IcEsporte

Esporte

Técnico do Atlético-GO pede mais atenção, mas valoriza saída de bola de Jean com os pés

Eduardo Souza lembrou que jogada foi importante em outros jogos e atenta para tomada de decisão mais correta

Modificado em 24/09/2024, 00:21

Eduardo Souza, técnico interino do Atlético-GO

Eduardo Souza, técnico interino do Atlético-GO (Douglas Schinatto)

O Atlético-GO foi goleado pelo Palmeiras, por 3 a 0, na tarde deste domingo (25), no Estádio Olímpico, mas fazia jogo equilibrado até sofrer o segundo gol. O goleiro Jean falhou na saída de bola e entregou de bandeja gol para o atacante Luiz Adriano. O técnico Eduardo Souza avaliou o lance, lembrou que é preciso trabalhar melhor a tomada de decisão, mas valorizou a capacidade do goleiro para construir jogadas.

"Em determinados momentos é melhor não correr o risco e fazer a bola longa, contra o Santos foi assim e ouvimos que perdemos a identidade com essa construção com o goleiro. Sabemos que o adversário também estuda, mas não podemos perder essa característica. O Jean tem essa característica muito boa, é só minimizar esse tipo de lance", ressaltou o técnico Eduardo Souza.

Antes da falha de Jean, o Atlético-GO já tinha errado na jogada que deu origem ao primeiro gol da equipe paulista no jogo. O volante Gabriel Baralhas e o lateral direito Dudu bateram cabeça em disputa aérea e a bola ficou limpa para Wesley atravessar o campo e bater na saída de Jean para abrir o placar.

Eduardo Souza lembrou que em partidas contra equipes qualificadas, como classificou o Palmeiras, é quase proibido errar. "Nesse tipo de campeonato, contra equipes qualificadas, você não pode errar porque custa carro. Para o jogo de quarta-feira temos de reduzir a margem de erro a zero, pois é jogo eliminatório", ressaltou Eduardo Souza.

IcEsporte

Esporte

Vila Nova x Anápolis: onde assistir ao vivo, horário e escalações

Após vitória do time do interior por 2 a 0 no jogo de ida, título do Campeonato Goiano será decidido no Serra Dourada

Modificado em 29/03/2025, 11:56

Gabriel Poveda, do Vila Nova, divide com o goleiro Paulinho, do Anápolis

Gabriel Poveda, do Vila Nova, divide com o goleiro Paulinho, do Anápolis (Fábio Lima / O Popular)

Chegou o grande momento para Vila Nova e Anápolis. Depois de décadas sem vencer o Campeonato Goiano, um dos clubes encerrará o jejum neste domingo (30), às 17 horas, no Serra Dourada. O Galo da Comarca tem a vantagem porque venceu o jogo de ida por 2 a 0, e o Tigre precisará dar a volta por cima para se sagrar campeão.

(Confira, no fim do texto, onde assistir, escalações prováveis e preços dos ingressos)

O Vila Nova chegou à final com a melhor campanha geral do Goianão e a melhor defesa da competição, com apenas cinco gols sofridos. Já o Anápolis alcançou a decisão com a segunda melhor campanha e o melhor ataque, com 23 gols marcados.

Na partida de ida da grande decisão, no Jonas Duarte, o talento ofensivo do Galo da Comarca levou a melhor sobre a solidez defensiva do Tigre. Mesmo jogando com um atleta a menos desde a metade do 1º tempo, o Anápolis segurou o Vila Nova e marcou duas vezes nos acréscimos do 2º tempo para construir uma vantagem enorme para a volta.

Para ser campeão, o Anápolis pode até perder por um gol de diferença. Caso o Vila Nova vença por dois gols de diferença, o jogo será decidido nos pênaltis. Qualquer vitória colorada por três gols ou mais de diferença dará o título para a equipe da capital.

O Anápolis não é campeão desde 1965 e o Vila Nova, desde 2005.

Para o confronto derradeiro, o Vila Nova não deve mexer muito no esquema titular, em comparação com o jogo de ida. Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (28), o técnico Rafael Lacerda afirmou que a escalação tende a ser praticamente a mesma, a não ser que surja algum imprevisto.

Ainda assim, existe a chance de que o Vila Nova entre em campo com uma postura mais ofensiva nos 11 iniciais. A principal possibilidade é a entrada de Jean Mota no lugar de Arilson, abrindo mão do poder de marcação em prol da criatividade.

🔔 Quer receber por e-mail todas as notícias e reportagens sobre a decisão entre Vila Nova e Anápolis? Assine a newsletter da final do Goianão

Os desfalques colorados são o goleiro Kozlinski, o zagueiro Marcondes, o lateral esquerdo Eric Davis e o atacante Emerson Urso, lesionados. O volante Paulinho, por força de contrato, também não pode atuar.

No Anápolis, o lateral direito Rubinho, que também atua na ponta direita, é desfalque natural depois de ter sido expulso no Jonas Duarte. O técnico Ângelo Luiz não revelou qual será o substituto, mas é provável que seja o atacante Cardoso ou João Celeri. Além de Rubinho, o atacante Matheus Lagoa está lesionado e não será opção.

Em compensação, o volante e capitão João Afonso, que estava suspenso, volta a ser alternativa na esquadra do Galo da Comarca.

FICHA TÉCNICA

Volta da final do Goianão

Jogo: Vila Nova x Anápolis
Data: 30/03/25 (domingo)
Horário: 17 horas
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Onde assistir: TV Brasil Central

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio
Assistentes: Bruno Pires e Jonny Kamenach
VAR: Caio Max

Vila Nova: Halls; Elias, Bernardo Schappo, Tiago Pagnussat e Willian Formiga; João Vieira, Arilson (Jean Mota), Igor Henrique e Diego Torres; Gabriel Poveda e Júnior Todinho. Técnico: Rafael Lacerda.

Anápolis: Paulo Henrique; Fábio, Lucão, Victor Oliveira e Caxambu; João Afonso, Samuel Michels e Ariel; Cardoso (João Celeri), Igor Cássio e Kadu. Técnico: Ângelo Luiz.

Ingressos: 80 reais (visitantes e cadeiras) e 20 reais (arquibancadas); meia-entrada para torcedores com a camisa do Vila Nova ou do Anápolis

IcEsporte

Esporte

Goiás empresta Edson Carioca para o Mirassol

Jogador de 27 anos ficará no clube paulista por um ano, com vínculo até o final do Paulistão de 2026

Modificado em 21/03/2025, 13:15

Edson Carioca tem vínculo de três anos com o Goiás

Edson Carioca tem vínculo de três anos com o Goiás (Rosiron Rodrigues / Goiás)

O Goiás oficializou na manhã desta sexta-feira (21) o empréstimo do atacante Edson Carioca. O jogador de 27 anos, que tem contrato de três anos com o clube esmeraldino, será cedido por um ano para o Mirassol. Ele ficará no time paulista até o final do Paulistão de 2026.

Edson Carioca foi um dos 15 jogadores contratados pelo Goiás neste ano. Ele foi o único que acertou com vínculo de três temporadas (até o fim de 2027). Em campo, o atleta não desempenhou bom futebol. Foram 13 jogos (seis como titular), dois gols marcados na Copa Verde e duas expulsões.

No Mirassol, Edson Carioca vai disputar a Série A neste ano, além do Paulistão e primeiras fases da Copa do Brasil em 2026.

Edson Carioca é o primeiro jogador que deixa o Goiás. A diretoria esmeraldina vai fazer uma reformulação no elenco e deve liberar pelo menos seis atletas. A lista ainda conta com o lateral esquerdo DG, o meia Vitinho e os atacantes Zé Hugo, Breno Herculano (único que deve ser vendido), Arthur Caíke e Facundo Barceló.

O Goiás também deseja encontrar um novo destino para o meia Régis, mas a atual lesão (entorse no tornozelo) do jogador pode mudar o cenário desta situação.

IcEsporte

Esporte

Morre Chico Frazão, ex-jogador e ex-treinador do Goiânia, Vila Nova e Atlético-GO

Frazão formou uma dupla de meio-campo bastante elogiada, por torcedores do Goiânia, ao lado de Silvinho

Modificado em 20/03/2025, 12:20

Chico Frazão marcou época como meio-campista no futebol goiano dos anos 1960 e 1970 (Reprodução/Redes Sociais)

Chico Frazão marcou época como meio-campista no futebol goiano dos anos 1960 e 1970 (Reprodução/Redes Sociais)

O ex-jogador e treinador Chico Frazão morreu aos 79 anos, vítima de uma parada cardiorespiratória na madrugada desta quinta-feira (20), em Goiânia. Frazão foi um dos grandes jogadores da história do futebol goiano dos anos 1960 e 1970.

Chico Frazão era natural de Crato, cidade localizada no cariri cearense, e foi criado em Goiânia, onde morou no antigo bairro Popular nas imediações do Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira. Além de Chico, os seus irmãos Eusevir e Luiz Frazão foram jogadores de futebol e fizeram história no futebol goiano.

Como meio-campista defendeu a dupla "Go-Go", Goiânia (1965-1972) e Goiás (1973), tendo sido campeão goiano de 1968 com a camisa do Galo Carijó. Pelo Goiânia, Chico Frazão formou uma dupla de meio-campo bastante elogiada, por jornalistas e torcedores, ao lado de Silvinho. Já no Goiás, Chico jogou ao lado de nomes como Macalé, Lincoln "o Leão da Serra" e Matinha.

Após pendurar as chuteiras, Chico Frazão se tornou treinador e trabalhou no Atlético-GO, Vila Nova e Goiânia. Inclusive, como técnico do Galo Carijó comandou o seu irmão Luiz Frazão.

O velório de Chico Frazão acontece nesta quinta-feira (20) no Cemitério Parque Memorial de Goiânia e o sepultamento será às 14h.

Chico Frazão foi campeão goiano de 1968 com a camisa do Goiânia (Arquivo pessoal/Chico Frazão)

Chico Frazão foi campeão goiano de 1968 com a camisa do Goiânia (Arquivo pessoal/Chico Frazão)

IcEsporte

Esporte

FGF confirma datas e horários das finais do Goianão, entre Vila Nova e Anápolis

Primeira partida será disputada no Jonas Duarte, e a segunda está marcada para o Serra Dourada

Na 1ª fase do Goianão, Anápolis e Vila Nova empataram em 0 a 0 no Jonas Duarte

Na 1ª fase do Goianão, Anápolis e Vila Nova empataram em 0 a 0 no Jonas Duarte (Roberto Corrêa / Vila Nova)

Na manhã desta segunda-feira (17), a Federação Goiana de Futebol (FGF) divulgou as datas e horários das finais do Goianão, entre Vila Nova e Anápolis. O jogo de ida será disputado no próximo domingo (23), às 17 horas, no Jonas Duarte. A volta está marcada para o outro domingo, no dia 30 de março, às 17 horas, no Serra Dourada.

O Anápolis chegou à final do Campeonato Goiano depois de eliminar o Atlético-GO , que havia vencido as três últimas edições do torneio. O Galo da Comarca não levanta a taça do Estadual desde 1965. Já o Vila Nova deixou para trás o Goiás na semifinal e busca voltar a ser campeão - a última vez foi em 2005.

Vila Nova e Anápolis fizeram as duas melhores campanhas do Goianão 2025, na soma de todas as fases. No total, o Tigre fez 30 pontos e ganhou o direito de decidir a final em casa, enquanto o Galo da Comarca somou 29 pontos no geral.