Geral

Turistas detalham apuros durante desaparecimento em caverna: 'Passamos frio e tivemos que nos virar'

Quatro turistas ficaram desaparecidos após entrarem em caverna apenas com as lanternas dos celulares. Todos foram encontrados bem

Modificado em 17/09/2024, 16:27

Quatro turistas e parte da equipe de resgate

Quatro turistas e parte da equipe de resgate (Semad)

Os turistas que se perderam após entrarem em uma caverna no Parque Terra Ronca, em São Domingos, na região Nordeste do estado, falaram sobre o desaparecimento e as dificuldades que passaram. "A gente passou apuro de noite, passamos frio, tivemos que nos virar", disse um deles. Os quatro turistas foram encontrados vivos e bem nesta segunda-feira (1º).

Eles relataram sobre a noite que se perderam em um vídeo divulgado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). De acordo com os bombeiros, os turistas são um idoso de 64 anos e três homens com 24, 23 e 20 anos de idade.

Eles ainda agradecem a força-tarefa montada para procurá-los. Durante as buscas, os bombeiros se uniram aos guias locais do parque, e moradores da região. Foram utilizados drones, que ajudaram a fazer a varredura das áreas.

Os quatro amigos desapareceram depois de entrarem na caverna Terra Ronca 1 sem nenhum guia turístico, o que não é permitido pela administração do Parque, e apenas com as lanternas dos celulares. O comandante do Corpo de Bombeiros de Posse, Salathyel Gomes, disse que o grupo se perdeu após a bateria dos celulares ter acabado e ficarem desorientados no interior da Gruta.

"É muito importante a vinda aqui com guia, com toda a estratégia do mundo porque o parque é muito grande e tem muitos riscos, tanto para pessoas que acham que tem experiência. Se não conhecerem a mata, o local, não vão, pessoal, porque vai dar errado", diz um deles no vídeo.

Parque Terra Ronca

De acordo com a Semad, o parque foi criado em 1989 e delimitado em 1996. Ele conta com cavernas, espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção, rios, cachoeiras e sítios ecológicos.

Em 2023, a Semad aprovou o Plano de Manejo Espeleológico do Parque Estadual de Terra Ronca (Peter), um documento que estabelece normas para o zoneamento e uso de cavernas no parque. A estimativa é que no interior do Peter, um dos conjuntos espeleológicos mais importantes da América do Sul, existam mais de 200 cavernas.

O horário de visitação para as cavernas é das 08h às 17h. E todo grupo de turistas deve ser acompanhado por pelo menos um condutor que seja credenciado pelo parque. (Colaborou Ildeu Iussef)

IcMagazine

Horóscopo

Confira o horóscopo deste sábado, 26 de abril de 2025

Modificado em 25/04/2025, 18:00

Confira o horóscopo deste sábado, 26 de abril de 2025

Áries

Áries (21/03 - 19/04)

Lua e Mercúrio evidenciam um período voltado ao bem-estar e ao desenvolvimento de projetos pessoais. Seu carisma e poder de argumentação ganham força, favorecendo acordos e a defesa dos seus interesses.

Leia seu Horóscopo Personalizado.

Saiba tudo sobre seu signo.

Touro

Touro (20/04 - 20/05)

O encontro entre Lua e Mercúrio marca uma fase de mais clareza sobre os problemas e as situações que causam incômodo. Essa percepção ajuda a encontrar saídas práticas para lidar com os desafios. É um bom momento para praticar a autocrítica e ajustar sua postura onde for necessário.

Leia seu Horóscopo Personalizado.

Saiba tudo sobre seu signo.

Gêmeos

Gêmeos (21/05 - 20/06)

Você passa a valorizar afinidades intelectuais nas relações em grupo, favorecendo conversas mais ricas e produtivas. Também é um bom momento para retomar ideias que tragam motivação e ajudem a dar um novo ritmo à vida.

Leia seu Horóscopo Personalizado.

Saiba tudo sobre seu signo.

Câncer

Câncer (21/06 - 22/07)

Tarefas profissionais ligadas ao raciocínio ganham destaque hoje, elevando a qualidade dos projetos em andamento. É um bom momento para trocar ideias com colegas, firmar acordos e aprimorar os projetos na sua área de atuação.

Leia seu Horóscopo Personalizado.

Saiba tudo sobre seu signo.

Leão

Leão (23/07 - 22/08)

As atividades ligadas ao conhecimento ganham destaque, pois sua busca por aprendizado cresce junto com a vontade de evoluir. Aproveite para refletir sobre assuntos importantes da vida e avaliar com cuidado suas ideias e escolhas.

Leia seu Horóscopo Personalizado.

Saiba tudo sobre seu signo.

Virgem

Virgem (23/08 - 22/09)

O encontro entre Lua e Mercúrio fortalece sua confiança para tomar decisões mais estratégicas e lidar com suas ambições. Os desafios são vistos com maior clareza e racionalidade e isso ajuda a reorganizar sua base de vida. Repense a maneira como você administra suas finanças.

Leia seu Horóscopo Personalizado.

Saiba tudo sobre seu signo.

Libra

Libra (23/09 - 22/10)

As energias de Lua e Mercúrio fazem você buscar trocas construtivas nas relações, deixando o diálogo mais claro e interessante. A compreensão sobre temas de interesses em comum se aprofunda, isso ajuda a planejar ações de forma mais eficiente.

Leia seu Horóscopo Personalizado.

Saiba tudo sobre seu signo.

Escorpião

Escorpião (23/10 - 21/11)

Lua e Mercúrio direcionam seu foco para a gestão da rotina e o cuidado com o bem-estar. Ter mais disciplina ajuda a melhorar a qualidade do seu trabalho e fortalece os relacionamentos em equipe. Valorize as trocas de conhecimento.

Leia seu Horóscopo Personalizado.

Saiba tudo sobre seu signo.

Sagitário

Sagitário (22/11 - 21/12)

Seu círculo de amizades ganha mais movimento com trocas de ideias e momentos de lazer ligados ao intelecto. O conhecimento compartilhado nas suas redes traz motivação para seus projetos e torna o dia mais leve e interessante.

Leia seu Horóscopo Personalizado.

Saiba tudo sobre seu signo.

Capricórnio

Capricórnio (22/12 - 19/01)

Seu foco se volta para as tarefas do lar e da rotina, ajudando a organizar melhor os compromissos do dia. É um bom momento para entender melhor quem convive com você. Invista em uma comunicação mais objetiva e eficiente.

Leia seu Horóscopo Personalizado.

Saiba tudo sobre seu signo.

Aquário

Aquário (20/01 - 18/02)

Lua e Mercúrio ampliam sua capacidade de se expressar com clareza e sensibilidade em defesa dos seus interesses. Conversas significativas podem acontecer, favorecendo acordos sobre temas importantes. Invista no conhecimento como ferramenta para seu crescimento pessoal.

Leia seu Horóscopo Personalizado.

Saiba tudo sobre seu signo.

Peixes

Peixes (19/02 - 20/03)

O encontro entre Lua e Mercúrio favorece o cuidado com o seu patrimônio, incentivando o planejamento estratégico e o uso do conhecimento técnico. Boas oportunidades podem surgir, desde que você saiba identificá-las. Procure aproveitar melhor seus recursos.

Leia seu Horóscopo Personalizado.

Saiba tudo sobre seu signo.

Geral

Funcionária morta pelo ex em supermercado comemorou aniversário do filho um dia antes do crime

Nas redes sociais, o filho esbanjava o amor e o orgulho pela mãe. Sílvia Barros Marinho de Oliveira, 60 anos, foi morta com quatro tiros enquanto trabalhava

Modificado em 25/04/2025, 16:59

Sílvia Barros Marinho de Oliveira, 60 anos, ao lado do filho Marcos Aurélio Corelio. (Reprodução/Redes sociais)

Sílvia Barros Marinho de Oliveira, 60 anos, ao lado do filho Marcos Aurélio Corelio. (Reprodução/Redes sociais)

Sílvia Barros Marinho de Oliveira, 60 anos, funcionária morta pelo ex-marido em um supermercado de Goiânia nesta quinta-feira (24), comemorou o aniversário do filho mais novo um dia antes do crime. A foto, que foi postada nas redes sociais do filho e compartilhada pela mãe, mostra a família sorridente reunida em um restaurante.

Na internet, o filho aniversariante esbanjava o amor e o orgulho pela mãe. Em janeiro, ele compartilhou um vídeo em que chega com um bolo na casa para celebrar a formação dela em Assistência Social. ​

Meu 'pararara' [expressão de uma música] é todo para essa mulher guerreira. Eu não tenho palavras para descrever o tanto que tenho orgulho da mulher que a senhora se transformou. Tanto que batalhou, tanto que correu atrás... Foram noites estudando, dias de cansaço após chegar do trabalho, mas a senhora sabia do seu foco"

Foi o medo da incerteza do que vinha pela frente, mas, mesmo assim, levantou a cabeça e disse: 'Eu vou formar'. E hoje esse dia chegou. Mãe, agora a senhora é: Silvia Barros Marinho de Oliveira, bacharel em Assistência Social. E eu sou seu maior fã. Tu é minha maior inspiração. TE AMO!", completou.

Marcos postava também os vários passeios e viagens que fazia com a mãe. Em um registro feito em Fortaleza, no Ceará, ele disse à mãe: O por do sol mais lindo desse Brasil com a pessoa mais importante do mundo.

Marcos Aurélio Corelio ao lado da mãe em Fortaleza (Reprodução/Redes sociais)

Marcos Aurélio Corelio ao lado da mãe em Fortaleza (Reprodução/Redes sociais)

undefined / Reprodução

Entenda o caso

Silvia foi morta pelo ex-marido Valdinez Borges de Oliveira, de 61 anos, segundo a Polícia Civil (PC). Conforme as investigações, o idoso entrou no supermercado, encontrou a ex-esposa e efetuou quatro tiros contra ela quando os dois ficaram frente a frente. Em seguida, ele tirou a própria vida.

Silvia e Valdinez (Reprodução/ Redes sociais)

Silvia e Valdinez (Reprodução/ Redes sociais)

O caso aconteceu por volta das 9h desta quinta-feira (24), na Avenida Perimetral Norte, Setor Empresarial, em Goiânia. De acordo com a Polícia Científica, ela foi atingida com um tiro no peito, outro no braço e dois tiros no pescoço, sendo que um atravessou e saiu pelo crânio, a levando à morte.

Conforme a perícia, o homem utilizou um carro alugado para chegar ao local. A arma do crime pertencia a um colega de trabalho, segundo a PC.

Motivação

O delegado Carlos Alfama disse em entrevista à TV Anhanguera que a vítima estava recém-separada do ex-marido, Valdinez Borges de Oliveira. Segundo ele, a suspeita é de um feminicídio.

O que nós apuramos através das diligências de investigações iniciais é que eles foram casados durante 36 anos e haviam se separado há quatro meses. Ela saiu de casa em dezembro do ano passado, mas ele não aceitou o término e tentou reatar o casamento algumas vezes", disse o delegado.

Polícia Militar e IML no local onde a funcionária foi morta pelo ex, em supermercado de Goiânia (Diomício Gomes/O Popular)

Polícia Militar e IML no local onde a funcionária foi morta pelo ex, em supermercado de Goiânia (Diomício Gomes/O Popular)

No entanto, Alfama pontuou que não há relatos na polícia sobre ameaças do homem à vítima. "Não há nenhum registro de violência física da parte dele antes desse fato de hoje. Os próprios familiares e amigos dela, que estiveram aqui no local, relataram que ela mesmo dizia que nunca tinha sido vítima de violência", completou.

O supermercado Atacadão informou que está oferecendo toda assistência necessária aos familiares, "e que também está colaborando com as autoridades competentes para a investigação do caso".

Geral

Jovem que inventou gravidez para tirar dinheiro de homem fez chá revelação e rifas para bebê falso, explica delegado

Investigação está finalizada pela polícia e a mulher deve responder pelo crime de estelionato. O caso foi registrado em Gurupi, região sul do Tocantins

Modificado em 25/04/2025, 16:47

Imagem ilustrativa de mulher grávida

Imagem ilustrativa de mulher grávida (Pixabay / Divulgação)

Consultas, remédios, chá revelação e rifas foram algumas das justificativas que uma jovem de 21 anos teria usado para tirar dinheiro de um homem, 30 anos, ao inventar uma gravidez falsa. A vítima enviou dinheiro durante os nove meses gestação fictícia . Conforme o delegado, Jacson Ribas, os depósitos eram feitos mensalmente ou semanalmente, pois a suspeita dizia estar em uma gestação de risco.

Ela passou a solicitar consulta, remédio, porque ela alegava que a gravidez era de risco. Então ele fez algumas transferências, mensalmente, semanalmente, sabe? E acho que deu uns R$ 1 mil as transferências. Mas ele teve despesa também com chá revelação que eles fizeram, ele comprou um quarto da criança. Então eu creio que em torno de uns R$ 2.500 ou R$ 3 mil ele teve de despesa", informou.

A mulher não teve o nome divulgado, por isso o Daqui não conseguiu contato com a defesa dela.

O homem e a suspeita se conheceram em 2023 e tiveram um relacionamento casual, segundo a polícia. Ela comunicou sobre a suposta gravidez em fevereiro de 2024. Durante a gestação, a mulher chegou a fazer uma rifa dizendo que o dinheiro seria usado para comprar as roupas do bebê.

"Ela fez rifas para comprar roupa para a criança. Muita gente comprou isso para ajudar, sabe? Só que essas pessoas não fizeram representação do crime de estelionato", contou o delegado.

O caso foi registrado na delegacia da Polícia Civil em fevereiro deste ano e o inquérito foi finalizado nesta quarta-feira (23). Segundo o delegado, no início da suposta gestação a mulher chegou a enviar fotos para para mostrar que estava grávida.

"Como eles não tinham um relacionamento íntimo, pois já haviam rompido o relacionamento, ele não tinha esse contato diário com ela. Acreditou mesmo no que ela falava".

Durante a gravidez o homem tentou ver a mulher, mas segundo o delegado, ela dava desculpas para não o encontrar. Depois dos nove meses, a suspeita postou fotos de um bebê.

De acordo com o delegado-chefe, eles chegaram a agendar um exame de DNA em uma clínica de Gurupi, mas a mulher não apareceu. Em fevereiro deste ano, ela publicou notas de pesar pela morte da criança fictícia.

"Assim que a criança completou o período de 9 meses, ela passou a divulgar fotos de uma criança nas redes sociais e marcava ele [a vítima] no Instagram como sendo pai. Coagindo ele frente aos amigos para efetuar depósitos, a auxiliar nas supostas despesas. Com relação a criança, ele sempre querendo vê-la e ela inventando desculpas de que não podia, não estava em casa, estava com a criança no hospital".

Depois da suposta morte do bebê, o pai procurou informações e a mulher disse que o corpo havia sido recolhido por uma funerária. Nesse momento, ele passou a desconfiar do golpe, foi até a delegacia e denunciou a mulher.

Ele sempre confiou na conversa dela. Ela disse que tinha feito o teste de gravidez, mas nunca fez pré-natal. Ela em depoimento alegou que teve realmente a gravidez, mas que perdeu depois de um tempo. Eu perguntei se ela foi em algum hospital para fazer o exame, mas ela disse que não, foi tudo em casa. Disse que teve sangramento, mas não procurou ajuda médica com esse sangramento. Ela disse que ficou em casa mesmo", explicou o delegado.

O inquérito foi encaminhado para o Ministério Público e Poder Judiciário. Se condenada, a mulher pode pegar de 1 a 5 anos de prisão .

Geral

Mulher morre após ser atacada por abelhas em Itumbiara, diz Corpo de Bombeiros

Caso aconteceu próximo a uma usina de cana-de-açúcar na zona rural de Itumbiara, segundo os bombeiros

Equipe do Corpo de Bombeiros de Itumbiara em operação

Equipe do Corpo de Bombeiros de Itumbiara em operação (Divulgação/ Corpo de Bombeiros)

Uma mulher morreu depois de ser atacada por abelhas na quarta-feira (23), na zona rural de Itumbiara, próximo a uma usina de cana-de-açúcar na saída para Cachoeira Dourada em Minas Gerais, segundo o Corpo de Bombeiros. A mulher estava acompanhada de um homem, mas somente ela sofreu o ataque. De acordo com os bombeiros por conta da localização em que as vítimas estavam demoraram a conseguir chamar a equipe de socorro.

Os bombeiros informaram terem sido chamados às 18h45 para socorrer a vítima. Assim que chegaram ao local, encontraram a mulher do outro lado da margem de um riacho aparentemente inconsciente. A equipe entrou na água e início os primeiros socorros.

Após tentativas de reanimação, a mulher foi encaminhada ao Hospital Municipal Modesto de Carvalho da cidade. Sargento Fabiano Ferreira Tizzo, do Corpo de Bombeiros de Itumbiara, informou que após o ataque o homem que acompanhava a vítima atravessou o riacho e pediu socorro na usina.

O senhor conseguiu adentrar o riacho, o atravessou e pediu socorro numa usina de cana que fica bem próximo do local. Devido à localidade, algumas operadoras direcionam essa linha 193 para o estado de Minas Gerais, e por isso, não estavam conseguindo falar no quartel de Itumbiara. A usina entrou em contato comigo e eu fiz o contato com o quartel. A equipe se deparou com a vítima inconsciente com parte do corpo dentro do riacho", disse

Olegário Augusto, perito da Polícia Técnico Ciêntifica (PTC), disse que não foram acionados.

Nossa equipe não foi requisitada, não passou por nós. A vítima teve morte hospitalar e foi liberada pelo hospital.", informou.

Ricardo Chueire, delegado de regional de Itumbiara, explicou que por não ter sido crime, não gerou investigação, portanto não teve atribuição para a polícia.