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Feira, música e degustação de comida de graça em Goiânia

Xepa Day acontece em várias cidades do mundo e promete trazer muita diversão e conscientização sobre como aproveitar os alimentos

Modificado em 27/09/2024, 01:17

Feira, música e degustação de comida de graça em Goiânia

(Pixabay)

No dia 29 de abril, Goiânia recebe edição do Disco Xepa Day, evento que nasceu na Alemanha para conscientizar as pessoas sobre o aproveitamento de alimentos e ganhou diversas cidades do mundo.

O Disco Xepa Day promete unir culinária e música no combate ao desperdício. Para isto, segundo a organização do evento, são programadas feira livre, apresentações de DJs, oficinas com chefs de cozinha e degustação de várias delícias produzidas nos cursos. Tudo 100% gratuito.

A ideia é mostrar que frutas, verduras e legumes ainda que não sejam os mais bonitos, maiores e uniformes são saudáveis e podem gerar um resultado incrível na cozinha.

Até as crianças devem entrar na onda da conscientização, com cursos direcionados para elas.

O Xepa Day será realizado na Praça da T-49, em frente ao Colégio Ipê e ao lado da feira livre do Setor Bueno, a partir das 7 horas e deve ter atividades até o meio-dia.

Para visitar é só chegar, uma vez que, conforme a organização, "ninguém ganha com isso". Ou seja, tudo grátis e feito com ajuda de voluntários.

Mais informações sobre o Xepa Day pelo Facebook .

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Feira de agricultura familiar e artesanato acontece nesta terça em Goiânia

Modificado em 04/11/2024, 08:53

Feira de agricultura familiar e artesanato acontece nesta terça em Goiânia

(Divulgação)

Como parte da programação do 1º Congresso de Pesquisa e Extensão, o Centro Universitário Estácio de Goiás promoverá nesta terça-feira (8) uma feira temática com produtos da agricultura familiar, orgânicos e artigos artesanais de comunidades indígenas e quilombolas.

A ação ocorrerá na Loja Colaborativa da instituição, das 8h às 20h, com uma ampla variedade de produtos que vão desde alimentos artesanais e frescos até artesanatos únicos.

Os visitantes poderão adquirir pães artesanais enriquecidos com castanhas e sementes, geleias, frutas da estação, legumes, verduras, kits de ervas e temperos, além de licores, banha de porco e polpas de frutas.

Também estão disponíveis para venda artesanatos como bolsas, tiaras, colares, anéis, bonecos de pano, patuás, buchas vegetais, tapetes de retalhos e crochê, e mudas de plantas, fortalecendo o compromisso da Estácio com a valorização da cultura e sustentabilidade das comunidades tradicionais.

Serviço: Feira de Agricultura Familiar, Produtos Orgânicos e Artesanato Indígena e Quilombola
Data : 8 de outubro
Horário: 8h às 20h
Local : Shopping Estação Goiânia (Avenida Goiás, Nº 2151, Setor Central, Goiânia -- GO)

Geral

Inteligência artificial otimiza gestão e venda no varejo

Feira apresenta novas ferramentas tecnológicas que facilitam as operações e melhoram a experiência de compras nas lojas

Modificado em 04/11/2024, 08:53

Maxuel Sousa, da Easy Tech Automação: equipamento identifica o preço, o peso e o tipo do produto

Maxuel Sousa, da Easy Tech Automação: equipamento identifica o preço, o peso e o tipo do produto (Fábio Lima)

Caixas de autoatendimento com reconhecimento facial e que mostram erros de compra, inteligência artificial que consegue identificar o comportamento dos clientes, prever a demanda por produtos e enviar ofertas personalizadas, e até códigos de barras que impedem a venda de mercadorias vencidas.

Estas e outras ferramentas tecnológicas, que facilitam as operações nos supermercados e a experiência dos consumidores, estão apresentadas até amanhã, dia 26, na 21ª SuperAgos, a maior feira supermercadista do Centro-Oeste, realizada pela Associação Goiana de Supermercados (Agos).

O evento, que acontece no Centro de Convenções de Goiânia, com o tema "Multiplique negócios, parcerias e conhecimento na era da inteligência artificial", tem a expectativa de ultrapassar a casa de R$ 200 milhões em negócios.

Um estudo feito pela Grocery Doppio e pelo Food Industry Association (FMI) apontou que o uso de inteligência artificial (IA) em supermercados deve crescer 400% até o fim de 2024, otimizando processos diários nas rotinas de supermercadistas, incluindo o gerenciamento de lojas, estoque e o atendimento ao cliente.

Estas ferramentas podem identificar o comportamento do consumidor e tendências de consumo, ajustando as operações através da interpretação de dados. A IA, por exemplo, automatiza e otimiza processos, fazendo previsões de demanda e gestão de estoque, precificação dinâmica e até personalização de ofertas para os consumidores.

O especialista em inteligência de mercado e CEO da Bnex Ciência do Consumo, Fernando Gibotti, lembra que a IA já atua em diferentes frentes do varejo, começando pelo abastecimento das lojas.

Um dos benefícios é a capacidade de analisar grandes volumes de dados em tempo real, o que seria impraticável manualmente. "Ferramentas que fazem previsão de demanda ajudam no processo de compra de produtos de forma mais assertiva, evitando perdas ou rupturas", destaca Gibotti.

Segundo ele, a IA tem desempenhado um papel fundamental na automatização de processos em supermercados e minimercados, ajudando a transformar tarefas, que antes eram manuais e demoradas, em fluxos de trabalho mais rápidos e precisos, desde a gestão de estoque e reposição automática de produtos, até a análise preditiva de vendas.

A IA também pode entender como as pessoas estão consumindo e quais categorias estão sendo adotadas ou abandonadas, inclusive por faixa etária. "Entendendo o comportamento, é possível criar estratégias segmentadas e personalizadas, com promoções individuais, de acordo com a mudança de comportamento desejada", destaca o CEO da Bnex.

O sistema divide os clientes em grupos, de acordo com suas aptidões, e encaminha promoções direcionadas para cada um. "Para isso, os supermercados criam programas de relacionamento com o cliente, que baixa um aplicativo e se cadastra, fornecendo o CPF a cada compra", completa.

Autoatendimento
O self checkout, ou caixa de autoatendimento, tem se tornado cada vez mais comum nos supermercados, possibilitando a redução de filas, autonomia, privacidade e uma experiência mais moderna para o consumidor. Esta ferramenta já está evoluindo para uma nova geração, antes mesmo de chegar a todos os estabelecimentos.

A tecnologia de reconhecimento facial, por exemplo, permite que os clientes finalizem suas compras com um simples olhar, eliminando a necessidade de cartões ou uso de smartphones para fazer pix.

Maxuel Sousa, proprietário da Easy Tech Automação, empresa de soluções automatizadas, lembra que estes novos equipamentos já conseguem identificar o tipo de produto comprado e se o preço e o peso estão corretos.

Ele possui um sistema de identificação visual e auditiva, com luz e alerta sonoro, que ajudam o consumidor a identificar erros de compra e a loja a evitar prejuízos com possíveis fraudes. "Ele pode mostrar se o produto que está sendo comprado é o mesmo que está descrito no código de barras", explica.

Para o empresário, a tendência é que estes caixas se tornem cada vez mais comuns nas lojas. O investimento inicial fica entre R$ 20 mil e R$ 25 mil e o equipamento também pode ser locado. Entre as lojas que ainda resistem, existe o medo de ser roubado nas compras ou de que os clientes não consigam usar o equipamento e ele fique obsoleto. "Mas fazemos todo um trabalho educativo e de consultoria junto a funcionários e aos clientes, que são orientados a evitar filas", informa.

Até os códigos de barras já estão evoluindo. Paulo Crapina, diretor de Relações Institucionais do GS1 Brasil Associação Brasileira de Automação, informa que há um trabalho para evoluir para o código bidimensional, que pode ser lido com uma simples câmera de celular.

Este QR Code trará até 10 mil informações, inclusive como preparar alimentos, a data de fabricação, lote e até a data de validade. "O sistema consegue ler se o produto está vencido e ele fica retido no caixa. É a forma mais fácil de controlar os lotes", destaca.

A tecnologia também é inclusiva, pois as informações sobre o produto são acessadas por pessoas com deficiência visual, através de áudio. O código pode ser inserido por indústrias fabricantes ou pelo varejo em marcas próprias ou produtos manipulados nas lojas, como frios fatiados e vendidos por quilo.

"O código de barras já tem 51 anos e não deve ser mais usado no futuro. Nosso objetivo é melhorar os processos na cadeia de suprimentos, pois a maioria das lojas já conta com equipamentos que podem usar o QR Code, por meio de algumas atualizações de sistema, que não têm um custo alto", prevê.

Para o presidente da Agos, Sirlei Couto, a utilização de IAs nos supermercados permite analisar grandes volumes de dados em tempo real, otimizando operações e interpretando o comportamento do consumidor, o que aumenta a competitividade, mesmo em um mercado de margens reduzidas, e ajuda a garantir a sustentabilidade a longo prazo.

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11 linhas de crédito impulsionam negócios durante feira de supermercados

Modificado em 04/11/2024, 08:55

Sirlei Antônio do Couto

Sirlei Antônio do Couto (Wesley Costa)

A SuperAgos 2024 começou nesta terça-feira e segue até sexta (24 a 26) no Centro de Convenções de Goiânia em sua maior edição, principalmente quanto a realização de negócios durante o evento. A expectativa é que a maior exposição do Centro-Oeste voltada para supermercados, atacados e varejo alimentar movimente mais de R$ 200 milhões.

Sob o tema "Multiplique negócios, parcerias e conhecimento na era da inteligência artificial", este ano, o evento espera mais de 20 mil participantes e traz uma área de exposição de 4,9 mil metros quadrados.

"Os dados do setor supermercadista corroboram o excelente momento que vivemos. Em 2023, o setor faturou R$ 1 trilhão no Brasil, representando 9,2% do PIB nacional, e Goiás teve um papel de destaque ao alcançar um faturamento de R$ 29 bilhões. Esses números demonstram a força do comércio goiano, que vem crescendo acima da média nacional, com um aumento expressivo nas vendas e na geração de empregos", revela o presidente da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Sirlei Couto, instituição responsável pela realização da SuperAgos.

Com grande foco em novas parcerias, a Agos planejou diferentes maneiras de impulsionar os contatos e as negociações entre os participantes da feira e os fornecedores e expositores presentes. Um dos carros-chefes da 21ª edição do evento, os associados da Agos poderão contar com serviços de linhas de crédito, que serão oferecidas na feira por meio de uma parceria entre a Agos e a Valorimex, empresa especializada em serviços econômicos, financeiros e de consultoria empresarial.

Formada por uma equipe com expertise especializada, a Valorimex é uma empresa goiana com ampla experiência em áreas específicas da consultoria e do mercado financeiro. Através de projetos de captação, simuladores de financiamento, pesquisas de mercado, treinamento corporativo para colaboradores e consultorias empresariais, tem auxiliado empreendedores goianos de pequeno e grande porte a encontrarem o caminho de sucesso para seus negócios.

A consultoria empresarial, voltada para ajudar empresas a alcançar seus objetivos de negócios, melhorar eficiência e aumentar lucratividade, será um dos serviços oferecidos pela empresa na SuperAgos 2024. Parceira do setor supermercadista quando o assunto é expansão e inovação, a Valorimex também irá disponibilizar para conhecimento dos visitantes associados à Agos quais os caminhos para ter acesso à 11 linhas de créditos específicas durante a feira.

"Durante a SuperAgos 2024, vamos trazer informações dessas 11 linhas de crédito específicas para a realidade e as necessidades de diferentes estabelecimentos, visando atender da melhor forma possível ao setor supermercadista", afirma o economista e fundador da Valorimex, Ildefonso Camargo Júnior.

Oportunidades não faltam para investir no próprio negócio
Entre as principais opções estão a Fungetur, FCO Mulher, Capital de Giro, Operações Imobiliárias e Atrelamento de Contratos. "Essas linhas de crédito são ferramentas importantes para impulsionar o setor de varejo alimentar, fornecendo recursos financeiros que permitem o crescimento, modernização e a sustentabilidade das operações supermercadistas", explica o economista. "São instrumentos estratégicos para que o setor supermercadista continue crescendo, inovando e se adaptando às mudanças do mercado", completa.

Embora tradicionalmente ligado ao turismo, o Fundo Geral do Turismo (Fungetur) oferece, de acordo com Ildefonso Camargo, linhas de crédito que podem ser utilizadas por supermercados que queiram investir em melhorias em suas instalações, especialmente em áreas como alimentação e serviços. "Supermercados que tenham restaurantes internos, padarias, ou que ofereçam produtos turísticos podem se beneficiar dessas condições de financiamento com prazos longos e taxas competitivas", exemplifica.

A linha de investimento para construção civil e reforma, pode chegar a 20 anos, com cinco anos de carência. Para aquisição de bens, veículos e capital de giro associado, o prazo total é de até 60 meses, com 12 meses de carência.

O limite do investimento pode ser de até R$15 milhões, enumera, apontando que um supermercado que deseja expandir suas áreas de alimentação para atrair turistas regionais pode acessar o Fungetur para construir ou reformar uma área gourmet, pode utilizar o crédito para compra de equipamentos, mobiliário e infraestrutura.

Já o Fundo Constitucional do Centro-Oeste -- Mulher, mais conhecido como FCO Mulher, é proposta na intenção de fomentar o desenvolvimento de empresas que tenham mulher sócia com no mínimo 40% do total das ações de uma empresa, também é destinada à aquisição de bens, veículos e capital de giro, com investimento de até R$ 20 milhões em até 168 meses de prazo, com 48 meses de carência.

"Esse fundo é voltado para incentivar o empreendedorismo feminino e apoiar negócios liderados por mulheres. Supermercados ou empresas que tenham mulheres no comando podem acessar essas linhas de crédito com condições facilitadas, sendo uma grande oportunidade para aquelas que querem investir em inovação ou expandir seus negócios", explica Ildefonso Camargo.

De acordo com ele, uma mulher proprietária de um supermercado em Goiás pode acessar o FCO Mulher para abrir uma nova filial, adquirir novos equipamentos ou expandir seus serviços com melhorias tecnológicas e sistemas de gestão. "Linhas de crédito como o FCO Mulher incentivam a liderança feminina no setor, promovendo maior diversidade e inclusão, o que pode atrair novos investidoras e gerar inovações no setor", argumenta o presidente da Agos, Sirlei Couto.

Linhas de crédito de capital de giro são essenciais para garantir o fluxo de caixa das operações diárias, possibilitando que os supermercados mantenham estoques, paguem fornecedores e funcionários sem interrupções, especialmente em momentos de sazonalidade ou crises. "O Capital de Giro é utilizado para financiar as operações diárias de uma empresa em despesas correntes, como pagamento de fornecedores, salários, aluguel, contas de energia e aquisição de estoque", pontua o economista.

Para essa opção, o valor pode alcançar R$ 1,8 milhão, com até 48 meses de prazo, incluso 12 meses de carência. "Um supermercado que precisa aumentar seu estoque de produtos para uma promoção sazonal pode utilizar a linha de capital de giro para adquirir esses produtos de forma imediata, sem comprometer o caixa, e pagar o crédito ao longo do tempo com as vendas realizadas", contextualiza Ildefonso Camargo.

O setor também pode ser beneficiado pelas linhas de inovação, principalmente para aquisição de softwares que oferecem maior competitividade e controle gerencial, essa inovação é considerada como incremental, pois oferece melhoria nos processos internos da empresa. A linha é operada com as instituições financeiras, e/ou diretamente com a FINEP, com a taxa de 4,2% ao ano + TR (Taxa Referencial), ou seja, não ultrapassa a casa dos 6% ao ano. Prazo total de 96 meses com 24 meses de carência.

Outro recurso importante é voltado para o crédito imobiliário, ou seja, linhas que permitem a expansão física dos supermercados, seja com a construção de novas lojas ou ampliação das existentes. "Isso é vital para que o varejo alimentício acompanhe o crescimento da demanda por novos formatos de lojas e maior capacidade de atendimento", ressalta Sirlei Couto.

Um supermercado que deseja abrir uma nova unidade em uma área estratégica de crescimento pode recorrer a crédito imobiliário para financiar a compra do terreno ou a construção da nova loja, com prazos longos de pagamento.

Enquanto as operações Imobiliárias são créditos destinados ao financiamento da aquisição de propriedades comerciais, residenciais ou industriais, as linhas de Atrelamento de Contratos, como o próprio nome diz, atrelam os contratos e recebíveis da empresa, ideais para financiar operações diárias, investimentos ou cobrir necessidades de capital de giro.

"Essa modalidade de crédito permite que empresas obtenham financiamento com base em contratos futuros, ou seja, antecipando receitas de parcerias firmadas com fornecedores ou clientes. Isso garante maior liquidez para investimentos e ações estratégicas", alega o economista.

Segundo Ildefonso Camargo, um supermercado que possui contratos com grandes fornecedores para a venda de produtos ao longo do ano pode atrelá-los ao crédito, utilizando essa antecipação de receita para investir em melhorias, como automação de sistemas ou renovação do layout da loja.

Expansão e modernização
Todos esses serviços são pensados para apoiar o desenvolvimento do segmento supermercadista no Estado. Supermercados podem utilizar tais créditos para abrir novas lojas, reformar as existentes ou investir em tecnologias como inteligência artificial e automação, melhorando a eficiência operacional.

Com acesso a capital de giro e antecipação de contratos, os supermercadistas podem garantir a continuidade dos negócios, mesmo durante períodos de baixa movimentação, mantendo o pagamento de fornecedores e a rotatividade de estoques, mantendo liquidez e estabilidade.

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MST realiza neste final de semana a 1ª Feira Estadual da Reforma Agrária em Goiás

Modificado em 17/09/2024, 17:27

MST realiza neste final de semana a 1ª Feira Estadual da Reforma Agrária em Goiás

(Divulgação)

Neste sábado e domingo, dias 7 e 8 de setembro, a Praça Universitária, em Goiânia, será palco da 1ª Feira Estadual da Reforma Agrária. Um evento inédito que reúne as famílias agricultoras assentadas, representantes de movimentos sociais e o público goiano em torno do acesso à produção agroecológica e do debate sobre a Reforma Agrária no Estado de Goiás.

Com entrada gratuita, a feira terá a oferta de produtos frescos e orgânicos, diretamente das mãos das famílias agricultoras assentadas, além de contar com uma programação repleta de atividades culturais e espaços de formação.

O evento também terá a Culinária da Terra, espaço onde serão servidas refeições típicas, com ingredientes vindos diretamente dos assentamentos. Será uma oportunidade de saborear pratos autênticos e conhecer a riqueza gastronômica da agricultura familiar.

No sábado (7), a partir das 10h, haverá mesa temática com o tema da questão ambiental e luta pela terra; na sequência, às 14h, haverá o Ato político-cultural de abertura da Feira, com participação de autoridades; e às 17h ocorrerá a Conferência: Reforma Agrária e Combate à Fome.

Ao longo dos dois dias de atividades haverão diversas apresentações culturais de artistas da região, com muita arte, música e performance. Um dos destaques é o show do mineiro, Pereira da Viola, que sobe ao palco às 21h, e promete emocionar o público com suas canções que resgatam a cultura e as lutas do campo.

No domingo (8), além da continuidade das apresentações culturais no período matutino, às 13h haverá um Ato de Encerramento da Feira em conjunto com uma ação solidária, com doação de alimentos destinados para famílias vulneráveis.

Serviço: 1ª Feira Estadual da Reforma Agrária
Data : 7 e 8 de setembro
Horário : sábado das 8h às 22h e domingo das 8h até às 14h
Local : Praça Universitária, Goiânia