosas, com harmonia entre Lua e Júpiter. Atividades ligadas ao lazer enriquecem seu conhecimento cultural e ampliam sua visão de mundo, ajudando a renovar sua percepção sobre os outros e sobre si.

Leia seu Horóscopo Personalizado.

Saiba tudo sobre seu signo.

Peixes

Peixes (19/02 - 20/03)

Com uma postura otimista e acolhedora, você se aproxima de quem está ao redor, contribuindo para manter o ambiente mais leve, mesmo diante dos desafios. Aproveite os momentos de introspecção, pois eles ampliam sua percepção sobre novas oportunidades.

Leia seu Horóscopo Personalizado.

Saiba tudo sobre seu signo.

Geral

Papa Francisco morreu devido a AVC e insuficiência cardíaca, confirma Vaticano

A morte do pontífice ocorreu às 2h35 pelo horário de Brasília desta segunda-feira

Papa Francisco morreu devido a AVC e insuficiência cardíaca, confirma Vaticano

O papa Francisco morreu aos 88 anos devido um acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca, informou na tarde desta segunda-feira (21) o Vaticano.

A confirmação da morte ocorreu às 2h35 pelo horário de Brasília desta segunda-feira (7h35 no horário do Vaticano). A data do velório deverá ser anunciada nesta terça-feira (22).

Morre papa Francisco, 1º pontífice latino-americano, aos 88 anos Papa Francisco mantém repouso após acompanhar por vídeo evento da Quaresma

Histórico da internação

O religioso foi internado no dia 14 de fevereiro, no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, com um quadro clínico de bronquite, mas em seu 4° dia de internação foi alterado para uma 'situação clínica complexa' que envolvia infecção polimicrobiana - ou seja, por mais de um microrganismo, como bactérias, vírus ou fungos - das vias respiratórias.

O Vaticano publicou no dia 12 de março que uma tomografia de tórax confirmou a evolução no quadro clínico do religioso. Francisco lutava então contra uma pneumonia bilateral, que se trata de uma infecção grave que tornava a respiração mais difícil e podia inflamar e cicatrizar ambos os pulmões.

Ele deixou o hospital no dia 23 de março, ainda utilizando oxigênio, e fez algumas aparições públicas. A última ocorreu neste domingo de Páscoa (20), na Praça São Pedro. Pelo balcão central da Basílica Vaticana, o papa desejou 'Feliz Páscoa' acenando para milhares de fiéis. Sua mensagem de celebração pascal foi lida pelo sacerdote Diego Ravelli, mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias.

Luto oficial

O governador Ronaldo Caiado (UB) decretou, nesta segunda-feira (21), luto oficial de sete dias no Estado de Goiás pela morte do papa Francisco. O decreto se trata de uma homenagem simbólica e não altera o funcionamento normal do comércio, escolas ou repartições públicas, não sendo considerado feriado, nem ponto facultativo.

O tributo tem abrangência aos órgãos e entidades estaduais, locais em que as bandeiras permanecerão hasteadas a meio mastro, expressando o pesar em razão do falecimento do argentino Jorge Mario Bergoglio aos 88 anos.