Geral

Saiba como e onde doar presentes a crianças carentes em Goiânia

Para ajudar a levar alegria a centenas de crianças, entidades arrecadam brinquedos, roupas e alimentos para o dia 12 de outubro

Modificado em 19/09/2024, 01:19

Ainda dá tempo de ajudar entidades na organização de ações para para celebrar a data

Ainda dá tempo de ajudar entidades na organização de ações para para celebrar a data (Pixabay)

O Dia das Crianças está chegando, e muitas ações solidárias estão arrecadando brinquedos e roupas para crianças carentes de Goiânia e Região Metropolitana.

Veja abaixo uma lista de instituições que pretendem levar a alegria para centenas de pequenos :

  • Em Goiânia, o Projeto Anjos Grupo Soma arrecada brinquedos novos ou usados em bom estado. As doações podem ser entregues na sede do Grupo Soma, que fica na rua T-31 com rua Campinas, nº 830, no Setor Sol Nascente ou e pode, ainda, ser agendada por meio do contato de WhatsApp (62) 99610-8160.
  • A ONG Ju Gotinhas de Amor , projeto que ajuda com doações de alimentos para famílias carentes, durante todo o mês vai promover ações especiais. Para isso, estão arrecadando brinquedos, roupas, calçados e alimentos. A ONG está aberta a voluntários que queiram ajudar nos dias de entrega na Região Metropolitana e no interior de Goiás.

  • O Projeto Doar faz Bem está arrecadando brinquedos novos ou usados em bom estado. Também estão aceitando doação de fundos via Pix - para ajudar a chave é CPF: 30978475100 - João Ferreira Lemos. Maiores informações podem ser obtidas com o Leandro Lemos, coordenador do Projeto, pelo número (62) 99289-3331

  • A Central Única das Favelas em Goiás (Cufa Goiás) está arrecadando brinquedos na sede do Parque Amazônia, localizada na Av. Antônio Fidélis, Qd. 107, Lote 07, no Parque Amazonia, em Goiânia, para ser distriuído na Região Metropolitana.

  • A campanha Troca de Sorrisos, promovida pelo Instituto +Brasal, disponibiliza uma caixa de coleta para brinquedos, livros, roupas e itens de higiene até o dia 17 de outubro na sede da Brasal em Goiânia, situada na Av. 136, nº 246, no Setor Marista, e também nas obras da construtora na capital.
  • IcMagazine

    Famosos

    Beyoncé doa R$ 15 milhões para ajudar vítimas de incêndios em Los Angeles: 'Estamos com vocês'

    Muitos anônimos e nomes conhecidos, como Paris Hilton, Adam Brody e Leighton Meester perderam suas casas. O número de mortes já atinge 24

    Modificado em 13/01/2025, 14:36

    Beyonce durante apresentacao no palco Mundo, no Rock in Rio 2013, realizado na Cidade do Rock, zona oeste do Rio de Janeiro

    Beyonce durante apresentacao no palco Mundo, no Rock in Rio 2013, realizado na Cidade do Rock, zona oeste do Rio de Janeiro (Adriano Vizoni/Folhapress)

    Atingida por um mega incêndio que começou na última semana, a cidade de Los Angeles está devastada em diversos pontos consumidos pelo fogo.

    Duas das regiões mais atingidas são Altadena e Pasadena, bairros das celebridades de Hollywood. Uma organização fundada por Beyoncé anunciou a doação de mais de R$ 15 milhões de reais de um fundo para ajudar àqueles prejudicados nessas áreas.

    "O fundo é destinado a ajudar as famílias que perderam suas casas, e igrejas e centros comunitários para atender às necessidades imediatas das pessoas afetadas pelos incêndios florestais", diz o comunicado.

    Muitos anônimos e nomes conhecidos, como Paris Hilton, Adam Brody e Leighton Meester perderam suas casas. O número de mortes já atinge 24.

    Gisele Bündchen também prestou solidariedade e pediu doações aos afetados.

    "Meu coração está partido por toda essa devastação que está acontecendo na Califórnia. Vamos ajudar esses heróis da vida real a parar com essa catástrofe. Por favor, ajude da forma que você puder."

    Geral

    Voluntários fazem valer o espírito natalino o ano todo

    Mais do que um tempo de reflexão, o Natal oferece a oportunidade de colocar o amor em prática. Confira histórias de pessoas que fazem valer o espírito natalino o ano inteiro

    Thiago Gomes, coordenador do Comcat, entrega brinquedos a crianças em Trindade (Fábio Lima / O Popular)

    Thiago Gomes, coordenador do Comcat, entrega brinquedos a crianças em Trindade (Fábio Lima / O Popular)

    Nesta época, quando as pessoas se debruçam sobre sua trajetória durante o ano e procuram se elevar espiritualmente, o cultivo à compaixão e à generosidade fica mais latente. O espírito natalino, independentemente da religião, é o amor em prática. São inúmeros os exemplos de solidariedade por aí, de iniciativas solitárias, entre amigos e familiares, e de instituições organizadas que exercitam o olhar para o próximo, para o mais necessitado. Essa troca de calor humano é um ato transformador, não somente para quem recebe, mas essencialmente para quem oferta. Este é o verdadeiro espírito do Natal.

    O aposentado Delso Marques de Oliveira, 57 anos, sentiu isso na pele. Cego desde a infância, este ano teve a perna direita amputada por causa do diabetes. Em casa, vivendo com o mínimo, graças à generosidade de amigos, sonhava com uma poltrona "para ficar mais confortável". Torcedor fanático do Vila Nova, time onde chegou a trabalhar como massagista, também gosta de ouvir notícias da equipe, mas não tinha uma televisão. "Fiquei emocionado demais da conta. Foi uma bênção de Deus", diz sobre os dois presentes levados pelos Amigos Anônimos do Ditinho (AADD), turma que se uniu informalmente em um aplicativo de mensagens com o objetivo de fazer o bem.

    Cego, Delso Marques ganha, de um grupo de amigos, poltrona e televisão para ouvir notícias do time do coração (Fábio Lima / O Popular)

    Cego, Delso Marques ganha, de um grupo de amigos, poltrona e televisão para ouvir notícias do time do coração (Fábio Lima / O Popular)

    A ideia surgiu com o casal de empresários Benedito e Mara Fernandes Pereira. "Muitos amigos queriam colaborar, mas sem aparecer. Nunca posto nada em rede social, mas presto conta de tudo o que é adquirido. Fotografo a nota fiscal e coloco no grupo que já reúne cerca de 900 pessoas. Ditinho, como é conhecido, relata que a Super Do'Ação é realizada entre 10 a 12 vezes por ano, mas a do final do ano tem um significado especial. "Assumi a presidência do Rotary Goiânia Oeste e também sou da maçonaria. Alguns amigos também se uniram a nós nessa jornada." Foi assim que ele chegou à história do Sr. Delso e o grupo se empenhou para presenteá-lo.

    Além das mais de cem toneladas de alimentos distribuídas para 50 instituições, beneficiando cerca de 8 mil pessoas, 200 fraldões geriátricos, roupas, sapatos, eletrodomésticos, móveis em geral, entre outros itens, foram entregues este ano a pessoas carentes, cujas necessidades foram identificadas por membros do AADD. "Ele sonhava com essa poltrona para ficar mais confortável e também com a TV. O sonho foi realizado. Parece pouco para a gente, mas é muito para eles", diz Ditinho que, com os amigos, também já construiu várias casinhas entregues a quem não tinha uma morada. Delso, um cidadão sorridente, apesar da saúde debilitada, sorri o tempo todo e só tem um sentimento: gratidão.

    É de forma anônima também que uma empresária goianiense e o marido enriquecem a ceia de Natal de famílias carentes. Ela explica que há muitos anos passou a atender três núcleos familiares, ajudando durante o ano com roupas, alimentos, remédios e encaminhamentos hospitalares. Em 2024, "os anjos me ajudaram a alimentar 24 famílias na noite de Natal", revela. Os "anjos" mencionados integram a rede de amigos que contribuem com as ações. "Tenho um compromisso com Deus de não nos expor porque não seria caridade. Se eu fizesse isso, estaria traindo essas famílias e o meu objetivo. Fazemos tudo de coração e ninguém precisa saber."

    Gestora pública e assessora parlamentar, Luciana Moura Rezende, 46, aprendeu no ambiente familiar a importância da caridade. "A parte religiosa tem muito peso na minha vida, desde os 14 anos pratico o espiritismo e é uma doutrina que coloca ação. Temos que ter responsabilidade com o outro", explica. Ela explica que é no trabalho voluntário que as pessoas aprendem lições para a vida toda. "A gente recebe mais do que doa." No centro que frequenta, no Parque Tremendão, Luciana já desenvolveu diversos trabalhos, hoje faz arrecadação para doações e é ajudante de cozinha, picando verduras. Também já foi Mamãe Noel em festas de fim de ano. "Vale muito a pena porque são poucos minutos e muito para encher essas pessoas sofridas e enfermas de alegria."

    O esporte muda a vida

    O empresário Thiago Gomes, 38 anos, percebeu o valor da generosidade no seio familiar. O pai, Jair Louzeiro da Silva, 71, como servidor público da Prefeitura de Trindade, dava aulas de futebol em escolas da periferia. Ele percebeu que as crianças não tinham oportunidades e poderiam trilhar facilmente o caminho para a criminalidade. Sem recurso e pedindo ajuda a políticos e empresários locais, montou em 1994 uma escolinha de futebol gratuita que durou até 2016. Thiago acompanhava tudo, o esforço paterno em conseguir uniformes, chuteiras e lanche, elevando a dignidade da criançada. Quando o pai se afastou das atividades, Thiago reforçou o time de ex-alunos que decidiu criar uma associação para o projeto não morrer.

    Este foi o embrião do Centro de Apoio aos Mais Carentes de Trindade (Camcat), que desde 2018 é coordenado por Thiago Gomes. A escolinha de futebol, que começou no Setor Dona Iris 2 com 120 crianças, se mantém no mesmo lugar - muitos alunos são netos dos primeiros - e outras três foram criadas, no Jardim Scala, no Setor Cristina, ambos também em Trindade, e no Setor Triunfo, em Goianira, atendendo um total de 460 crianças. "As ações foram criadas em locais onde o poder público não alcança", afirma o empresário, lembrando que o pai, que é uma pessoa humilde e semi analfabeta, a vida toda ensinou os três filhos "a tratar bem as pessoas". Exemplo que ele repassa para Maria Eduarda, 14, a filha que cria e o acompanha desde os cinco meses.

    O Comcat ampliou as atividades em parceria com o Mesa Brasil, programa de segurança alimentar do Sesc, e o Banco de Alimentos da Organização das Voluntárias de Goiás. "Todas as segundas-feiras fazemos doações de verduras e frutas, o que não serve para o consumo humano, entregamos para uma instituição filantrópica que engorda porcos", conta Thiago. Apesar de todas essas atividades durante o ano, é o Natal Solidário que mais afaga seu coração. Em 2024, com o apoio de muitos parceiros, realizou uma grande festa no Setor Dona Iris 2 para quase mil pessoas, com distribuição de brinquedos, cestas básicas e guloseimas para a criançada. "A minha região era muito perigosa, muitas crianças entravam para o mundo do crime. Meu pai colocou na cabeça delas que o esporte muda a vida. Hoje, muitos deles, já profissionais e parlamentares, ajudam o projeto", comemora.

    Geral

    Torta na Cara, queimada e oficina de slime são atrações do Dia das Crianças no Estação Goiânia

    Modificado em 04/11/2024, 08:52

    Torta na Cara, queimada e oficina de slime são atrações do Dia das Crianças no Estação Goiânia

    (Divulgação)

    O Dia das Crianças, no próximo sábado (12), terá várias atrações no shopping Estação Goiânia, que fica na Avenida Goiás, em frente à rodoviária. O dia será recheado de atividades em uma programação especial em parceria com o Space Jump.

    Estão previstas competição de basquete, Space Ninja, Escalada, Slackline e queimada na Arena Trampolins, e pintura de rosto, pintura em telas, oficina de massinha, oficina de slime e mesa de ping-pong, além da famosa competição Torta na Cara. Para comer, o centro de compras e o Space Jump prepararam pipoca e algodão doce.

    Pela manhã, as crianças poderão acompanhar apresentações do Michey e Minnie, a partir das 10h, e à tarde, às 15h, a alegria vai ficar por conta de palhaços.

    Para os grandinhos, o Estação vai oferecer um estande de degustação de Chopp Ster e aula de Parkour na arena com os professores do Fly Parkour. Todas as atividades serão gratuitas, com exceção ao acesso aos trampolins. Os ingressos, que estão com preço promocional neste mês, são vendidos no local. O Estação funciona das 10h às 22h no sábado e das 10h às 20h no domingo.

    Geral

    Equatorial Goiás reforça dicas de segurança com energia elétrica e as crianças

    Distribuidora enfatiza cuidados que os pais ou responsáveis devem ter para prevenção de acidentes com as crianças

    Modificado em 04/11/2024, 08:47

    Equatorial Goiás reforça dicas de segurança com energia elétrica e as crianças

    (Divulgação Equatorial)

    Neste sábado (12) é celebrado o Dia das Crianças e famílias de todo Brasil se preparam para presentear e vivenciar momentos de lazer com os seus filhos. Neste cenário, a Equatorial Goiás traz informações para que essa comemoração seja segura, com dicas de prevenção de acidentes elétricos com os pequenos.
    <br />

    Uma das principais recomendações é o uso de protetores nas tomadas. Isso evita que as crianças coloquem as mãos ou introduzam objetos metálicos nos plugues. Os pais e responsáveis também precisam ficar atentos com os equipamentos comuns do dia a dia e orientar os filhos para não abrirem geladeiras e freezers com os pés descalços ou com o corpo molhado.
    <br />

    De acordo com o executivo de Segurança da Equatorial Goiás, Alex Fernandes, com o aumento do uso de brinquedos e equipamentos eletrônicos, como computadores, videogames e tablets, os cuidados devem começar na escolha do produto, avaliando a faixa etária indicada e a voltagem. "É importante que estes brinquedos tenham o selo do Inmetro, com instruções de uso de forma segura e em português, além da garantia de checagem do órgão", reforça.
    <br />

    Segundo Alex, deve-se lembrar de desconectar esses aparelhos das tomadas quando não estiverem em uso. "Essa ação evita desperdício e minimiza possíveis riscos de acidentes, mas o ideal é que esta ação seja realizada por um adulto ou sob sua supervisão, pois os fios jamais devem ser puxados", explica.

    Outra questão, é que estes equipamentos, incluindo celulares, não devem ser usados enquanto conectados à fonte de energia e é indicado que sejam desconectados ao atingirem 100% de carga.
    <br />

    Outro ponto importante, destacado pelo Alex, é utilizar carregadores certificados e aprovados pela ANATEL e, antes do uso, verificar se há dano no produto, prevenindo situações que podem causar choque elétrico.
    <br />

    Em caso de acidentes envolvendo energia elétrica dentro de casa, desligue o disjuntor elétrico ou a chave geral e providencie socorro ligando para o Corpo de Bombeiros (193) ou para o Samu (192). Ocorrências com a rede de distribuição de energia devem ser comunicadas imediatamente à Equatorial Goiás, por meio do 0800 062 0196.