IcEsporte

Esporte

Zagueiro do Goiás é convocado pela seleção brasileira pré-olímpica para disputa do Pan

Lucas Halter vai desfalcar o time esmeraldino por ao menos cinco rodadas na Série A do Brasileiro

Modificado em 19/09/2024, 01:08

Lucas Halter sorridente durante treino com a seleção brasileira no Marrocos

Lucas Halter sorridente durante treino com a seleção brasileira no Marrocos (El Mehdi Belmekki/CBF)

O zagueiro Lucas Halter, do Goiás, foi convocado pelo técnico Ramón Menezes para a disputa do Pan-Americano de Santiago, no Chile, realizado entre os dias 20 de outubro e 5 de novembro. O jogador foi chamado recentemente para a seleção brasileira pré-olímpica para amistosos no Marrocos e agora representará o Brasil no Pan.

A delegação deve se apresentar na Granja Comary no dia 9 de outubro, assim o zagueiro esmeraldino deverá desfalcar a equipe goiana em até seis rodadas da Série A do Campeonato Brasileiro.

O time esmeraldino não fará objeção à ida do zagueiro para a disputa da competição no Chile e entende que o técnico Armando Evangelista tem uma boa reposição na figura de Sidimar.

A seleção brasileira está no Grupo B ao lado de Estados Unidos, Colômbia e Honduras e estreia no dia 23 de outubro contra os norte-americanos.

++Veja a lista dos convocados por Ramon Menezes++:

Goleiros :
Mycael - Athletico-PR
Andrew - Gil Vicente-POR
Matheus Donelli - Corinthians

Laterais :
João Moreira - São Paulo
Rikelme - Cuiabá
Patrick - São Paulo

Zagueiros :
Lucas Halter - Goiás
Gustavo Martins - Grêmio
Arthur Chaves - Acadêmico de Viseu-POR

Meio-campistas :
Matheus Dias - Internacional
Guilherme Biro - Corinthians
Marquinhos - Nantes-FRA
Ronald - Grêmio
Igor Jesus - Flamengo

Atacantes :
Gabriel Veron - Porto-POR
Matheus Nascimento - Botafogo
Figueiredo - Vasco
Kaio - Coritiba

IcEsporte

Esporte

Atlético-GO encaminha acerto com zagueiro do Botafogo

Philipe Sampaio, que não joga desde fevereiro, negocia com o Dragão para a sequência da temporada

Modificado em 17/09/2024, 17:29

Philipe Sampaio pertence ao Botafogo e chegaria ao Atlético-GO por empréstimo

Philipe Sampaio pertence ao Botafogo e chegaria ao Atlético-GO por empréstimo (Vitor Silva/Botafogo)

O Atlético-GO negocia a contratação do zagueiro Philipe Sampaio, de 29 anos, que pertence ao Botafogo e que atuou pelo Molenbeek, da Bélgica. O jogador está sem espaço no clube carioca, não atua desde do dia 11 de fevereiro.

O Dragão procura um acordo com a gestão do clube carioca para que o empréstimo do defensor possa ser por um período maior que a sequência da atual temporada.

Philipe Sampaio chegaria para ser opção num setor em que há jogadores lesionados ou se recuperando de contusões, como os zagueiros Pedro Henrique e Alix Vinícius.

Nos últimos jogos, a zaga titular tem sido formada por Adriano Martins e Luiz Felipe. Na equipe reserva, as opções têm sido Marcão e Luiz Gustavo.

IcEsporte

Esporte

Goiás acerta a contratação do zagueiro Messias, ex-Santos

Jogador de 29 anos chega a Goiânia nesta quinta-feira (11) e fará exames médicos antes de assinar vínculo até o final da Série B

Modificado em 17/09/2024, 16:23

Messias será emprestado para o Goiás até o final da Série B deste ano

Messias será emprestado para o Goiás até o final da Série B deste ano
 (Ivan Storti/Santos)

O Goiás acertou a contratação do zagueiro Messias, por empréstimo cedido pelo Santos. O jogador de 29 anos chega a Goiânia nesta quinta-feira (11) e fará exames médicos antes de assinar contrato até o final da Série B.

Messias se despediu de companheiros no Santos nesta quarta-feira (10) após concluir a negociação com o Goiás. O defensor não estava sendo utilizado pelo técnico Fábio Carille e não faz parte dos planos do treinador para a disputa da Série B. Por esse motivo, as conversas foram rápidas e tiveram desfecho positivo para ambas as partes.

O zagueiro foi revelado pelo América-MG e permaneceu vinculado ao Coelho entre 2013 a 2021, sendo campeão da Série B de 2017 como titular. Ele também se destacou pelo Ceará entre 2021 e 2022, antes de se transferir para o Santos no ano passado. O vínculo dele com o Peixe é válido até o fim de 2025.

No Goiás, Messias chega com a expectativa de assumir a condição de titular. O técnico Márcio Zanardi deve utilizar uma formação tática com três zagueiros. Além dele, o time esmeraldino acertou com os defensores Lucas Ribeiro, que já treina em Goiânia, e David Braz, que deve desembarcar na cidade ainda nesta semana.

Em reformulação, o Goiás também acertou as contratações do volante Marcão e do meia Régis. O clube tem acerto encaminhado com o meia-atacante Thiago Galhardo e interesse no atacante Rossi, no volante Caio Vinícius e no lateral direito Willean Lepo.

IcEsporte

Esporte

Canhoto e com visão de jogo: por que zagueiro Anthony é aposta do Goiás

Ex-jogadores da posição avaliam estreia do zagueiro esmeraldino no time profissional. Defensor foi titular nas duas primeiras rodadas

Modificado em 17/09/2024, 15:58

Anthony tem 18 anos e estreou pelo profissional do Goiás no Goianão 2024

Anthony tem 18 anos e estreou pelo profissional do Goiás no Goianão 2024
 (Fábio Lima)

De reserva no time sub-20 do Goiás ao posto de titular na equipe profissional. O enredo é o resumo do que ocorreu com o zagueiro Anthony entre o ano passado e o início da atual temporada. O defensor de 18 anos tem longo caminho para trilhar, mas, para ex-jogadores e ídolos esmeraldinos da posição, mostra potencial para ser mais um zagueiro revelado pelo alviverde.

(Relembre, no fim do texto, alguns zagueiros revelados pelo Goiás na história)

Anthony nasceu em Santa Bárbara de Goiás, a pouco mais de 50 km de Goiânia, e chegou ao Goiás ainda criança para jogar nas escolinhas do clube, na Serrinha. O zagueiro fez parte do projeto da pré-equipe, que integra a iniciação esportiva para garotos a partir dos 8 anos. Antes de chegar na categoria de base, no sub-15, ele jogou um período na Ovel, mas, desde 2019, defende as cores esmeraldinas sem interrupções.

Desde 2022, Anthony estava na categoria sub-20 e assinou contrato profissional - o vínculo vai até julho de 2025. Foi titular nos times sub-15 e sub-17, mas, na última faixa etária das categorias de base, passou mais tempo na reserva. Mina e Nolasco formavam a dupla titular.

"No primeiro ano dele no sub-20, nós optamos por inserir o Anthony aos poucos no time para não queimar o atleta e por outros jogadores mais velhos, o Mina (20 anos) e Nolasco (19), já estarem atuando", contou o auxiliar do time sub-20 do Goiás, o ex-zagueiro Paulo Henrique, que jogou no Atlético-GO e Goiás.

Neste ano, Anthony fez parte do elenco do Goiás que disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior, no início do mês. O time goiano disputou só três jogos e foi eliminado na fase de classificação. O zagueiro saiu da reserva na derrota de 2 a 1 para o Madureira na estreia, não jogou no revés de 2 a 1 para a Portuguesa na 2ª rodada e foi titular na partida de despedida, na vitória de 3 a 1 sobre o União Suzano - marcou um gol, de cabeça após cobrança de escanteio.

"Vejo muito potencial no Anthony. Além da qualidade técnica, por ser canhoto, que é algo que o mercado pede hoje em dia. O extracampo dele também é muito bom. Centrado, focado, determinado e o futuro é grande para ele", analisou o gerente das categorias de base do Goiás, Eduardo Pinheiro.

O defensor subiu para o time profissional no retorno do elenco da Copinha e iniciou atividades para a disputa do Campeonato Goiano. O zagueiro Sidimar iniciaria a competição como titular.

No primeiro jogo, contra o Goiânia, Sidimar sequer foi para a partida. Estaria aprimorando o condicionamento físico. Contra o Atlético-GO, Sidimar estava na escalação inicial, mas teria sentido algum problema no aquecimento. A formação inicial foi, então, alterada.

Foi assim que se abriu uma vaga na formação inicial do Goiás, que acabou ocupada por Anthony como titular nos dois jogos - vitória sobre o Goiânia por 1 a 0 e empate sem gols com o Atlético-GO.

"Eu assisti às duas partidas e vejo potencial nele (Anthony). Contra o Goiânia, mostrou um pouco de nervosismo, é normal. O fato de jogar contra o Atlético-GO mostra que ele não se assustou em ser chamado em cima da hora. Percebo que mostra muita vontade, tem bom posicionamento e não lembro de tê-lo visto errar passes. É canhoto, algo raro, e vejo futuro nele", analisou o ex-zagueiro e ídolo do Goiás, Macalé, campeão goiano em 1966, 1975 e 1976.

O fato de Anthony ser canhoto ajudou o jogador a ganhar a disputa contra os destros Mina e Nolasco no time titular do Goiás. Hoje, zagueiros canhotos trazem vantagens para as equipes, principalmente na fase de construção, e estão valorizados no mercado da bola.

O zagueiro canhoto permite mais verticalidade no início das jogadas pelo lado esquerdo. O atleta com boa orientação corporal e qualidade para construir consegue passes mais qualificados, que podem quebrar linhas por ter facilidade de angulação em comparação com um zagueiro destro, que teria que aprender a como se posicionar quando a bola caísse do lado esquerdo do corpo.

"Um bom zagueiro tem que saber construir o jogo, ter habilidade, visão de jogo e vejo isso nele (Anthony). Muitos jogadores de defesa, hoje, não olham para o campo e mostram dificuldade para criar o jogo. É um início promissor. Vai ter que se posicionar bem, ficar atento quando os atacantes se movimentarem para quebrar a linha, ter atenção na sobra e mostrar liderança. O zagueiro precisa se impor em campo", falou Alexandre Neto, ex-zagueiro do Goiás que jogou e foi campeão pelo time esmeraldino do final da década de 1960 aos anos de 1970.

Relembre alguns zagueiros formados pelo Goiás

Renato Silva
Foi revelado pelo Goiás no iní'cio dos anos 2000, permaneceu na equipe esmeraldina até 2004. Ainda como atleta do clube goiano, foi campeão mundial com a seleção sub-20 em 2003. Na carreira, conquistou três títulos da Copa do Brasil, por Flamengo (2006), Fluminense (2007) e Vasco (2011).

Gilson Jáder
Atuou pelo Goiás entre os anos de 1981 a 1985, período que o time foi campeão goiano em duas ocasiões: 1981 e 1983. Também jogou por equipes como Vasco, Cruzeiro e Guarani, no período em que nomes como Neto, Evair e Ricardo Rocha atuavam pela equipe bugrina.

Sanderlei
Natural de Itaberaí, foi revelado pelo Goiás no final dos anos de 1980 e teve três passagens pela equipe. Foi campeão de três edições do Goianão (1987, 1989 e 1990).

Wladimir Araújo
Outro que surgiu no Goiás no final da década de 1980. Na virada de 1989 para 1990, subiu para o profissional e atuou pelo clube até 1993. Jogou por mais temporadas pelo rival Vila Nova. Hoje é treinador e comanda a Jataiense na atual edição do Goianão.

Márcio Goiano
Outro revelado pelo Goiás que é técnico. Está à frente do Goiatuba, que disputa a atual edição do Goiano. Como jogador, surgiu no Goiás no início da década de 1990 e jogou na equipe até 1996 com rápida passagem pelo Inhumas em 1992.

Macalé
Um dos ídolos do Goiás, Macalé surgiu em 1965 e em época bem diferente da atual, quando não havia escolinhas e diferentes categorias de base. Foi campeão goiano em 1966, ano do primeiro título estadual do alviverde, além de ter conquistado as edições de 1975 e 1976, antes de encerrar a carreira em 1980.

Alexandre Neto
Formou com Macalé uma das duplas de zaga mais famosas da história do Goiás. Apesar de ter atuado durante boa parte da carreira como zagueiro, foi revelado como volante e jogou nas duas laterais, direita e esquerda.

Richard Oliveira
Como atleta, foi um dos que mais venceram o Goiano na história com sete títulos (1989, 1990, 1991, 1994, 1996, 1997 e 1998). Revelado pelo Goiás em 1988 como meia, mas se destacou como zagueiro. Voltou ao clube em 2017 para trabalhar como auxiliar na base e deixou a equipe em 2022, depois de passagens pelos times sub-17 e sub-20.

Valmir Lucas
Só jogou pelo Goiás na carreira, encerrada precocemente. A estreia no profissional ocorreu em 2008. Fez parte das conquistas do Goiano de 2012 e 2013, além da Série B de 2012. Em setembro de 2014, teve séria lesão com o rompimento do ligamento cruzado do joelho direito e tentou voltar em 2015, quando voltou a sofrer com a mesma lesão e encerrou a carreira.

Ernando
Conhecido pela consistência, surgiu na base do Goiás e jogou pela primeira vez como profissional em 2006. Atuou pelo time goiano até 2013. Registrou quase 400 jogos pela equipe e fez parte dos elencos campeões do Goiano de 2012 e 2013 e da Série B de 2012. Ainda jogou pelo Inter, Sport, Vasco e Bahia, além de ter sido convocado para as categorias de base da seleção brasileira.

Rafael Toloi
Um dos principais atletas revelados pelo Goiás. Como esmeraldino, foi campeão sul-americano com a seleção sub-20 em 2009, ano em que subiu para o profissional. Jogou no Goiás até 2012, mas mantém laços e, sempre que está de férias, visita o clube. Desde 2015, defende a Atalanta, da Itália, mas tem passagem de destaque pelo São Paulo. Ele se naturalizou italiano e foi campeão da Eurocopa de 2021.

Pedro Henrique
Cria da base esmeraldina, o zagueiro jogou pouco no profissional e conviveu com empréstimos no início da carreira - Cruzeiro-RS, Trindade e Aparecidense, por exemplo. Se destacou no futebol português e hoje defende o Atlético-GO.

David Duarte
Foi titular no Goiás durante anos e sempre mostrou identificação com o clube que o revelou. Foi campeão goiano em quatro edições seguidas, entre 2015 e 2018. Deixou o Goiás em 2021, após a campanha do acesso à Série A e hoje defende o Bahia depois de passagem sem sucesso pelo Fluminense.

Leia também

IcEsporte

Esporte

Goiás x Vasco: onde assistir ao vivo, ingressos, horário e escalações

Serrinha será palco de duelo direto contra o rebaixamento. Time esmeraldino volta a contar com Lucas Halter, recuperado de lesão

Modificado em 19/09/2024, 01:20

Zagueiro Lucas Halter volta ao Goiás após se recuperar de lesão

Zagueiro Lucas Halter volta ao Goiás após se recuperar de lesão
 (Wesley Costa)

O Goiás trata o confronto direto contra o Vasco, na tarde deste domingo (29), às 16 horas, no Estádio Hailé Pinheiro, como o jogo mais importante do ano. As duas equipes estão na zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro e brigam palmo a palmo para deixar essa condição até o fim da competição. O time esmeraldino depende apenas de suas forças para que isso aconteça, pois ainda recebe o Santos, equipe que está uma posição acima na tabela de classificação.

(Confira, no fim do texto, onde assistir, escalações, arbitragem e preço de ingressos)

Como no 1º turno, Goiás e Vasco voltam a se enfrentar como equipes pertencentes ao temível Z4. Naquela ocasião, esmeraldinos e cruzmaltinos estavam separados por dois pontos na tabela. A partida marcou o início do trabalho do técnico português Armando Evangelista.

O Goiás venceu sob comando do auxiliar técnico Leandro Campos e houve confusão no Estádio São Januário, que inclusive fez com que o time carioca perdesse mando de campo no local posteriormente.

Passado um turno, Goiás e Vasco se reencontram praticamente na mesma situação. A diferença entre as duas equipes é ainda mais parelha na tabela de classificação, pois neste momento é de apenas um ponto com o Goiás à frente (31) e o Vasco logo atrás (30). Só que a fase do time cruzmaltino é melhor.

O Goiás conseguiu reagir mais cedo, durante a segunda metade do 1º turno, e caminhava para uma situação mais tranquila. Só que o clube esmeraldino vive uma queda de rendimento neste 2º turno que é preocupante.

A equipe comandada por Armando Evangelista tem o segundo pior aproveitamento do período com apenas 30%. O time goiano só está à frente do Coritiba. O Vasco, por sua vez, começou a crescer no 2º turno e, apesar de estar atrás do Goiás na classificação geral, faz a 10ª melhor campanha nesta segunda metade de competição.

Por isso, a partida deste domingo (29) ganha peso ainda maior para o Goiás. O time esmeraldino precisa dar uma resposta imediata ao seu torcedor, após ser derrotado por 5 a 3 pelo Fluminense. Nas redes sociais, torcedores começam a questionar a capacidade da equipe buscar os pontos necessários para a permanência na elite.

O certo é que o time goiano tem pela frente uma tabela que transfere ainda mais responsabilidade. O Goiás enfrenta não somente o Vasco, mas também o Coritiba (fora) e o América-MG (casa), que são equipes que estão atrás dele na classificação.

Mais que isso, ainda concorre, na Serrinha, com Santos e Cruzeiro, que estão atualmente à frente do time esmeraldino, mas inseridos na mesma disputa contra o rebaixamento.

O técnico Armando Evangelista não terá desfalques. A novidade na escalação deve ser o retorno do zagueiro Lucas Halter. O jogador se recuperou de lesão muscular sofrida na partida contra o Bahia e está pronto para retornar ao time titular no domingo.

FICHA TÉCNICA Campeonato Brasileiro - Série A - 30ª rodada Jogo: Goiás x Vasco
Local: Estádio Hailé Pinheiro, em Goiânia
Data: 29/10/2023 (domingo)
Horário: 16 horas
Transmissão: TV Anhanguera/Globo e Premiere

Ingressos: R$ 100 (Visitantes) e R$ 50 (Tobogã) | Setores Cadeiras e Espaço Família estão esgotados
Promoção: Torcedores com a camisa do Goiás pagam meia-entrada

Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (Fifa/SP)
Assistentes: Daniel Ricardo Simon Manis (Fifa/SP) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP)
VAR: Daiani Caroline Muniz dos Santos (Fifa/SP)

GOIÁS: Tadeu; Maguinho, Lucas Halter, Bruno Melo e Hugo (Sander); Willian Oliveira, Morelli e Guilherme Marques; Allano, Matheus Babi e Palacios. Técnico: Armando Evangelista

VASCO: Léo Jardim; Paulo Henrique, Gary Medel, Léo e Lucas Piton; Zé Gabriel, Praxedes, Alex Teixeira e Payet; Gabriel Pec e Vegetti. Técnico: Ramón Díaz.

Leia também