Geral

Trabalhadores são indiciados por fogo que destruiu 100 hectares do ParqueLagoa Vargem Bonita

Polícia também concluiu a investigação sobre um incêndio na Serra das Areias, e outras duas pessoas foram indiciadas

Modificado em 17/09/2024, 17:23

100 hectares foram atingidos em incêndio no Parque Lagoa Vargem Bonita

100 hectares foram atingidos em incêndio no Parque Lagoa Vargem Bonita (Reprodução / Polícia Civil)

Dois trabalhadores rurais foram indiciados pelo incêndio no Parque Lagoa Vargem Bonita, na zona rural de Goiânia, que aconteceu em 28 de agosto. De acordo com o delegado de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), Luziano de Carvalho, os dois foram contratados para limpar o terreno de uma chácara na região, e atear fogo ao lixo foi o que causou o incêndio que destruiu 100 hectares do Parque.

O nome deles não foi divulgado pela polícia, por isso, o joranl não conseguiu localizar a defesa dos indiciados até a última atualização desta matéria.

Os dois indiciados são irmãos, e há cerca de um mês trabalhavam no local limpando o terreno. Segundo o delegado, era rotineiro atear fogo aos montes de lixo, mas nesse dia, o fogo não tinha apagado completamente quando saíram para almoçar. Um vento alastrou o fogo pelo Parque, informou. Ao delegado, os indiciados disseram que o ocorrido foi um "vacilo", já que fazia aquele serviço com frequência.

"Há mais de mês que eles estavam já fazendo aquele trabalho e saíram ali na hora do almoço. E o fogo não tinha apagado lá naquele monte, veio um vento muito forte, alastrou ali para a vegetação muito seca também, que era o capim", disse Luziano. Os bombeiros atenderam a ocorrência e o fogo foi apagado no mesmo dia. Mesmo assim, 100 hectares foram queimados, incluindo áreas de preservação e lavoura.

"Os vizinhos também têm a prática de fazer ações semelhantes a que aqueles dois estavam fazendo. Até as pessoas que foram ouvidas como testemunhas também praticam incêndios naquele ponto, e isso é lamentável", disse Luziano.

Serra das Areias

Além deste inquérito finalizado, a polícia também concluiu a investigação sobre um incêndio na Serra das Areias, em Aparecida de Goiânia, que aconteceu em 6 de setembro. Nesta ocasião, 30 hectares foram queimados. Duas pessoas, um casal de namorados, foram indiciadas por este incêndio. Segundo o delegado, os dois teriam ateado fogo em um colchão, que foi o causador da queimada.

O delegado conta que o casal estava de carro, estacionou na beira da estrada e jogou o colchão, depois ateou fogo. Os bombeiros foram acionados e contiveram o incêndio no mesmo dia, mas o fogo alastrou e causou danos. Quando as autoridades questionaram o casal, eles disseram que estavam ali porque voltavam de uma cachoeira próxima, depois admitiram o crime, segundo o delegado.

"O rapaz e a namorada já foram ouvidos na delegacia, indiciados pela prática de crime de expor a perigo a vida, a integridade física, o patrimônio de outro", explicou Luziano. Em depoimento, conforme informou o delegado, os dois disseram que queriam descartar o colchão porque uma cadela havia parido nele e estava sujo. A sugestão de queimar foi do homem, que já havia queimado no mesmo lugar um guarda-roupas velho, informou o delegado.

Como o nome deles também não foi divulgado, o jornal não conseguiu localizar a defesa até a última atualização desta matéria.

Crimes

Os quatro indiciados respondem por "causar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem", de acordo com o artigo 250 do Código Penal. A pena é de três a seis anos, podendo haver aumento se "o crime é cometido com intuito de obter vantagem pecuniária em proveito próprio ou alheio"; ou se o incêndio é:

  • em casa habitada ou destinada a habitação;
  • em edifício público ou destinado a uso público ou a obra de assistência social ou de cultura;
  • em embarcação, aeronave, comboio ou veículo de transporte coletivo;
  • em estação ferroviária ou aeródromo;
  • em estaleiro, fábrica ou oficina;
  • em depósito de explosivo, combustível ou inflamável;
  • em poço petrolífero ou galeria de mineração;
  • em lavoura, pastagem, mata ou floresta.
  • No caso do Parque Lagoa Vargem Bonita, o crime foi considerado culposo, não intencional. Já no caso da Serra das Areias, foi considerado doloso, porque, segundo o delegado, o casal "no mínimo assumiu o risco" do incêndio alastrar.

    Geral

    Trabalhadores podem pedir novo consignado direto com bancos a partir desta sexta (25)

    Quem já tem o consignado ativo com outro contrato também poderá fazer a migração para a nova linha do Crédito do Trabalhador

    O Banco do Brasil informou que o consignado poderá ser simulado e contratado diretamente por seus canais digitais, incluindo app, internet banking e terminais de autoatendimento

    O Banco do Brasil informou que o consignado poderá ser simulado e contratado diretamente por seus canais digitais, incluindo app, internet banking e terminais de autoatendimento (Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo)

    A nova linha de crédito consignado para trabalhadores com carteira assinada poderá ser oferecida diretamente nos canais dos bancos a partir desta sexta-feira (25), segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos). A expectativa é que as maiores instituições passem a oferecer esse tipo de crédito de forma consistente em suas plataformas, o que pode aumentar a competitividade.

    Os trabalhadores também continuam com a opção de contratar o empréstimo por meio do aplicativo da CTPS Digital, segundo o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).

    Quem já tem o consignado ativo com outro contrato também poderá fazer a migração para a nova linha do Crédito do Trabalhador. A portabilidade pode ser solicitada pela CTPS ou no próprio banco em que o trabalhador tem a dívida. Já a troca de dívida entre bancos só será liberada no dia 6 de junho.

    A Caixa Econômica Federal disponibiliza a contratação direta por meio do aplicativo, na funcionalidade "empréstimos". O banco já contratou mais de R$ 900 milhões do consignado para cerca de 77 mil clientes no país, e oferece uma taxa média de 2,5% ao mês.

    O Banco do Brasil informou que o consignado poderá ser simulado e contratado diretamente por seus canais digitais, incluindo app, internet banking e terminais de autoatendimento, além das agências e correspondentes bancários. Para saber mais, o trabalhador pode acessar bb.com.br/consignadoprivado.

    "As contratações têm apresentado uma taxa média de juros bastante inferior às taxas do empréstimo pessoal, do parcelamento do rotativo do cartão de crédito e de empréstimos em financeiras", diz a instituição.

    O Itaú Unibanco diz oferecer a contratação diretamente pelo aplicativo, com análise e aprovação do crédito em poucos minutos. Clientes que já possuem um empréstimo pessoal ativo ou o antigo consignado também poderão migrar para a nova modalidade dentro do app e terão acesso a uma taxa mais vantajosa do que do crédito já contratado, segundo a empresa.

    "A gestão do crédito contratado é feita diretamente no Superapp do Itaú, na área de Crédito, com total transparência e funcionalidades como consulta de saldo, quitação e antecipação de parcelas. A novidade está sendo disponibilizada de forma progressiva para os clientes", afirma.

    O Santander informou que vai oferecer a nova linha nos canais próprios (agência, site, aplicativo e central de atendimento), mas as taxas variam de acordo com o perfil do cliente.

    O Bradesco só começa a oferecer a partir deste fim de semana, em seus canais digitais, a portabilidade de outro contrato para o consignado CLT. A instituição começará a implementar gradualmente a oferta para novas contratações ao longo da semana que vem.

    O Sicoob e o Safra ainda não detalharam como é possível solicitar o crédito diretamente com o banco.

    No banco Pan, a contratação pode ser feita por meio do aplicativo e canais online, além do atendimento via WhatsApp. Alex Sander Gonçalves, diretor comercial e de produtos da instituição, diz que as taxas variam de acordo com o nível de risco do CPF e do CNPJ, mas acredita ainda haverá redução das taxas.

    "Dentre as evoluções, destacamos o processo de manutenção dos descontos em caso de troca de empresa e a operacionalização da garantia do FGTS, que tem implementação prevista para julho de 2025."

    O Nubank diz que oferece o novo consignado na plataforma da CTPS desde o dia 1º de abril e que passa a oferecer a modalidade diretamente no aplicativo da instituição de forma gradual a partir desta sexta. Para contratar, o trabalhador deve:

    1 - Acessar o ícone "Pegar Emprestado" na tela inicial

    2 - Na opção "Consignado do Trabalhador", clicar em "Simular"

    3 - Preencher os dados solicitados e, após ler as informações do contrato, clicar em "Aceitar e Contratar", validando a operação com a senha.

    Após a validação, segundo o Nubank, o contrato é enviado para a Dataprev, empresa do governo federal responsável por processar as informações. O cliente receberá uma notificação no próprio app em até 24 horas com a confirmação.

    O Agibank diz que os clientes podem solicitar o crédito pelo aplicativo ou presencialmente nos polos presenciais da empresa, chamados de smart hubs. O banco espera um aumento no número de contratações.

    "Atualmente, a taxa média praticada pelo Agibank para o crédito consignado está em linha com a média de mercado. Seguimos acompanhando de forma contínua as movimentações regulatórias, avaliando seus impactos para eventual revisão dos patamares praticados", diz Daniel Pires, diretor de crédito e dados do Agibank.

    O novo consignado da Meutudo é oferecido em parceria com a Parati (aquisição que aguarda aprovação do Banco Central) e pode ser contratado pelos canais digitais das instituições, como aplicativos, sites e WhatsApp ou, em alguns casos, presencialmente.

    "A contratação direta não altera o valor do crédito que pode ser liberado para o cliente. A principal mudança está no processo operacional, que é mais rápido e sem fricções", diz Eduardo Josef Wigman, diretor de produtos financeiros da Meutudo.

    "Atualmente, a taxa média de mercado está acima de 3% ao mês. A informalidade e o tempo de recolocação do colaborador ainda são fatores de atenção, mas a tendência é de queda conforme o modelo evolui", afirma.

    Geral

    Onça que devorou caseiro em MS segue combalida e desidratada, diz boletim

    O animal está desidratado e apresenta alterações hepáticas, renais e gastrointestinais, segundo o boletim médico

    Onça-pintada ganhou o nome de 'Araguaia' e está sendo monitorada no 'Corredor da onça'.

    Onça-pintada ganhou o nome de 'Araguaia' e está sendo monitorada no 'Corredor da onça'. (Reprodução/IOP)

    A onça-pintada capturada nesta quinta-feira (24), que teria matado e comido o corpo do caseiro Jorge Ávalos em Mato Grosso do Sul, segue debilitada após sua primeira noite recebendo cuidados médicos no CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) de Campo Grande.

    O animal está desidratado e apresenta alterações hepáticas, renais e gastrointestinais. Segundo o boletim médico divulgado nesta sexta-feira (25), os veterinários ainda aguardam laudos e resultados de exames - como raio-X, ultrassom e hemograma - para concluir o diagnóstico do estado de saúde da onça.

    O felino, um macho de cerca de nove anos e com 94 quilos, está ''bem abaixo do peso'' e em situação ''combalida''. Após retornar da anestesia, ele está consciente, não vomitou ou regurgitou e está se comportando ''dentro da normalidade'', ainda conforme o boletim.

    Onça está sendo mantida em um ambiente com grades. nesta quinta-feira (24), o CRAS precisou ser isolado para a chegada da onça e a entrada de pessoas não autorizadas foi proibida no local para garantir o manejo adequado do animal e a proteção da população, de acordo com a Polícia Militar Ambiental.

    Ainda não foi informado qual será seu destino após os procedimentos médicos. Tiago Leite, coordenador técnico do Instituto Profauna e biólogo especialista em Ecologia e Monitoramento Ambiental, diz que, nos bastidores, se estuda para onde enviá-lo, caso confirmada a relação no ataque de Jorge. Um das possibilidades é que seja translocado para outra área silvestre, "mais preservada e isolada da presença humana, para evitar futuros incidentes como esse".

    Caso é 'raríssimo'

    Situação de magreza do bicho pode ter contribuído para o ataque. ''Um animal magro pode já ser mais idoso ou está passando por algum tipo de problema e, portanto, pode estar tendo dificuldade de capturar suas presas habituais no ambiente natural. Isso pode ter levado ele a buscar fontes de recurso mais fácil, como a presa humana'', explicou Tiago Leite.

    O biólogo falou ainda que ataques predatórios como esses são muito raros. Ele esclarece que, em áreas naturais sujeitas a impactos ambientes, há uma tendência de que animais passem a buscar tipos de presas não habituais, como animais domésticos e, raramente, humanos.

    Casos do tipo geram desinformação e "pavor", colocando animais em risco, conclui especialista. "Infelizmente, esse tipo de evento acaba ganhando grande repercussão por ser um evento traumático que causa um certo terror, e isso acaba gerando muita especulação e uma série de problemas", diz. Ele alerta ainda que, após eventos como esses, a população pode buscar "fazer justiça com as próprias mãos''.

    Entenda o caso

    Restos mortais de Jorge, 60, foram encontrados no último dia 22 próximos a uma propriedade rural de Aquidauana. Conforme divulgado por associações locais de pescadores, além dos policiais ambientais, familiares e guias da região encontraram partes do corpo de Jorge próximos de uma toca onde a onça repousava.

    Homem foi atacado perto de um pesqueiro dentro do local onde trabalhava como caseiro da área de pesca. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram marcas de sangue vistas por moradores no sítio, conhecido como pesqueiro Touro Morto, no Pantanal, às margens do Rio Miranda.

    Após a confirmação da morte de Jorge, órgãos estaduais iniciaram buscas pela onça. Uma equipe da Polícia Militar Ambiental foi designada para os trabalhos, acompanhada por Gediendson Ribeiro de Araújo, pesquisador da UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) e especialista em manejo de onças-pintadas, além de dois guias locais.

    Geral

    Conta de luz volta a ter taxa extra com bandeira amarela para bancar térmicas em maio

    Com a implantação da bandeira amarela, a taxa será de R$ 1,88 para cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos

    Modificado em 25/04/2025, 20:40

    O consumidor estava sem pagar taxa extra na conta de luz desde dezembro

    O consumidor estava sem pagar taxa extra na conta de luz desde dezembro (Pixabay)

    A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou nesta sexta-feira (25) que a conta de luz passará novamente a ter taxa extra para bancar usinas térmicas em maio. Com a implantação da bandeira amarela, a taxa será de R$ 1,88 para cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos.

    Segundo a agência, a bandeira será acionada porque chove pouco na transição entre o período chuvoso e o período seco do ano. "As previsões de chuvas e vazões nas regiões dos reservatórios para os próximos meses ficaram abaixo da média", disse.

    O consumidor estava sem pagar taxa extra na conta de luz desde dezembro. "A previsão de geração de energia proveniente de hidroelétrica piorou, o que nos próximos meses poderá demandar maior acionamento de usinas termelétricas, que possuem energia mais cara", afirmou a agência.

    O sistema de bandeiras tarifárias foi implantado em 2015 e tem o objetivo de bancar o acionamento de usinas térmicas em períodos de pouca chuva, ao mesmo tempo em que sinaliza ao consumidor de que o cenário energético é desfavorável.

    "Com o acionamento da bandeira amarela, a Aneel reforça que é crucial manter bons hábitos de consumo para evitar desperdícios e contribuir para a sustentabilidade do setor elétrico", disse a agência em nota distribuída nesta sexta.

    A necessidade de taxa extra na conta de luz volta a pressionar a inflação, que vem em desaceleração nos últimos dois meses, mas ainda acima do teto da meta estabelecido pelo Banco Central, o que reforça expectativas de nova alta na taxa de juros em maio.

    Nesta sexta, o IBGE divulgou que o IPCA-15, prévia da inflação oficial, fechou abril em 0,43%, queda em relação ao mês anterior, mas ainda com grande pressão de preços dos alimentos. Em 12 meses, a taxa é de 5,49%.

    ENTENDA MAIS SOBRE AS BANDEIRAS TARIFÁRIAS

  • Bandeira verde: condições favoráveis de geração de energia. A tarifa não sofre nenhum acréscimo
  • Bandeira amarela: condições de geração menos favoráveis. A tarifa sofre acréscimo de R$ 0,01885 para cada quilowatt-hora (kWh) consumidos
  • Bandeira vermelha - Patamar 1: condições mais custosas de geração. A tarifa sofre acréscimo de R$ 0,04463 para cada quilowatt-hora kWh consumido
  • Bandeira vermelha - Patamar 2: condições ainda mais custosas de geração. A tarifa sofre acréscimo de R$ 0,07877 para cada quilowatt-hora kWh consumido
  • IcEsporte

    Esporte

    Lembra dele? Ex-Corinthians, Tiba vira presidente, treinador e motorista de time da Série D

    Aos 56 anos, o autor do gol de empate do Bragantino, no título de 1990, assumiu a presidência do União-TO e virou um multifunções no clube

    Modificado em 25/04/2025, 20:22

    Tiba, ex-atacante do Conrinthians e do RB Bragantino (Vinicius Cantuares /União-TO)

    Tiba, ex-atacante do Conrinthians e do RB Bragantino (Vinicius Cantuares /União-TO)

    O ex-atacante Tiba, de Corinthians e RB Bragantino, nos anos 90, ainda vive o futebol intensamente. Aos 56 anos, o autor do gol de empate do Bragantino, no título de 1990, virou empresário e por último assumiu a presidência do União-TO - time do interior do Tocantins, que disputa a Série D pela 1ª vez. Mas além de dirigente, Tiba atua, também, como motorista do elenco nos trajetos, em Araguaína - cidade sede do clube.

    Como se não bastasse, Tiba voltou à área técnica. Com o afastamento do treinador titular, Luiz Carlos Prima - preparador físico da seleção tetracampeã em 1994 -, o mandatário passou a acumular o cargo de treinador. Função que já exerceu anteriormente no futebol tocantinense.

    Levar jogador de um lado para o outro, não é fácil [função de motorista]. Essa situação de treinador não tenho muito medo de pegar porque é uma coisa que tenho experiência. Agora ficou mais complicado porque não esperávamos essa situação do Prima", afirmou Tiba.

    Luiz Carlos Prima foi afastado no início de abril, logo após a conquista do bicampeonato estadual. Segundo o clube, o profissional apresentou um problema de saúde e teve que se afastar para repetir exames e ficar sob observação médica.

    Tiba assume o comando técnico do União (Vinicius Cantuares /União-TO)

    Tiba assume o comando técnico do União (Vinicius Cantuares /União-TO)

    Com Prima afastado , Tiba terá a missão de treinar o elenco, e os dois filhos que atuam na equipe. Davi Guedes (goleiro) e Samuel Guedes (atacante) são titulares. Samuel, inclusive, foi o autor do gol na derrota do União, por 2 a 1, para o Lagarto-SE, pela estreia do Brasileiro Série D.

    "Meus filhos tiveram uma base muito boa no São Paulo e no Corinthians. A gente sabe que para virar no futebol não é fácil, é muito difícil. E hoje comandar eles, é uma coisa normal, não tenho dificuldade. Na hora dos jogos não trato eles como filhos, eu trato cada um como atleta. Isso que é mais importante."

    O União estreou na Série D com revés, por 2 a 1, para o Lagarto-SE, fora de seus domínios. A equipe volta a campo, neste sábado, às 17h, contra o Penendese (AL) . As equipes se enfrentam no Mirandão, em Araguaína.

    Tiba com os filhos (Reprodução/Instagram)

    Tiba com os filhos (Reprodução/Instagram)