IcMagazine

Famosos

Goiânia Mostra Curtas celebra 22 anos com exposição de cartazes na Vila Cultural

Trabalhos feitos por nomes como Siron Franco, Marcelo Solá, Pitágoras, Fabiola Moraes, Bicicleta Sem Freio e Wes Gama recontam a trajetória do festival a partir desta quinta-feira (14/9)

Modificado em 19/09/2024, 01:05

Cartaz da 22ª Goiânia Mostra Curtas (2023) assinado pelo artista visual Talles Lopes e pelo designer Igor Augstroze

Cartaz da 22ª Goiânia Mostra Curtas (2023) assinado pelo artista visual Talles Lopes e pelo designer Igor Augstroze (Divulgação)

Uma exposição que reúne obras de nomes como Marcelo Solá, Siron Franco, Pitágoras, Fabiola Moraes, Oscar Fortunato, Bicicleta Sem Freio, Wes Gama e Félix Perini. Diferentes gerações de artistas visuais e profissionais do design assinam os cartazes criados para cada edição da Goiânia Mostra Curtas, que coloca o acervo aberto à visitação na mostra Arte em Cartaz -- 22 Anos de Goiânia Mostra Curtas a partir desta quinta-feira (14), às 19 horas, na Sala Sebastião Barbosa da Vila Cultural Cora Coralina. A exposição pode ser conferida gratuitamente no local até o dia 8 de outubro ou de forma on-line acessando o site goianiamostracurtas.com.br .

Desde a primeira edição, em 2001, a diretora Maria Abdalla convidou 17 artistas visuais contemporâneos de Goiás para criar os 22 cartazes originais, que se desdobram em toda a identidade visual do festival de cinema pelas mãos dos designers que criam as peças gráficas. "Os cartazes sempre foram um ponto de partida desde o início da Goiânia Mostra Curtas, porque o cinema é uma junção de todas as artes. Esses cartazes reforçam o aspecto histórico do festival, que chega à 22ª edição, e contam sua trajetória projetada na mistura de gerações de artistas e designers talentosos que vivem e trabalham no ofício da arte em Goiás", comenta.

A arte do cartaz de 2023 é assinada pelo artista visual Talles Lopes, que deriva de uma obra da série A Marcha, de sua autoria. Já a identidade visual é do designer Igor Augstroze. Em A Marcha, Talles propõe uma investigação poética a partir de atlas, arquivos, projetos arquitetônicos e catálogos de exposições em um exercício indisciplinado de cartografia, processo que, segundo o autor, converge com as questões levantadas pelo festival na medida em que ambos propõem uma reavaliação crítica de perceber os limites e as contradições das representações hegemônicas do Brasil.

A principal mostra do evento, a Curta Mostra Brasil, traz em seus programas temáticas como a necessidade do sonho, a reinvenção de mundos e a casa como território. "Coincidentemente, a obra do Talles Lopes e a programação do festival, tanto na curadoria de filmes quanto nas atividades de formação, falam muito sobre as representações hegemônicas, como ele mesmo disse. A identidade visual do festival não necessariamente tem a ver com o tema da mostra especial, mas a obra dele casou perfeitamente com a Goiânia Mostra Curtas", diz a diretora.

Trajetória
Quando o curador Gilmar Camilo levou a ideia da exposição para a diretora do festival, um processo de revisitar todas essas obras e relembrar o período e contexto em que cada uma foi criada se iniciou. "É sempre maravilhoso fazer esse retorno. Um festival começa e vai evoluindo, e a gente pode ir acompanhando a cronologia, a linguagem que era utilizada em cada ano, revisita toda a história e vê quantas coisas mudaram", diz Maria Abdalla.

Durante a pandemia, quando o festival migrou para o on-line, o Mostra Curtas já havia disponibilizado os cartazes no site. "E aí o Gilmar trouxe a ideia de fazer uma exposição física, contando toda essa trajetória de mudanças, da participação do festival na vida de cineastas, na formação de novos talentos do audiovisual. No início, quando eu chamava artista e designer para fazer essas criações, eu não mensurava isso tudo que foi construído", conta a diretora.

O curador da mostra destaca também a celebração do cartaz como forte artigo de comunicação, além de abordar o impacto da imagem eletrônica e digital na cultura visual contemporânea. "Em um mundo bombardeado sistematicamente por imagens que alteram nossa percepção, as obras expostas convidam o público a refletir sobre como a arte traduz nosso tempo e oferece diferentes formas de fruição ao espectador", diz Gilmar.

Edição 2023
A 22ª Goiânia Mostra Curtas celebra o retorno ao presencial, com programação entre os dias 3 e 8 de outubro de volta à casa que sempre a recebeu, o Teatro Goiânia. Com organização e realização do Icumam Cultural, o festival exibirá 76 filmes em cinco mostras, entre competitivas e especiais. Ações de formação também integram a agenda, entre cursos, laboratório de roteiros audiovisuais, masterclass, debate, encontros e homenagem. A programação é gratuita.

SERVIÇO
Exposição : Arte em Cartaz - 22 anos de Goiânia Mostra Curtas
Data : de 14 de setembro a 8 de outubro de 2023
Abertura : quinta-feira (14), às 19 horas
Local : Vila Cultural Cora Coralina - Sala Sebastião Barbosa
Entrada gratuita

Geral

Convenção em shopping de Goiânia reúne mais de 20 mil itens colecionáveis

Evento acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de novembro e contará com venda, troca, lançamento, exposição de carros reais, concursos, premiações e mais

3ª Convenção do Projeto 1/64, que é considerado o maior evento de diecast do Centro-Oeste, acontece neste final de semana

3ª Convenção do Projeto 1/64, que é considerado o maior evento de diecast do Centro-Oeste, acontece neste final de semana (Divulgação)

Nos dias 15, 16 e 17 de novembro, o Shopping Cerrado será palco para a 3ª Convenção do Projeto 1/64, que é considerado o maior evento de diecast (miniaturas de carros em metal injetado nas mais variadas escalas) do Centro-Oeste.

A programação acontecerá no piso térreo do mall e contará com diversas atrações, como venda e troca de itens colecionáveis, exposição de carros em escala real, lançamento da Chevy Thanos - carro customizado pela Blackdogz, sorteios, brindes, concursos e premiações.

Mais de 30 expositores de diferentes partes do país e 20 mil itens, de miniaturas a brinquedos, são esperadas nesta edição, que será realizada das 10h às 22h na sexta-feira e no sábado e das 11h às 22h no domingo.
Pista e Campeonato de Downhill
Uma pista de downhill estará aberta ao público durante o evento, com funcionamento na sexta-feira (15) e sábado (16) a partir das 13h, e no domingo (17) a partir das 12h. Adultos e crianças poderão, ainda, participar de um campeonato de downhill com miniaturas na escala 1/64, de qualquer marca. As inscrições devem ser feitas previamente e os participantes devem estar presentes das 14h às 17h para as baterias. A pista possui marcador eletrônico para definir os vencedores, e os três primeiros colocados serão premiados.
Lendas do Asfalto Goiano
No sábado, a partir das 13h30, o evento "Lendas do Asfalto Goiano" acontecerá na área externa do shopping como parte da programação da 3ª Convenção do Projeto 1/64. Na ocasião, três carros em tamanho real serão escolhidos como "lendas do asfalto", e um deles poderá até mesmo inspirar a miniatura da próxima convenção, em 2025.
Abertura de caixas de Hot Wheels
Sábado, às 17h30, fãs de Hot Wheels poderão acompanhar a abertura de caixas lacradas com miniaturas mainline, com a chance de encontrar modelos novos, raros e inéditos.
Concurso de Customização
Já as inscrições para o concurso de customização de miniaturas abrem no domingo (17), às 11h. A competição, aberta ao público, aceitará projetos na escala 1/64 ou equivalente, sem restrição de marcas ou modelos. Os participantes serão avaliados por voto popular, júri técnico formado por três especialistas da área e dois jurados convidados. Os três melhores serão premiados.

O Shopping Cerrado fica na Avenida Anhanguera nº 10.790, no Setor Aeroviário, em Goiânia (GO).

Geral

Prefeitura de Goiânia realiza edição especial da exposição em homenagem à Mauricinho Hippie

Evento em homenagem ao ícone da cultura goianiense, que morreu neste domingo (10), ocorre nos dias 13, 14 e 15 de novembro, no Museu Frei Confaloni

Mauricinho Hippie em uma das suas aparições pelo centro de Goiânia

Mauricinho Hippie em uma das suas aparições pelo centro de Goiânia (Divulgação Secult)

A Secretaria Municipal de Cultura (Secult) realiza entre quarta e sexta-feira (13 a 15), no Museu Frei Confaloni, uma edição especial da exposição "Mauricinho Hippie -- Entre arte e vida, ser ou não ser", em homenagem ao ícone da cultura goianiense.

Mauricinho, como era mais conhecido, morreu no domingo (10). A exposição, com obras do artista, será aberta ao público de forma gratuita, das 8h às 12h, e das 13h às 17h, nos três dias do evento.

O museu está localizado na Antiga Estação Ferroviária de Goiânia, no Centro. A primeira exposição, com o mesmo tema, ocorreu em setembro de 2023, com a presença dele.

Assim como na mostra anterior, os visitantes poderão conferir fotos, quadros e objetos pessoais do criador da Feira Hippie, uma personalidade conhecida em Goiânia, lembrada por muitos pela sua autenticidade no jeito de se comunicar, se vestir e andar pelas ruas da cidade, de forma sempre muito irreverente, em sua bicicleta cor de rosa, e sempre na companhia de seu cachorro poodle.

A curadoria da exposição é de Antônio Da Mata, diretor do Museu de Arte de Goiânia (MAG), que conheceu Mauricinho há muitos anos e passou a admirar sua história. "Sem sombra de dúvidas, um grande artista da cultura popular. Mauricio sobreviveu a tempos difíceis, enfrentou família, doenças, acidente em que perdeu um pé, e mesmo assim, sempre foi símbolo de alegria, se destacando por onde passava, principalmente na região central da cidade. Morava em uma casa rosa, tinha uma bicicleta rosa, um cachorro rosa, que sempre levava na cestinha. Por onde passava era reconhecido. Um talento nato para criar personagens. Com certeza, seu legado ficará eternizado", afirma Da Mata.
<br /> O Mauricinho
Maurício Vicente de Oliveira, o Mauricinho, nasceu em Minas Gerais, mas chegou a Goiânia aos 9 anos. Pelas ruas ele declamava poesias, fazia apresentações artísticas vestido de personagens e, principalmente, atuava em defesa dos direitos dos homossexuais, em uma época bem conservadora.
<br />

Mauricinho "abalava" sempre que aparecia publicamente, nos idos anos 60 e 70 do século passado, em Goiânia; numa época em que os jovens, no mundo inteiro, por meio da "contracultura", puseram em xeque a cultura ocidental de origem mediterrânea e a supremacia do homem-branco-macho-adulto-sempre-no-comando.
<br />

Em texto para o Jornal da Imprensa, publicado em 2011, intitulado "Maurício Hippie, o homem que coloriu Goiânia", o jornalista, compositor, poeta e produtor musical Carlos Brandão traduziu parte da história do artista.

"Quem teve o privilégio de ver Mauricinho em uma de suas 'aparições' (até os anos de 1990, quando um acidente o força interrompeu sua carreira), certamente não tem dúvidas de que esteve diante de um fenômeno artístico ou de uma obra de arte. Das suas inúmeras aparições, restaram algumas imagens que dão uma pálida noção da força que nutria suas ações, embora forneçam delas um valioso registro por meio do qual Maurício Vicente de Oliveira ficará para sempre gravado na história de Goiânia como 'O Mauricinho hippie' -- artista e criador da feira Hippie".
Serviço: Exposição "Mauricinho Hippie -- Entre arte e vida, ser ou não ser" Data: Dias 13, 14 e 15 de novembro
Hora : 8h às 12h e 13h às 17h
Local: Museu Frei Confaloni -- Antiga Estação Ferroviária - Centro

Geral

Encontro no Aparecida Shopping promove exposição de carros customizados

O centro de compras realiza no dia 10 de novembro a Expo Auto, com 300 carros em exposição

Expo Auto é o maior evento de carros customizados do Centro-Oeste.

Expo Auto é o maior evento de carros customizados do Centro-Oeste. (Divulgação)

Para os apaixonados por carros customizados, o Aparecida Shopping recebe neste domingo (10) a partir das 10h, a Expo Auto, maior evento de carros customizados do Centro-Oeste.

O encontro traz uma programação recheada e inédita, com a presença de 300 carros, além de apresentações de drift, pista de kart e voos de aeroplano. O local ainda conta com uma brinquedoteca, com atividades para crianças durante o dia todo.

Os ingressos podem ser adquiridos através deste site . Confira a programação abaixo:

Programação

● Exposição de veículos: das 11h às 20h;

● Exposição de empresas: das 11h às 20h;

● Show de Drift: 16h;

● Sorteios: durante todo o evento;

● Apresentação de voos de aeroplano.

Geral

Exposição de quadros em shopping que explora o cerrado com obras de crianças inicia nesta quinta-feira

Em cartaz de 7 a 10 de novembro, mostra apresenta cerca de 450 trabalhos de alunos do Colégio Atlanta

Exposição em Goiânia tem cerca de 450 trabalhos de alunos do Colégio Atlanta

Exposição em Goiânia tem cerca de 450 trabalhos de alunos do Colégio Atlanta (Divulgação Colégio Atlanta)

Entre quinta-feira e domingo, 7 a 10 de novembro, o Plaza D'Oro Shopping será palco de uma grande exposição de arte. A mostra reunirá cerca de 450 pinturas em tela produzidas por alunos do Jardim I ao 3º ano do Ensino Médio do Colégio Atlanta.

Os trabalhos, em sua maioria, exploram a fauna e a flora do Cerrado brasileiro. Além disso, alunos dos Ensinos Fundamental II e Médio realizaram releituras de obras de grandes artistas como Romero Brito, Tarsila do Amaral, Michelangelo e Van Gogh, entre outros.

Além de tornar o aprendizado mais dinâmico e envolvente, sobretudo sobre história da arte, técnicas de pintura e conceitos de cores e formas, o projeto tem como objetivo estimular a criatividade e promover o desenvolvimento de habilidades motoras e a expressão emocional.

A exposição será montada no piso térreo do shopping, próximo à praça de alimentação, e poderá ser visitada de segunda a sábado, das 9h às 21h, e no domingo, das 14h às 20h. A entrada é gratuita. O Plaza D'Oro Shopping está localizado na Av. Nápoli, n° 500, Residencial Eldorado, em Goiânia.