IcMagazine

Famosos

AGL dá a largada para os 100 anos de Bariani Ortencio

Nome respeitado e reverenciado em vários setores da cultura goiana, ele completa 100 anos em julho de 2023

Modificado em 20/09/2024, 03:50

Escritor Bariani Ortencio

Escritor Bariani Ortencio (Nelson Santos)

A Academia Goiana de Letras (AGL) deu a largada para as comemorações do centenário do folclorista e escritor Bariani Ortencio, 99, na tarde de quinta-feira no Instituto Cultural e Educacional Bariani Ortencio. Nome respeitado e reverenciado em vários setores culturais, como literatura, música, culinária, futebol, política, ele completa 100 anos em julho de 2023.

Bariani se mudou para Goiânia com a família quando tinha apenas 15 anos de idade, vindo da cidade paulista de Igarapava, que fica na fronteira com Minas Gerais. Na capital, estudou no Lyceu de Goiânia, trabalhou quando criança como alfaiate e foi goleiro do Atlético Clube Goianiense na década de 1940.

O autor ingressou na carreira literária quando publicou O que Foi pelo Sertão , em 1954. Em 12 de abril de 2013, recebeu o título de Doutor Honoris Causa da UFG. Atualmente, o inventor do prato peixe na telha tem mais de 50 livros lançados e segue em plena atividade.

IcMagazine

Famosos

Escritor goiano Christie Queiroz lança novas obras em homenagem

Modificado em 17/09/2024, 17:23

Escritor goiano Christie Queiroz lança novas obras em homenagem

(Divullgação)

A Livraria Vila, no Flamboyant Shopping Center, no Jardim Goiás, em Goiânia, recebe hoje o lançamento das novas obras do escritor Christie Queiroz: "Turma do Cabeça Oca: O Universo Musical de Villa-Lobos" e "Turma do Cabeça Oca e os Povos Originários". O lançamento está marcado para às 18 horas.

No local, o artista goiano, que já publicou cerca de 50 livros infantojuvenis, estará disponível para autógrafos e fotos. A entrada é gratuita e aberta ao público.

As duas obras seguem a linha de valorização da cultura nacional, caracterizando-se por unir entretenimento e aprendizado. Em "Turma do Cabeça Oca: O Universo Musical de Villa-Lobos", o autor explora a riqueza da música brasileira através da obra do maestro Heitor Villa-Lobos.

"Vila Lobos é uma vida inspiradora, é uma pessoa que todos nós podemos olhar e nos inspirar. Ele é um dos brasileiros que venceu, assim como tantas pessoas que lutaram e que se dedicaram aquilo que elas gostam, aquilo que elas sabem fazer, fizeram bem feito e conseguiram vencer. Então, esse tipo de exemplo que a gente precisa no nosso dia a dia, as crianças precisam buscar para se inspirar e encontrar melhores respostas no futuro", ressalta Christie.

Já em "Turma do Cabeça Oca e os Povos Originários", os leitores são levados a uma imersão nas tradições e na sabedoria dos povos indígenas Xavante, proporcionando uma reflexão sobre as raízes culturais do Brasil.

"O lançamento de livro é um momento muito esperado por todos nós. Eu fico muito ansioso esperando, porque é um momento que a gente se encontra com os fãs, com novos fãs, com os antigos e é um momento sempre muito especial", diz Christie.

Serviço:

Lançamento novos livros do Cabeça Oca
Data: Terça-feira, 20 de agosto de 2024
Horário: 18h
Local: Livraria da Vila, Shopping Flamboyant, Goiânia
Entrada gratuita

Geral

Bariani Ortencio morre aos 100 anos

Um dos grandes nomes da cultura goiana, escritor deixa legado em Goiás

Modificado em 19/09/2024, 01:14

Bariani Ortencio morre aos 100 anos

(Sebastião Nogueira)

O Cerrado retorcido, o Rio Araguaia, a construção de Brasília e o seu tão querido Bosque dos Buritis foram narrados por Waldomiro Bariani Ortencio, que viu de perto, com seu olhar aguçado, o crescimento de Goiânia pela janela de sua casa, localizada em frente à Praça Cívica.

Pesquisou o que o goiano come, fala e cura. Morreu rodeado pelos filhos em sua residência, aos 100 anos. O corpo será sepultado neste sábado (16), a partir das 6 horas, no cemitério Jardim das Palmeiras.

Em 2022, Bariani sofreu um AVC em sua casa, que serve de local para o instituto que leva seu nome. Desde então, passou os dias em reclusão no primeiro piso da residência, recebendo amigos e familiares. Não escreveu mais crônicas e outros textos, mas deixou um último livro de romance para ser publicado.

O folclorista não nasceu em Goiás, mas escreveu como ninguém sobre as belezas e as pessoas que habitam o Estado. É natural de Igarapava, cidadezinha margeada pelo Rio Grande, divisa entre São Paulo e Minas Gerais. Saiu de lá aos 15 anos com a família Ortencio para tentar a vida na então nova capital de Goiás em uma viagem de caminhão de oito dias.

"Goiânia era pequena e hoje é um mundo. O importante é preservar a história, para que as pessoas no futuro possam reconhecer a identidade e a cultura de um povo", exclamou o escritor em entrevista em 2020. Na época, primeiro ano da pandemia, o Bariani lutava pela preservação de sua casa, um exemplo da arquitetura modernista goianiense.

História

"Manter e preservar a história da cidade é a garantia da nossa identidade, de quem somos e do lugar onde habitamos. Essa casa faz parte de algo maior", refletiu.

A residência, que também é o Instituto Bariani Ortencio, reúne uma biblioteca particular com troféus, medalhas, cassetes, vinis e CDs, além de uma estante que guarda mais de 3 mil tesouros literários únicos.

Parte dos mais de 50 livros publicados ao longo da carreira de Bariani falam sobre as culturalidades do interior do Brasil Central. O primeiro livro publicado foi O que Foi pelo Sertão (1956). Depois, viriam mais outras obras emblemáticas com diversas temáticas relacionadas ao regionalismo.

"Existem dois tipos de bobos: o que empresta livros e o que devolve", brincou Bariani

(Sebastião Nogueira)

Geral

Computador com arquivos e livros digitais de Bariani Ortêncio é furtado de instituto em Goiânia

Eletrônico foi furtado no Instituto Cultural e Educacional que leva o nome do autor, na madrugada desta quinta-feira (11)

Modificado em 19/09/2024, 00:19

Escritor Bariani Ortêncio completa 100 anos de vida no próximo mês de julho

Escritor Bariani Ortêncio completa 100 anos de vida no próximo mês de julho (Reprodução redes sociais barianiortencio/ Paula Resende, g1)

O computador que armazenava anotações pessoais e livros digitais do escritor Bariani Ortêncio foi furtado do Instituto Cultural e Educacional que leva o nome do autor, na madrugada desta quinta-feira (11), em Goiânia. O diretor cultural do Instituto, Beto Selva, registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil (PC) e pede ajuda da comunidade para localizar o eletrônico.

Ao Daqui, Beto Selva ressaltou que a preocupação de recuperar o computador não se dá pelo valor material do eletrônico, e sim pelo valor sentimental e intelectual que os arquivos guardados no eletrônico contêm. Segundo afirmou, as anotações do escritor contidas nos arquivos são de uma vida inteira.

Selva frisou ainda que em julho deste ano Bariani Ortêncio completa 100 anos de vida e que também por este motivo é muito importante que o material seja recuperado.

"Gostaríamos de pedir a ajuda da comunidade com qualquer ação que podemos tomar ou contato que possa nos ajudar a recuperar o computador. O material não é o que nos importa, mas a esperança de recuperar os arquivos do escritor. Desde já agradecemos o apoio", diz um trecho da mensagem publicada nas redes sociais do Instituto.

Quem tiver informações sobre o computador, pode entrar em contato com Beto Selva por meio do telefone: (84) 99116-3612.

Geral

Morre aos 100 anos Veneranda Cabral Bittencourt

Dona Veneranda foi uma das principais personagens da política goiana

Modificado em 20/09/2024, 06:18

Ela tinha 100 anos de idade e foi uma das principais personagens da política goiana

Ela tinha 100 anos de idade e foi uma das principais personagens da política goiana (Reprodução / Prefeitura de Goiânia)

Morreu nesta quarta-feira (9) Veneranda Cabral Bittencourt, viúva do escritor, jornalista, advogado e político, José Luiz Bitencourt. Ela tinha 100 anos de idade e foi uma das principais personagens da política goiana. A informação foi confirmada pela Associação Goiana de Imprensa (AGI), que emitiu uma nota de pesar.

Seu falecido marido foi vereador de Goiânia, deputado, vice-governador e governador de Goiás, por curto período. Ela é mãe dos jornalistas José Luiz Bitencourt Filho, Paulo e João Bosco Bitencourt, bem como do ex-deputado federal e engenheiro, Luiz Bitencourt.

Rogério Cruz manifesta pesar pela morte

Por meio de nota, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz lamentou a morte da centenária. "Foi com imenso pesar que recebi a notícia da morte de uma das principais personagens da política goiana, Veneranda Bittencourt. Presto minhas sinceras condolências à família e amigos de Veneranda Bittencourt. Eu e minha esposa, Thelma Cruz, rogamos a Deus que a receba em seus braços e que traga o consolo necessário aos que ficam, com os corações repletos de amor e saudade", declarou.

Marconi lamenta morte de Veneranda

Ex-governador de Goiás, Marconi Perillo lamentou, por meio das redes sociais, a morte de Veneranda Cabral. "Mulher de personalidade e atitudes fortes, autêntica e franca, criou dez filhos, plantando ensinamentos e deixando exemplo de trabalho, afeto e princípios", escreveu.