IcEsporte

Esporte

Aparecidense anuncia demissão de Eduardo Souza

Treinador não resistiu à derrota de 2 a 1, de virada, para o São José-RS e foi demitido nesta segunda-feira (6)

Modificado em 20/09/2024, 01:10

Eduardo Souza foi demitido da Aparecidense após nove jogos

Eduardo Souza foi demitido da Aparecidense após nove jogos (Divulgação/Aparecidense)

A Aparecidense demitiu o técnico Eduardo Souza, um dia após a derrota, de virada, para o São José-RS, por 2 a 1. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (6). Os auxiliares Rainer Oliveira e Leandro Cruz (preparador físico) também foram desligados do Camaleão. O trio estava na comissão técnica da equipe de Aparecida de Goiânia desde o início da Série C.

Foram duas vitórias, três empates e quatro derrotas com aproveitamento de 33,3% nas nove rodadas que o treinador comandou a Aparecidense. Ele foi contratado após o Goianão, competição em que o Camaleão fez campanha ruim e sequer chegou às quartas de final sob comando do primeiro treinador da temporada, Thiago Carvalho, que conduziu o clube ao inédito título da Série D do Brasileiro, ano passado.

"Deixo meu agradecimento aos diretores, comissão, jogadores e a todos os profissionais que estiveram presentes no dia a dia de trabalho. Empenho e dedicação nunca faltaram, mas os resultados não foram os esperados. Desejo boa sorte ao clube", afirmou Eduardo Souza, por meio de nota.

Desta forma, a Aparecidense busca o terceiro treinador na temporada. Um dos nomes cotados para assumir o time é o ex-técnico do Goiás, Glauber Ramos. A meta é trazer um nome que possa garantir o clube na Série C, torneio no qual é estreante.

A Associação Atlética Aparecidense informa que, em comum acordo entre as partes, Eduardo Souza não é mais treinador da equipe profissional do Camaleão.

Eduardo comandou a Aparecidense em nove partidas, foram duas vitórias, três empates e quatro derrotas. + pic.twitter.com/sYJvkKhqxI --- A.A. Aparecidense (@AA_Aparecidense) June 6, 2022

IcEsporte

Esporte

Atlético-GO x Athletic-MG: onde assistir, horário e escalações

Dragão inicia busca pelo 5º acesso à elite nacional, nesta segunda-feira (7), no estádio Antônio Accioly

Modificado em 07/04/2025, 11:00

Rhaldney é um dos quatro remanescentes do último acesso do Atlético-GO à Série A, em 2023

Rhaldney é um dos quatro remanescentes do último acesso do Atlético-GO à Série A, em 2023 (Bruno Corsino / Atlético-GO)

Rebaixado ano passado à Série B, o Atlético-GO inicia nesta segunda-feira (7), às 19 horas, a tentativa de fazer o caminho inverso para voltar à elite nacional. O Dragão, força intermediária no futebol nacional, começa a Segundona no Estádio Antônio Accioly, contra o Athletic-MG, o caçula entre os 20 participantes do torneio e considerado potencial emergente. As agremiações fecham a 1ª rodada.

(Confira, no fim do texto, onde assistir, escalações, arbitragem e preço de ingressos)

Nos últimos 20 anos, o clube goiano obteve quatro acessos da Série B à elite - 2009, 2016, 2019 e 2023 - e tem a meta de obter o quinto acesso em sua história.

O Atlético-GO, desde o processo de reconstrução do clube, a partir de 2006, não se acostumou a ficar muito tempo na Série B. O Dragão foi rápido ao escalar algumas etapas - disputou a Série C (2006, 07 e foi campeão em 2008), ficou só um ano na Série B (4º colocado em 2009) e passou três temporadas na elite (2010, 2011 e 2012).

A queda de 2012 fez com que o clube disputasse quatro edições seguidas da Série B: 2013 (por pouco não foi rebaixado), 2014 (brigou pelo acesso), 2015 e 2016 (foi campeão da Série B, o principal título da competição em 88 anos de história do clube).

Depois, teve dois rebaixamentos à Série B, mas não demorou muito para voltar à elite: caiu em 2017, jogou 2018 e subiu em 2019 (4º lugar), foi rebaixado em 2022, mas o time voltou em 2023 (4º lugar).

A campanha ruim e a queda no ano passado forçam o Dragão a não passar tanto tempo na Série B. O projeto é disputar a Série A para se manter em evidência, consolidar a marca do clube em nível nacional e faturar numa vitrina lucrativa - os dirigentes do 20 clubes da Série B reclamam muito das cotas a serem pagas às agremiações pelos direitos de transmissão.

Para buscar outro acesso nacional e amenizar a decepção pela eliminação durante a semifinal do Estadual - o Dragão perdeu a chance de brigar pela inédita conquista do tetra do Goianão -, o clube manteve a base do Estadual, mas aposta no comando do técnico Cláudio Tencati, de 51 anos e com quatro acessos no currículo no Brasileiro.

Cláudio Tencati subiu duas séries pelo Londrina: Séries D à C (3º lugar em 2014) e das Séries C à B (vice-campeão na final com o Vila Nova, em 2015). Pelo Criciúma, o técnico foi das Séries C à B (2021) e das Séries B à elite nacional (2023).

O Dragão muda o comando, mantém a base do Estadual, mas terá ajustes e novos nomes: o goleiro Vladimir, é o mais cotado à estreia na vaga de Anderson; o zagueiro Matheus Felipe ganhou a posição de Alix Vinícius e, no meio de campo, o tripé deve ser composto por Rhaldney, Kauan e Shaylon.

Quatro jogadores do atual elenco são remanescentes do último acesso do Atlético-GO à Série A, em 2023. O meia Shaylon, o volante Rhaldney e os zagueiros Alix Vinícius e Heron (recuperando de cirurgia no joelho).

Criticado pela torcida, Shaylon virou o sonho de consumo do Goiás, rival do Atlético-GO na Série B. Desde o ano passado, o meia é citado em tentativas de trocas com o alviverde, mas as negociações não avançaram.

Ele atua numa posição em que o elenco atleticano não apresenta opção segura: o chileno Araos busca se firmar após duas cirurgias no joelho, Jorginho passa por doloroso processo de recuperação de cirurgia no tendão de Aquiles, Robert (cedido pelo Atlético-MG) não foi convincente quando jogou.

A opção mais recente é Ariel, contratado junto ao Anápolis, mas ainda uma incógnita. Kauan, revelado na base do Goiás, é outra opção de meio que joga mais recuado.

No Athletic-MG, o crescimento do clube começou em 2018. Conhecido como Esquadrão de Aço e representante de São João del Rei, o caçula obteve dois acessos no futebol mineiro: da 2ª Divisão ao Módulo 2 (2018) e deste ao Módulo 1 (elite) do Campeonato Mineiro (2020). Em nível nacional, o salto foi duplo: das Séries D à C (2023) e das Séries C à B (2024).

O técnico é Roger Silva, ex-atacante que fez sucesso em alguns clubes do País. Alguns nomes do elenco são conhecidos, como o atacante Lincoln (ex-Flamengo), o goleiro Adriel (ex-Grêmio), o zagueiro Sidimar (ex-Goiás) e o meia canhoto David Braga (ex-Atlético-GO durante a campanha de acesso do clube em 2023, com dois gols, mas poucas atuações).

FICHA TÉCNICA
Campeonato Brasileiro Série B - 1ª rodada
Jogo: Atlético-GO x Athletic-MG
Local: estádio Antônio Accioly (Goiânia/GO)
Data: 7/4/2025
Horário: 19 horas
Onde assistir: ESPN e Disney+

Ingressos: 40 reais (meia-entrada para torcedores com a camisa do Atlético-GO)

Árbitro: Thaillan Azevedo Gomes/AP
Assistentes: Alex Ang Ribeiro/SP e Luan Patrique Pereira da Silva/AP
VAR: Márcio Henrique de Góis/SP

ATLÉTICO-GO: Vladimir; Raí Ramos, Matheus Felipe, Pedro Henrique, Guilherme Romão; Rhaldney, Willian Maranhão, Shaylon; William Pottker, Caio Dantas, Marcelinho. Técnico: Cláudio Tencati

ATHLETIC-MG: Adriel; Wesley Gasolina, Edson Miranda, Sidimar, Yuri; Diego Fumaça, Sandry, Amorim; Welinton Torrão, Lincoln e David Braga. Técnico: Roger Silva

IcEsporte

Esporte

Vila Nova é campeão do Goianão e encerra jejum de 20 anos

Tigre reverte desvantagem e vence o Anápolis por 3 a 0 diante de quase 40 mil torcedores no Serra Dourada

Tiago Pagnussat comemora gol que abriu o placar para o Vila Nova

Tiago Pagnussat comemora gol que abriu o placar para o Vila Nova (Wesley Costa / O Popular)

Depois de 20 anos, o Vila Nova volta a ser campeão do Campeonato Goiano. Na tarde deste domingo (30), no Serra Dourada lotado com quase 40 mil torcedores, o Tigre venceu o Anápolis por 3 a 0 e reverteu a desvantagem no agregado - tinha perdido o jogo de ida por 2 a 0. Os gols foram marcados por Tiago Pagnussat, Igor Henrique e Renan Cocão (contra).

Esse é o 16º título do Vila Nova na história do Goianão. A conquista mais recente havia sido em 2005, nos pênaltis, contra o Goiás, também no Serra Dourada.

Depois desse período, o Vila Nova disputou outras três finais estaduais e foi vice-campeão em todas elas. Perdeu para o Goiás em 2017, para o Grêmio Anápolis em 2021 e para o Atlético-GO em 2024.

Em 2025, o Vila Nova chegou à decisão com o posto de melhor campanha geral e dono da melhor defesa, com cinco gols sofridos. No jogo de ida da decisão, no Jonas Duarte, o Tigre perdeu por 2 a 0 após jogar quase toda a partida com um atleta a mais. Naquela ocasião, o Anápolis fez os dois gols nos acréscimos do 2º tempo, e aproveitou falha de Halls.

O goleiro conseguiu a redenção no Serra Dourada. Quando o jogo estava 2 a 0 a favor do Vila Nova, Halls fez grande defesa após finalização de Fábio. Pouco depois, o Vila Nova fez o gol que decretou o título.

O jogo

A partida começou quente antes mesmo da bola rolar, com direito a confusão entre os jogadores durante o aquecimento. Também antes do apito inicial, o atacante Igor Cássio, artilheiro do Goianão com seis gols marcados, sentiu lesão e desfalcou o Anápolis de última hora; João Celeri foi o substituto.

Precisando de pelo menos dois gols para ter a chance de ser campeão, após perder por 2 a 0 no Jonas Duarte, pelo jogo de ida, há uma semana, o Vila Nova iniciou o jogo investindo bastante nas jogadas aéreas, uma marca registrada da equipe.

O primeiro chute a gol, no entanto, aconteceu no lado do Anápolis, em finalização do atacante Kadu aos 18 minutos - o goleiro Halls segurou firme.

Taticamente, o Anápolis segurava o Vila Nova com eficiência. A equipe visitante não deixava os donos da casa trabalharem o jogo a partir da troca de passes e construía boas chegadas nas transições ofensivas. Aos 34, Elias buscou o lançamento longo para o outro lado e Diego Torres bateu bonito de primeira, mas mandou muito acima da meta.

Na marca dos 39 minutos, surgiu a melhor chance do Anápolis no 1º tempo. Dentro da área, Ariel ganhou de Bernardo Schappo, girou e bateu cruzado. A bola saiu pela linha de fundo e passou bem perto do gol. Cinco minutos depois, Jean Mota respondeu em arremate de fora da área, que passou à direita.

Nos acréscimos, o Tigre chegou perto de abrir o placar. Aos 46, Igor Henrique cabeceou após cobrança de escanteio e a bola tirou tinta da trave. Aos 49, Diego Torres recebeu cruzamento e cabeceou para excelente defesa de Paulo Henrique, que ainda evitou o rebote de Bruno Mendes na sequência.

2º tempo

A etapa final começou a todo vapor. Logo aos 2 minutos, Júnior Todinho cabeceou e a bola passou pouco acima do travessão. O Anápolis não deixou barato. Pouco depois, João Celeri soltou a bomba e assustou a torcida colorada.

Eis que o Vila Nova abriu a contagem. Aos 16 minutos, Jean Mota fez o cruzamento na área, Gabriel Poveda escorou de cabeça e o capitão Tiago Pagnussat mandou de calcanhar para superar o goleiro Paulo Henrique.

Nas arquibancadas, a torcida alvirrubra cantou mais alto. Dali para frente, o Vila Nova foi com tudo para cima do Anápolis e não demorou para marcar o segundo.

Aos 28, Gabriel Silva fez o cruzamento para a área. Igor Henrique dominou, deu um corte na marcação e chutou forte. A bola ainda desviou no defensor antes de morrer no fundo das redes.

O jogo voltou a ficar quente e bastante aberto. Aos 39 minutos, Fábio teve a chance de estragar a festa colorada, mas Halls fez grande defesa para manter o Vila Nova vivo. Aos 42, Dodô encheu o pé e Paulo Henrique salvou o Anápolis.

Foi emoção até o fim. Aos 43, Igor Inocêncio experimentou de longe e levou certo perigo. Aos 50, o Vila Nova construiu a jogada pelo lado direito, Elias jogou a bola na área e ela desviou em Renan Cocão, que lamentou o gol contra que decretou o título colorado.

FICHA TÉCNICA

Volta da final do Goianão

Jogo: Vila Nova 3x0 Anápolis
Data: 30/03/25 (domingo)
Horário: 17 horas
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio
Assistentes: Bruno Pires e Jonny Kamenach
VAR: Caio Max

Vila Nova: Halls; Elias, Bernardo Schappo, Tiago Pagnussat e Willian Formiga (Igor Inocêncio); João Vieira (Arilson), Jean Mota (Dodô), Igor Henrique e Diego Torres (Gabriel Silva); Júnior Todinho e Bruno Mendes (Gabriel Poveda). Técnico: Rafael Lacerda.

Anápolis: Paulo Henrique; Fábio, André, Lucão, Victor Oliveira e Caxambu; João Afonso, Samuel Michels (Pedro Thomaz) e Ariel (Locatelli); Kadu (Cardoso [Renan]) e João Celeri (Marcão). Técnico: Ângelo Luiz.

Gols: Tiago Pagnussat, aos 16' do 2ºT (Vila Nova); Igor Henrique, aos 28' do 2ºT (Vila Nova); Renan Cocão [contra], aos 50' do 2ºT (Vila Nova)

Cartões amarelos: Bernardo Schappo, Júnior Todinho (Vila Nova); Ariel, Samuel Michels, Igor Cássio, Paulo Henrique, Locatelli, João Afonso (Anápolis)
Cartão vermelho: Diego Torres, Rafael Lacerda [técnico] (Vila Nova)

Público total: 38.412 torcedores, 36.579 pagantes
Renda: R$ 581.305,00

IcEsporte

Esporte

Vila Nova x Anápolis: onde assistir ao vivo, horário e escalações

Após vitória do time do interior por 2 a 0 no jogo de ida, título do Campeonato Goiano será decidido no Serra Dourada

Modificado em 29/03/2025, 11:56

Gabriel Poveda, do Vila Nova, divide com o goleiro Paulinho, do Anápolis

Gabriel Poveda, do Vila Nova, divide com o goleiro Paulinho, do Anápolis (Fábio Lima / O Popular)

Chegou o grande momento para Vila Nova e Anápolis. Depois de décadas sem vencer o Campeonato Goiano, um dos clubes encerrará o jejum neste domingo (30), às 17 horas, no Serra Dourada. O Galo da Comarca tem a vantagem porque venceu o jogo de ida por 2 a 0, e o Tigre precisará dar a volta por cima para se sagrar campeão.

(Confira, no fim do texto, onde assistir, escalações prováveis e preços dos ingressos)

O Vila Nova chegou à final com a melhor campanha geral do Goianão e a melhor defesa da competição, com apenas cinco gols sofridos. Já o Anápolis alcançou a decisão com a segunda melhor campanha e o melhor ataque, com 23 gols marcados.

Na partida de ida da grande decisão, no Jonas Duarte, o talento ofensivo do Galo da Comarca levou a melhor sobre a solidez defensiva do Tigre. Mesmo jogando com um atleta a menos desde a metade do 1º tempo, o Anápolis segurou o Vila Nova e marcou duas vezes nos acréscimos do 2º tempo para construir uma vantagem enorme para a volta.

Para ser campeão, o Anápolis pode até perder por um gol de diferença. Caso o Vila Nova vença por dois gols de diferença, o jogo será decidido nos pênaltis. Qualquer vitória colorada por três gols ou mais de diferença dará o título para a equipe da capital.

O Anápolis não é campeão desde 1965 e o Vila Nova, desde 2005.

Para o confronto derradeiro, o Vila Nova não deve mexer muito no esquema titular, em comparação com o jogo de ida. Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (28), o técnico Rafael Lacerda afirmou que a escalação tende a ser praticamente a mesma, a não ser que surja algum imprevisto.

Ainda assim, existe a chance de que o Vila Nova entre em campo com uma postura mais ofensiva nos 11 iniciais. A principal possibilidade é a entrada de Jean Mota no lugar de Arilson, abrindo mão do poder de marcação em prol da criatividade.

🔔 Quer receber por e-mail todas as notícias e reportagens sobre a decisão entre Vila Nova e Anápolis? Assine a newsletter da final do Goianão

Os desfalques colorados são o goleiro Kozlinski, o zagueiro Marcondes, o lateral esquerdo Eric Davis e o atacante Emerson Urso, lesionados. O volante Paulinho, por força de contrato, também não pode atuar.

No Anápolis, o lateral direito Rubinho, que também atua na ponta direita, é desfalque natural depois de ter sido expulso no Jonas Duarte. O técnico Ângelo Luiz não revelou qual será o substituto, mas é provável que seja o atacante Cardoso ou João Celeri. Além de Rubinho, o atacante Matheus Lagoa está lesionado e não será opção.

Em compensação, o volante e capitão João Afonso, que estava suspenso, volta a ser alternativa na esquadra do Galo da Comarca.

FICHA TÉCNICA

Volta da final do Goianão

Jogo: Vila Nova x Anápolis
Data: 30/03/25 (domingo)
Horário: 17 horas
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Onde assistir: TV Brasil Central

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio
Assistentes: Bruno Pires e Jonny Kamenach
VAR: Caio Max

Vila Nova: Halls; Elias, Bernardo Schappo, Tiago Pagnussat e Willian Formiga; João Vieira, Arilson (Jean Mota), Igor Henrique e Diego Torres; Gabriel Poveda e Júnior Todinho. Técnico: Rafael Lacerda.

Anápolis: Paulo Henrique; Fábio, Lucão, Victor Oliveira e Caxambu; João Afonso, Samuel Michels e Ariel; Cardoso (João Celeri), Igor Cássio e Kadu. Técnico: Ângelo Luiz.

Ingressos: 80 reais (visitantes e cadeiras) e 20 reais (arquibancadas); meia-entrada para torcedores com a camisa do Vila Nova ou do Anápolis

IcEsporte

Esporte

Goiás empresta Edson Carioca para o Mirassol

Jogador de 27 anos ficará no clube paulista por um ano, com vínculo até o final do Paulistão de 2026

Modificado em 21/03/2025, 13:15

Edson Carioca tem vínculo de três anos com o Goiás

Edson Carioca tem vínculo de três anos com o Goiás (Rosiron Rodrigues / Goiás)

O Goiás oficializou na manhã desta sexta-feira (21) o empréstimo do atacante Edson Carioca. O jogador de 27 anos, que tem contrato de três anos com o clube esmeraldino, será cedido por um ano para o Mirassol. Ele ficará no time paulista até o final do Paulistão de 2026.

Edson Carioca foi um dos 15 jogadores contratados pelo Goiás neste ano. Ele foi o único que acertou com vínculo de três temporadas (até o fim de 2027). Em campo, o atleta não desempenhou bom futebol. Foram 13 jogos (seis como titular), dois gols marcados na Copa Verde e duas expulsões.

No Mirassol, Edson Carioca vai disputar a Série A neste ano, além do Paulistão e primeiras fases da Copa do Brasil em 2026.

Edson Carioca é o primeiro jogador que deixa o Goiás. A diretoria esmeraldina vai fazer uma reformulação no elenco e deve liberar pelo menos seis atletas. A lista ainda conta com o lateral esquerdo DG, o meia Vitinho e os atacantes Zé Hugo, Breno Herculano (único que deve ser vendido), Arthur Caíke e Facundo Barceló.

O Goiás também deseja encontrar um novo destino para o meia Régis, mas a atual lesão (entorse no tornozelo) do jogador pode mudar o cenário desta situação.